Operação anti-"KW O assalto"

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

JMLorenzo Escreveu:Eles dizem que são baterias para durar 10 anos, mas e tu vais andar a fazer descargas de 50%?
Claro que sim! Não é o que fazes? 10 anos! Certamente que não é a fazeres ciclos diários que duram esse tempo.
srl Escreveu:Boa noite, qual é a secçao dos cabos ac do inversor? Obrigado
6mm2.
Última edição por CrOhN em quarta mai 07, 2014 9:59 am, editado 1 vez no total.


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Também estou a instalar o meu com cabos de 6mm tanto na entrada como na saída, para as baterias estou indeciso entre 35mm ou 50mm, qual achas que devo colocar?
Instalaste proteções na entrada e saída do inversor?
Obrigado


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Eu estou a usar 16mm2 nas baterias. E já deu para ver que é suficiente. Mais secção , só se precisares de cabos muito compridos.

Na entrada, está a proteção do quadro, à saída tenho um disjuntor de 16A. Eles recomendam 50A. Tenho também um inversor tetrapolar que faz o bypass e isola o inversor em caso de manuteção ou avaria.


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Ok, qual é a referencia do inversor tetrapolar?


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Já agora outra questão, se desligares o inversor no botão on/off, ele não dá nada na saída, isto é, não comuta para a rede e fica a dar passagem da edp ou mantem a edp no caso de já estar comutado? Desliga mesmo a saída e tens de manualmente através do inversor tetrapolar voltar a alimentar a casa, certo?


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Desligando o inversor, não passa nada. Tens que usar o inversor tetrapolar.

Comprei este: http://www.ebay.co.uk/itm/331117046146? ... 1423.l2649" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

CrOhN Escreveu:Claro que sim! Não é o que fazes? 10 anos! Certamente que não é a fazeres ciclos diários que duram esse tempo.
Por acaso as minhas descargas rondam os 20% quando muito 30% quando o tempo esta mau.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Pois. No meu caso, não. Às 22-23h já está a bateria nos 50%, +- 5KW gastos. Cá em casa, há um pico de consumo à hora de jantar (placa, forno, etc...).

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

Eu estava com um consumo solar diario de ~3,3KW, ontem de manhã liguei também a arca frigorifica mas como faço as leituras por volta das 20h só hoje é que vou saber a media actual.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Ontem à noite liguei o meu inversor, os ventiladores de refrigeração fazem muito barulho mesmo com pouca carga, o teu também é assim? O inversor não indica a produção solar!?
Como configuraste o parâmetro 01? Coloquei em SOL e apesar das baterias terem carga o inversor continuou a fornecer da edp, quando mudei para SBU já comutou e ficou toda a noite e até agora a alimentar das baterias. Pelo descrito no manual acho que em SOL também devia alimentar das baterias! Como tens o teu? Fiquei sem perceber a diferença entre os dois modos... O manual de instruções também não corresponde ao que se passa no inversor, isto é, quando vamos passando os diversos écrans, não correspondem totalmente ao que está no manual...!


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Efectivamente, o inversor é bastante ruidoso. Quem pensar nesta solução, terá que ter isso em conta.

O parametro 1 quando em SOL, só utiliza as baterias havendo sol e enquanto estas tiverem carga. O SBU utiliza por ordem de preferencia: Solar, Bateria, Utility.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

srl Escreveu:Ontem à noite liguei o meu inversor, os ventiladores de refrigeração fazem muito barulho mesmo com pouca carga, o teu também é assim? O inversor não indica a produção solar!?
O teu indica a produção Solar :?:

Tb tinha este problema de ruído com o Mean Well (mesmo com o cooler inativo) o Victron Energy nem se ouve, o cooler só dispara com cargas pesadas.
A carcaça de alumínio extremamente grossa ajuda a dicipar o calor.

No meu caso é relevante... pois trabalho na mesma sala onde se encontra o sistema.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Emanuel Couto Escreveu:
srl Escreveu:Ontem à noite liguei o meu inversor, os ventiladores de refrigeração fazem muito barulho mesmo com pouca carga, o teu também é assim? O inversor não indica a produção solar!?
O teu indica a produção Solar :?:

Tb tinha este problema de ruído com o Mean Well (mesmo com o cooler inativo) o Victron Energy nem se ouve, o cooler só dispara com cargas pesadas.
A carcaça de alumínio extremamente grossa ajuda a dicipar o calor.

No meu caso é relevante... pois trabalho na mesma sala onde se encontra o sistema.
Não indica mas pensei que indicasse...
O barulho é mesmo muito e não tem opção para desativar os ventiladores, não o vou poder ter dentro de casa...
Já agora, para baterias de 48v quais as tensões indicadas, mínima quando deve comutar para a rede, a tensão ideal a que pode voltar às baterias e a tensão máxima de carga?
O inversor tem três parâmetros, tensão carga Bulk, tensão carga flutuação e corte por tensão baixa, os dois primeiros o que significam?
Desculpem as perguntas mas o manual que acompanha o inversor e nada é a mesma coisa!


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Vê lá se este manual ajuda: http://www.voltronicpower.com/oCart2/fi ... manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Obrigado pelo manual, já tinha tirado outro da net que é ligeiramente diferente do meu e deste!
Os écrans são diferentes nos três manuais e diferentes dos do meu inversor, quando vou passando na seta de menu em menu não coincide na totalidade com nenhum dos manuais...
No parâmetro 05 que tipo de bateria selecionaste? Se foi USE que valores colocaste nos parâmetros 26, 27,29?


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Sim, 05 está em User

26 - BULK CHARGE - 58.4V
27 - FLOAT CHARGE - 58.4V Uso este valor, que normalmente seria de 52V, porque pela especificação das baterias, deve manter-se a tensão de BULK até que a corrente seja 3% da capacidade a C20, ~7A. E depois manter 2-3 horas. O que me tenho apercebido é que chega aos 58.4 por volta das 14h, mais 1~2 horas para chegar aos 3% de C20, e manter outras 2-3 horas. Por esta altura, estamos no fim da tarde e já a gastar das baterias. O algoritmo do carregador é diferente, e já me apercebi de diferenças no que seria de esperar. Portanto, para já, fica assim

29 - LOW DC CUT OFF - 42V


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

Eu estou a usar baterias de empilhador, 24 elementos de 2v e tenho o parâmetro 5 em fld.
Será que devo mudar para user e alterar os parâmetros?
Low Dc cut off em 42v não é muito baixo? Não vai fazer uma descarga muito grande?

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

CrOhN Escreveu:Vê lá se este manual ajuda: http://www.voltronicpower.com/oCart2/fi ... manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Esse link não é o do manual do inversor do srl, o dele é mppt o correto é este
http://www.voltronicpower.com/oCart2/fi ... manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

srl Escreveu:Eu estou a usar baterias de empilhador, 24 elementos de 2v e tenho o parâmetro 5 em fld.
Será que devo mudar para user e alterar os parâmetros?
Low Dc cut off em 42v não é muito baixo? Não vai fazer uma descarga muito grande?
Tendo o parametros 5 em FLD, os valores são pré-definidos, não dão para alterar.

Não. O parametro 29 só entra em consideração quando tens o parametro 01 em SOL. Em SBU os parametros que interessam é os parametros 12 e 13, respectivamente, volta à rede e volta à bateria.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Sim, 05 está em User

26 - BULK CHARGE - 58.4V
27 - FLOAT CHARGE - 58.4V Uso este valor, que normalmente seria de 52V
29 - LOW DC CUT OFF - 42V
Não te enganaste em nada :?

Já agora! qual é mesmo a percentagem das descargas (BT) :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”