Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
fabianobarros85
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta nov 15, 2013 3:11 pm

Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por fabianobarros85 »

Faço parte de uma equipe missionária que ajuda algumas comunidades ribeirinhas do Pará. Lá, não há rede elétrica. Estamos planejando montar uma bicicleta geradora de energia (aquelas em que ligamos a roda traseira a um alternador de carro, que por sua vez é ligado a uma bateria onde a energia é armazenada e esta bateria é ligada a um inversor para que possamos ligar aparelhos elétricos nela).Queríamos utilizar uma bateria estacionária de 220A, mas temos algumas dúvidas:

1 - Sabendo que para isso terei que comprar um inversor bem potente, eu poderia ligar um refrigerador frost free na bateria (consumo de 48kWh/mês)? E por quanto tempo ele funcionaria ligado a uma bateria de 220A?

2 - Como posso fazer o cálculo de duração do funcionamento de algum aparelho, já que a potência deles é medida em watts e a bateria tem carga medida em amperes (desculpem minha ignorância...!)?

3 - uma bateria estacionária pode ser recarregada através da rede elétrica (tipo uma tomada caseira)? Existe algum carregador para isso?

4 - é possível, caso uma não seja suficiente, interligar 2 ou mais baterias desse tipo?

Eu estou de olho na bateria Clean Max 220A da Moura (http://www.bateriaautomotiva.com.br/...220Ah-12MF220-) - o que vcs acham? Aconselham outra?

Por enquanto não temos com instalar uma geração solar/eólica etc, então peço que mantenham o foco nas duas possibilidades: carregar direto na eletricidade de nossa casa (que fica a 2 dias de barco da comunidade mais próxima) e as bicicletas geradoras de energia (sei que são muitas pedaladas, mas isso lá não seria problema, eu garanto...)

Desde já agradeço as respostas, que são para satisfazer muito mais do que minha curiosidade - ajudarão pessoas que simplesmente desconhecem pequenas soluções e confortos com os quais convivemos naturalmente, sem nos darmos conta de como as coisas seriam difíceis se não os tivéssemos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por jmal »

fabianobarros85 Escreveu:Faço parte de uma equipe missionária que ajuda algumas comunidades ribeirinhas do Pará. Lá, não há rede elétrica. Estamos planejando montar uma bicicleta geradora de energia (aquelas em que ligamos a roda traseira a um alternador de carro, que por sua vez é ligado a uma bateria onde a energia é armazenada e esta bateria é ligada a um inversor para que possamos ligar aparelhos elétricos nela).Queríamos utilizar uma bateria estacionária de 220A, mas temos algumas dúvidas:

1 - Sabendo que para isso terei que comprar um inversor bem potente, eu poderia ligar um refrigerador frost free na bateria (consumo de 48kWh/mês)? E por quanto tempo ele funcionaria ligado a uma bateria de 220A?
Já ouvi "dizer" que uma pessoa a pedalar consegue gerar cerca de 100 wh, isso quer dizer que por cada hora que pedalar no mesmo ritmo, pode ser armazenada numa bateria, cerca de 100 wh (salvo algumas perdas que não vale a pena contabilizar agora)

Portanto, considerando que uma bateria de 12v 220a tem (12 * 220 ) 2640 wh, seria necessárias 26.4 horas a pedalar para a carregar *.

Se esse aparelho consome 48 kwh mes, então 48 000 / 30 = 1600 wh, dia, com isto chegamos á conclusão que alguem precisa de pedalar cerca de 16 horas dia *.

*baseando-nos nos 100 wh que uma pessoa consegue produzir por hora de pedaladas.
fabianobarros85 Escreveu:2 - Como posso fazer o cálculo de duração do funcionamento de algum aparelho, já que a potência deles é medida em watts e a bateria tem carga medida em amperes (desculpem minha ignorância...!)?
Da mesma forma que fiz anteriormente, x wh corresponde ao consumo por hora, sendo este o divisor, dividendo que será a energia que temos para gastar.

