Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

"Duplo post " Caso não vejam noutro aqui está a copia.

Tenho vindo a atualizar o meu sistema mais que nunca, primeiro em equipamentos e por fim vai ser no campo solar... Eis uma questão que reparei no meu primeiro dia "hoje" . Referente ao amperímetro estar a 0A é porque quando a carga esta máxima o controlador não faz consumo logo eu pensei e puxei um pouco pelo inversor ate ele repor e reparei que ele subiu logo 11A-15A .

A minha questao é a seguinte, antes que chegue o rele ou questoes.

1ºTipo deve se recarregar as baterias a 100% e descarregar a 40% ou 30% seguidas com controladores ou como eu me deparei hoje, mal se gasta xx % o controlador recomeça a repor, como acontece com os telemóveis não deixamos acabar e metemos a carregar isto vicia certo?

2º Num rele ele ao passar do inversor para a rede só corta o lado AC do inversor, logo ele ficara ligado o resto da noite caso falhe a carga nas baterias e se ele em satndby gastar 100 ou 150w vai levar as baterias ao "casco" ?

Cumpts

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Boas,
Hoje o dia esteve mal e o que acho que consegui foi 4A a 5A no máximo...

Anexos, quadro quase pronto.( falta rele e proteção no circuito DC )

Vista Geral
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Carga deve estar em 12v certos, só ha um problema ai, tipo tem um disjuntor de 6A em cada cabo "fase e neutro" do inversor o que acho um erro, já agora o inversor tem corrente nos 2 terminais como destingir fase de neutro?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Novidades, casa e anexos, dispensa, garagem toda a iluminação e tomadas da parte da sala e quartos estão a 100% energia solar. Já passaram 2 noites e não me deixou ficar mal com o minimo de carga que ficou foram 12v . A aguardar pelo "rele" .

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por Esteves »

ProjectSolar Escreveu:Carga deve estar em 12v certos, só ha um problema ai, tipo tem um disjuntor de 6A em cada cabo "fase e neutro" do inversor o que acho um erro, já agora o inversor tem corrente nos 2 terminais como destingir fase de neutro?
os inversores de onda modificada não é fácil saberes qual é a fase, mas em corrente alterna não é relevante a polaridade, mas se abrires o inversor talvez chegues a dita fase.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Esteves Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Carga deve estar em 12v certos, só ha um problema ai, tipo tem um disjuntor de 6A em cada cabo "fase e neutro" do inversor o que acho um erro, já agora o inversor tem corrente nos 2 terminais como destingir fase de neutro?
os inversores de onda modificada não é fácil saberes qual é a fase, mas em corrente alterna não é relevante a polaridade, mas se abrires o inversor talvez chegues a dita fase.
Eu já descobri com o erro de meter 2 disjuntores, sei que se cortar a fase sem consumos ele não faz nada. mas se cortar o neutro começa logo a roncar ....

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por visitante1 »

ProjectSolar Escreveu:
Esteves Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Carga deve estar em 12v certos, só ha um problema ai, tipo tem um disjuntor de 6A em cada cabo "fase e neutro" do inversor o que acho um erro, já agora o inversor tem corrente nos 2 terminais como destingir fase de neutro?
os inversores de onda modificada não é fácil saberes qual é a fase, mas em corrente alterna não é relevante a polaridade, mas se abrires o inversor talvez chegues a dita fase.
Eu já descobri com o erro de meter 2 disjuntores, sei que se cortar a fase sem consumos ele não faz nada. mas se cortar o neutro começa logo a roncar ....
Não tem logica, a não ser que tenha uma falha de isolamento.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, já chegou o rele mas como pedem as coisas sem me avisar... Trouxeram me isto, logicamente nao serve pois so corta 1 terminal e não posso ligar neutro inversor com o da rede... alguém tem alguma solução para partir daqui conseguir cortar 2 terminais ou arranjar maneira de instalar isto seguramente?

Deixo fotos :

Imagem

Imagem

Imagem

Cumpts

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por MRider »

Boas onde arranjaste esse rele?Queres vende-lo ?
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por CrOhN »

ProjectSolar Escreveu:Boas, já chegou o rele mas como pedem as coisas sem me avisar... Trouxeram me isto, logicamente nao serve pois so corta 1 terminal e não posso ligar neutro inversor com o da rede... alguém tem alguma solução para partir daqui conseguir cortar 2 terminais ou arranjar maneira de instalar isto seguramente?


