Sistema solar para reduzir fatura

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

aqui tenho um exemplo do elink da efergy

entre as 14h e as 15h tive um consumo de 0.154kwh (barra verde claro) como eu não estou em casa a essa hora não sei o que esta ligado ou não.
mas este foi um bom dia de sol por estes lados...

durante a noite os valores rondaram os 0.200kwh...

a outra imagem é o efergy engage online do soladin 600, tenho um total de 0.99kwh durante o dia todo 23 de Janeiro.

eu acho que o sensor do efergy que esta ligado ao soladin tem um erro de 10%-15% excesso de produção.

com estas dados acho que posso afirmar que não estou a dar nada à EDP...
Anexos
Sem Título2.png
Sem Título2.png (28.04 KiB) Visto 5978 vezes
Sem Título.png
Sem Título.png (253.76 KiB) Visto 5978 vezes


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

Bom, se esses 150Wh são constantes (acho bastante, mas tu lá sabes o que tens ligado), e desde que não aumentes a potência solar, está garantido.

Ficava mais barato ver onde está o consumo constante. Qualquer poupança será sempre garantida, dia e noite. No fim de contas, mesmo sendo pouco, daria para a produção que tens com o painel.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por alexjp4 »

se tens um consumo constante de 150W tens que estar a injectar corrente na rede ou os painéis não estão devidamente orientados ou tem que haver aí qualquer coisa que está a reduzir a produção porque com 320W de paineis atingirias a volta de 270w/h de produção no pico de produção, o teu contador dá para ver se estas a injectar corrente na rede, a seta que está do lado direito em baixo quando estiveres a injectar na rede ela aponta no sentido contrário fica com a ponta da seta para o lado esquerdo, a luz vermelha fica sempre a piscar só que varia a frequência com o consumo quanto maior for o consumo mais ela pisca, por isso é só dares uma olhadela ao contador quando estiver tudo em stand bay ou quando estiverem a consumir o normal durante o dia, o confirmar se ele conta é que é pior tens que estar umas 5h com tudo desligado o que não é muito grave desde que a maria não comece a reclamar :evil: ou os putos que querem ver televisão ou jogar playstation e não podem :lol:
Como o Crohn diz o consumo de 150w de stand by são um pouco elevados mas claro depende do que se tem, e se calhar fica-te mais barato reduzires os stand By do que andar a aumentar a produção, mas claro que dá mais goso andarmos a aumentar a produção do que instalar tomadas com interruptores, mas tambem devemos tirar o melhor partido do excesso de produção.


AlphaX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta ago 29, 2014 5:53 am

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por AlphaX »

Silverio28 Escreveu:este é o meu contador

a seta neste momento esta a apontar para a direita e quando tenho tudo desligado esta a apontar para a esquerda, e acende a luz que esta ao pé do 1000 imp/KWH a piscar a vermelho.

Como o meu sistema é fraquinho só tendo tudo desligado em casa durante quase todo o dia é que conseguiria ver se me incrementava a contagem...

Se alguém me garantir que não incrementa a contagem vou já comprar 2 painéis de 250w para substituir os actuais.. LOL

Acho que não estás com sorte:
http://www.iskraemeco.co.uk/index_files ... on_v11.pdf

Na página 10(3.2) refere que existe a opção de sempre contabilizar qq que seja o sentido, como tal é mt provável que esteja ativo.
Mas lá está, só fazendo o teste é que consegues ter a certeza.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Os 150wh e com os painéis ligados. O meu consumo sem painéis ronda os 300w. Os meus painéis só produzir constante 170w já registei um pico de 245w. Por isso o valor de 270w nem lá perto.

A razão que eu acho para chegar aos 270w e que tenho pouca voltagem. E o soladin com pouca voltagem tem menus eficiência.