A potência (watts) é o produto da tensão (volts) com a corrente (amperes), dando um valor em horas quando tratado no tempo.
fabianobarros85 Escreveu:3 - uma bateria estacionária pode ser recarregada através da rede elétrica (tipo uma tomada caseira)? Existe algum carregador para isso?
Sim, com um carregador normalissimo para a tecnologia de baterias que queira usar.
fabianobarros85 Escreveu:4 - é possível, caso uma não seja suficiente, interligar 2 ou mais baterias desse tipo?
Sim, as que quiser, em paralelo para aumentar a sua capacidade, se adicionar 1 em paralelo (ficando com 2 iguais) passará a ter 12v 440 Ah, terá o dobro da energia armazenada.
fabianobarros85 Escreveu:Eu estou de olho na bateria Clean Max 220A da Moura (http://www.bateriaautomotiva.com.br/...220Ah-12MF220-) - o que vcs acham? Aconselham outra?
Este link tá partido, use a tag [URL] (ou botão na barra de ferramentas do editor de posts adicionar links).
fabianobarros85 Escreveu:Por enquanto não temos com instalar uma geração solar/eólica etc, então peço que mantenham o foco nas duas possibilidades: carregar direto na eletricidade de nossa casa (que fica a 2 dias de barco da comunidade mais próxima) e as bicicletas geradoras de energia (sei que são muitas pedaladas, mas isso lá não seria problema, eu garanto...)

Desde já agradeço as respostas, que são para satisfazer muito mais do que minha curiosidade - ajudarão pessoas que simplesmente desconhecem pequenas soluções e confortos com os quais convivemos naturalmente, sem nos darmos conta de como as coisas seriam difíceis se não os tivéssemos.
:D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bem Jmal ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Jorge Rocha »

Estou a ver que vai nascer uma nova academia com "spining" de turnos rotativos. Deste modo nem necessitaria de muita capacidade de baterias.
Boa sorte e bom pedalo!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois !! Vai ter que ser mesmo muita pedalada :shock:
Pelo menos (1) painel solar de (250watts) daria uma bela ajuda :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fabianobarros85
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta nov 15, 2013 3:11 pm

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por fabianobarros85 »

Também já pensei na questão do painel solar - o problema é pagar por essa instalação, que já é cara em qualquer lugar, que fará levar alguém que entende quatro dias de barco pra dentro do rio lá no Pará!

1 - vcs acham possível alguém sem conhecimento técnico instalar um painel desse? Alguém teria aí um manual ensinando a fazer isso ou algum site que explique?

2 - Outra coisa que anda me levantando dúvidas é o alternador - posso usar qualquer alternador de carro entre a bike e a bateria? tenho que observar alguma coisa em relação à amperagem dele?

3 - que tipo de cabo uso pra ligar o alternador à bateria?

Muito obrigado pela ajuda de todos!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas! Desde já queria felicita-lo a si e á sua equipa missionária, que ajuda os outros......

Refente à sua questão de querer (e muito bem) levar eletricidade a comunidades isoladas, que não tem outros meios de a conseguir, e é aí que damos a verdadeira importância às energias alternativas.

Vou ser muito sincero consigo! Um alternador de carro, não é propriamente o mecanismo mais eficiente de conseguir eletricidade, a não ser que seja modificado, (mas aí é outra história) ainda para mais para ser acoplado a uma bicicleta, vai produzir muito pouco. Infelizmente é a realidade.

Agora um painel fotovoltaico, é outra história, numa zona com sol em abundância ainda melhor, o ideal mesmo, seria ter duas fontes de energia, um sistema misto (eolico/solar).

Mas rapidamente, vamos falar só do tal painel, para instalar um pequeno sistema destes, é muito fácil!!

