"Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

"Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Olá amigos, depois de vários meses de leitura de inúmeros tópicos com o objectivo de aprender sobre esta área, decidi partilhar a minha experiência.
Pouco ou nada sabia deste tema, pelo que várias vezes pedi ajuda a vários membros do forum que sempre me procuraram ajudar e aos quais desde já agradeço toda a ajuda prestada.

A ideia inicial sempre foi criar algo que permitisse produzir alguma energia com o menor investimento possível.
Para ser simples teria de ser Grid-Tie
Estava fora de causa a aquisição de inversores "xinocas" de baixo rendimento, pelo que a escolha passou para as marcas que mais vi por aqui, Steca e Soladin...

Depois de pesquisar na net, lá descobri um Soladin 600 usado no ebay inglês a preço de saldo...
Escolhido o inversor foi hora de procurar painéis... novamente pesquisa na net e o melhor que encontrei foi no OLX, neste caso paineis "xinocas" que pelo feedback que li em alguns posts serviam perfeitamente.

Foram então adquiridos 3 painéis para ligar em série de 240Wp uma vez que estes cumpriam com os Amperes máximos suportados pelo Soladin 600 e com a potência máxima admissível (Wp). Por seu lado estando em série a voltagem dos mesmos permitia que o Soladim trabalhasse na perfeição. Os painéis de 250Wp ultrapassavam um pouco as especificações pelo que não quis arriscar.

Foi então hora da "bricolagem" e lá se fez em casa o suporte para os painéis, procurando sempre manter a máxima do "low budget"...

Imagem

O sistema ficou a funcionar com a possibilidade de manualmente alterar a inclinação dos painéis (35º, 40º e 45º).

Passou-se à fase da protecção do sistema, e aí foi colocado 1 disjuntor de 10A da ABB (bipolar S282UC) próprio para DC entre os paineis e o inversor e um disjuntor de 6A da ABB (bipolar S282UC) entre o inversor e a rede da casa (material novo comprado no OLX).

Os 3 paineis foram ligados em série e foi utilizado cabo de 10mm para os ligar ao inversor (não seria necessário, mas como foi ao preço de 6mm não me armei em esquisito :))

Para medir a produção foi adquirido no ebay um contador da Swissxnox.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por jmlflorencio »

Excelente, 'lido' assim até parece fácil! ;-)

Que resultados tem dado?


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Mais tarde apercebi-me que os painéis apanhavam sombra no início da manhã e a meio da tarde... o espaço é pequeno e não dá para inventar... então passei à fase mais "divertida" para mim, que foi procurar criar um seguidor solar para colmatar a perda de rendimento provocada pelas sombras...

Imagem

Depois de inúmeros vídeos que encontrei na net lá me decidi avançar.
Arranjei uma estrutura de uma parabólica e adaptei-a para que esta fizesse os eixos Norte-Sul e Este-Oeste. Inicialmente a estrutura era de 1 eixo (eixo Polar).

Imagem

Quanto ao seguidor, como não tenho jeito para andar a montar os esquemas que encontrei, mandei vir o "TinyTracker Dual-Axis".
O controlador for montado num "Tupperware" que se encontram em qualquer lado...

Imagem
No interior deixei 2 saquetas para absorver a humidade, daquelas que vêm quando compramos algum electrodoméstico ou coisa do género...

Foram adquiridos 2 motores SuperPowerJack modelo HARL 3618 e 3624 respectivamente
Imagem

Faltava o transformador para dar corrente ao sistema... mais uma vez no OLX apareceu um transformador e um relógio para cortar a alimentação do transformador "fora de horas"...

Imagem

Pronto o trabalho ficou feito e a funcionar.
Deliciei-me só de ver o seguidor a fazer o seu trabalho. Isto até pode não produzir grande coisa mas é um regalo ver o seguidor a trabalhar :)

Imagem


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Actualmente estou com um pequeno problema, mesmo com o seguidor o painel que está na parte inferior da estrutura apanha sombra durante 2h a 3h por dia. Quando este está sombreado o sistema não produz quase nada :(.