Cumpts
Simples, esse relé vai actuar sobre um relé com 2 ou mais contactos, este ultimo é que fará o corte. Assim poupas o relé de tensão, e usas um contactor para a potência que necessitares.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

CrOhN Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Boas, já chegou o rele mas como pedem as coisas sem me avisar... Trouxeram me isto, logicamente nao serve pois so corta 1 terminal e não posso ligar neutro inversor com o da rede... alguém tem alguma solução para partir daqui conseguir cortar 2 terminais ou arranjar maneira de instalar isto seguramente?


Cumpts
Simples, esse relé vai actuar sobre um relé com 2 ou mais contactos, este ultimo é que fará o corte. Assim poupas o relé de tensão, e usas um contactor para a potência que necessitares.

Boas , podia explicar melhor o esquema de funcionamento ... Se nao tento arranjar um rele tipo esse que tenho mas com mais Contactos , queria 2 independentes , resumindo 4 entradas AC (neutro fase, inversor ) e (neutro e fase , rede) e 2 saída (neutro e fase )

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por visitante1 »

De uma vista de olhos neste post antigo do Esteves.

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=14357
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

pnunes Escreveu:De uma vista de olhos neste post antigo do Esteves.

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=14357
Boas, desde já muito obrigado, sim era um contactor que me falta em que o sinal fara este rele que tenho, vai ficar ligado as baterias, dando o sinal de carga baixa atua e liga a energia da rede que por si esse energia vai atuar no contactor para mudar para a rede...

É isto que penso .

Cumpts


anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por anjomag »

ProjectSolar Escreveu:Boas, já chegou o rele mas como pedem as coisas sem me avisar... Trouxeram me isto, logicamente nao serve pois so corta 1 terminal e não posso ligar neutro inversor com o da rede... alguém tem alguma solução para partir daqui conseguir cortar 2 terminais ou arranjar maneira de instalar isto seguramente?

Deixo fotos :

Imagem

Imagem

Imagem

Cumpts
Podes fazer passar por esse contacto que corta a alimentação de um qualquer relê ou contactor e aí sim já podes cortar ou até fazer de Inversor com outras correntes.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, ainda não tenho conhecimento dos consumos que já fiz a custa do solar, mas ate agora nunca falhou , e tem aguentado noites e noites com tv, pc e iluminação , pelo voltímetro analógico a voltagem fica se sempre pelos 12v certos , quando esta a carregar fica se em 13,5 .... Que é a voltagem do controlador e em A, entre 10A a 13A .

Cumpts

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por MRider »

Tudo fixe por aqui?
Novidades ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, é tempo de ferias, brevemente posto mais fotos, mas esta sempre a "rolar" todos os dias quer faça chuva ou sol ate agora nao passou a baixo dos 12v o banco de bat. e sempre com as mesmas cargas, tv's e iluminação .

05.08.2012 14h max. 14A (de carga que debitaram os painéis)

Cumpts

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, pois é pessoal as ferias fazem mal a tudo , bem cá voltei e tenho andado a ver aerogeradores, entre 500w a 1000w pois houve a dias mau tempo entre 3 dias e as baterias foram se aos 11.9v e por segurança desliguei todo o sistema (ainda nao esta operacional o rele) .


O metodo de ligaçao do controlador do aero, é em paralelo nas baterias com o solar correto?

Cumpts

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por MRider »

O problema dos aerogeradores é que são muito caros ... :mrgreen:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Sistema Autônomo Max.200w (ProjectSolar)

Mensagem por ProjectSolar »

visitante2 Escreveu:O problema dos aerogeradores é que são muito caros ... :mrgreen:
Se fores a ver sai mais barato que os painéis, imagina tu que ainda há algum tempo vi aeros a 500e de 500w com oferta de controlador de carga, ora então sai a menos de 1e o Watt.

Melhor, estou em vista num de 500w que dizem a 15m/s consegue atingir 740w o preço dele ronda os 600e com oferta de controlador e dum load.

Cumpts . Sou novo neste ramo de aeros mas é o que o comerciante me mostra nas características.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”