Só tem que ter um painel, de 12v, um controlador, para controlar a carga da bateria, de 12v, e uma bateria. Ligar o painel no controlador, (positivo com positivo) (negativo com negativo), depois ligar o controlador na bateria, sempre respeitando as polaridades! por último, ligar a bateria no inversor, e já temos eletricidade. :)

Convém tb colocar algumas proteções, (painel controlador) (controlador bateria) (bateria inversor) Tipo fusiveis, disjuntores etc.

Abraço, e boa sorte para este projeto...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por serges »

Epa oh Jmal eu numa bicleta elíptica já chego aos 120w em 15 min depois caiu para o lado...

Numa bicicleta tradicional quase atinjo os 135w...

Portanto vou começar a lançar uma ideia de um ginásio sustentável... Iluminação gerada com energia do esforço físico...

Peco desculpa o off topic mas é de louvar a sua missão e por favor abuse dos conhecimentos aqui partilhado e questione...



Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Jorge Rocha »

Realmente o Emanuel Couto tem razão em tudo o que diz!

Neste forum poderá receber todo o apoio para que consiga fazer a instalação.

Se alguém do vosso grupo tiver um pouco de conhecimentos de electricidade, em conjunto com alguma leitura de alguns dos sistemas aqui publicados por utilizadores criativos, poderá em pouco tempo inteirar-se desta pequena instalação!

Umas perguntas:
A tensão da rede desse estado onde moram é de 110V AC ou 230V AC?
E qual preferiam vir a ter?
Para a iluminação poderia utilizar-se lampadas da tensão das baterias e de preferencia em LED, para durar mais e gastar menos.
Em relação ao refrigerador, sabia que existem refrigeradores de corrente continua, podendo até ser ligados quase directamente aos paineis solares?http://www.danfoss.com/Portugal/Busines ... 3a573.html

Ou então, fica algo parecido com o que pretende:
http://www.mbtenergia.com.br/frigosol1.htm
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
fabianobarros85
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta nov 15, 2013 3:11 pm

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por fabianobarros85 »

Muito obrigado pela ajuda de todos! É incrível ver o quanto pode fazer um pouco de solidariedade...

A tensão no Pará é 110V AC (na cidade próxima, pelo menos), que é onde recarregaremos as baterias - a princípio 2 de 240Ah da Freedom.

A bicicleta seria uma alternativa para usos mais simples: recarregar a bateria o suficiente para manter um pequeno som/rádio, uma TV onde apresentamos algumas coisas na casa da missão, recarregar o notebook e telefones etc Quanto ao esforço para pedalar não seria problema, pois várias pessoas se revesariam e o que não falta a esse povo é disponibilidade e prazer em ajudar, ainda mais quando eles veem os resultados - que para nós são pequenos, mas para quem não sabe o que é assistir a TV de repente ver um filme num TV LED de 27" é o mesmo que ir a um cinema 3D.

Quanto ao painel solar, vocês conseguiram despertar meu interesse grandemente, pois achei que o costu fosse imenso pela complicação que imaginava ser a instalação - vi na internet anúncios que vendiam os equipamentos + instalção por 5 mil a 10 mil... então eu e mais outros da equipe poderíamos fazer sozinhos! O que não falta lá é sol - o ano inteiro intenso, seja verão ou inverno... Vou procurar tópicos no forum para me inteirar melhor, se alguém tem algum pra indicar...

1 - Uma dúvida quanto a geração por bicicletas: dá pra interligar duas ou mais bicicletas? Tipo assim: três bicicletas gerando energia e ligadas a um alternador cada uma, que por sua vez estariam ligados a uma única bateria armazenando a energia gerada. É possível? O que interligaria os alternadores a esta única bateria?

