Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por g_card »

montar uma estrutura para seguir o sol e depois ficar manual desculpa mas é uma treta :(
de certeza que ha maneira de por isso a mexer e fiavel! se um motor se esforça muito metes outro em paralelo ou arranjas algo preaparado para o efeito. pois duvido que a tua estrutura esteja mais pesada do que a do pessoal das micros.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Mais uma do quadro um pouco mais para a direita.
Anexos
Quadro3.jpg
Quadro3.jpg (134.7 KiB) Visto 4530 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

g_card Escreveu:montar uma estrutura para seguir o sol e depois ficar manual desculpa mas é uma treta :(
de certeza que ha maneira de por isso a mexer e fiavel! se um motor se esforça muito metes outro em paralelo ou arranjas algo preaparado para o efeito. pois duvido que a tua estrutura esteja mais pesada do que a do pessoal das micros.
Realmente é pena que não tenha comentado nada de positivo no meu projecto!!!
Só fez questão de comentar o negativo... infelizmente uma pratica corrente....
Quanto a colocar dois rotores em paralelo! era uma boa ideia, mas para já está fora de questão.
Já gastei uns bons €€€€€
Comprar um rotor mesmo próprio para o efeito, ainda são mais caros.....
Abraço Viva as renováveis :P
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por g_card »

Emanuel Couto Escreveu:
g_card Escreveu:montar uma estrutura para seguir o sol e depois ficar manual desculpa mas é uma treta :(
de certeza que ha maneira de por isso a mexer e fiavel! se um motor se esforça muito metes outro em paralelo ou arranjas algo preaparado para o efeito. pois duvido que a tua estrutura esteja mais pesada do que a do pessoal das micros.
Realmente é pena que não tenha comentado nada de positivo no meu projecto!!!
Só fez questão de comentar o negativo... infelizmente uma pratica corrente....
Quanto a colocar dois rotores em paralelo! era uma boa ideia, mas para já está fora de questão.
Já gastei uns bons €€€€€
Comprar um rotor mesmo próprio para o efeito, ainda são mais caros.....
Abraço Viva as renováveis :P
fiz um comentário construtivo de um ponto menos bom, com ideias para o melhorar.
não estou a ver o porque da frustração, pois não estou a mandar abaixo o seu projecto.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por visitante1 »

Ó Emanuel foi voce que colocou a fasquia muto alto!!! no inicio disse que o projeto seria revolucionário.
De fato a montagem está execional, tudo muito organizado etc, em relação ao "seguidor" não foi só o g_card a pensar isso.

Outra coisa, pelo que li vai utilizar paineis de 235W no entanto a seguir injeta isso em reguladores comuns, ou seja na realidade só vai ter uma potencia maxima aprox: 400w certo!!!??, a restante potencia nunca será utilizada por isso há que pensar melhor o sistema.

Outra coisa os cabos DC ao inversor são de que diametro?? não se esqueça que quando o inversor estiver com 1/3 da sua capacidade já vai ter uma corrente superior a 80 ampere!!!

A seguir pergunto mais umas coisas

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por CrOhN »

Não entendo porque não coloca em automático, que eu me lembre, os actuadores satélite que mentava, aguentavam até 250 KG. Se a estrutura estiver bem balanceada, duvido que faça essa força. A unica questão seria o vento, mas isso resolve-se com o switch automático que coloca a estrutura na horizontal.

Emanuel, o projeto está excelente! Mas depois optas por atalhos incompreensíveis. Daí a "critica" do g-card.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por MRider »

Boas
Eu penso que os " atalhos" tem a ver com os eurs investidos certamente já vão bem altos.
Eu penso que pode ir por esses "atalhos" e depois ir melhorado comforme se pode.
admiro a coragem e o investimento. :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu:Ó Emanuel foi voce que colocou a fasquia muto alto!!! no inicio disse que o projeto seria revolucionário.
De fato a montagem está execional, tudo muito organizado etc, em relação ao "seguidor" não foi só o g_card a pensar isso.

Outra coisa, pelo que li vai utilizar paineis de 235W no entanto a seguir injeta isso em reguladores comuns, ou seja na realidade só vai ter uma potencia maxima aprox: 400w certo!!!??, a restante potencia nunca será utilizada por isso há que pensar melhor o sistema.

