O meu sistema para auto-consumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Já vi que temos negócio ;)
Se a moradia do Nuno for favorável ao eólico :?:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por CrOhN »

Esteves Escreveu: Mas é assim mesmo Emanuel Couto, já falei dezenas de vezes isso aqui no fórum, um gerador eólico só é rentável onde tenha muito vento e constante, fora isso é um artefacto que fica ali para embelezar um sistema de autoconsumo.
Eu arrisco mesmo a dizer que se contam pelos dedos os sitios que poderão ter algum potencial eolico.

Basta ver estes dias de lestes fortes. Instalando-se a inversão, passa tudo por cima. Se fosse rentável, podem ter a certeza que já tinhamos eólicas espalhadas por todo o lado, e não só nas montanhas. Mesmo pondo a questão do ruido, existem muitos KM2 de terrenos sem uma casa por perto.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Esteves »

CrOhN Escreveu:
Esteves Escreveu: Mas é assim mesmo Emanuel Couto, já falei dezenas de vezes isso aqui no fórum, um gerador eólico só é rentável onde tenha muito vento e constante, fora isso é um artefacto que fica ali para embelezar um sistema de autoconsumo.
Eu arrisco mesmo a dizer que se contam pelos dedos os sitios que poderão ter algum potencial eolico.

Basta ver estes dias de lestes fortes. Instalando-se a inversão, passa tudo por cima. Se fosse rentável, podem ter a certeza que já tinhamos eólicas espalhadas por todo o lado, e não só nas montanhas. Mesmo pondo a questão do ruido, existem muitos KM2 de terrenos sem uma casa por perto.
CrOhN, já disse em outro tópico, temos aqui um user no fórum que tem um igual ao meu julgo que é na zona da Lourinhã, e ele diz que lá é bem rentável diz ter médias de 15 a 20 amperes, aliás já não tem conta as vezes que ele repara o controlador, o mesmo aconteceu com o meu, são reguladores de 750W e o gerador com rajadas de vento chega atingir os 1200W, o artista da agges diz que é a quele o aconselhado e não é verdade, o meu foi lá 3 vezes por ter queimado as pontes retificadoras, acabei por desistir do controlador.
Como já disse onde houver vento constante é um bom gerador, tem uma secção de bobinagem muito boa.
Só justifica quem estiver numa boa zona de vento fora isso é como dizes: (Eu arrisco mesmo a dizer que se contam pelos dedos os sítios que poderão ter algum potencial eólico.)
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Olá pessoal, andei um bocado ausente por causa da colheita da azeitona.

O meu principal problema acerca dos geradores eolicos, prende-se com o facto de eu necessitar de utilizar um inversor da marca SMA para "casar" com o meu sistema e os inversores de baixa tensão de entrada (Windy Boy 1100 Low Voltage) serem estupidamente caros.

O Pnunes ficou de ver se conseguia um preço "especial", vamos ver se se consegue alguma coisa.

Caso contrario tenho mesmo de ir para um gerador eolico que produza acima de 100V, pois é a tensão minima que os inversores SMA aceitam.

Ou então construir um transformador trifasico elevador de tensão (tipo 24 -> 200), mas ai as perdas vão ser consideraveis.

Se conseguir um Windy Boy 1100 Low Voltage, a um preço acessivel até ficava com o gerador do Esteves.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois! construir um transformador trifasico elevador de tensão não será muito boa idéia!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Esteves »

Pelo que li o Windy Boy WB 1100LV vai 21 V aos 60 V, muito bom, já era fácil arranjares o eólico.

Mas se o @pnunes disse que arranjava uma cotação aceitável é porque anda a ver onde está a melhor cotação, hummmm ele pode demorar mas não falha.

Mas antes de comprares seja qual for o gerador eólico compra antes um anemómetro e testa ai vários sítios onde possas a vir colocar o gerador.

Atenção que meia dúzia de metros faz muita diferença.

Eu antes de lhe fazer a manutenção estava +/- a 16 metros e andava muito mais que agora que está a 11 metros, um eólico é preciso escolher bem o sitio para o montar, caso contrario e só para enfeitar.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

A minha casa fica num sitio, que quando há vento, há vento e não tenho obstaculos há minha volta, nem arvores nem outras casas.