Novamente agradeço a todos! Eu e outros amigos estaremos retornando a Almeirim, PA, no início de dezembro, portanto estamos reunindo o máximo de informação que pudermos enquanto estamos no Rio, pois lá no PA a internet nem poderia ser chamada assim...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois, deve ser interessante para vocês, ver ao vivo este contraste entre culturas! De pequenos acessórios que nem damos importância, e nestas comunidades tem um grande relevância, assim como assistir a um programa na tv :)

A respeito do projeto em si!
Contínuo a achar, que a melhor opção seria da energia fotovoltaica, e aposto que lendo tópicos com este sistema aqui no fórum, daqui a uns tempos fica (craque no assunto) :idea:

Relativamente a sua pergunta sobre colocar a produzir várias bicicletas, com os respectivos alternadores!
Sim! Pode colocar tudo em paralelo ligado a uma bateria, ou a duas, as que tiver disponíveis! ligadas com cabos com calibres capazes de satisfazer (sem aquecer) as correntes circulantes.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fabianobarros85
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta nov 15, 2013 3:11 pm

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por fabianobarros85 »

Então é só unir, por exemplo, os três cabos que vêm dos 3 alternadores em um só e esse por sua vez à bateria? Essa união entre eles se faria de alguma forma diferenciada ou é só ligá-los entre si mesmo?


Autor do tópico
fabianobarros85
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta nov 15, 2013 3:11 pm

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por fabianobarros85 »

Emanuel, é muito interessante, sim. Todos nós, se fosse possível, deveríamos ter essa experiência...

Mas, quanto a interligação dos alternadores ainda estou em dúvida (uma dúvida bem básica de um extremo ignorante): como essa interligação é feita, na prática? No exemplo que eu citei, com três alternadores, como os três cabos - um de cada alternador - se ligariam a uma única bateria? Eu colocaria os três diretamente na bateria ou primeiro os interligaria entre si formando um único cabo que iria até a bateria? E, no caso de a última alternativa ser a correta, essa interligação seria feita com algum equipamento específico?

Me desculpem a insistência, mas não encontrei em nenhum outro lugar a disponibilidade e boa vontade que achei aqui em vocês... Mais uma vez, obrigado! Demorei a perceber, mas vocês são portugueses (pelo menos a maioria), certo? É bem legal esse intercâmbio de culturas!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Jorge Rocha »

Neste forum existe um pouco de tudo! Em alguns tópico a quantidade de portugueses é maior, noutros os brasileiros são a maioria, mas o que é fundamental é que todo tenham os mesmos interesses e que lutem pelo mesmo fim, as novas energias!

Em relação às 3 bicicletas com 3 alternadores, eu não recomendo isto, e passo a explicar meu raciocínio:
Com um unico alternador de um automovel se pode gerar uns 70A que equivale a perto de 900W, potencia esta mais do que suficiente para ser repartida por 3 ou 4 pessoas pedalando.

O que mais importante será necessário, é ter duas pessoas, uma que domine a engenharia mecânica e outro a electrotécnica. Claro que existe quem tenha pouco mais da 4ª classe e que tenha os conhecimentos mais que necessários para o fazer. O que conta não é o canudo, mas os conhecimentos adquiridos.

Continuo a achar que fica bem mais simples a compra de painéis solares fotovoltaicos, e o seu investimento também não será muito maior que toda a geringonça entre bicicletas fixas e alternador.

Há alguém, dentro do grupo, que saiba dar uns pingos de solda e fazer uma simples instalação eléctrica?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
A NovaEnergia é um mundo, ... por cá e por aí também!
Já que não vos posso dar mais que palavras...que palavras sejam, estas em : http://www.youtube.com/watch?v=GFgwcktnaWM
Música: Fernando Lopes Graça
Letra: José Gomes Ferreira
.........
Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras do mar
o mundo e os corações
.......
Um grande bem haja a quem vê e colabora! :oops:

BondadeSua

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas Fabiano!
Só agora vi as suas questões!
Achei interessante teres pensado que o (Nova Energia) fosse um fórum Brasileiro, na verdade a língua é a mesma, só mudam algumas palavras e termos, e claro o característico calão brasileiro :)

Olha que já trabalhei muito com brasileiros! E continuo... Há grandes crânios na programação por aí!!
Sem falar no grande mestre da eletrónica, o Professor Braga.

