GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por djosesan »

Caros Colegas:
Fico admirado com as experiências que teem relatado. Mas parece-me que não tiram grande rentabilidade , devido aos elevados custos de todos os materiais e equipamentos que compram.
Eu também já gastei uns milhares de euros em controladores, baterias conversores já construi paineis fotovoltaicos e comprei também muitos.
Presentemente puz tudo de lado... quase tudo... e tenho dez inversores grid tie (total aproximado de 3600w) e dez paineis fotovoltaicos (aproxmidamente 2300w) ligados à minha rede de casa. O que é que acontece quanto a consumos: se ligo todas as máquinas que tenho em casa, consumo energia dos paineis e o contador não anda ou anda pouco; se não tenho máquinas ligadas e está bom tempo (muito sol), o contador anda para tràs. Logo, se anda para tràs, estou a injectar na rede... mas ao andar para tràs num dia ... ao outro dia andará para a frente. Assim não há qualquer problema. Se o contador num dia de manhã marca 500 e à noite marcar 495 injetei na rede neste dia, mas no dia seguinte se gastar ele volta para os 500. Tanto faz ser contador analógico com digital. Os meus consumos médios diários eram de 13 kw, atualmente anda nos 9 Kw. Vejam na NET porque está lá tudo explicadinho tim tim por timtim: Há.... e ainda por cima todos os meus inversores grid tie são chinocas... estão a funcionar desde Fevereiro deste ano; ainda o mês passado mandei vir outro e já funciona a 100%. Também tenho 20 baterias (várias de gel 80a, de camião 200a, e de descarga lenta de 150a; agora faltam-me é paineis para as carregar.
Estou ao dispor para dar algumas dicas.
Martins
[email protected]
[email protected]
tlm 933284627

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Master »

Obrigado por essas explicações.
Sempre tive curiosidade em saber se os contadores digitais também andavam para trás.
E tens razão, para um qualquer "curioso" que se queira iniciar no fotovoltaico a nível pessoal, a idéia que tenho é que irá não só gastar muito dinheiro como ter dificuldades em tantos aparelhos e ligações necessárias e sem experiencia...
Para contratar uma empresa que faça tudo, têm-se que obviamente pagar pelo serviço.
A EDP já fez alguma leitura desde que ligas-te o GRID TIE?
Não tens receio que eles façam a contagem no dia em que o contador anda para trás?
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por djosesan »

O meu contrato com a EDP é anual; só em fev/2013 é que será feita a leitura; Não tenho qualquer problema porque as leituras finais serão, mesmo assim, superiores às leituras feitas no ano anterior (Fev/2012); vou é ter menos Kws a pagar. Para além disto, se tiver problema, só tenho de mudar de fornecedor de energia - agora temos vários à escolha -GalpEnergia, Iberdrola e outras. També já verifiquei que não há qualquer lei que me proiba de gastar menos energia injetando enegia na minha instalação de casa. Do Diferencial/contador para dentro posso fazer o que entender nos meus cabos eléctricos, desde que não prejudique o exterior e neste caso não há qualquer problema porque se houver falha de energia na rede todo o sistema se desliga de imediato.
Ao dispor.
Martins

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por visitante1 »

djosesan Escreveu:Caros Colegas:
Fico admirado com as experiências que teem relatado. Mas parece-me que não tiram grande rentabilidade , devido aos elevados custos de todos os materiais e equipamentos que compram.
Eu também já gastei uns milhares de euros em controladores, baterias conversores já construi paineis fotovoltaicos e comprei também muitos.
Presentemente puz tudo de lado... quase tudo... e tenho dez inversores grid tie (total aproximado de 3600w) e dez paineis fotovoltaicos (aproxmidamente 2300w) ligados à minha rede de casa. O que é que acontece quanto a consumos: se ligo todas as máquinas que tenho em casa, consumo energia dos paineis e o contador não anda ou anda pouco; se não tenho máquinas ligadas e está bom tempo (muito sol), o contador anda para tràs. Logo, se anda para tràs, estou a injectar na rede... mas ao andar para tràs num dia ... ao outro dia andará para a frente. Assim não há qualquer problema. Se o contador num dia de manhã marca 500 e à noite marcar 495 injetei na rede neste dia, mas no dia seguinte se gastar ele volta para os 500. Tanto faz ser contador analógico com digital. Os meus consumos médios diários eram de 13 kw, atualmente anda nos 9 Kw. Vejam na NET porque está lá tudo explicadinho tim tim por timtim: Há.... e ainda por cima todos os meus inversores grid tie são chinocas... estão a funcionar desde Fevereiro deste ano; ainda o mês passado mandei vir outro e já funciona a 100%. Também tenho 20 baterias (várias de gel 80a, de camião 200a, e de descarga lenta de 150a; agora faltam-me é paineis para as carregar.
Estou ao dispor para dar algumas dicas.
Martins
[email protected]
[email protected]
tlm 933284627
Só não percebi o porque de ter 10 inversores com essa potencia toda se tem muito menos em paineis!!, outra duvida é o porque de investir em tantos inversores se pode ter apenas um de uma dessas marcas de renome (fronius sma kaco etc) que aguenta com essa potencia toda e muito mais...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por djosesan »

