Ajuda a principiante

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

Olá a todos. Não percebo nada de electricidade ou sistemas do género, no entanto tenho uma costela ambientalista e uma vontade de cortar custos de electricidade.

Queria então montar um sistema solar FV para ajudar ao consumo de cerca de 50.000kWh mensais. Os períodos de maior consumo são quando há sol (Ar condicionado) e, dada essa coincidência, parece-me algo que faz todo o sentido, dado que toda a energia produzida será consumida. Além disso, esta energia será produzida em horário de ponta, quando a electricidade é mais cara.

Tenho espaço limitado de cobertura, portanto estou mais inclinado para os monocristalinos que, segundo li, ocupam menos espaço para a mesma potência.

Assim, gostaria que me dissessem passo a passo quais os elementos necessários para ter um sistema solar: painéis, inversor e essa tralha toda, o mais detalhadamente possível.

Também tenho dúvidas acerca de como funcionam o sistema. Onde é que se ligam os painéis solares? É a um quadro qualquer? Se tiver um equipamento a consumir 2000W e o solar a produzir 500W, ele consome 500W dos painéis e 1500W da rede? São dúvidas que tenho.

Espero que tenham paciência para me ir ajudando. Se eu vir que isto é exequível, tenciono depois fazer uma mini reportagem passo a passo do sistema.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por Esteves »

Boas,

50.000kWh mensais...................

50 mil........

Bem deve ser uma empresa ou algo parecido.

1º:
Acho que ninguém nasce insinado.

2º:
Sim, faz todo sentido.

3º:
Sim os monocristalinos são os adequados a espaços limitados.

4º:
Monetariamente qual é o valor mensal a pagar há EDP? +/-


Se a opção for o sistema Grid tie é indiferente ter 2000w ou 20000W de consumo, mesmo que o Grid tie e o painel seja de 500W...

Explicando de forma que todos entendam, se o consumo é de 2000W e a fonte é de 500W logo só vai buscar a EDP "1500W".
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

Sim, é.

Mensalmente são próximos dos 5000 sem IVA. É outro fornecedor que não a EDP. ;)

Onde se liga o GTI então? É a qualquer quadro ou ao geral? Ou tanto faz?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por accoelho »

É numa tomada 220v qualquer.....

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por AngelSpeedy »

Bem isso é mesmo muito Kw hehehehe, bem para algo desse género posso dizer que conheço uma empresa grande que tem cerca de 20 paineis no telhado de 240W e ele alimenta o armazém todo e também os escritórios, e no entanto eles tem 2 bancos de baterias individuais separados no armazém com quadros pequenos e 2 inversores médios, tem também contactores para caso de haver falta de energia solar, e a rede activa automaticamente sem que haja qualquer falha de energia..

Penso que deve pensar em algo grande para a sua empresa e assim não estar dependente da rede electrica, agora é óbvio que deve ter sempre o sistema ligado com a rede ( contactor ) para o caso de vir precisar da mesma, mas sabe que irá gastar uns bons € em tudo, e requesite um bom electricista para lhe instalar tudo e para não haver falhas, é que irá ter aí uma boa potência ok..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por accoelho »

Com esse potencial dificilmente ficará totalmente independente, é muito kwh.
Mas também depende do consumo instantâneo.....


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

A ideia não é independência, parece-me que isso não é economicamente viável nem há telhado suficiente para tanto painel (nem sei quantos seriam necessários).

O que eu queria mesmo era diminuir os custos da electricidade, bem como diminuir as emissões poluentes. Fico contente de pensar que é energia gratuita e que não é preciso recorrer a combustíveis fósseis.

Confesso que me causa alguma estranheza como é que se pode ligar simplesmente a uma tomada normal. Como é que o contador interpreta isso? Há risco de lixo na rede e correntes harmónicas e essas coisas todas sobre o qual não percebo nada?

Será que me conseguiam dizer o setup que eu precisaria, bem como uma estimativa de preços?

Obrigadíssimo.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por Esteves »

Boas,

Antes de começares com algo ou até mesmo a fazer contas de cabeça vou deixar um link que deves ver com alguma atenção.