Em relação às suas questões!
Partilho da opinião do Jorge, o melhor era mesmo enveredar por energia fotovoltaica!

Mas tb estou a perceber ( e corrija-me se estiver enganado) que por agora não tem orçamento para comprar o material para um sistema fotovoltaico!
E que a questão das bicicletas e alternadores, seria a solução mais barata, até na sucata daria para arranjar o material!

Agora vou falar em algo (que acho) que nunca falei neste fórum!
Há uns anos atrás a energia elétrica nos Açores tinha muitas falhas, várias noites que ficavamos à luz de velas, pois os cabos não eram como hoje, isolados, e debaixo da terra, era em postes de madeira/betão, sem qualquer isolamento, e quando fazia uma tempestade, lá derrubava um poste, um fio, lá se ia a luz.

Como sempre fui muito curioso em experimentar coisas novas, e na altura, nem se falava em energias alternativas, tive a brilhante idéia de construir um sistema eólico com um alternador de carro para carregar uma bateria, quando não houvesse luz, de modo a poder ligar pelo menos umas lâmpadas de carro a  12v, "daquelas muito económicas" :mrgreen:

Olha! Que aquilo correu tão bem! Cerca de 3 meses depois desisti da idéia, nunca cheguei a carregar a bateria na totalidade!
Era muito complicado, produzir algo de jeito com aquele alternador....
Tb os meus conhecimentos na matéria não eram grande coisa.

Mas já que estás virado para a solução mais barata, (bicicletas/alternadores) deixa-me falar um pouco desta opção!

Um alternador é um componente que (converte) energia cinética em elétrica, por sua vez, transforma corrente alternada, que ele mesmo gera, em corrente contínua.
Acho que deve ser por aí que deriva o nome (alternador) corrente (alterna) ou alternada, mas não tenho paciência de ir pesquisar se o é!

A questão é que o alternador só  atinge a sua tensão nominal a partir das (400/600 rpm), e mesmo com uma boa desmultiplicação, não será fácil manter esta (rpm) pedalando numa bicicleta várias horas seguidas, para manter um fluxo de corrente capaz de fazer uma carga em condições!
Pois podem estar para ali a pedalar, o alternador a girar, e na realidade, não está a carregar nada de jeito! muito diferente deste mesmo alternador estar montado num carro, com uma (rpm) elevada, e o alternador sempre na sua tensão nominal.

De qualquer maneira não te quero demover do processo de gerar energia por esta via! É apenas para não irem com as expectativas muito altas, e depois ficarem decepcionados com os resultados.

Abraços..
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Emanuel Couto »

No meu comentário, disse que era dos (Açores), nem deves saber o que é isto :)
Vivo num arquipélago que é constituído por 9 ilhas, que fazem parte de Portugal continental.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Bicicleta Geradora de Energia + Baterias Estacionárias

Mensagem por Jorge Rocha »

Totalmente de acordo com o Emanuel Couto.

No entanto, caso queiras seguir por aí, lembrei-me que poderia-se fazer como naquelas bicicletas de 2 lugares com pedais, um à frente do outro, interligadas entre si.
O esforço dos dois ciclistas canaliza-se para a roda de trás, e é nessa mesma roda, que se lhe for retirado o pneu, poderá servir de cremalheira de tracção, que dê a continuidade das forças através de uma correia, correia esta que dará para um pinhão pequeno (o que já deverá trazer o alternador).

Posso não me ter explicado muito bem, mas a ideia está lá, basta desenvolver!

Poderia-se criar uns pesos na roda para que esta servisse de acumulador de energia cinética, para estabilizar a rotação, que por sua vez se reflectiria na corrente eléctrica também.

Não devo ter sido o primeiro a ter esta mesma ideia, e isso pouco importa, mas aplica-la sim, seria bem mais feliz para quem o fizera!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”