O meu sistema para auto-consumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por JMLorenzo »

pedrosilva Escreveu:...Os inversores híbridos fazem as funções de vários aparelhos. São off-grid no sentido em que carregam baterias e não necessitam obrigatoriamente de estar ligados à rede e são tie-in no sentido em que vão buscar energia à rede (se houver) quando necessário e acho que não injectam energia na rede. Agora só queria confirmar que na prática os híbridos funcionam como eu acho que eles funcionam :lol:
Boas
Há inversores híbridos off-grid com e sem mppt como diz o pnunes e também hibridos grid-tie (com opção de colocar em off-grid)
Eu optei por um híbrido off-grid sem mppt por duas razões, primeiro o preço que é 3 vezes inferior, depois não necessitam de um campo solar tão grande como os mppt. Entre os 125V em circuito aberto e 50A de carga dá para escolher um campo solar dentro das nossas possibilidades.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por MRider »

Bem esses equipamentos não são uma pequena fortuna ..
São uma grande fortuna :shock: :shock:
Live long and prosper!


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Andei a procura da facturas e aqui vai conta:

6 Paineis Martifer MTS230w ,1856€ ja com iva
Inversores SMA , Sunny Island 2224 + Sunny Boy 1200 , 3256€ já com iva
Seguidor Lorentz Etatrack 1000-30 , 1800€ já com iva
2 Baterias DETA Solar 250Ah , 600€ já com iva
Armario do Seguidor, 250€ já com iva
Cimento, Areia , Brita e Ferro, para as fundações do Seguidor , 350€

TOTAL = 8112€ + Imensos dias de trabalho próprio

Mas como alguém disse aqui no fórum, dá um prazer imenso olhar para isto a funcionar e quando aparece alguém a perguntar como é que aquilo funciona, explicar tudo tintim por tintim.

Não fumo, não bebo, tenho que gastar o dinheiro em alguma coisa, lol lol lol lol .

O próximo passo é o Gerador FuturEnergy 1kW 48v + Windy Boy 1100lv, ando ver se ganho coragem.

Mas antes, tenho de ver se consigo integrar as duas baterias que arranjei em segunda mão no sistema.
Última edição por nunopaulo1975 em domingo ago 18, 2013 3:10 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por MRider »

Pensas exactamente como eu .
E quando se vê os amp a passar também da um gozo.:-)
Só que no meu caso não poderia comprar equipamentos tão caros e investir tanto dinheiro.
Se bem que a qualidade paga se .
Eu tenho de dividir os euros pelas minhas 2 paixões.:-P
Os fotovoltaicos e os veículos eléctricos.

Continua que estou a gostar de seguir o teu projeto.
Live long and prosper!


cmartins
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 08, 2012 4:26 pm

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por cmartins »

Um bom projecto, sem duvida.

Os meus parabens.


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Cabul »

Muito, bom.

Dá para comparar com os diversos sistemas disponíveis aqui no fórum.
Penso que a maior parte do pessoal gostaria de ter tudo tip-top, mas os €€€€€€€€€€€€ travam a coisa.
No meu caso, vou fazendo todo o equipamento que é possível bricolar. Também dá gosto desenhar, passar para as board, montar e ver que funciona.

Sol e vento


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Abri um tópico sobre baterias em paralelo.

Agradeço as vossas ideias.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Esteves »

nunopaulo1975 Escreveu:Abri um tópico sobre baterias em paralelo.

Agradeço as vossas ideias.
Mas se o tópico é relacionado com este projeto porque não ficou neste mesmo tópico!!!!
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Olá pessoal, peço desculpa pela ausência, mas tive um problema de saude e tive que ser operado.

Abri um tópico sobre as baterias porque pensei que fosse gerar mais comentários e não seria sobre este tópico.

No entanto pouca gente comentou a minha ideia inicial.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por MRider »

As melhoras
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

Antes de mais as melhoras para o nunopaulo1975.

Eu tambem tenho um sistema para autoconsumo, mas o oposto do Nuno, para mim tinha que funcionar bem e ser o mais barato possivel, pois sempre fiz as contas para a amortização com o valores actuais da energia.