A percepcão que tenho é de que quando há sol, não há vento e quando não tenho sol, tenho vento, nomeadamente no inverno.

Assim penso que o eolico poderá trabalhar em conjunto com o fotovoltaico, cada um produzindo nas alturas proprias de modo a manter a auto-suficiencia.

Tenho 1380W em fotovoltaico e desde que haja sol, estou o dia todo desligado da E#P, creio que com o eolico vou conseguir mais algumas horas de independencia durante o ano.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por accoelho »

um grande projecto e umas boas dicas e promenores.


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Finalmente comecei a dar uso a duas baterias usadas (1 ano de uso) que me arranjaram.
São baterias autosil 12v 200Ah, estiveram á carga durante este tempo todo (desde junho) ligadas a um carregador Ctek, pois ainda não tinha encontrado um contactor de potencia em condições para a aplicação que tinha em mente.

Vou fazer um breve resumo do funcionamento do meu sistema para que se perceba qual a minha ideia.
O meu sistema é composto por um Sunny Boy 1200 ligado a 6 paineis 230w, ligado á rede electrica da minha casa.
Entre a rede publica e a minha casa tenho um Sunny Island ligado a 2 baterias que comprei novas na altura.
Por regra, a minha casa está sempre ligada á rede publica por intermédio de um contactor existente dentro do Sunny Island.
O Sunny Boy entrega á rede toda a energia disponivel nos paineis.
Tenho o Sunny Island programado para não deixar passar energia do lado da minha casa para a rede publica (potencia=60w, tempo=3segundos), quando acontece esta situação, ele desliga o contactor interno (durante 20 minutos), ficando a minha casa desligada da rede publica.
Fico com a casa a ser alimentada pelo inversor dos paineis e pelas baterias caso seja necessário.
Aqui entra em ação o modo de regulação de potencia do sistema, o Sunny Island aumenta/diminui a frequencia da rede electrica dentro da minha casa, de modo a que o Sunny Boy só entregue a potencia necessária aos consumos existentes. (aqui existe um desperdicio de energia, pois ela está disponivel nos paineis, mas não é convertida para AC, pois não há consumo que justifique, futuramente vou avançar no sentido de poder usar alguma desta energia).

No fim dos 20 minutos o Sunny Island restabelece a ligação á rede publica e volta tudo ao inicio.
--//--
Durante o dia até podia aumentar o tempo de intervalo entre as ligações á rede publica, mas ao fim do dia, corria o risco de ficar a gastar das baterias e atingir niveis de descarga que não quero e depois quando o Sunny Island restabelece a ligação á rede publica, ele vai sempre manter a carga nas baterias.
Resumindo, se aumentar o tempo de intervalo, não ganho nada, pois estou a gastar das baterias, mas depois o sistema vai carregar a partir da rede publica. (não existem menus para impedir isso)
Então pensei, em criar dois bancos de baterias, um "normal" que está sempre ligado ao sistema, e outro "fantasma" que só está ligado ao sistema enquanto o sistema estiver fora da rede publica.
Assim posso usar um banco "normal" com pouca capacidade e um banco "fantasma" com maior capacidade.
Como o Sunny Island tem dois relés programaveis com diversas situações e alarmes, usei a situação "Grid On" (ligado á rede) para ligar ou desligar o tal contactor de potencia para ligar o banco de baterias "fantasma" ao sistema.

Agora, cada vez que o sistema desliga a rede publica, liga o contactor de potencia e fico com o dobro da capacidade em baterias, quando acaba o tempo (20 minutos) e a rede publica entra, o banco das baterias "fantasma" é posto fora de serviço.
Assim a descarga das baterias é repartida pelos dois bancos e quase não carrega ao fim do dia, quando está ligado á rede publica.

O contactor é um Siemens 3TF 54, em corrente continua (24v) dá para 300ampere, penso que será suficiente, pois a corrente nominal do inversor é de 100ampere.