Outra coisa os cabos DC ao inversor são de que diametro?? não se esqueça que quando o inversor estiver com 1/3 da sua capacidade já vai ter uma corrente superior a 80 ampere!!!

A seguir pergunto mais umas coisas

cumprimentos

Boas pnunes!
Então acha que coloquei a fasquia demasiado alta ..... só pelo título do tópico!
E só por não levar um seguidor solar, ou não ter melhores controladores já não é!
Depende muito do ponto de vista em analisamos os factos .
E claro que preferia que tivesse um seguidor como inicialmente tinha idealizado,
controladores tipo Morningstar TriStar MPPT, e ter mais 30 painéis 300 watts cada.
Mas em tempo crise, temos que controlar bem os custos.
A respeito dos cabos das baterias ao inversor são de 35mm2, com 1,20m de comprimento .
E os das baterias em paralelo tem a mesma espessura, chega perfeitamente.
A respeito dos controladores:
2 baterias 250 Amperes = 500 Amperes vezes 12 = 6000 watts
4 painéis fotovoltaicos 235 watts h cada = 940 watts h total
Se numa hora os painéis injetam no controlador 940 watts
Precisariam de 6 horas para carregar as baterias
Pelos testes que estive a realizar, num bom dia (de Outono), com uma boa radiação levei 9,5 horas para carregar as baterias, logo a percentagem de perdas do controladores não é assim tão grande !
Eu liguei a cada controlador dois painéis de 235 watts, cada um debita +\- 9 amperes a multiplicar por dois = 18 amperes, (por acaso está a ultrapassar isto) o controlador vai até aos 30 amperes, portanto suporta bem os dois.....
Claro que podia comprar controladores melhores tipo o Morningstar TriStar MPPT que
oferece uma eficiência extremamente elevada até aos 99% e perdas de energia reduzidas
Mas quanto é que custa ?!!!! Muitos €€€€€
E digo que apesar de ser novo nisto das energias alternativas, já percebi, mesmo no mercado dos controladores e outros ..... nem tudo é como eles dizem .
Apesar do meu sistema estar montado há muito pouco tempo, já fiz muitos testes....
Por exemplo liguei só um painel a um controlador, e a corrente cai logo pela metade ....
Para minimizar as perdas por efeito jule, montei um cooler directamente em frente aos
controladores, com um sensor de calor, quanto mais quente, mais rápido a ventoinha trabalha. Ajudou bastante ....
Um passo de cada vez!

Abraço!
Viva as renováveis!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por visitante1 »

Calma Sr. Fotografo!!!
voce é nervoso.... vamos lá a contas, vamos falar só dos reguladores e dos paineis!
O painel dá 235Wp á tensão nominal dele que deve ser de aproximadamente 30V, 8A!, como está a regular para 12v/13,5V é só fazer as contas ( 8Ax13,5V=108Wp)
Portanto com esse regulador nunca conseguirá mais que isso!!

Não sei se foi informado mas esses paineis só são aptos para sistemas isolados quando for utilizado um regulador mppt, aí teria os tais 8A na entrada do regulador e aprox 17A na saida do regulador (isto se for um mppt verdadeiro), e ai sim estaria então a aproveitar a potencia maxima instantanea do painel, +-235wp.

Para esses reguladores paineis de 120W estara a ter o mesmo proveito.

Ninguem está contra o seu sistema ao qual dedica muito tempo, dinheiro e se esmera para que funcione corretamente, mas tem que aceitar as criticas boas e más, construtivas ou não... o intuito do forum será mesmo esse porque quem posta cá é voluntario.

Olhe que um dia destes ainda lhe vou pedir umas dicas em fotografia, nisso voce aparenta grande capacidade, até já o adicionei como favorito!!!, e nesse campo não terei tantos argumentos... só queria era dar mais utilidade ao vasto equipamento que já tenho e que a maior parte do tempo está parado!!

