Sistema híbrido, Terceira, Açores

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas pessoal,
Venho apresentar o meu sistema híbrido, que fui desenvolvendo lentamente, e de acordo com as necessidades.. este sistema produz 2/3 da energia que consumimos, e poderia produzir mais caso conseguisse encontrar mais baterias usadas..

Equipamentos;

Paineis solares mono 250w X 8 = 2Kw
seguidor solar (feito por mim)
Aerogeradorde de 5 pás, 3Kw/48v
Torre de 12 metros autosuportada c/ escada
Controlador híbrido wind/pv PWM, 3Kw/48v
Outback, Flexmax 60 MPPT
Outback VFX3048E (3Kw/230vac/48vdc) X 2
Outback FX3048 (3Kw/115vac/48vdc)
Outback Hub4 + Mate
Victron phoenix 3Kw/230vac/24vdc
Victron Skylla 24/30
Baterias tracção usadas 600A/48v, 860A/24v (+/-)
Contadores, disjuntores, mais umas coisínhas...

Paineis e arogerador importados diretamenta da China, restante equipamento Ebay, etc...

Cumprimentos.

jtbf
Anexos
Torre autosuportada 12 mts, aerogerador 3Kw.
Torre autosuportada 12 mts, aerogerador 3Kw.
DSC00592.jpg (36.08 KiB) Visto 4896 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por mauri »

Parabéns pelo projeto.

(Este tópico veio de Geral para aqui)
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por rocheiro »

Parabens pelo projecto, é sempre de bom agrado aquando mais um membro açoriano ;)

posta mais fotos ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas !!!!!! Mais um Açoriano.....
Muito bom....
Meus parabéns pelo projecto, bastante watts.......
Depois volto, posta mais fotos, pois uma imagem vale mais que mil palavras.
Bem vindo ao fórum .
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

boas pessoal,

Vou tentar postar mais umas fotos da instalação do sistema..

Cumprimentos.
Anexos
Carregador Skylla 24/30, Phoenix 3Kw, 230vac, 24vdc, ambos da Victron, e Flexmax60, MPPT (mt mt bom) da Outback.
Carregador Skylla 24/30, Phoenix 3Kw, 230vac, 24vdc, ambos da Victron, e Flexmax60, MPPT (mt mt bom) da Outback.
Dois inversores Outback VFX3048E, 3Kw, 230vac, 48vdc.
Dois inversores Outback VFX3048E, 3Kw, 230vac, 48vdc.
8 Paineis solares mono, totalizando 2Kw (+/-5%), seguidor solar "caseiro". Recomendo seguidor, faz toda a diferença.
8 Paineis solares mono, totalizando 2Kw (+/-5%), seguidor solar "caseiro". Recomendo seguidor, faz toda a diferença.
DSC00716.JPG (117.28 KiB) Visto 4856 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por MRider »

Boas
Mais um grande projecto :-o
Live long and prosper!


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas uma vez mais,

Mais umas fotos da fase inicial do projeto ;) ..
Anexos
Aerogerador pintado, e repintado.. o nosso clima é muito corrosivo, temos muita humidade e sal pelo ar.. amortecedor instalado.
Aerogerador pintado, e repintado.. o nosso clima é muito corrosivo, temos muita humidade e sal pelo ar.. amortecedor instalado.
DSC05964.jpg (36.16 KiB) Visto 4847 vezes
O amortecedor que fica entre o aerogerador e a torre, este isola as vibrações do gerador p/ da torre..
O amortecedor que fica entre o aerogerador e a torre, este isola as vibrações do gerador p/ da torre..
DSC06049.jpg (27.61 KiB) Visto 4847 vezes
Torre de 12 metros + gerador trifásico, 3Kw, 48vac.. Parece pouco cá de baixo, mas lá em cima é outra coisa.. não brincar com a segurança, NUNCA, só se cai uma vez destas alturas..
Torre de 12 metros + gerador trifásico, 3Kw, 48vac.. Parece pouco cá de baixo, mas lá em cima é outra coisa.. não brincar com a segurança, NUNCA, só se cai uma vez destas alturas..