Sendo assim tenho dois conjuntos que perfazem 1400W repartidos por dois GTI de 500W cada a 12V. Posso dizer que funcionam bem, so tive de substituir um mosfet a um dos GTI porque levou com 380V no lado AC, e dentro dos rendimentos esperados, alem do mais como tenho contador analogico, nem teria muito que me preocupar com não o fazer andar para traz. Mas a verdade é que me preocupa, simplesmente não gosto.

Como não gosto, ando a maquinar uma forma de estabelecer uma especie de bufer que me permita não fazer o contador andar para traz. A ideia é a seguinte:

A ligação do GTI fica exactamente como esta, a injectar na rede de casa toda a corrente que recebe na parte DC. Na parte DC, iria por um controlador de carga, que pudesse comandar para dar prioridade ao carregamento da bateria, ou para a alimentação do inversor, de acordo com o que a casa estivesse a consumir. Para isso iria ligar uma bobine de corrente na entrada da casa (conseguiria assim determinar o sentido e intensidade da corrente), controlada pelo servidor que ja la tenho (rapberry pi), e que iria mandar a informação para controlar o controlador de carga a outro servido a implementar na area onde tenho os inversores.

Desta forma o contador não iria andar para traz, e iria fazer os inversores trabalhar mesmo durante a noite quando os paineis não lhe fornecem energia.

Sugestões e criticas são bem vindos. Por exemplo ja estou a ver um problema, a bateria faz o pico de voltagem por volta do 14V e o inversor começa a funcionar a partir dos 14V, para isso ja tinha que fazer um sistema de 24V com regulador de voltagem para os inversores. Outro problema seria encontrar um controlador de carga que consegui-se controlar da forma pretendida e a a um preço o mais baixo possivel (ainda não encontrei nenhum). Outro problema, tinham que ser dois controladores, um para cada inversor, e tambem porque quanto maior a amperagem mais caro ficam, e para um total de 1400W ja são uns aperes, que seja a 12V ou 24V.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Obrigado pelos desejos de rápidas melhoras, está tudo a correr bem.

A sua ideia, também já foi a minha, comecei na energia fotovoltaica com essa ideia.
No entanto cheguei á conclusão que embora seja exequível, implica combinar diversos equipamentos, que por vezes não são 100% compatíveis e quando encontramos equipamentos compatíveis os preços estão fora do nosso alcance.
Por vezes também temos de "inventar" e embora eu seja um tipo engenhoso, optei por uma solução já testada e fiável.

Por trabalhar na industria e estar ligado á manutenção eléctrica, sei que o "barato" sai "caro" e as soluções criadas em cima do joelho também não são de considerar.

No entanto, a opção foi minha, cada um sabe de si.

Quando andei com essas ideias o que eu aprendi, foi o seguinte:
Necessitamos de um controlador de baterias que faça o seguinte:
Contabilize a corrente que entra e sai da bateria, sabendo a capacidade da bateria, pois não é só pela tensão que sabemos que uma bateria está carregada ou não e tenha contactos (relés) programáveis que possamos usar para saber o estado da carga da bateria.
Necessitamos de um sensor de nos indique o sentido e o valor da corrente AC.
Necessitamos de um controlador (programável tipo PLC) onde ligar o controlador da bateria e esse sensor de corrente, para poder saber se estamos a injectar na rede e podermos ligar/desligar os inversores.

O sensor da corrente é fácil de encontrar, qualquer "TI" ou sensor de efeito de HALL, serve.
O (PLC) também é fácil de encontrar, qualquer "ZELIO" ou "SIEMENS LOGO" ou "SIEMENS S7-200" serve.
A ligação do sensor de corrente ao PLC é que não é directo, tem que se usar um "conversor" porque cada um fala a sua língua, também é fácil de encontrar, embora os preços andem pelos 150/200.

O controlador de baterias que faça o que eu queria, não encontrei.
O motivo que me levou a querer um controlador "inteligente" é o seguinte :
Num sistema desses, vamos exigir muito das baterias, pois vamos "gastar" um ciclo de carga/descarga por dia e caso a profundidade de descarga seja elevada ou a carga não seja suficiente, vamos encurtar a vida útil da bateria.