Depois meto aqui uma fotos para o pessoal ver.

nota:Este sistema (SMA) é um bocado esquesito/complicado, é pena faltar alguns menus para se poder programar o sistema á nossa medida, mas em compensação é extremamente estável.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por visitante1 »

Bastante profissional esse sistema
Por acaso tenho um colega que tem um assim parecido, no caso dele o desperdicio de energia é altissimo porque só utiliza a casa ao fim de semana e não é sempre.
Tem ainda um apoio hidrico que acho nunca funcionou lá grande coisa.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Tomara eu ter uma linha de água com caudal e queda para poder instalar uma micro hidrica, isso era a cereja em cima do bolo.

pnunes:
Chegou a obter o preço para o tal inversor ?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por visitante1 »

nunopaulo1975 Escreveu:Tomara eu ter uma linha de água com caudal e queda para poder instalar uma micro hidrica, isso era a cereja em cima do bolo.

pnunes:
Chegou a obter o preço para o tal inversor ?
Estou a depender de terceiros e infelizmente estão a falhar, isto no intuito de ter um preço que se possa considerar razoável... os preços que tive até agora noutros contactos nem vale a pena falar neles.
Peço desculpa pela demora.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

nunopaulo1975 Escreveu:Finalmente comecei a dar uso a duas baterias usadas (1 ano de uso) que me arranjaram.
São baterias autosil 12v 200Ah, estiveram á carga durante este tempo todo (desde junho) ligadas a um carregador Ctek, pois ainda não tinha encontrado um contactor de potencia em condições para a aplicação que tinha em mente.

Vou fazer um breve resumo do funcionamento do meu sistema para que se perceba qual a minha ideia.
O meu sistema é composto por um Sunny Boy 1200 ligado a 6 paineis 230w, ligado á rede electrica da minha casa.
Entre a rede publica e a minha casa tenho um Sunny Island ligado a 2 baterias que comprei novas na altura.
Por regra, a minha casa está sempre ligada á rede publica por intermédio de um contactor existente dentro do Sunny Island.
O Sunny Boy entrega á rede toda a energia disponivel nos paineis.
Tenho o Sunny Island programado para não deixar passar energia do lado da minha casa para a rede publica (potencia=60w, tempo=3segundos), quando acontece esta situação, ele desliga o contactor interno (durante 20 minutos), ficando a minha casa desligada da rede publica.
Fico com a casa a ser alimentada pelo inversor dos paineis e pelas baterias caso seja necessário.
Aqui entra em ação o modo de regulação de potencia do sistema, o Sunny Island aumenta/diminui a frequencia da rede electrica dentro da minha casa, de modo a que o Sunny Boy só entregue a potencia necessária aos consumos existentes. (aqui existe um desperdicio de energia, pois ela está disponivel nos paineis, mas não é convertida para AC, pois não há consumo que justifique, futuramente vou avançar no sentido de poder usar alguma desta energia).

No fim dos 20 minutos o Sunny Island restabelece a ligação á rede publica e volta tudo ao inicio.
--//--
Durante o dia até podia aumentar o tempo de intervalo entre as ligações á rede publica, mas ao fim do dia, corria o risco de ficar a gastar das baterias e atingir niveis de descarga que não quero e depois quando o Sunny Island restabelece a ligação á rede publica, ele vai sempre manter a carga nas baterias.
Resumindo, se aumentar o tempo de intervalo, não ganho nada, pois estou a gastar das baterias, mas depois o sistema vai carregar a partir da rede publica. (não existem menus para impedir isso)
Então pensei, em criar dois bancos de baterias, um "normal" que está sempre ligado ao sistema, e outro "fantasma" que só está ligado ao sistema enquanto o sistema estiver fora da rede publica.
Assim posso usar um banco "normal" com pouca capacidade e um banco "fantasma" com maior capacidade.
Como o Sunny Island tem dois relés programaveis com diversas situações e alarmes, usei a situação "Grid On" (ligado á rede) para ligar ou desligar o tal contactor de potencia para ligar o banco de baterias "fantasma" ao sistema.

Agora, cada vez que o sistema desliga a rede publica, liga o contactor de potencia e fico com o dobro da capacidade em baterias, quando acaba o tempo (20 minutos) e a rede publica entra, o banco das baterias "fantasma" é posto fora de serviço.
Assim a descarga das baterias é repartida pelos dois bancos e quase não carrega ao fim do dia, quando está ligado á rede publica.

O contactor é um Siemens 3TF 54, em corrente continua (24v) dá para 300ampere, penso que será suficiente, pois a corrente nominal do inversor é de 100ampere.

Depois meto aqui uma fotos para o pessoal ver.

nota:Este sistema (SMA) é um bocado esquesito/complicado, é pena faltar alguns menus para se poder programar o sistema á nossa medida, mas em compensação é extremamente estável.