Pelo que entendi é algo comercial, logo entrar pelo lado da clandestinidade julgo que não será a "melhor opção"

Quanto a está tua duvida....
Confesso que me causa alguma estranheza como é que se pode ligar simplesmente a uma tomada normal. Como é que o contador interpreta isso? Há risco de lixo na rede e correntes harmónicas e essas coisas todas sobre o qual não percebo nada?
Respondendo de modo grosseiro, sim pode-se ligar a uma tomada normal quando se trata de uma gota no oceano, numa situação mais industrial a logica é a mesma, claro que quer uma ligação mais elaborada, disjuntores de proteção, uma boa linha, etc...
A questão (Como é que o contador interpreta isso?) a energia dá prioridade há fonte mais próxima.

O risco de lixo na rede e correntes harmónicas só vai acontecer se meteres material de baixa qualidade sem qual quer tipo certificação.
Será que me conseguiam dizer o setup que eu precisaria, bem como uma estimativa de preços?
Nesta questão o melhor é mencionares algo deste género, pretendo ocupar a área que tenho de painéis, para isso é preciso saber qual a área... ou então... pretendo investir X neste projeto...

Há e já me ia esquecendo, quando a injeção é superior ao consumo corres o risco de a pagares... apesar que já há por ai inversores grid tie que dizem garantir imissão 0 para a rede...

Mas como eu já disse é melhor dar uma espreitadela no link que se segue http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 77&t=18201" onclick="window.open(this.href);return false;
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

Sim, eu estou à espera que saia a nova legislação em Setembro, daí que não queira tomar nenhum passo antes da mesma.

A ideia é, obviamente, fazer tudo direitinho.

Relativamente à área, tenho de fazer umas medições para ter a certeza de qual a área disponível. Para aumentá-la serão necessárias estruturas metálicas que provavelmente vão prejudicar o retorno do investimento.

Relativamente a valor, estava a pensar num plafond de entre 5000 a 10000€, para depois ir crescendo em função dos resultados e disponibilidade. Há possibilidade de ir acrescentando tipo Lego, certo?.

Produção de electricidade superior ao consumo parece-me um cenário impossível. Antes de fazer investimento em eficiência energética tínhamos mais de 40000W de potência instalada só em lâmpadas. E a iluminação nem chega aos calcanhares do AVAC em termos de consumos... (sabendo que o AVAC é mais necessário quando há mais sol).

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, porque não faz um planeamento do que precisa ligar com mais urgência ? por exemplo maquinaria gasta X, Escritórios gasta Y, armazém e outros por aí fora, assim com 10000 já vê qual a área que irá ligar 1º, no seu caso como é empresa ligue o solar sempre á área que gaste mais porque irá mesmo assim abater uns bons € no final do mês, e depois vá fazendo upgrades sempre que lhe der jeito, por exemplo 1 a 2 paineis por mês se puder e assim em pouco tempo vai ver que já tem um sistema porreiro.

Aconselhava-o a ter uma eólica também, no inverno dá bastante jeito se o local tiver bastante vento, ai irá ter sempre Kw a entrar no sistema mesmo durante a noite, no final mete um controlador hibrido e é só vir os upgrades..

Escolha é um bom local para poder meter mais paineis senão depois torna-se dificil fazer esses upgrades, penso que numa área de 5mx5m consegue meter uns 12 paineis dos grandes se a área for maior melhor ainda..

E por falar em paineis grandes, instale logo paineis de de 240W ou 300W assim tira logo o máximo partido deles e para futuro os upgrades já não serão tão grandes..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

Não percebi a questão da distinção de áreas. Não é indiferente a zona do consumo da zona de produção?

Sim, até estive a espreitar as Omniflow (que até tem a opção de conjugar eólico e FV), mas não encontrei ninguém que tivesse uma para tirar impressões. Como a cobertura está a uma cota considerável (>8 pisos), é frequente haver vento.

Quanto aos painéis, a minha ideia era começar no mínimo nos 250Wp, para a meio do caminho não andar a ter que substituir por uns mais potentes. Tenho de fazer umas medições da área para ver o que é que consigo encaixar lá, pois a maior parte da cobertura já está ocupada com painéis para AQS (>130m^2).

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por AngelSpeedy »

A distinção era mais na ordem de ter maquinaria que gasta mais por exemplo sempre ligada ás renováveis e o resto pela rede, mas pode concerteza ter tudo ligado num só único local, assim vai tudo para o mesmo bolo como se costuma dizer, mas o melhor era mesmo fazer um apanhado do consumo que gasta e ver o que precisa para a empresa..

