"Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:
borllock Escreveu:Uma string com os módulos ligados em paralelo?
E tens uma tensão alta o suficiente para para ele ligar quando a produção é mais baixa?

Sim, a tensão é suficiente. Não te esqueças que um painel solar é uma fonte de corrente. Basta alguma luminosidade, que a tensão já é quase a nominal. Agora a corrente (e por consequência, a potência) que se consegue obter já é outra história.
CrOhN!
Agora fiquei confuso de como estão ligados os teus painéis :?
Podes dizer exactamente como tens isso ligado!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

CrOhN Escreveu:
borllock Escreveu:Mas está tudo na mesma string?
Séries de 3 paineis ligadas em paralelo.


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

O amigo CrOhN não tem os painéis ligados num Soladin. Tem um MppSolar 4048 se não me engano, que tem mppt range 60-115V e 60A max, logo as strings de 3 painéis em serie encaixam na perfeição...


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Hoje foi dia de finalmente terminar o meu sistema de controlo manual dos painéis.
Até agora não tinha forma de controlar a orientação dos painés (Este, Oeste, Norte, Sul), pelo que apenas funcionava em automático sendo a orientação controlada pelo seguidor solar.
Em dias de vento o anemómetro encarrega-se de colocar os mesmos na horizontal, contudo se eu quisesse controlar manualmente não o conseguia.

Então o resultado foi o da imagem seguinte.
Agora posso selecionar se quero o sistema em automático, manual ou simplesmente desligado.
Quando escolho a opção manual consigo ver a voltagem e medir quantos amperes está a gastar.
Imagem

Para fazer a inversão da polaridade utilizei a seguinte configuração nos switchs que me permitem controlar a orientação (Norte, Sul, Este, Oeste).

Imagem

Esta configuração originou um problema.
Em cada motor juntava a alimentação vinda do controlo manual com a alimentação vinda do seguidor. Se o seguidor estivesse em funcionamento (Automático) não seria grave, mas quando ligava o controlo manual, estava a colocar na saída do seguidor tensão e isso poderia queimar os transístores do seguidor.
Para evitar esta situação utilizei para cada motor um relé Finder 4052-7024 (8 contactos para CC). Assim quando em automático a corrente flui pelos contactos NC (Normalmente fechados) para o motor. Quando ligo o controlo manual, alimento a bobine e a corrente flui para o motor pelos contactos NO (Normalmente abertos).

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

Ficou muito fixe... parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Seguindo a dica do amigo MRider, aproveitei para fazer a lubrificação dos motores, e ainda bem que o fiz, no final comprovei que o consumo dos mesmos baixou... Manutenção regular não é de descorar
Imagem

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por MRider »

Nem mais . Esses motores vem com muito pouca lubrificação.
Live long and prosper!


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Já à algum tempo que andava para alterar o meu suporte dos paineis. O eixo de rotação existente estava "à frente" do tubo vertical que o sustentava, o que provocava uma maior facilidade para o sistema oscilar com o vento.

Imagem

Decidi então alterar o sistema, colocando o eixo de rotação diretamente em cima do tubo que o sustenta.
Utilizei um parafuso M30 como eixo onde encaixa a barra que roda. Para facilitar a rotação utilizei um rolamento axial 51106.

O resultado foi o seguinte
Imagem

Imagem

Ficou muito mais seguro :)

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo o teu sistema está muito fixe parabéns, talvez só daqui a 2 anos é que faço uma estrutura parecida, mas tenho de ver qual será o melhor sitio para pôr os paineis, porque tenho receio de alguém entrar na propriedade e os roubar, é que já houve alguns assaltados lá perto só para roubarem paineis solares ás pessoas e se eles tiverem num acesso fácil então é uma chamariz aos gatunos..

Mas tens um sistema porreiro amigo continua assim..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por serges »

Parabens mega projecto...

Continua e claro partilha com a malta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por carioca »

super.byke Escreveu: sábado mar 28, 2015 7:49 pm O material para para montar o anemómetro já chegou e hoje foi dia de atualizar o sistema :D

O "sistema de controlo" do meu seguidor ficou assim montado:
- 1 relógio que permite cortar, durante a noite, a alimentação ao transformador que alimenta o "sistema de controlo" evitando assim gastos desnecessários.

- 1 transformador Siemens SITOP PSU100S 24 V/2.5 A. Todo o sistema de controlo fica a trabalhar a 24V DC.

- 1 fusível de 1,5A. Cada um dos dois motores que tenho não gastam mais de 0,7A, pelo que assim quando algo estiver a correr mal queima o fusível antes de queimar o transformador :D

- 1 "anemómetro" (1 controlador Eltako LRW12D-UC + 1 Eltako Windsensor WS). O controlador ficou com o parâmetro WSS = 11 (11 m/s ou 40 km/h), valor a partir do qual ativa o "modo de segurança" (fechando os contatos NO do relé). O RV = 10 minutos.