Já verifiquei e o mesmo tem 3 díodos de bypass. Quando este está sombreado a produção é de aproximadamente 10W, contudo se o retirar da série, ficando apenas com os 2 de cima a produção passa logo para 220W (que pode variam em função da intensidade do sol).
Já alterei o 3º painel (o que apanha sombra) para ser o 1º e o último da série mas pouco ou nada alterou...

Será que existe alguma forma de dar a volta à questão sem ter de retirar este painel da série e colocar o mesmo com um inversor dedicado?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por MRider »

Muito bem trabalho fantástico.

Já fez muito bem o trabalho de casa .

Não se esqueça de verificar se os motores actuadores tem lubrificação suficiente no veio.

Continuações de bom trabalho
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por jmlflorencio »

super.byke Escreveu:(...)
Será que existe alguma forma de dar a volta à questão sem ter de retirar este painel da série e colocar o mesmo com um inversor dedicado?
E que tal um circuito eléctrico que o 'retire da equação' quando a produção baixa de um determinado valor?

Não sei muito (nem pouco, hehe) de electrónica, mas um simples relé não serviria?

Se o motivo para a baixa produção fosse outro num determinado dia (céu nublado, por exemplo), o facto de haver um painel a menos também não causaria muito prejuízo, e permitia não se preocupar com isso em dias de sol...


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por borllock »

Esse módulo com sombreamento é que vai determinar a corrente do circuito todo, pois está ligado em série.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por JMLorenzo »

super.byke Escreveu:Será que existe alguma forma de dar a volta à questão sem ter de retirar este painel da série e colocar o mesmo com um inversor dedicado?
Eu já te tinha dado a resposta por pm, coloca um diodo schottky em paralelo com o painel.
http://www.mpptsolar.com/pt/paineis-sol ... serie.html
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por mda »

Antes de mais parabéns, ai esta uma coisa bem bonita.
Quanto as sombras, será que não da mesmo para posicionar um bocado mais ao lado.
Pelo que vi é coisa de 50cm no máximo. É que com esse numero de painéis e inversor não da para fazer um série paralelo, em que fazia duas series com a voltagem necessária para o funcionamento do inversor e depois ligava em paralelo, assim uma trabalhava sempre a 100% e a outra ia variando consoante as sombras. Mas no seu caso realmente não da para isso.
Boa sorte com o trabalho.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

JMLorenzo Escreveu:
super.byke Escreveu:Será que existe alguma forma de dar a volta à questão sem ter de retirar este painel da série e colocar o mesmo com um inversor dedicado?
Eu já te tinha dado a resposta por pm, coloca um diodo schottky em paralelo com o painel.
http://www.mpptsolar.com/pt/paineis-sol ... serie.html
Olá JMLourenzo, desde já agradeço toda a ajuda que tens dado, tu e outros amigos aqui têm sido de excelente ajuda e posso dizer que sem vocês nada disto teria sido possível... e podem crer que vou continuar a precisar da vossa ajuda, pois "isto é uma escada e quero fazer um degrau de cada vez" :)

Sim pensei no díodo, mas como o painel já tem lá 3 será que adianta alguma coisa?

Amigo Mda, quando o sol aparece, os 2 painéis superiores ficam expostos mas o inferior fica totalmente na sombra (que não pode ser removida, assim como não dá para mudar o seguidor), pelo que o sistema não produz quase nada até que o sol se eleve o suficiente para pelo menos ter meio painel inferior exposto (a partir daí já produz qq coisa). A sombra demora quase 2h a desaparecer.

Também estamos a falar de produção do início da manhã que provavelmente não compensa o investimento num sistema que adicione/remova o painel da série :( ...