Não se esqueça também que ao enviar para a rede terá de pagar a técnicos da companhia para fazer a vistoria, ver o plano de preços do kw pq já será diferente do que tem, entre outros encargos de micro produtor, e penso que eles tem de meter na empresa um contador deles, mas o melhor é informar-se melhor com a sua companhia sobre os encargos disso tudo..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

Não consigo ficar autónomo da rede em nenhum lado e portanto isso implicaria a entrada da electricidade da rede ou do gerador a gasóleo.

Ver que plano de preços? Isso não entendi. A ideia é autoconsumo a 100%, visto que não ficará energia por consumir e portanto nada será vendido à rede.

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por AngelSpeedy »

Bem pelo que tinha percebido não ia conseguir meter paineis para tudo correcto ?, Se não consegue então terá de ter o sistema ligado com a rede para deduzir o kw do solar na fatura da rede, e para isso acontecer a companhia da rede tem de meter na sua empresa um novo contador e os preços serão diferentes para quem injecta na rede..

Agora se a sua ideia é mesmo o autoconsumo a 100% será então um sistema off-grid correcto ? onde terá um contactor para o caso de o sistema das renováveis ficar abaixo do pretendido e nesse caso arrancava a da rede ? será isto ?

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por Esteves »

Boas,
o ler na diagonal e responder atravessado é lixado.....

Bem vamos ao que interessa...

TosteX 5000 a 10000€ nesse consumo de 50.000Kw vai só fazer umas cocegas ao orçamento, e se forem fixos então menos cocegas faz, 5000€ a 10000€ de painéis até que já era alguma coisa, mas o problema é que uma boa parte vai para o inversor ou inversores.

Mas vou tentar elucidar um pouco, atenção o que eu vou dizer é mais ou menos... avançando para os 10.000€, sendo o sistema bem aplicado, desde orientação e inclinação dos painéis e a qualidade dos mesmos sendo fixos podem injetar cerca de 30Kw dia (media)... agora é simples, é só fazer contas, 30 X valor Kw, ou melhor de grosso modo, cerca de 150€ de redução na fatura mensal que no teu caso ronda os 5000€, dai eu ter dito que esse valor investimento só vai fazer cocegas na fatura.

Atenção a minha opinião vale o que vale...

Há já me ia esquecendo atenção as eólicas nos meios urbanos... se for o caso esquece...


Edito por falta a esta questão...
Há possibilidade de ir acrescentando tipo Lego, certo?.
Sim, a partir de um podes meter painéis até ao fim do mundo, de momento que vá sendo acompanho com inversores a condizer, aliás convém até ser assim, X painéis um inversor, X painéis um inversor.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

AngelSpeedy Escreveu:Bem pelo que tinha percebido não ia conseguir meter paineis para tudo correcto ?, Se não consegue então terá de ter o sistema ligado com a rede para deduzir o kw do solar na fatura da rede, e para isso acontecer a companhia da rede tem de meter na sua empresa um novo contador e os preços serão diferentes para quem injecta na rede..

Agora se a sua ideia é mesmo o autoconsumo a 100% será então um sistema off-grid correcto ? onde terá um contactor para o caso de o sistema das renováveis ficar abaixo do pretendido e nesse caso arrancava a da rede ? será isto ?

Cumps..
Autoconsumo a 100% no sentido que nada será injectado da rede (tudo consumido), sendo que nunca será suficiente para as necessidades.

Esteves Escreveu:Boas,
o ler na diagonal e responder atravessado é lixado.....

Bem vamos ao que interessa...

TosteX 5000 a 10000€ nesse consumo de 50.000Kw vai só fazer umas cocegas ao orçamento, e se forem fixos então menos cocegas faz, 5000€ a 10000€ de painéis até que já era alguma coisa, mas o problema é que uma boa parte vai para o inversor ou inversores.

Mas vou tentar elucidar um pouco, atenção o que eu vou dizer é mais ou menos... avançando para os 10.000€, sendo o sistema bem aplicado, desde orientação e inclinação dos painéis e a qualidade dos mesmos sendo fixos podem injetar cerca de 30Kw dia (media)... agora é simples, é só fazer contas, 30 X valor Kw, ou melhor de grosso modo, cerca de 150€ de redução na fatura mensal que no teu caso ronda os 5000€, dai eu ter dito que esse valor investimento só vai fazer cocegas na fatura.

