Utilização alternativa fotovoltaica : Rega da Horta (1/4)

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta out 15, 2014 8:17 pm

Utilização alternativa fotovoltaica : Rega da Horta (1/4)

Mensagem por full.solar »

Com o objectivo de dar um pouco mais de detalhe a alguns dos meus projectos,
começo então uma série de 4 post, dedicada a uma utilização alternativa de energia fotovoltaica : Bombear água para rega.

Vou dividir os posts nos seguintes temas:

1) Horta hidropónica com rodas para ter na sala/varanda
2) Paineis solares necessários para o volume de água a ser usado.
(Como tambem construí os meus próprios paineis , vou falar dessa experiencia)
3) Tipo de bombas de água , características para diversos tipos de horta
4) A horta em si, outros add-ons, estufas, controladores, monitorização à distância, etc.

Quem não ouvi já falar de hortas biológicas, hortas urbanas, hortas comunitárias ?
Quem não gosta de receber uns cabazes de vegetais frescos, directamente do produtor ?
Quem não têm uma horta ou familiares com uma horta ?

... bem e quem não gostaria de ter uma horta ?

Bem, mesmo, para aqueles que tem um terreno: às vezes, não tem agua da rede, não tem energia elétrica e portanto torna impossível projeto.

Com o abandono rural, muitas terras ficaram ao abandono, e no caso da agua ainda foi mais problemático, porque tipicamente, muitas das hortas eram regadas a partir de poços com motores a gasolina .... o que torna o automatismo do processo praticamente impossível.

Ora é aí que um painel solar é rei e senhor...em qualquer lugar, ermo, remoto sem infraestruturas, podemos passar a ter água todos os dias e a custo zero.

Adicionalmente, os poços, tem típicamente água a uma profundidade reduzida (< 7m) , o que origina bombas solares, baratas e com bom caudal por hora.

Um simples painel = 200W e uma bomba de 50Eur... e temos uma horta para alimentar uma familia.
(Claro que a horta , tem de ser plantada e mantida, mas isso é topico para a serie 4 ..)

Desse modo, o que necessitam mais ? toca a pegar na trouxa e voltar para o campo em força :D

Bem, mas antes de começarmos com o hardcore e coisas a sério, vou falar de uma brincadeira: Horta Urbana hidroponica com rodas.

Hoje está muito na moda, ter uma mini-horta de aromáticas em casa... vai daí juntei os diversos temas
e fiz o que podem ver nas imagens.

Em termos de ideias, foi mais um menos inspirado neste site http://www.windowfarms.com/

Materiais que usei na construção
Construção
Construção
h1.png (1.33 MiB) Visto 5759 vezes
e esta é a horta em plena produção :)
Neste caso morangos, mais tarde adicionei , mais dois tubos e plantei alfaces, coentros, etc.
horta em flor
horta em flor
h2.png (577.82 KiB) Visto 5759 vezes
Bomba de água, e circuito de controlo, podem ver pela comparação da pikha de 9v o tamanho da bomba solar.
Que têm mais ou menos as seguintes caracteristicas. http://tinyurl.com/qa6u99w
1) 12v, 60W
2) altura máxima 10m
3) Caudal a 5 metros 10lt/min ....max 18lt/min

Hoje, já não uso deste tipo de bombas....uma vez que se destroiem com facilidade.
Mas já tive uma horta e 150kg de milho só com uma bomba desta e 180W de paineis.
bomba.png
bomba.png (551.15 KiB) Visto 5759 vezes
Algumas caracteristicas da "horta" :

1) a estrutura tem rodas, pode ser deslocada com facilidade na varanda ... e nos dias de inverno, para dentro da Sala.
2) tubo do topo, é um reservatorio de agua (6 litros) .... quando cheio , dá 30 minutos para os gotejadores.

3) utilizei hidroponica mista : thin film e gota a gota...itso é , cada planta tem um gotejador..mas a agua tambem circula nas raizes

4) utilizei uma bomba solar de 12v, mas alimentada por 6v , para elevar agua a 1 metro e encher o deposito de 6 litros, mesmo assim só precisava de 30Segs.

5) fiz um controlador com um picaxe , que ligava a bomba 30 em 30 minutos e durante 30Seg.