- 1 relé 24V 8A AC DUPLO CONTACTO - FINDER + Base p/ Relé 8 Pinos - Finder. Aos 2 contactos normalmente fechados (NC) está ligada a alimentação do seguidor solar. Aos 2 contactos normalmente abertos (NO) está ligado o motor que faz a elevação dos painéis para que estes fiquem na horizontal. O Relé é ativado pelo sinal dado pelo LRW12D-UC.

- 1 seguidor solar "TINYTRACKER DUAL-AXIS COMBO" composto por 2 circuitos independentes, 1 para cada motor. Cada um destes circuitos consegue alimentar motores que consumam até 3A.

- 1 motor de parabólica SuperJack 24" para fazer o eixo Este/Oeste e 1 SuperJack 18" para fazer o eixo Norte/Sul.

Imagem

Imagem

Agora já fico mais descançado quando vierem dias mais ventosos :D

Boa tarde super-bike tira-me uma dúvida esse circuito controlador funciona bem não está constantemente a corrigir a posição? e em dias nublados, como se comporta estabiliza? gostaria da tua opinião.


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Olá amigo carioca, este controlador funciona muito bem, em dias de sol tem um seguimento perfeito, o intervalo entre ajustes é bem espaçado não tendo assim grande consumo. Em dias nublados o seguimento não é possível, inicialmente ele tenta seguir mas mantendo-se as nuvens ele acaba por "estacionar" numa posição não tendo assim um consumo significativo.
Quando a noite cai ele faz sempre o retorno a Este. Estou contente com o seu desempenho face ao seu custo... mas a verdade é que também não tenho outro controlador para poder comparar...
Passados 2 anos continua funcionar sem problemas. O anemómetro também funciona na perfeição... ainda nestes últimos dias se fartou de colocar os painéis na horizontal...

Mas se fosse hoje provavelmente teria primeiro experimentado fazer um seguidor com um arduino, para quem saiba um pouco de eletronica e programação acaba por não ser muito difícil...

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por carioca »

Boas e obrigado pela resposta, neste momento estou a terminar um programa de arduino que penso vai resolver o meu problema, tendo até agora obtido bons resultados, no final vou postar o projeto.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por serges »

Então e novidades?

Como está este projecto?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por nfreitas »

super.byke Escreveu: domingo fev 15, 2015 7:19 pm Passou-se à fase da protecção do sistema, e aí foi colocado 1 disjuntor de 10A da ABB (bipolar S282UC) próprio para DC entre os paineis e o inversor e um disjuntor de 6A da ABB (bipolar S282UC) entre o inversor e a rede da casa (material novo comprado no OLX).
Porque um disjuntor 6A e não um 10A?
Acha mesmo necessário a instalação de um disjuntor DC, a proteger o inversor? (tenho dois APS 250W em série)
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Passados 2 anos de operação do meu sistema, já é tempo suficiente para poder dizer algo mais concreto.

O suporte dos 6 painéis tem-se portado à altura. Até agora zero problemas.
Nos dias de mais vento paro o seguidor e coloco 2 "escoras", que prendem aos painéis ao chão nos pontos mais afastados do eixo tornando-se assim totalmente seguro.
Os motores e o eixo de movimento são lubrificados pelo menos 1 vez por ano, para que a força exercida pelos motores seja a menor possível.

Imagem

O controlador (TINYTRACKER) que controlava o movimento vertical deixou de funcionar, assim como o movimento horizontal ficava algo baralhado em dias de nuvens. Se o sol só aparecesse às 16h00 como o seguidor estava virado a Este, já não conseguia seguir o sol...

Assim decidi fazer um seguidor com um Arduino e com base num relógio.
Foi divertido relembrar os tempos de escola ao fazer o circuito da ponte H e o respectivo código no Arduino.
O Arduino é o "cérebro" da coisa, comanda ambos os motores, fazendo os acertos ao longo do dia, assim como coloca os painéis na horizontal no final do dia.
É também o Arduino que recebe o sinal do anemómetro e coloca os painéis em posição de segurança (horizontal) se o vento for forte durante o dia.
Está a trabalhar à quase 1 ano e até agora zero problemas

Imagem

Sobre o rendimento, com 6 painéis ligados a 2 soladin 600 (3 painéis em cada)
dados de set/2015 a ago/2016 e set/2016 a ago/2017
total produzido 4.200 kw

Imagem

:)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por jmlflorencio »

Impecável! Creio que um sistema de controle com base na hora é capaz de ser o mais fiável...

Parabéns pelo trabalho!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”