O porquê de muitos inversores??? É simples:
Um inversor de 3000 ou 3500 w custa 1500 ou 200 euros; se avaria fica o sistema inativo até o reparar; e para tirar o máximo proveito teria que ter os paineis suficientes para poder funcionar.
Com os dez inversores a mais ou menos 125 / 160 euros cada, se avariar um fico, com 9 a funcionar e é só desligar os paineis que lhe estão ligados; para além de poder ir acrescentando mais inversores e mais paineis.
Pode-se começar com um painel de 220w que custa 250 euros e um inversor de 250w que custa 125 euros.
Meu caro, com vê é o começo de um investimento por menos de 400 euros; e quando tiver mais uns euritos é só acrescentar. Como vê meu caro é só vantagens.
Ao dispor.
Martins


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por vgomes »

Eu tambem andei a ver muita info sobre micro inverters, que se poem logo debaixo de cada painel.

Para além da referida facil escalabilidade, cada conjunto painel+micro inversor nao fica afectado pelas sombras, perdas de potencia, de cada um dos paines.
Para instalar tb fica mais simples pois nao tem voltagens muito grandes, o que torna dispensavel, nalguns paises, a instalação por um tecnico certificado.

Só nao concordo sobre o ser completamente legal.

Não podemos instalar na rede equipamentos que não estejam homologados. por exemplo se os inversores fizerem uma onda quadrada podemos estar a alterar a rede e se a EDP nao compensar até se pode estragar aparelhos dos vizinhos.
Gostaria de ter a certeza para avançar neste sentido, pois acho que o futuro vai ser a paridade das tarifas e podermos produzir fazendo os acertos no final do ano e pronto.


Autor do tópico
djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por djosesan »

Os inversores "grid tie", são sempre de onda pura, porque se assim não fosse, entrariam em conflito com a rede; eles reconhecem e entram em sintonia com a frequencia da rede 50/60 hz, quando entram em funcionamento; têm uma particularidade: é que só funcionam com energia em simultâneo dos dois lados, isto é: 10.5v a 60v de um lado e 220/230v do outro lado; se os ligar sòmente aos paineis, não dão 220v e se os ligar sòmente aos 220v também não dão nada do outro lado; o único inconveniente é que se falha a energia da rede, em casa também não temos energia, mesmo que os tenhamos ligados a baterias.
Fiz-me entender???
Fico ao dispor
Martins
[email protected]
[email protected]


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por alexjp4 »

djosesan Escreveu:O meu contrato com a EDP é anual; só em fev/2013 é que será feita a leitura; Não tenho qualquer problema porque as leituras finais serão, mesmo assim, superiores às leituras feitas no ano anterior (Fev/2012); vou é ter menos Kws a pagar. Para além disto, se tiver problema, só tenho de mudar de fornecedor de energia - agora temos vários à escolha -GalpEnergia, Iberdrola e outras. També já verifiquei que não há qualquer lei que me proiba de gastar menos energia injetando enegia na minha instalação de casa. Do Diferencial/contador para dentro posso fazer o que entender nos meus cabos eléctricos, desde que não prejudique o exterior e neste caso não há qualquer problema porque se houver falha de energia na rede todo o sistema se desliga de imediato.
Ao dispor.
Martins

boas

Tambem ando a tentar reduzir o consumo da EDP e como dizes não há qualquer lei que te proiba de gastar menos energia injectando energia na tua instalação, mas já não é muito clara quando injectas corrente no circuito da EDP que é o caso como dizes que o contador anda para trás o que quer dizer que estás a injectar corrente no circuito da EDP e àí possivelmente poderás ter problemas, para alem de que nem todos os contadores digitais descontam, e em alguns fica a indicação de que houve entrada de corrente ao contrario, por isso cada um deve agir como achar melhor mas com o maximo de conhecimentos e pesar os contras e os proveitos.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
O meu teste com um grid tie. Um Soladin 600 e 2 painéis mono-cristalinos de 195W

- O meu contador digital com bi-horário desde que o sistema começava a funcionar por volta das 8h00 até às 17h00 não mexia.
- O contador assinala a corrente invertida. (que desaparece quando está desligado)
- O sistema segundo o site europeu de radiação solar devia produzir 1.4KW dia, estava a produzir 1.6KW.
- Desmontei o sistema para modificações e de momento vou abandonar o grid tie pois não estou para fornecer energia de borla à EDP.

conclusão:
É um ótimo sistema para auto-consumo, mas enquanto não houver uma Lei de Balanço Zero como na Espanha estamos sempre à beira da ilegalidade.
Vou avançar para um sistema isolado com inversor Híbrido.
Anexos
é o circulo com a seta
é o circulo com a seta
4.JPG (10.7 KiB) Visto 7687 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Moliko
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 23, 2009 7:13 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Moliko »

JMLorenzo Escreveu: - O meu contador digital com bi-horário desde que o sistema começava a funcionar por volta das 8h00 até às 17h00 não mexia.
- O contador assinala a corrente invertida. (que desaparece quando está desligado)
Boas

O contador contava a energia "oferecida" à EDP ou simplesmente não contava nada e ficava parado no último registo antes de injectar na rede? Qual o modelo do contador?