Quanto a orientação esta tudo bom e a inclinação também. Isso não me preocupa.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

O que tenho ligado em casa e sempre 2 andas frigorificas. Um frigorífico. Stand by das TV e boxes 3 de cada.
Mas normalmente está sempre uma TV e uma box a funcionar. Router. switch. Etc. Eu sei que é muito mas não posso fazer nada. Para o verão logo beijo se compensa comprar outro painel de 80w ou se compro logo 2 de 250w. Mas com os de 250 vou para o mesmo problema pouca voltagem.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

estive agora a ver e esta semana atingi um novo máximo de pico 255w e neste momento 14h esta a produzir constantes 190w..


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por alexjp4 »

Silverio28 Escreveu:O que tenho ligado em casa e sempre 2 andas frigorificas. Um frigorífico. Stand by das TV e boxes 3 de cada.
Mas normalmente está sempre uma TV e uma box a funcionar. Router. switch. Etc. Eu sei que é muito mas não posso fazer nada. Para o verão logo beijo se compensa comprar outro painel de 80w ou se compro logo 2 de 250w. Mas com os de 250 vou para o mesmo problema pouca voltagem.
se calhar até podes, já experimentas-te ligar a televisão e as boxes a uma tomada (tripla ou quadrupla) com interruptor só que se calhar fica mais feio e dá mais trabalho porque tens que ligar e desligar o interruptor da tomada antes de ligar e desligar a televisão, mas não se pode ter tudo....
Quanto ao consumo das arcas e do frigorifico não estão sempre a trabalhar eu tambem tenho 1 frigorifico e 1 arca vertical e outra horizontal e o meu stand by não chega aos 50w/h claro que quando as arcas e o frigorifico estão a trabalhar os consumo sobem mas não estão sempre a trabalhar nem trabalha 1 de cada vez, por vezes chegam a estar todos a trabalhar ao mesmo tempo.
Na verdade assim tens bastante consumo em stand by não pensei que tivesses tanto nem que os teus paineis produzissem tão pouco porque tenho um amigo que tem um painel de 195w e o dele chega a produzir agora quase 180W e o inversor dele é de 250W (não me lembro da marca mas parece que é um dos que estão homologados para a microgeração).
Quanto aos painéis tens de 80W mas são de quantos voltes é que os painéis para a microgeração têm uma voltagem mais elevada 38v que é mais elevada do que o normal que são de 12v ou 24v, é uma questão de veres porque se calhar o Soladim trabalha melhor com os 38v do que os 12 ou 24v se forem estes que tens, e como é que os tens ligado em série ou paralelo? se calhar consegues elevar a tensão para o inversor trabalhar melhor mas o melhor é falares com alguém entendido na matéria porque uma coisa é a teoria e outra a prática.
de qualquer modo continua.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

alexjp4 Escreveu:
Silverio28 Escreveu:O que tenho ligado em casa e sempre 2 andas frigorificas. Um frigorífico. Stand by das TV e boxes 3 de cada.
Mas normalmente está sempre uma TV e uma box a funcionar. Router. switch. Etc. Eu sei que é muito mas não posso fazer nada. Para o verão logo beijo se compensa comprar outro painel de 80w ou se compro logo 2 de 250w. Mas com os de 250 vou para o mesmo problema pouca voltagem.
se calhar até podes, já experimentas-te ligar a televisão e as boxes a uma tomada (tripla ou quadrupla) com interruptor só que se calhar fica mais feio e dá mais trabalho porque tens que ligar e desligar o interruptor da tomada antes de ligar e desligar a televisão, mas não se pode ter tudo....
Quanto ao consumo das arcas e do frigorifico não estão sempre a trabalhar eu tambem tenho 1 frigorifico e 1 arca vertical e outra horizontal e o meu stand by não chega aos 50w/h claro que quando as arcas e o frigorifico estão a trabalhar os consumo sobem mas não estão sempre a trabalhar nem trabalha 1 de cada vez, por vezes chegam a estar todos a trabalhar ao mesmo tempo.
Na verdade assim tens bastante consumo em stand by não pensei que tivesses tanto nem que os teus paineis produzissem tão pouco porque tenho um amigo que tem um painel de 195w e o dele chega a produzir agora quase 180W e o inversor dele é de 250W (não me lembro da marca mas parece que é um dos que estão homologados para a microgeração).
Quanto aos painéis tens de 80W mas são de quantos voltes é que os painéis para a microgeração têm uma voltagem mais elevada 38v que é mais elevada do que o normal que são de 12v ou 24v, é uma questão de veres porque se calhar o Soladim trabalha melhor com os 38v do que os 12 ou 24v se forem estes que tens, e como é que os tens ligado em série ou paralelo? se calhar consegues elevar a tensão para o inversor trabalhar melhor mas o melhor é falares com alguém entendido na matéria porque uma coisa é a teoria e outra a prática.
de qualquer modo continua.