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por mafgod »

Muito bom.... e estamos a falar preços de que ordem?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16143
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por serges »

Parabéns pelo projecto...

Continua a partilhar...

Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por visitante1 »

Bem... isto é um mega projeto, muitos parabéns.
Está construido com muito profissionalismo e com material de alta qualidade.
Mais uma vez parabens e continue a partilhar
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por pedrolima »

Sistema muito bom e Eolica brutal. Em media por dia estas a tirar quantos kwh?


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas pessoal,

Antes de mais um obrigado a todos pelas boas vindas e pelos elogios ao sistema.

Respondendo a algumas questões anteriores, lentamente, muito lentamente, neste sistema já investi cerca de 15.000 euros, talvez..
Inicialmente comecei por pedir orçamentos a varias empresas nacionais, e de acordo com as minhas necessidades, os preços variavam muito de acordo com as diferentes marcas e capacidades, até que a proposta mais "completa" andaria nos 38.000 euros, assssssustador no minimo, dei então inicio a pesquisas sem fim sobre os diferentes tipos e caracteristicas de equipamentos, melhores preços, e posteriormente dei inicio ao mesmo, encomendando os paineis, o aerogerador, e o controlador híbrido diretamente da China, e restante equipamento no mercado internacional.. Neste projeto poupei muito pelo facto de ter alguns conhecimentos na area técnica, e de ter sido eu a calcular e a instalar todo o sistema..

Mais umas fotos mais recentes do sistema..
Anexos
Controlador Híbrido PWM, 3kw/48vdc c 3kw em resistencias p excessos de carga..
Controlador Híbrido PWM, 3kw/48vdc c 3kw em resistencias p excessos de carga..
DSC07352.jpg (45.77 KiB) Visto 4751 vezes
Carregador baterias Skylla 30/24, Inversor Phoenix 3Kw/24vdc ambos Victron, e Flexmax60 MPPT.
Carregador baterias Skylla 30/24, Inversor Phoenix 3Kw/24vdc ambos Victron, e Flexmax60 MPPT.
DSC07351.jpg (60.62 KiB) Visto 4751 vezes
Quadro ac, contadores digitais ac, mate & hub da Outback, transformador 230/115vac, e 2 VFX3048E (230vac/50hz/48dc), mais um FX3624 (115/60hz/115vac) d Outback.
Quadro ac, contadores digitais ac, mate & hub da Outback, transformador 230/115vac, e 2 VFX3048E (230vac/50hz/48dc), mais um FX3624 (115/60hz/115vac) d Outback.
DSC07348.jpg (62.93 KiB) Visto 4751 vezes


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Cá estou de novo,

Em resposta á produção diária do aerogerador, este é o unico que ainda não instalei equipamento de registo de produção, vai ser em breve.., no entanto posso adiantar que o controlador híbrido que tenho não é ajustavel, nem o mais eficiente, pois ao começar a produzir ligava as resistencias e lá se ia a produção.., optei então por as desligar do mesmo, e liguei-as a um relé controlado por um dos inversores, que ao atingir os valores predefinidos, activa-as de forma a consumirem o excesso de produção, e desta forma protegerem o restante equipamento..
Hoje já existem alguns (mt poucos) aerogeradores com a tecnologia MPPT, são muito muito mais eficientes, e são o futuro, na minha opinião.
Os valores das seguintes fotos são produzidos por alguns segundos apenas, são mesmo piques de produção, e em condições muito boas, pois dada a minhas localização, apenas quando o vento está de certas direções é que a produção é boa, daí o híbrido..

Algumas fotos com leituras de produção (piques).