6) Tinha um vidro e mas celulas solares (partidas) disponiveis e fiz desse modo um painel mais pequeno...
Basicamente 9V e cerca de 10W.
Fiz um carregador de baterias de 6V e desse modo a bateria era carregada pelo painel solar e alimentava a bomba.
Como o sistema funcionava 24 horas por dia , era mesmo necessário a bateria.

7) na foto, podem ver a bateria (mas acho, que neste versão ainda era a de 12v...) podem ver tambem uma caixa preta..que são na verdade dois tabuleiros que servem de reservatorio para a agua circulante...cerca de 10 litros. No topo está o reservatorio para a rega de 6 litros.

8) a água para rega, vem directamente do aquario...tipicamente, trocava/repunha 10 litros do aquario por semana.
Ou seja, para alem de hidroponics, tambem era aquaponics.
O fertilizante dos peixes era suficiente....mas de vez em quando, adicionava algum fertilizante das flores , sorry ;)

e foi um projecto muito giro, deu duas colheitas, uma de morangos e outra de vegetais.
Foi engraçado e divertido para mostrar aos amigos.

Projeto típico de fim de semana...
... bem, continuação de bom fds. Volto prá semana com temas a serio.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Utilização alternativa fotovoltaica : Rega da Horta (1

Mensagem por serges »

Muito obrigado por esta partilha... arrependo me imenso de não ter uma varanda...
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Utilização alternativa fotovoltaica : Rega da Horta (1

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projecto!

Está aqui um bom exemplo de como aproveitar a energia fotovoltaica para bombear água para rega, e muito mais...

Mas que boa ideia de construir uma horta biológica portátil, com um bom sistema de controlo.
Desta maneira até fica acessível a que tem espaços reduzidos para ter uma pequena horta em casa.

Reparei que reaproveita garrafas de água (muito bom) tb gostei da cena da água para rega, vir directamente do aquário, e até os peixinhos contribuírem para a produção :)

Venham lá mais cenas fixes!!!
Estou a ver que vou aprender muito consigo ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta out 15, 2014 8:17 pm

Re: Utilização alternativa fotovoltaica : Rega da Horta (1

Mensagem por full.solar »

@serges: Muito obrigado por esta partilha... arrependo me imenso de não ter uma varanda...

Efectivamente uma varanda dá jeito , mas repare que se podem plantar e criar bons legumes apenas "à janela" : http://www.windowfarms.com/.

Também pode usar construções do tipo horta vertical :https://www.google.pt/search?q=horta+verticais
Que cabe em qualquer parede. Na verdade as plantas são muito mais dependentes da temperatura e humidade do que da Luz...desse modo uma parede da divisão onde tem a máquina de lavar roupa pode servir perfeitamente.


@Emanuel: Reparei que reaproveita garrafas de água (muito bom) tb gostei da cena da água para rega, vir directamente do aquário

No aproveitar é que está o ganho :)
Gosto de aproveitar coisas, e nem sequer tem a ver com dogmas de reciclagem ou outros "verdes".
Dá gozo transformar uma peça naquilo que se precisa.
Já dei por mim a comprar produtos apenas para aproveitar a embalagem.
às vezes é porque tem uma forma perfeita ( redonda , quadrada,etc), outra vezes é pela cor, outras pelo tipo de plastico, ou ferro ou madeira...enfim.

Quanto à água dos peixes, foi pensado para ser assim. Hoje em dia cada vez mais se fala de ecosistemas sustentáveis e esse é um deles : Peixes, Plantas, Minhocas e desperdícios.

Minhocas usam desperdícios e produzem
1) fertilizante para as plantas
2) são alimento para os peixes

Peixes usam as minhocas e alguns restos e produzem
1) são alimento para nós
2) produzem fertilizante para as plantas

Plantas , usam fertilizantes e produzem alimentos para todos.
Ou seja, a natureza a funcionar....

Mas ter uns peixinhos de aquário..não é suficiente para uma horta a serie..para isso são precisos peixes grandes e uns quantos depositos de 1000L ...
...esse é mais uns dos projetos que está no pipe...

a verdade é que eu gosto muito da ideia da hidroponia...mas como não quero comprar o fertilizante liquido tenho de ter alternativas...

Por enquanto a minha horta na estufa ainda funciona a água e a terra :)

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”