O meu Sistema Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Boa tarde a todos, tal como disse na minha apresentação estou a começar neste mundo da energia fotovoltaica.
Para começar o meu sistema disponho de seis painéis policristalinos de 250W.
As suas características são as seguintes:

Rated Maximum Power (Pmax) 250W 0;+5%
Voltage at Pmax (Vmp) 30.6V
Current at Pmax (Imp) 8,161A
Open-Circuit Voltage (Voc) 36.9V
Short-Circuit Current (Isc) 9.155A
Maximum System Voltage 1000VDC
Maximum Series Fuse Rating 15A

A minha ideia é colocar baterias e comutar apenas para a rede publica quando a energia acabar.Tenho um contador digital e não quero injetar para a rede.
Tenho visto que existem inversores que têm incorporado o carregador de baterias e fazem também a comutação para a rede quando as mesmas atingem o nível mínimo.
Agradeço as vossas opiniões para evitar gastar dinheiro em soluções que não sejam as melhores.
Obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por visitante1 »

EStás a começar muito bem! Parabéns.
Vai dando noticias.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por MRider »

Muito bem parece que ja tem a lição estudada :mrgreen:

Força ai 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Obrigado pelos vossos comentários.
Gostaria de opiniões sobre qual o melhor inversor a colocar, tendo em conta a relação preço qualidade. Os painéis deverão ser ligados em série ou em paralelo? Qual a tensão das baterias, 24V? Em resumo, neste momento necessito de opiniões sobre como fariam o sistema se estivessem na minha situação. Obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por Esteves »

Como já foi dito já sabes o que queres, mas na questão da voltagem os 24V.

No caso do regulador e inversor vou citar mesma coisa que citei há dia a um user cá do fórum (Controlador de carga, de preferência MPPT, mas de qualidade, tipo: Outback, Steca, Midnite, Victron, Phocos, o resto também são reguladores mas ......

Inversor, aqui é mais complicado, há uma coisa que tem de ser, Onda Pura, agora potencias e marcas, já não posso falar muito, para eu dizer este ou aquele é bom não!!! posso sim falar do que eu tenho (trambolho) sim é este o nome que eu e outro amigo lhe demos, é um Power Star W7 24V-3000W, relação qualidade preço é muito bom mas muito bom, agora sei que há material melhor, mas também o valor triplica.)



Podes dar uma vista de olhos neste projeto, está totalmente automático sem qual quer tipo de falha quando passa para a solar e vice-versa para a rede AQUI AQUI os reguladores de carga que aparecem nas fotos já não são os atuais, estou a vias de mudar de local dai não ter atualizado as fotos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Os meus parabéns pelo teu sistema, já tinha andado anteriormente a ver.
Peço mais uma vez desculpa pelas minhas questões mas, quanto mais vejo mais dúvidas tenho.
Já tinha andado a ver esse inversor o Power Star w7 24V 3000w que se enquadra na potencia que pretendo instalar.
Pelo que vi esse inversor já tem carregador incorporado, esse carregador não faz a função dos mppt?
Estou completamente baralhado com isto, não estou a perceber como ligo os painéis.
Por favor digam se o meu raciocínio está certo.
Como referi, neste momento tenho seis painéis de 250W com voltagem e corrente na potencia máxima de 30.6V e 8.161A respetivamente.
Consigo arranjar uma bateria igual às utilizadas nos empilhadores/porta paletes elétricos composta por elementos individuais de 2 Volt. São 12 elementos que perfazem 24V e 270Ah.
Como ligo isto?
Coloco os painéis em paralelo onde obtenho uma corrente máxima de 48.96A a 30.6v ligados a um controlador de carga mppt de capacidade superior aos 48.96A?
O controlador tem 3 ligações, painéis, baterias e saída para as cargas, este controlador é que determina/controla a carga e descarga da bateria, quando atinge o valor mínimo desliga a saída para as cargas correto? Estes valores são configuráveis por mim no próprio mppt?
Se ligar nesta saída do mppt o inversor em causa, ele vai receber os 24v e converter em 220v para alimentar o quadro da casa. Correto?
Pelo que percebi este inversor tem uma entrada DC de 24v e uma entrada AC de 220V da rede da edp. Quando a entrada DC que vem do mppt é desligada por falta de carga, o inversor comuta para a rede da edp evitando que a casa fique sem energia, correto?
Sendo assim, qual é a função do carregador incorporado no inversor?
Mas isto não me parece poder ser assim, se ligo um inversor de 3000w na saída do mppt, a corrente que o inversor puxa é de 125A na potencia maxima (3000W/24V) logo o mppt não vais conseguir fornecer esta corrente na saída dc. O inversor aguenta picos superiores aos 3000w o que ainda vai aumentar mais a corrente.
Será que ligo os painéis diretamente ao inversor, as baterias ao inversor, a rede da edp ao inversor e ele faz a gestão de tudo? Tem entradas para isto, painéis, bateria e ac da rede da edp?
Obrigado desde já pela ajuda e desculpem o testamento.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por visitante1 »

Tás baralhado!
Se optares por um regulador a sério, outback ou qq coisa parecida podes ligar os paineis em duas series de 3 com uma tensão de entrada a rondar os 90V, a saida será para 24V.

O regulador liga diretamente ás baterias.

O inversor deve ser ligado á bateria também com as devidas poroteçoes.

O inversor tem a entrada normal de 24V que converte para 230Vac, tem também uma entrada de 230Vac que serve para fazer bypass quando a bateria está baixa, é feita uma comutação para a rede sempre que seja solicitado ou por proteção de bateria baixa.

