GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
O led que o contador tem, é o led do contador de impulsos esse pisca sempre. Agora o símbolo de injeção na rede pelo menos durante o teste que fiz manteve-se sempre aceso enquanto o inversor esteve ligado na rede, mesmo com consumo superior à produção.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Patriota »

Por favor, não publiquem os meus 2 post anteriores.
Sou inexperiente no forum e não li bem os comentários dos companheiros.
Aceitem as minhas desculpas


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Alves10 »

JMLorenzo Escreveu:Boas
O led que o contador tem, é o led do contador de impulsos esse pisca sempre. Agora o símbolo de injeção na rede pelo menos durante o teste que fiz manteve-se sempre aceso enquanto o inversor esteve ligado na rede, mesmo com consumo superior à produção.
Boas, ao ler o seu caso só me ocorre uma ideia para esse símbolo aparecer mesmo quando o consumo é maior que a produção própria, o inversor deve estar a injetar alguns picos ou uma forma de onda um pouco diferente da sinusoidal da rede e o contador deve detetar isso. Eu dava uma ideia, colocar uns condensadores em paralelo com a rede elétrica de modo a que esses picos ficassem (filtrados ou atenuados).
Isto é uma ideia minha não levem a mal, mas como é um assunto que me interessa pois estou a pensar montar um sistema desses na minha casa e esse é um problema que não tinha previsto. Tinha-me antes preocupado em encaminhar o excedente de energia para outros equipamentos da casa como os toalheiros elétricos e a resistência do painel solar (no inverno pois no verão já tem calor a mais).


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Alves10 »

JMLorenzo Escreveu:Boas
O led que o contador tem, é o led do contador de impulsos esse pisca sempre. Agora o símbolo de injeção na rede pelo menos durante o teste que fiz manteve-se sempre aceso enquanto o inversor esteve ligado na rede, mesmo com consumo superior à produção.
Boas JMLorenzo, se me permite uma ideia esse led de injeção fica acesso por o contador estar a detetar algum pico de tensão que o inversor deve estar a meter na rede. Na minha modesta opinião isso deve-se conseguir corrigir filtrando a rede, sugeria com 1º opção colocar um condensador de uns 14 ou 17 microfarades ( daqueles que os motores utilizam para arranque) em paralelo com a rede, caso não fosse suficiente construir um filtro clássico com 2 bobines e 2 condensadores.

PS: Isto é apenas uma opinião de alguém com alguns conhecimentos em eletrónica e que se interessa pelo assunto.
Também estou a pensar montar um sistema desses em casa pelo que a solução também me interessa.


zimzurelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo ago 10, 2008 1:51 pm

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por zimzurelho »

viva,

O símbolo de contagem invertida desaparece quando desliga-mos o grid-tie?
Referi-mo ao Ecostar C240R2.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: GRID TIE - Sistema ligado à rede - É o mais eficiente

Mensagem por Alves10 »

Boas, eu ainda não tenho um inversor e um painel para poder experimentar no meu contador, mas o que acho que pode evitar isso será um filtro que torne a electricidade mais regular e com menos picos e interferências introduzidas pelos inversor. (isto pode ser visto com um osciloscópio, o que nos podia dar umas ideias mais concretas de como resolver o problema).
Na minha modesta opinião eu começava por um filtro constituído por um condensador em paralelo com a entrada de energia e punha o cabo que traz a fase a passar varias vezes por dentro de um toro de ferrite. Isto assim é um simples filtro que deixa passar a baixa frequência e elimina grande parte dos picos.

Nota importante: os cabos para a ferrite tem de ser da mesma espessura que os que alimentam o quadro e o condensador tem de ser de pelo menos uns 400V e o valor pode ser o mais alto possível tipo 14 ou 18 microfarades.

Os toros de ferrite podem ser retirados de uma fonte de alimentação de pc de secretaria é só cortar os fios de bobinagem que lá estão e passar o cabo tipo v (com o isolamento) varias vezes no toro. O condensador pode ser do tipo usado no arranque dos motores de maquinas de lavar mais antigas.

Isto era minha primeira tentativa para resolver o problema, se resulta partilhe por favor.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”