Cumprimentos.
Anexos
Num belo dia de vento, amperimetro dc, 64,2 amperes pique. Bem bom..
Num belo dia de vento, amperimetro dc, 64,2 amperes pique. Bem bom..
DSC07368.jpg (55.24 KiB) Visto 4744 vezes
No mesmo belo dia de vento, aerogerador a produzir 3254 watts pique, estes valores não são constantes, pois tenho alguma turbulencia na minha area.
No mesmo belo dia de vento, aerogerador a produzir 3254 watts pique, estes valores não são constantes, pois tenho alguma turbulencia na minha area.
DSC07366.jpg (42.75 KiB) Visto 4744 vezes


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas pessoal,

O cérebro do sistema está no Hub & mate, estes recebem os dados e valores do diverso equipamento instalado, e ajustam os parametros entre eles, de forma a rentabiliza-lo ao máximo, muito eficiente mesmo. ;)
Os contadores digitais servem para registar todos os meus consumos das diferentes fontes de produção, inclusive da rede (EDA), que apenas utilizo dentro do horario vazio (metade do preço por kw, alloooo) do bi-horário, e que aproveito por vezes, para recarregar as baterias a fundo para fins de manutenção, para dias mais fracos de produção, e também para quando se prevê condições meteorológicas menos "produtivas"..
O quadro ac, neste os disjuntores a verde são da produção alternativa, laranja quando uso a rede para carregar as baterias, e o vermelho quando estou completamente dependente da rede :evil:
Tenho um inversor FX 115vac 60hz, porque tenho equipamento que trabalha com esta voltagem e frequencia, e só em ultimo caso é que ligo o transformador 230/115vac, pois este é da nossa frequencia, 50hz.

Mais umas fotos..
Anexos
Hub &amp; mate, o cérebro do sistema, todo o equipamento envolvido trabalha em &quot;equipe&quot;.<br />Mt bom.
Hub & mate, o cérebro do sistema, todo o equipamento envolvido trabalha em "equipe".
Mt bom.
DSC07361.jpg (49.88 KiB) Visto 4738 vezes
Todos os mêses registo os consumos das diferentes fontes de produção, para mais tarde readaptar as mesmas para as minhas necessidades.
Todos os mêses registo os consumos das diferentes fontes de produção, para mais tarde readaptar as mesmas para as minhas necessidades.
DSC07357.jpg (51.15 KiB) Visto 4738 vezes
Quadro ac, contador 115vac, e identificação por cores de forma a facilitar ao pessoal cá em casa em caso de problemas, ou por necessidade de alteração de fonte de alimentação. (as alternativas não podem trabalhar em simultaneo com a rede, não se dão lá muito bem...)
Quadro ac, contador 115vac, e identificação por cores de forma a facilitar ao pessoal cá em casa em caso de problemas, ou por necessidade de alteração de fonte de alimentação. (as alternativas não podem trabalhar em simultaneo com a rede, não se dão lá muito bem...)
DSC07350.jpg (69.72 KiB) Visto 4738 vezes

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por Esteves »

Parabéns pelo projeto, está funcional é o que se quer.

O pormenor do capacete de proteção do instalador está de mais :D
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16143
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por serges »

Hum muito bom...

Olha fiz uma questão na apresentação, não estarias interessado em seres um ponto de carga para veículos Eléctricos, o primeiro na ilha Terceira?? Seria o primeiro com energia 100% limpa!

Boa continuação de projecto.

Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas pessoal,

Caramba, gentínha atenta.., estava a ver se ninguém reparava no pormenor.., vou ter mesmo de trocar de capacete... :oops:
Em relação a hipótese de me tornar num ponto de carga para veículos Eléctricos, essa nunca me tinha passado pela cabeça, nunca sequer olhei com olhos de ver as características de tais veículos, isto devido aos preços ainda exorbitantes, mas hei-de pesquisar mais á frente..
Actualmente estou a construir a minha primeira célula de hidrogénio para a minha viatura, depois mostro o "kit" mais os resultados...

Tchau.


