O meu sistema para auto-consumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

O sistema é bom, mas tudo no sistema é em grande, muito grande, com custo de arrepiar, por isso tem que ir muito devagar.

Realmente a voltagem de inicio é alta, mas também para um sistema destes, entre 10 e 12 painéis por string são bem necessários, e úteis pois o objectivo é mesmo captar a maior quantidade possível de energia solar. Este ano no verão com 2200W em GTI consegui suprir cerca de 75% das necessidades, mas como com um sistema destes há mais perdas, os cerca de 2700W até são curtos, mas para começar esta bem, e tenho sempre possibilidade de expansão até 5700W DC, o que com o futuro aumento previsto de consumo de electricidade na minha casa em detrimento de outras energias, me parece razoável.

A questão não era acerca da comunicação entre inversores, pois essa já entendi bem o seu funcionamento, mas sim entre o SB e o computador para ajustar os paramentos e possível monitorização, penso que a placa SMA RS 485 PB-SMC-NR com o respectivo adaptador para USB que já tenho funciona da mesma forma que por Bluetooth. Essa é a minha duvida neste momento.

Quanto as baterias o plano é fazer um bloco de cerca de 200A C100, e depois logo se ve, pois por enquanto posso ainda usar a rede como armazenamento, por isso é que perguntei se dava para deixar fluir para a rede quando houver excesso de produção. Assim posso limitar a descarga das baterias, sem perder o melhor dos dois mundos e aumentar em muito a longevidade das baterias.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:
nunopaulo1975 Escreveu:Durante o dia carrega baterias e a noite descarrega, se a capacidade desder abaixo de 80% comuta as cargas para a rede pública, entretanto ainda não desceu abaixo de 95%.
Viva Nuno!
Não percebi o que dizes acima, só fazes descargas de (20%) (5%) nas baterias!?

Abraço.
Se eu fizesse isso no meu, as baterias estariam só em float. Já deu para perceber, neste meio ano de operação que a absorção das baterias só chega a cerca de 80 -90% das baterias, o resto é dado a seguir com baixa corrente e durante mais tempo.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

CrOhN Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
nunopaulo1975 Escreveu:Durante o dia carrega baterias e a noite descarrega, se a capacidade desder abaixo de 80% comuta as cargas para a rede pública, entretanto ainda não desceu abaixo de 95%.
Viva Nuno!
Não percebi o que dizes acima, só fazes descargas de (20%) (5%) nas baterias!?

Abraço.
Se eu fizesse isso no meu, as baterias estariam só em float. Já deu para perceber, neste meio ano de operação que a absorção das baterias só chega a cerca de 80 -90% das baterias, o resto é dado a seguir com baixa corrente e durante mais tempo.
Pois por isso mesmo é que considero interessante escoar para a rede o excedente quando há excesso de producção.
Eu no seu caso, e apoiado esta claro pela nova lei arranjava uma forma de fazer um bypass automatico de 1500W dos painéis que tem para um GTI, e injectar na rede, os restantes ficavam a tratar de carregar as baterias até ao fim.
Com o sistema SMA pelos vistos parece ser mais simples, é só uma questão de parametrizar.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Se eu fizesse isso no meu, as baterias estariam só em float. Já deu para perceber, neste meio ano de operação que a absorção das baterias só chega a cerca de 80 -90% das baterias, o resto é dado a seguir com baixa corrente e durante mais tempo.
Exactamente CrOhN!
Na verdade, nem chega aos (80%)...!! Para completar a carga, vai ser necessário ((mesmo muito mais tempo)) tanto tempo que as baterias nuncam ficam realmente a (100%) de carga, derivado ao tempo de ciclo diário.

A não ser! que a pessoa faça descargas mesmo (muito reduzidas)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Sim Emanuel, tenho o sistema configurado para descarregar até 80% de carga, ou seja descargas de 20% e depois comutar para a rede pública.
Resolvi o problema do diferencial com uns relés temporizados, a comutação é feita com 1 segundo de intervalo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Nuno! Tens baterias para (15) anos :)

Ainda bem que resolveste o tal problema de que falamos.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

mda Escreveu:
CrOhN Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Viva Nuno!
Não percebi o que dizes acima, só fazes descargas de (20%) (5%) nas baterias!?