Boas Nuno!

Podia armar-me em esperto e opinar isto e aquilo...... mas a verdade é que o teu sistema é um pouco complexo para quem está por fora, e não vai ser três minutos de leitura que vai dar para perceber!
Mas sim estudar com calma todas as ligações, parâmetros dos inversores, etc.

Faz da maneira que achares melhor!
Porque estás por dentro da coisa, e se não souberes, dificilmente nós vamos saber.

Continua......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Respondendo ao pnunes, agradeço a sua dedicação, pois quando estamos dependentes de terceiros, é difícil responder ás solicitações.
Força com o novo projecto e o aumento de potencia.


Emanuel, o sistema já está em funcionamento com os dois bancos de baterias, o "normal" e o "fantasma", agora vamos ver como se comporta.
Continua com esse seguidor, que está a ficar brutal.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado Nuno ;)
Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Dr. Engenhocas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 31, 2012 10:39 am

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Dr. Engenhocas »

txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ? ;)
Boas energias;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Dr. Engenhocas Escreveu:txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ? ;)
Não percebi o que se passou :?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Dr. Engenhocas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 31, 2012 10:39 am

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Dr. Engenhocas »

Emanuel Couto Escreveu:
Dr. Engenhocas Escreveu:txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ? ;)
Não percebi o que se passou :?


Pois! NEM EU perceb(i)o!!! :? :?

Li e corrigi o post dos erros encontrados, depois enviei e apareceu aquela mensagem tipica ou seja qualquer coisa como isto " (...) aguarda aprovação..."

o post apenas explicava o sistema que uso, o investimento e os valores obtidos ao longo mês e ano. Sintetizei-o ao máximo para não ficar muito extenso e "enfadonho" e O texto nem sequer se aproximou do Maximo de caracteres admitido.
Algo se passou certamente e com toda a honestidade já não tenho paxorra para escrever tudo outra vez.
Este tipo de situações acontecem, uma vez por outra principalmente nos fóruns onde as mensagens/respostas são sugeitas a aprovação antes de serem publicadas...alias esta opção corta um pouco o dialogo nas perguntas/respostas logo de imediato**.

ps: ** isto é apenas e só a minha opinião

Post enviado às 23:34'
Boas energias;)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por visitante1 »

nunopaulo1975 Escreveu:Respondendo ao pnunes, agradeço a sua dedicação, pois quando estamos dependentes de terceiros, é difícil responder ás solicitações.
Força com o novo projecto e o aumento de potencia.


Emanuel, o sistema já está em funcionamento com os dois bancos de baterias, o "normal" e o "fantasma", agora vamos ver como se comporta.
Continua com esse seguidor, que está a ficar brutal.
Viva nunopaulo1975,
depois de muito tempo á espera já há respostas...negativas...
o inversor já não se comercializa, procurou-se na rede de distribuidores SMA com a indicação deles proprios, no entanto a resposta foi nula, não se comercializa.
A indicação inicial que se arranjava com preços exorbitantes não se confirma... a não ser que haja alguma loja que ainda o tenha.

Chegas-te a ter preços e garantia de entrega de alguem???
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por CrOhN »

Dr. Engenhocas Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
Dr. Engenhocas Escreveu:txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ? ;)
Não percebi o que se passou :?


Pois! NEM EU perceb(i)o!!! :? :?

Li e corrigi o post dos erros encontrados, depois enviei e apareceu aquela mensagem tipica ou seja qualquer coisa como isto " (...) aguarda aprovação..."

o post apenas explicava o sistema que uso, o investimento e os valores obtidos ao longo mês e ano. Sintetizei-o ao máximo para não ficar muito extenso e "enfadonho" e O texto nem sequer se aproximou do Maximo de caracteres admitido.
Algo se passou certamente e com toda a honestidade já não tenho paxorra para escrever tudo outra vez.
Este tipo de situações acontecem, uma vez por outra principalmente nos fóruns onde as mensagens/respostas são sugeitas a aprovação antes de serem publicadas...alias esta opção corta um pouco o dialogo nas perguntas/respostas logo de imediato**.

ps: ** isto é apenas e só a minha opinião

Post enviado às 23:34'
Lazarus add on??

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”