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
O contador ficava parado no ultimo registo antes de injetar na rede. É um Ecostar C240R2.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Emanuel Couto »

djosesan Escreveu:Caros Colegas:
Fico admirado com as experiências que teem relatado. Mas parece-me que não tiram grande rentabilidade , devido aos elevados custos de todos os materiais e equipamentos que compram.
Eu também já gastei uns milhares de euros em controladores, baterias conversores já construi paineis fotovoltaicos e comprei também muitos.
Presentemente puz tudo de lado... quase tudo... e tenho dez inversores grid tie (total aproximado de 3600w) e dez paineis fotovoltaicos (aproxmidamente 2300w) ligados à minha rede de casa.
Boas!!! Parabéns pelo projecto!

Diz que fica admirado, com elevados investimentos que o pessoal fez nas renováveis, e não retiram grande rentabilidade!

Já que também gastou milhares de euros em equipamentos! Não vejo qual a admiração!

Diz que presentemente puz tudo o quase tudo de lado?
Não continua com o material que comprou ?

Referente a ter um sistema misto! grid tie, e com baterias!

Eu optaria por um ou por outro, já que a maior das vantagens financeiras que tem um sistema grid tie é não ter que gastar dinheiro em baterias.
E injetar tudo que produz na rede.

Mas tem a desvantagem, se houver uma falha da fornecedora, ficar com a casa às escuras, se for a noite, de dia com sol, sempre podemos ligar a nossa energia ao quadro.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


ferreirinha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 05, 2013 8:34 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por ferreirinha »

boas
tenho também ideia de fazer assim, tenho já o material , com os dois sistemas, com soladim e o outro com micro-inversores, e penso não ficar pelo menos ás escuras, pois tendo a iluminaçao alimentada por bateria só não terei luz se a bateria estiver descarregada, carrego-a com carregador de baterias ligado á rede, e assim aproveito a injecção do grid-tie ao longo do dia

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Emanuel Couto »

Mas já que não é para injetar na rede, e comprar baterias na mesma, não seria mais sensato optar por um sistema isolado, para autoconsumo?

Pelo que percebi está a injetar energia na rede sem receber qualquer contrapartida!

Muito sinceramente não vejo qual a vantagem de um sistema misto destes!!!!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por ICEM4N »

JMLorenzo Escreveu:Boas
O meu teste com um grid tie. Um Soladin 600 e 2 painéis mono-cristalinos de 195W

- O meu contador digital com bi-horário desde que o sistema começava a funcionar por volta das 8h00 até às 17h00 não mexia.
- O contador assinala a corrente invertida. (que desaparece quando está desligado)
- O sistema segundo o site europeu de radiação solar devia produzir 1.4KW dia, estava a produzir 1.6KW.
- Desmontei o sistema para modificações e de momento vou abandonar o grid tie pois não estou para fornecer energia de borla à EDP.

conclusão:
É um ótimo sistema para auto-consumo, mas enquanto não houver uma Lei de Balanço Zero como na Espanha estamos sempre à beira da ilegalidade.
Vou avançar para um sistema isolado com inversor Híbrido.

Boas
o meu contador é igual ao seu ...
o unico problema era aparecer o simbolo? ele nao contava nada? ou abrandava a contagem?
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por JMLorenzo »

Para que não pensem que não dei resposta, nós já tiramos as duvidas em conversa telefónica. :mrgreen:
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por ICEM4N »

JMLorenzo Escreveu:Para que não pensem que não dei resposta, nós já tiramos as duvidas em conversa telefónica. :mrgreen:
Exactamente!
Estou esclarecido....

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 22.000km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Fidel »

Mas podia colocar aqui a resposta, ate era interessante saber isso.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por ICEM4N »

Fidel,
Basicamente foi o que ele disse num dos posts anteriores.
O contador acende a luz quando se liga o inversor.
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Patriota »

Boa noite,
Este é o meu primeiro comentário neste forum, apesar de o consultar sistematicamente há anos.
Parabéns pela dinâmica dos participantes. :D

Especialmente aos companheiros JMLorenzo e ICEM4N (meu conterrâneo) peço que me clarifiquem se o contador Ecostar C240R2 fica "normal" a partir do instante que o consumo da casa supera a energia produzida. O símbolo de injeção na rede apaga? O o led pisca normalmente?
Estou indeciso se deva instalar 1 ou 2 paineis de 240W e a V/ resposta ajudar-me-á a decidir.

Obrigado e pela vossa contribuição na redução de CO2 ;)

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”