Abraço.
Se eu fizesse isso no meu, as baterias estariam só em float. Já deu para perceber, neste meio ano de operação que a absorção das baterias só chega a cerca de 80 -90% das baterias, o resto é dado a seguir com baixa corrente e durante mais tempo.
Pois por isso mesmo é que considero interessante escoar para a rede o excedente quando há excesso de producção.
Eu no seu caso, e apoiado esta claro pela nova lei arranjava uma forma de fazer um bypass automatico de 1500W dos painéis que tem para um GTI, e injectar na rede, os restantes ficavam a tratar de carregar as baterias até ao fim.
Com o sistema SMA pelos vistos parece ser mais simples, é só uma questão de parametrizar.
Eu tenho um módulo de comunicação rs485 para o sunny boy e um conversor rs485/usb mas nunca consegui ligar o PC ao sunny boy, nunca percebi qual o problema.

Essa capacidade de 200ah C100 parece me reduzida.

Atenção que o sunny island não permite ajustar a quantidade de potência instantanea que passa para a rede pública.
O que ele faz é monitorizar a potência instantânea que passa e quando atingir um determinado valor, abre o contactor interno e fica isolado da rede durante X minutos.

Desculpa não ter respondido mais rápido. Mas tenho andado ocupado com muito trabalho.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por mda »

Bem!
Vamos por partes, a ligação de comunicações faz-se usando uma RJ45 directamente no inversor, e depois ou se liga directamente numa rs485, ou se termina em RJ45, e se arranja um adaptador especifico para rs485. Penso que o possível problemas estará nesta ligação, pois como estamos no fundo a fazer ligação computador-computador, temos que cruzar a rede num destes adaptadores, ou no cabo de rede, so assim temos tx-rx e tx-rx respectivamente o que vai possibilitar a comunicação. Pelo menos é o erro mais comum que encontro sempre que lido com esse tipo de ligações. Quando tiver tempo experimente.

A capacidade não é grande, concordo, mas 200A 48V são sempre 9.6KW no total, e para uma descarga de 20% tenho sempre uns 1.9kw disponíveis, o que se adequa aos consumos que tenho quando já não há sol, e como pretendo escoar o excesso para a rede, a partir desse ponto faço o bypass para a rede. Para 250A ja são 12KW, e 2.4KW respectivamente. No inverno a coisa complica-se, mas para esse caso já ando com mais planos, mas ainda tenho que resolver muita coisa até chegar la. Depois há sempre a possibilidade de aumentar ao banco de baterias, com fez.

Então basta desactivar essa função e deixar passar sempre para a rede publica. Nesse caso tenho que colocar um contactor que me isole da rede publica sempre, que houver falha da mesma, para não sobrecarregar nada e garantir a respectiva segurança.

E pronto já fiz mais uma asneira e já tenho o SMC5000 que se vai juntar ao SI5048 que já tinha, agora ainda faltam bastantes coisas, para começar a montar o sistema, mas já se esta a compor. Provavelmente vou por o SMC5000 a funcionar GTI, e entretanto vender o meu STECA e os painéis de 100W, para financiar o resto, e só depois de tudo resolvido, ponho em funcionamento o SI com as baterias, e respectivos bypass.

Concentre-se la no trabalho que seguramente é mais importante do que isto. Temos tempo, muito tempo.
Obrigado.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: O meu sistema para auto-consumo

Mensagem por nunopaulo1975 »

Em relação á comunicação RS485, já tinha reparado nessa questão mas nunca mais tinha mexido com aquilo, quando tiver tempo volto á carga.

O Sunny Island permite deixar passar para a rede toda a energia disponivel, proveniente dos paineis, basta alterar a configuração nos menus.
Quando a rede publica faltar por qualquer motivo, ficas isolado por intermédio do contactor do Sunny island e podes usar o sistema como se fosse uma UPS gigante.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”