Esse inversor tem um carregador incorporado que serve para carregar a bateria, no entanto esta opção deve ser desativada para evitar que poupes por um lado e gastes por outro. Só deve ser utilizado em caso de necessidade! (falo isso compromenor no meu topico)

qq coisa estamos cá!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por visitante1 »

E claro não esquecer um sistema fiável para controlar a proteção de bateria, pode ser uma cena destas:

Finder 71.41.8.230.1021

http://www.findernet.com/media/series/71/EN/S71EN.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

é parametrizavel e ao mesmo tempo faz monitorização
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por Esteves »

srl ai está a explicação do @pnunes correta.


Como se costuma dizer... vale mais uma imagem que 1000 palavras....



Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Muito obrigado pelas explicações.
De facto estou bastante baralhado com tudo isto.
Já percebi que o carregador do inversor é para carregar as baterias pela rede da edp que como referiram não interessa.
Na caso que me estão a explicar, ao fazer duas séries de três painéis fico com 3x30.6V=91.8V e 8.161A por serie, ao ligar as duas séries em paralelo ao controlador fico com 91.8V e 2x8.161=16.32A. Nesta situação, o controlador a escolher deve suportar na entrada dos painéis 91.8V e 16.32A, portanto um mppt de 20A será suficiente, correto?
O mppt controla a carga das baterias mas como não estou a utilizar a sua saída dc para ligar o inversor ele não consegue limitar a descarga daí a necessidade do relé para desligar o inversor quando as baterias estão baixas, correto?
Outra dúvida, com o mppt a carregar as baterias e supondo que os painéis estão a produzir na capacidade máxima (1500W), situação teórica, toda esta energia vai entrar nas baterias, isto é, o controlador de carga não faz uma carga mais lenta para não danificar as baterias ou deixa sempre passar a corrente máxima que os painéis estão a produzir?
Pergunto isto porque imaginando por exemplo a seguinte situação, o inversor a consumir em dc 1500w e os painéis a gerarem também 1500w, essa potencia dos painéis passa toda para o inversor ou se o mppt limitar a corrente de carga o inversor está a consumir mais que o que está a entrar apesar de haver produção suficiente? Neste caso as baterias vão descarregar mais que o que carregam porque o mppt limita? Acho que fiz perceber a minha duvida.
Obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por JMLorenzo »

Além das solução dadas pelo pnunes e pelo Esteves acho que também devias estudar a possibilidade de utilizar um inversor híbrido com ou sem mppt. Eu tenho um e muitas das duvidas que tens são resolvidas pela utilização desse inversor.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por accoelho »

Era de minha preferência ir pra um híbrido pro meu sistema, mas em Portugal ninguém me quis vender um.
E pra comprar fora, quê é o que não falta por lá e mais barato.
São aparelhos que ainda estão em grande desenvolvimento e tudo pode acontecer.


Mas é sem dúvidas uma grande escolha, é do tipo tudo em um.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por JMLorenzo »

accoelho Escreveu:Era de minha preferência ir pra um híbrido pro meu sistema, mas em Portugal ninguém me quis vender um.
E pra comprar fora, quê é o que não falta por lá e mais barato.
São aparelhos que ainda estão em grande desenvolvimento e tudo pode acontecer.


Mas é sem dúvidas uma grande escolha, é do tipo tudo em um.
Isso é estranho, o pedrolima tem muitos há venda.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por CrOhN »

Eles estão a aparecer por todo o lado. Não sei é se já existem efectivamente para entrega. No caso do meu, existia uma espera de 3 meses.


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Bom dia, obrigado pelas vossas opiniões.
Pelo que percebo, um inversor hibrido permite a ligação dos painéis, baterias e rede da edp fazendo a gestão automática de tudo.
Havendo produção fotovoltaica, a energia é conduzida para o consumo da casa e a excedente carrega as baterias, quando os painéis deixam de produzir as baterias asseguram o fornecimento e quando estas se esgotam entra rede da edp. É isto?
As baterias nunca são carregadas pela rede da edp? ou seja, durante a noite e já sem autonomia nas baterias o inversor comuta para a edp e só volta a comutar para os painéis quando houver sol ou enquanto está a fornecer da edp também está a carregar as baterias?
Obrigado


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por CrOhN »

Isso é tudo parametrizável.


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Pois, parece que é um inversor destes que necessito, desta forma já evito o controlador de carga mppt.
Qual a melhor marca preço/qualidade? Onde se podem comprar sem ser pela net estes inversores?


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Bom, finalmente já tenho o inversor, é um Effekta Ax 5000.
Agora é montar e ver os resultados...


Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Ontem à noite liguei o inversor ainda que com a instalação provisória.
Os ventiladores de refrigeração do inversor fazem um barulho enorme! Mesmo com pouca carga o ruido é muito e como o coloquei na sala do piso superior que é mais próximo do telhado e junto ao terraço onde tenho as baterias, consigo ouvir o inversor a trabalhar na casa todo. Quando a carga aumenta o ruido aumenta ainda mais! Será normal os ventiladores fazerem tanto barulho?
Outra coisa é que o inversor não indica a produção solar em kW, ou seja, vou ter que colocar um contador externo e fazer o diferencial com o da edp, não tem logica...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por CrOhN »

É, não tens qualquer tipo de contagem no inversor, só mesmo valores instantaneos. Enfim, não se pode ter tudo....

Para contagem, terás mesmo que fazer o diferencial.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”