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por dj.luc »

Olá, parabéns pelo projeto, esta interessante. Uma pergunta, o movimento horizontal consegue fazer 180º?


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

dj.luc Escreveu:Olá, parabéns pelo projeto, esta interessante. Uma pergunta, o movimento horizontal consegue fazer 180º?
Não faz 180º nem nada que se pareça :D... deve estar a fazer cerca de 50º que é o suficiente. durante a noite fica na horizontal o que é ideal para dias de vento (menos bom quando temos neve ou granizo, mas também se podia montar de forma a ficar na vertical durante a noite, era só inverter) e durante o dia inclina até aos 50º. Para fazer mais curso teria de utilizar um motor de 24".

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por mda »

Pelo que vejo a sombra são dois painéis térmicos.
Uma coisa que podias fazer é, estender o seguidor para cima de forma a que desse para colocar o painel no topo em vez de no fundo e na parte do fundo colocar um contrapeso de forma a equilibrar o seguidor
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

mda Escreveu:Pelo que vejo a sombra são dois painéis térmicos.
Uma coisa que podias fazer é, estender o seguidor para cima de forma a que desse para colocar o painel no topo em vez de no fundo e na parte do fundo colocar um contrapeso de forma a equilibrar o seguidor
Sim, essa é uma possibilidade, colocar um contrapeso na parte inferior e colocar o 3º painel ao lado dos outros dois... na parte superior não pois fica demasiado elevado para o meu gosto... tenho de ver se consigo medir a perda de rendimento para ver se justifica a alteração...

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por mda »

Eu colocava na parte superior em triângulo invertido.
Dependendo do tempo em que tens a sobra pode ser substancial.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por dj.luc »

quando estava a falar da horizontal estava a referir-me ao movimento de seguimento do sol e não ao movimento da inclinação.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

Para estes motores lineares, 90º já é bom. Mas claro, depende da estrutura.


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

dj.luc Escreveu:quando estava a falar da horizontal estava a referir-me ao movimento de seguimento do sol e não ao movimento da inclinação.
penso que deve andar pelos 100º a 110º... penso que com este tipo de motores se consegue fazer 150º a 160º, tudo depende de como se faz a instalação... no meu caso chega perfeitamente... pois tenho uma "visão solar" com alguns obstáculos ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns super.byke.

Mais um belo projeto (feito pelo próprio) que a meu ver traz muito valor ao mesmo.

Referente ao ângulo que a estrutura consegue alcançar!
Vai depender muito de como é construída, do comprimento do motor, definindo o raio de acção do mesmo.

Ainda falando em ângulos, o facto de ter mais um eixo/motor (mesmo que manual) fará toda a diferença nas diferentes estações do ano.
Já que o Sol nos dias grandes faz um trajecto muito superior aos dias pequenos.

Principalmente nos casos em que precisamos de uma potência "pico" numa altura do dia que o Sol ainda se encontra relativamente baixo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Este projeto tem levado algum tempo a idealizar, sobretudo o seguidor, era muito mais fácil comprar tudo feito, sim podia... mas não era a mesma coisa :), o objetivo passa mesmo por tentar arranjar uma solução gastando o mínimo possível.
Neste momento está funcional, contudo estou sempre a pensar em como poderia melhorar. Tenho a sombra que referi que me retira algum rendimento, mas que com o tempo vou tentar ultrapassar.

Estou seriamente a ponderar evoluir a instalação de um sistema híbrido semelhante ao do amigo Crohn, JMLorenzo e Accoelho...

Agora o próximo passo será estudar o sistema para ver se consigo colocar mais 3 painéis no seguidor, ficando com um total de 6... tenho dúvidas se a estrutura aguenta... vou ter de estudar...
Outra coisa que tenho de descobrir é como desviar para um GTI a produção de alguns painéis quando as baterias entram em flutuação... já vi que existe um inversor híbrido que faz isso mesmo, mas o preço... ui ui!!!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”