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas Sr. pnunes,
Não sou, nem estou nervoso. Apenas acho que há certas coisas que têm de ser respondidas por isso aderi a este fórum, também para troca de ideias.
Não quero que pense que tenho a mania que sei tudo só porque estou ligado à área de eletricidade e de eletrónica, até porque já anda nesta área das energias renováveis há anos e eu só agora comecei, mas diga-se de passagem que os conhecimentos que tenho ajudam a perceber, e muito, como tudo isso funciona.
Realmente já compreendi o que queria dizer acerca dos controladores. Houve algo que escapou-me! Bolas! Os controladores que tenho apenas suportam 300W e 30 Amperes, onde caí em erro de só jogar com a amperagem esquecendo dos watts que o controlador suporta.
De momento, para mim a alternativa menos dispendiosa será a compra de mais um controlador, aproveitando um que tenho em stock.
Irei colocar um controlador em cada painel, minimizando as perdas.
O que mais me preocupa é o facto de ter de reestruturar o quadro para encaixar lá esses controladores e, também, terei de comprar mais fio e colocar dentro do tubo, que vem do suporte, que já de si encontra-se congestionado, bem como alguma da electrónica efectuada.
Obrigada pelas criticas construtivas, só assim descobri essa falha.

Também é utilizador do Olhares? Deixe aqui o seu link.
Abraço
Viva as renováveis!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por visitante1 »

Viva,
perca o amor a 500 paus e compre um Outback, ou similar, fica com toda a energia disponivel, ou seja fica a carregar as baterias com mais de 100 ampere!!!

Ok eu ponho aqui o link, mas se calhar alguem vai chamar a atenção que não é o local apropriado :)

http://olhares.sapo.pt/pnunes71

e já agora diga de sua justiça...sem dó!

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Emanuel Couto Escreveu:Boas Sr. pnunes,
Não sou, nem estou nervoso. Apenas acho que há certas coisas que têm de ser respondidas por isso aderi a este fórum, também para troca de ideias.
Não quero que pense que tenho a mania que sei tudo só porque estou ligado à área de eletricidade e de eletrónica, até porque já anda nesta área das energias renováveis há anos e eu só agora comecei, mas diga-se de passagem que os conhecimentos que tenho ajudam a perceber, e muito, como tudo isso funciona.
Realmente já compreendi o que queria dizer acerca dos controladores. Houve algo que escapou-me! Bolas! Os controladores que tenho apenas suportam 300W e 30 Amperes, onde caí em erro de só jogar com a amperagem esquecendo dos watts que o controlador suporta.
De momento, para mim a alternativa menos dispendiosa será a compra de mais um controlador, aproveitando um que tenho em stock.
Irei colocar um controlador em cada painel, minimizando as perdas.
O que mais me preocupa é o facto de ter de reestruturar o quadro para encaixar lá esses controladores e, também, terei de comprar mais fio e colocar dentro do tubo, que vem do suporte, que já de si encontra-se congestionado, bem como alguma da electrónica efectuada.
Obrigada pelas criticas construtivas, só assim descobri essa falha.

Também é utilizador do Olhares? Deixe aqui o seu link.
Abraço
Viva as renováveis!

Agora fica uma pergunta no ar:
Com os controladores a limitar a potência de cada painel para 108w x 4 paineis = 432w. Como carregou duas baterias
totalizando 500 A (6000 watts) em 9,5 horas?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por MRider »

Boas
Podes colocar aqui os dados técnicos dos painéis?
Tensão em vazio e os Ampéres.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

visitante2 Escreveu:Boas
Podes colocar aqui os dados técnicos dos painéis?
Tensão em vazio e os Ampéres.
Caracteristicas Gerais

Potência 235 W

Tensão (N) Open Circuit Voltage: 37.07 V

Corrente Short Circuit Current: 8.69 A, Maximum Operating Current: 8.09 A

Maximum System Voltage: 1000 VDC(IEC) 600 VDC (UL), Maximum Operating Voltage: 29.06 V

Conector MC4 compatible, MC3 compatible

Dimensões (N) 1640 x 992 x 50 mm

Peso (N) 19.6 kg

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por MRider »

Ok obrigado
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por visitante1 »