Espero ter contribuído, com algo de útil.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

O sensor da corrente é fácil de encontrar, qualquer "TI" ou sensor de efeito de HALL, serve.
O (PLC) também é fácil de encontrar, qualquer "ZELIO" ou "SIEMENS LOGO" ou "SIEMENS S7-200" serve.
A ligação do sensor de corrente ao PLC é que não é directo, tem que se usar um "conversor" porque cada um fala a sua língua, também é fácil de encontrar, embora os preços andem pelos 150/200.
Bem aqui se nota que realmente trabalha com electronica industrial. È logo robusto e fiavel, se possivel com profibus a mistura para conectar os PLC's, mas isso é muito profissional para mim, embora saiba bem o que isso é, so aprender a configurar isso, e ter a subsequentes ferramentas, alem dos custos do material, mais me valia copiar integralmente o seu sistema. :D

Quanto a controladores, e sensores, estou a falar de coisas mais basicas mas não menos versateis tipo arduino, acoplado a servidor raspberry pi, que custão bem menos que isso e posso por-los a comunicar na rede interna sem problemas. Alias ja os uso para outras tarefas, por isso era so aproveitar o seu potencia para mais uma.

No que toca ao ciclo das baterias, a solução que encontro é ter mesmo um controlador de carga de forma a fazer a gestão apropriada dos ciclos de carga e descarga da bateria, mesmo sabendo que vou ter o equivalente a um ciclo de carga descarga por dia, mas tambem vou necessitar de uma capacidade relativamente pequena, visto tratar-se de um buffer que me vai estabilizar a produção.
Ha um modelo da Steca que ja traz outputs com comando por rele interno, mas o pretendido não era bem isso, era mais variar a intensidade de saida entre 0 e o maximo de modo a modular com as necessidades da instalação, pois se escolhe-se uma logica de deligar e ligar consoante a direcção da corrente, mesmo com delay iria andar em ciclos on e off prejudiciais ao material e a instalação. Como poderei fazer isso e ao mesmo tempo ajustar a voltagem, sem grandes perdas?

Obrigado!!
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Os "Grid Tie Inverter" não conseguem ajustar a potencia de saida (AC), porque eles não foram concebidos para isso.
Uma possivel maneira de se conseguir, será variar a corrente DC na entrada do inversor, mas isso não é facil de fazer.
Para se fazer isso, teria de usar um "DC/DC Converter" que tivesse uma entrada de sinal analogico, tipo 0-10v ou algo parecido, para poder usar o arduino para controlar esse "DC/DC converter".
Esse "DC/DC Converter" seria instalado entre as baterias e o "Grid Tie Inverter".

A outra grande dificuldade prende-se com a medição do sentido da corrente em AC e o seu valor.
Os "TI's" facilmente nos dizem isso, pois são bidireccionais.
Os conversores que se ligam aos "TI's" é que não são bidireccionais , eles dizem-nos o valor da corrente , mas não o sentido.
Ainda não descobri como "ler" o sentido da corrente, para usar esse sinal para controle do sistema.

Se conseguir resolver estes problemas, vai conseguir concretizar o seu projecto.

Caso contrario vai ter que usar inversores "Off-Grid", contactores de by-pass e fazer o controle do sistema pela tensão da bateria.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

Concordo, é uma boa observação.
Direccionalidade, pode ser possivel de varias maneiras, quer seja para alem da bobine a conjugação com outro sensor, se tal não for pratico nem barato não ha como medir a velocidade, e sentido da roda de um contador, e calibrar essa velocidade e sentido para comandar o conversor DC DC.

Para mim o conversor DC DC é até agora a parte que mais me faz especie, pois não me parece que va encontrar nada acessivel, e controlavel com as caracteristica de que necessito, mas é uma questão de ir procurando.

Obrigado.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Já consegui descobrir que existem uns chip's que utilizam o efeito de Hall, para medir o valor e o sentido da corrente electrica.

Aparentemente, esses chips são alimentados com 5V DC e depois eles devolvem "X" milivolts por ampere, sendo 2.5V = zero amperes.
Assim se o valor for superior a 2.5V a corrente flui num sentido, se for inferior a 2.5V a corrente flui no sentido contrario.