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boas pessoal,
Estes dias que passaram tivemos uns ventínhos fortes com rajadas na casa dos 100 klms.., esqueci-me de travar o aerogerador e puff, queimei um varistor do controlador híbrido.., apesar do azar tive sorte, poderia ter sido muito pior, e a sua reparação foi fácil...
Quero desta forma chamar a atenção para se seguir á letra as capacidades e exigências de todos os componentes dos nossos sistemas, pois são equipamentos caros e não nos podemos dar ao luxo de os danificar ao tentar-mos "poupar" uns trocos que mais tarde nos poderão custar muito mais caro no caso de falha.. :cry:

Saúde.

jtbf

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas !!!!!
Mas que azar!!!!! Aqui em S.Miguel houve ventos ciclonicos, até a minha estrutura abanou....
Mas se foi um varistor e na boa....
Um varistor é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais.
Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta sua resistência .

E com correntes elevadas injetadas no sistema pelo hidro, ele só podia queimar.
Já troquei vários componentes destes em fontes chaveadas.

Agora queria te fazer uma pergunta!
Fiz uma análise ao teu sistema, e com a potência em watts, que tens, relativamente, ao banco de baterias que tens,
acho estás a ficar com muitas perdas em relação, ao escoamento da energia!

Sabes Bem que o Outback quando as baterias já estão carregadas, e os gastos instantâneos, não são proporcionais a produção , ele começa a cortar na entrada desperdiçando muita energia.

Eu mesmo com apenas 4 painéis de 235 watts, por vezes acontece isto .
E certo que a minha iluminação da casa toda e a parte, toda a 12v quase tudo a leds, sem transformação, poupando o inversor só para os eletrodomésticos,

Mas como o meu frigorífico e muito econômico a tv tb,
São as coisas que mais horas ficam ligadas, de dia com boa luz do sol, ainda sobra para carregar 2 baterias estacionarias de 250 amperes.

Claro que não estou a falar na ligação para a oficina, que tem vezes que tem 3 computadores ligados simultaneamente,
Aí a energia desaparece rápido.

No meu caso o ideal era ter mais 2 baterias de 250 amperes, ficando com 1000 amperes no sector de baterias estacionarias, lembrando que estas baterias, carregam-se mais rápido que as de carro, para não desperdiçar nada.

Por esta razão, acho que deves ter muitas perdas por excesso de energia, sem poder guarda-la toda......

É a minha opinião, a não ser que me esteja a escapar algo !

Abraço.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Sistema híbrido, Terceira, Açores

Mensagem por jtbf »

Boa noite Emanuel,

Sim, felizmente a reparação foi simples e está resolvida. ;)
Em relação a perdas acho que a coisa está +/- controlada, pois nem sempre temos ambas as fontes no seu potencial máximo, e no caso de excesso de produção tenho o carregador Skylla das baterias de 24v 864amps, tenho dois desumidificadores, adquiri recentemente um ar condicionado inverter (arrefece & aquece) que tb me irá ajudar neste processo, e por ultimo mas sem menor importância, tenho 3 resistências de 1 kw, só mesmo em casos extremos, detesto usá-la... era esta resistência que estava a ligar com frequência demais e a consumir bastante na produção do aerogerador, era o controlador Chinês, já está desactivado..
Tenho 3 baterias de tracção (de empilhadores) usadas mas boas, não são as mais adequadas mas dados os preços absurdos das novas e tendo espaço para as mesmas, vou usando destas, e vou tentar adquirir mais duas de 48v 640 amp para ficar "calçado" por uns tempos... fica a faltar o gerador a gás, para cortar com a EDA de uma vez por todas..
Para quem tem espaço, recomendo muito que pesquisem nos diversos armazéns de géneros alimentares, e tentem comprar-lhes as baterias dos empilhadores cansadas, pois se adquirir-mos 2 destas quase de certeza que conseguimos reconstruir uma delas com a selecção das melhores células existentes e poupar umas massas valentes.. normalmente consegue-se a preços de sucata, e as células inoperacionais vendemos á sucata pelo mesmo preço que compramos, nada mau.. :mrgreen:
Estou com problemas em encontrar um relé com bobine de 12vdc, mas com contactos para 80amp dc, recomenda alguma marca ou casa em particular??? este relé é para ser activado pelo FLEXmax60 e a bobine não pode ser muito "pesada"..

Obrigado pela atenção.

jtbf

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”