os meus painéis são de 12v sim mas estão ligados em serie
deixo uma printscreen dos valores que está agora a produzir...
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (63.41 KiB) Visto 5822 vezes


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

Pelas especificações do soladin, precisa de 45V MPPT para a potência nominal. Logo com 2 x 250W 60 celulas (MPPT 30V cada) dará o máximo possível debitada pelos paineis.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

As contas do soladin também não estou bem. Pois diz que tem 65v e 3.1A e só debita 184w não deveria debitar 200w?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

Estão certissimas! Eficiencia de 91%.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Sendo assim só me resta trocar de painéis. Que estes chinocas não tem lá uma eficiência. LOL.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por alexjp4 »

Silverio28 Escreveu:Sendo assim só me resta trocar de painéis. Que estes chinocas não tem lá uma eficiência. LOL.
Os 91% de eficiência deve ser do inversor e não dos painéis.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por borllock »

Sim, é do inversor.


Vitor1500w
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 02, 2015 9:14 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Vitor1500w »

bom dia
dou-te um concelho, nao uses o partido em dias que haja humidade, porque vai entrar humidade nas celulas e fazer ligaçao à terra e vai descarrear a potencia dos outros.
nao vi nas tuas fotos inversores mppt, estes sao melhores para carregar baterias. porque estabelizam a tensao de entrada. outro concelho é ligares os paineis em paralelo e que sejam paineis de 60celulas. cada celula tem +-0,5volts.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Mais um mês e mais uma boa produção.
Anexos
producao.png
producao.png (17.2 KiB) Visto 5544 vezes


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Vitor1500w Escreveu:bom dia
dou-te um concelho, nao uses o partido em dias que haja humidade, porque vai entrar humidade nas celulas e fazer ligaçao à terra e vai descarrear a potencia dos outros.
nao vi nas tuas fotos inversores mppt, estes sao melhores para carregar baterias. porque estabelizam a tensao de entrada. outro concelho é ligares os paineis em paralelo e que sejam paineis de 60celulas. cada celula tem +-0,5volts.

o painel partido esta separado dos outros..
Só tenho 4 painéis em serie e o partido está independente.
Eu não tenho controlador MPPT, são muito caros e para o meu sistema não compensa, seria muito dispendioso para o ganho que iria ter...

Pelas fotos que viste, tenho 4 painéis ligados ao soladin em serie, +1 partido "sozinho" e tenho outro feito por mim que está noutro telhado ao lado e esse sim está ligado as baterias, logo não posso ter os painéis em paralelo, pois o soladin nem arrancava...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa produção :)
Sempre a bombar...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

Em relação a desligar os consumos em standby comprei no LIDL um conjunto de 4 tomadas com comando à distância, por 14€.

A minha Maria gosta de ver TV à noite mas quando ficava com sono já não se levantava para ir desligar a tomada com interruptor sem comando. Ficava ligado toda a noite e por vezes pelo dia adentro. Assim, é só carregar em + um botão deitadinha na cama.
O comando tem um botão para on/off de cada tomada (cada uma tem uma frequência) e um master que faz on/off de tudo ao mesmo tempo.

A TV+box em standby = 17+13=30Wh
30Wh x 8h/dia x 365 dias = 87,6 Kwh
87,6 kWh x € 0,18 = € 15,7

O conjunto fica pago ao fim de um ano, se as contas estiverem bem feitas (apesar de eu não perceber por o manual da TV dizer que ela gasta menos de 2W em standby e o meu medidor mede 17W; o medidor parece estar bem quando mede lâmpadas ou o frigorífico ou outra TV).
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”