Creio que assim é possivel usar em conjunto com o arduino, como pretende.

Pesquise no google com ACS712.
Há modulos á venda no EBAY para 5A, 20A e 30A.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

Já consegui descobrir que existem uns chip's que utilizam o efeito de Hall, para medir o valor e o sentido da corrente electrica.

Aparentemente, esses chips são alimentados com 5V DC e depois eles devolvem "X" milivolts por ampere, sendo 2.5V = zero amperes.
Assim se o valor for superior a 2.5V a corrente flui num sentido, se for inferior a 2.5V a corrente flui no sentido contrario.
:D

Obrigado! Parecem-me bem, estive a ver as especificações e adapta-se ao pretendido.
O unico problema agora é mesmo um conversor DC-DC que se adapte ao proposito.
Entretanto fiz um pequeno esquema do que se pretende fazer e pus em anexo.
Anexos
projecto.pdf
(136.23 KiB) Transferido 764 vezes
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

O sensor de efeito de HALL (ACS712) não pode ser colocado como voçe tem no esquema.

O sensor deve ser colocado de modo a medir só a corrente que possa entrar/sair da E.D.P.
Deste modo voçe consegue saber se está a injectar na rede ou a consumir da rede e qual o valor da corrente.

Assim poderá modular o "Conversor DC/DC" para alimentar o inversor com a quantidade de energia estritamente necessária.

Como ainda nao encontrei nenhum "Conversor DC/DC" que faça o que se pretende, não sei se será possivel continuar esse projecto.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

O sensor deve ser colocado de modo a medir só a corrente que possa entrar/sair da E.D.P.
Deste modo voçe consegue saber se está a injectar na rede ou a consumir da rede e qual o valor da corrente.
Sim isso esta claro, eu é que não fui claro no esquema. :D

Quanto ao controlador DC-DC, tambem não encontro nada, que se adapte. Uma ideia era ter um controlador DC-DC para passar dos 12 a 13V da bateria para os 16 a 17V de que necessito no inversor, e depois arranjar um tipo de regulador de intensidade, que pudesse controlar, entre 0 e 30A ja que a 17V e 500W da cerca de 30A. Tenho andado a procura mas ainda não encontrei nada que se adequa-se.

Pode demorar tempo mas não vejo nenhum impedimento técnico para conseguir levar avante tal projecto, é so preciso encontrar a solução mais em conta e pratica.

Vejo neste tipo de projecto uma maneira de ultrapassar a limitação de que são alvo os GTI's quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista legal. Eu pelo menos se conseguir por isto a funcionar ponho mais um conjunto de 700W.
Ah e mais uma coisa, nestes dias de calor tenho visto que o redimento dos paineis decresce bastante, alias dramaticamente. Uma das funções que poderia implementar era instalar um conjunto de microaspersores para ir reduzindo a temperatura dos paineis e aumentar assim a produção.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Eu penso que seria mais fácil desta maneira:

Usando baterias em serie (24V), dispensa o Conversor DC/DC para elevar tensão.
Os micro-inversores (Enecsys) que já tive em funcionamento trabalhavam entre 23 e 35.

Concebendo o sistema deste modo:

Painel Solar ---> Carregador Baterias ---> Bateria |---> Inversor GTI 1 ---> Contactor 1
|---> Inversor GTI 2 ---> Contactor 2
|---> Inversor GTI 3 ---> Contactor 3

O ACS712 para medir o sentido do fluxo e o valor da corrente (AC) entre a casa e a E.D.P.
O Arduino irá usar a informação do ACS712 para ligar e desligar os contactores que permitem os inversores funcionar ou não.

Será um sistema tipo "Step-by-Step", que será muito fácil de controlar.

A questão dos micro-aspersores, é uma boa ideia baixar a temperatura dos painéis, pois eles trabalham melhor.

Primeira consideração, usar agua desmineralizada ou na impossibilidade usar um produto para impedir a fixação do calcário no vidro, também pode fazer a refrigeração pelo lado inferior dos painéis como alternativa, embora seja menos eficaz.

Segunda consideração, evitar o choque térmico, se possível ter o sistema em funcionamento em continuo ou com intervalos de paragem muito curtos.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”