Atenção a minha opinião vale o que vale...

Há já me ia esquecendo atenção as eólicas nos meios urbanos... se for o caso esquece...


Edito por falta a esta questão...
Há possibilidade de ir acrescentando tipo Lego, certo?.
Sim, a partir de um podes meter painéis até ao fim do mundo, de momento que vá sendo acompanho com inversores a condizer, aliás convém até ser assim, X painéis um inversor, X painéis um inversor.
A ideia é começar por algum lado, sendo esse lado o sistema base para depois analisar desempenho e ver se compensa ir aumentando. Como disse no início, o intuito não é só o mero corte de kW, mas também uma veia ambientalista.

Qual o problema das eólicas em meios urbanos?

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por Esteves »

A veia ambientalista
A Veia podia ser maior em muita gente se os gatun.... perdão, os governantes não metessem as mãos onde não devem...


Quanto a questão ((Qual o problema das eólicas em meios urbanos?)) é muito relativo... altitude geográfica da zona, proximidade de habitações, estética ambiental, etc... mas se a intenção é essa, é só reunir dados, começar primeiro pela autarquia, depois fazer medições durante um ano para ver então se tem potencial para o aerogerador.


Na minha maneira de ver seja qual for o investimento principalmente em sistema grid tie dá mais rendimento investir em painéis do que ter o dinheiro a render em bancos, e ao que se vê diariamente cada vez mais gatunos a meter a mão.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por TosteX »

Esteves Escreveu:
A veia ambientalista
A Veia podia ser maior em muita gente se os gatun.... perdão, os governantes não metessem as mãos onde não devem...


Quanto a questão ((Qual o problema das eólicas em meios urbanos?)) é muito relativo... altitude geográfica da zona, proximidade de habitações, estética ambiental, etc... mas se a intenção é essa, é só reunir dados, começar primeiro pela autarquia, depois fazer medições durante um ano para ver então se tem potencial para o aerogerador.


Na minha maneira de ver seja qual for o investimento principalmente em sistema grid tie dá mais rendimento investir em painéis do que ter o dinheiro a render em bancos, e ao que se vê diariamente cada vez mais gatunos a meter a mão.
Eu também sou liberal, portanto defendia que as renováveis fossem liberalizadas: sem subsídios nem impostos.

O que é necessário fazer na câmara municipal? Algum tipo de licenciamento?

Diria que esse tipo de due dillengences, de medições e extrapolações, são em teoria racionais. No entanto, na prática é um ano a menos de produção e 1 ano apenas pode não ter significância estatística. Sobretudo quando estamos com um clima cada vez mais imprevisível.

Também prefiro ter o dinheiro num painel do que no banco, sobretudo com taxas tão baixas.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por Esteves »

O que é necessário fazer na câmara municipal? Algum tipo de licenciamento?
Se for para colocar aerogeradores de "brincar" não deve ser preciso nada, mas quando se trata de algo com mais porte já implica algumas situações.
Diria que esse tipo de due dillengences, de medições e extrapolações, são em teoria racionais. No entanto, na prática é um ano a menos de produção e 1 ano apenas pode não ter significância estatística. Sobretudo quando estamos com um clima cada vez mais imprevisível.
Vê quantos utilizadores deste fórum falam de rendimentos de aerogeradores de "brincar".... agora se falarmos de aerogeradores de 5000Kw para cima ai a conversa já é outra, mas isso em urbano não deve ser nada fácil, estética, ruido etc... porque abaixo disso só mesmo em zonas de muito vento e com alguma direccionalidade.

Para teres uma ideia, eu tive um de 1000W montado a 550 metros referente a zona geográfica, e esteve 2 anos montado e se rentabilizou o dinheiro que gastei nos cabos de ligação foi muito....
Dai ter um equipamento para analisar o local é meio caminho andado para não deitar fora os €€€€ com cerca de 100€ compras algo para fazer medições, e se andares ao contrario podes perder centenas de vezes o valor do analisador.

Aliás há por ai empresas que fazem esses estudos quase por o valor do analisador.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Ajuda a principiante

Mensagem por accoelho »

Se não estou em erro a lei diz que acima das habitações, 4,5 metros requere licenciamento.
Mas como foi referido pelo Esteves, mesmo coisas de brincar, valem uma certeza.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”