Emanuel Couto Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Boas Sr. pnunes,
Não sou, nem estou nervoso. Apenas acho que há certas coisas que têm de ser respondidas por isso aderi a este fórum, também para troca de ideias.
Não quero que pense que tenho a mania que sei tudo só porque estou ligado à área de eletricidade e de eletrónica, até porque já anda nesta área das energias renováveis há anos e eu só agora comecei, mas diga-se de passagem que os conhecimentos que tenho ajudam a perceber, e muito, como tudo isso funciona.
Realmente já compreendi o que queria dizer acerca dos controladores. Houve algo que escapou-me! Bolas! Os controladores que tenho apenas suportam 300W e 30 Amperes, onde caí em erro de só jogar com a amperagem esquecendo dos watts que o controlador suporta.
De momento, para mim a alternativa menos dispendiosa será a compra de mais um controlador, aproveitando um que tenho em stock.
Irei colocar um controlador em cada painel, minimizando as perdas.
O que mais me preocupa é o facto de ter de reestruturar o quadro para encaixar lá esses controladores e, também, terei de comprar mais fio e colocar dentro do tubo, que vem do suporte, que já de si encontra-se congestionado, bem como alguma da electrónica efectuada.
Obrigada pelas criticas construtivas, só assim descobri essa falha.

Também é utilizador do Olhares? Deixe aqui o seu link.
Abraço
Viva as renováveis!

Agora fica uma pergunta no ar:
Com os controladores a limitar a potência de cada painel para 108w x 4 paineis = 432w. Como carregou duas baterias
totalizando 500 A (6000 watts) em 9,5 horas?
è facil!!! não foi assim, nem ela precisou dessa carga toda, nem sequer nesta altura do ano consegue 6kw num dia só com essa potencia instalada e com esses reguladores.
Outra coisa a bateria parece carregada mas na realidade não está, tem lá a tensão nominal mas só está carregada quando o eletrolito está com a densidade adquada. Isso normalmente só se consegue quando está a carregar entre 12 a 24h seguidas. Para medir eletrolito é preciso um densimetro. Quando tiver por aqui um a mais até lhe posso arranjar.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por pedrolima »

Emanuel Nunes,
Penso que ainda não compreendeu bem o que o PcNunes explicou.. Refrigerar os controladores ou meter mais controladores um para cada painel não vai adiantar de nada, vai continuar a perder mais de metade da potência dos paineis.. Precisa mesmo de instalar um MPPT, seja Outback ou qualquer outra marca.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois é Sr Pnunes, por acaso até tenho um Densímetro cá em casa mas está avariado, mas nunca me lembrava destas!!!! é um bom instrumento
para medir a massa específica (também chamada densidade) de líquidos.
Mas acho que já sei o que se passou! na verdade a bateria não estava tão descarregada quando eu pensava! mas ela esta a dar 14v quando
eu conclui que teria carregada.
A respeito dos polémicos reguladores, antes de tudo o resto , tive de refazer a cablagem toda....... deu-me cá uma trabalheira que nem imaginam !!!!!!!!
Já que estive mexer em tudo e mais alguma coisa! E quando fazemos uma coisa, à segunda vez tentamos fazer melhor, por isso melhorei o sistema...
Agora os cinco painéis, estão com cabos individuais, do painel ao controlador, do controlador as baterias e agora o circuito de monitorização
da corrente dos painéis faz uma leitura mais precisa, e identifica um por um (qual o painel que está a indicar).
Imaginem que um painel está com algum problema, deste modo já sei qual é o painel em questão, muito melhor que antes.. porque os painéis não estavam identificados no circuito.
Para já coloquei um regulador para cada painel, quatro painéis para quatro reguladores, 3 painéis vão fornecer energias as baterias do inversor,
1 painel as baterias para a fase 12v para iluminação da casa, lâmpadas 12v e outros.....
O restante painel, como já tinha dito antes, foi preparado para carregar directamente pequenas pilhas, tlm, portáteis etc, e claro depois tenho que construir um regulador de voltagem.
Depois como me aconselhou!!!! E que, desde já agradeço, estou a pensar, mais tarde, comprar um regulador (MPPT). Estava a pensar num em particular: é o regulador (TriStar MPPT-Regler 60) que me diz? já vou ter menos perdas com este?
Que tem potencia para eu ligar 3 painéis juntos... voltagem 12, 24, 48 V DC . potencia 800 W (12 V) 1600 W (24 V) 3200 W (48 V)
Abraço, Viva as renováveis.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Confusão total :o
Anexos
Confusão total.jpg
Confusão total.jpg (147.14 KiB) Visto 4365 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Confusão total 2 :roll:
Anexos
Confusão total2.jpg
Confusão total2.jpg (143.54 KiB) Visto 4363 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”