Mini-mini projecto

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Boa tarde a todos

Conforme referi na minha apresentação, deram-me dois paineis solares da marca SOLAREX, mas não sei as caracteristicas pois, com o tempo essa informação desapareceu da etiqueta.
Vista Geral
Vista Geral
Etiqueta
Etiqueta
Junto com os paineis veio 8 baterias destas:
Bateria
Bateria
Já encomendei outras coisas e quando chegar venho cá mostrar.

Cumprimentos
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por ProjectSolar »

Aguardo o teu projeto.

Cumpts

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por Esteves »

@solvento a partida esses painéis são para trabalhar a 12V e cerca de 8Ap.

Mas nada melhor que pegar num voltímetro e por um painel ao sol e logo se vê a voltagem deles, se der +/- 17 volts logo são para trabalhar com tensões de 12V.

Já dá para começar de fazer umas brincadeiras, os 2 em paralelo já devem dar 16ap , muito bom para carregar umas baterias.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Esteves Escreveu:@solvento a partida esses painéis são para trabalhar a 12V e cerca de 8Ap.

Mas nada melhor que pegar num voltímetro e por um painel ao sol e logo se vê a voltagem deles, se der +/- 17 volts logo são para trabalhar com tensões de 12V.

Já dá para começar de fazer umas brincadeiras, os 2 em paralelo já devem dar 16ap , muito bom para carregar umas baterias.
Obrigado Esteves

Ja agora se me poderes dizer, aqui ou por PM onde arranjastes os suportes para os painéis que tens logo nas primeiras fotos do teu projecto agradecia.


Conforme for evoluindo vou actualizando

Cumprimentos
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por Esteves »

solvento Escreveu:
Esteves Escreveu:@solvento a partida esses painéis são para trabalhar a 12V e cerca de 8Ap.

Mas nada melhor que pegar num voltímetro e por um painel ao sol e logo se vê a voltagem deles, se der +/- 17 volts logo são para trabalhar com tensões de 12V.

Já dá para começar de fazer umas brincadeiras, os 2 em paralelo já devem dar 16ap , muito bom para carregar umas baterias.
Obrigado Esteves

Ja agora se me poderes dizer, aqui ou por PM onde arranjastes os suportes para os painéis que tens logo nas primeiras fotos do teu projecto agradecia.


Conforme for evoluindo vou actualizando

Cumprimentos

Boas!

É assim eu fiz pela parte mais em conta, os suportes que vão fixar por baixo das telhas fiz eu são de inox, as réguas onde fixam os painéis são em forma de ómega as utilizadas nos telhados para assentar as telhas e acredita que é bom material, não enferruja e são resistentes, depois foi só arranjara parafusos de inox e anilhas para fixar os painéis.

Imagem

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Bom dia
Após uma longa ausencia venho aqui apresentar algumas alterações feitas no meu projeto.
Durante algum tempo tive os paineis ligados a um grid tie, mas com a chegada de 4 baterias de 150Amp
Baterias
Baterias
20012013358.jpg (137.43 KiB) Visto 4592 vezes
fiz alteração para ficar com a iluminação e algumas tomadas ligadas a um inversor, neste caso uma UPS de 800 VA
UPS ligações
UPS ligações
20012013357.jpg (137.44 KiB) Visto 4592 vezes
.
Fiz tambem um quadro provisorio
Quadro
Quadro
20122012335.jpg (132.21 KiB) Visto 4592 vezes
Este permite que quando ja não tenho energia alternativa disponivel comute automaticamente para a rede electrica do fornecedor.
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por Esteves »

Boas!

Bem estou a ver que a coisa está começar de ganhar forma, essas baterias são de carro?

Quanto ao sistema passar para a rede na falta da alternativa para mim acho que é o melhor, eu tenho assim, apesar que nesta altura do ano rende muito pouco, falta de sol, e no meu caso falta de vento também, apesar que nestes 2 dias passados tive algum receio em que a eólica se desintegrasse ou partisse o mastro, já para não falar no seguidor, ainda estou agradecer a DEUS pelo facto de não ter partido nenhum painel, visto que alguns metais da estrutura com o vento na casa dos 130 quilómetros hora ficaram empenados.
Mas já está na forja uma nova estrutura só de uma coluna mais resistente.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por g_card »

há que actualizar o tópico também Sr Esteves!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Esteves Escreveu:Boas!

Bem estou a ver que a coisa está começar de ganhar forma, essas baterias são de carro?

Quanto ao sistema passar para a rede na falta da alternativa para mim acho que é o melhor, eu tenho assim, apesar que nesta altura do ano rende muito pouco, falta de sol, e no meu caso falta de vento também, apesar que nestes 2 dias passados tive algum receio em que a eólica se desintegrasse ou partisse o mastro, já para não falar no seguidor, ainda estou agradecer a DEUS pelo facto de não ter partido nenhum painel, visto que alguns metais da estrutura com o vento na casa dos 130 quilómetros hora ficaram empenados.
Mas já está na forja uma nova estrutura só de uma coluna mais resistente.
Boas

Por essas bandas as coisas tiveram feias. Ainda bem que a estrutura aguentou.

As baterias não são de carro. São baterias estacionarias iguais a estas mas de 150amp
serie_ee.jpg
serie_ee.jpg (6.89 KiB) Visto 4562 vezes
.Especialmente concebidas para Aplicações típicas:
Segurança Informática (UPS),
Sistemas de Alarmes,
Sinalização de Emergência,
Sistemas de Telecomunicações,

Neste momento o meu problema são os painéis por mais sol que esteja não dão mais do que 2,5 3 Amp (idade :( :( :( )
20012013362.jpg
20012013362.jpg (105.1 KiB) Visto 4562 vezes
Estou agora tambem a trabalhar numa estrutura para colocar os paineis a ver se a coisa melhora. vamos ver.
O trabalho não deixa muito tempo livre para estas coisas.


Cumprimentos
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por Esteves »

Ok sendo assim as baterias adaptam-se ao sistema, quanto a potencia dos painéis também pode ser a velhice, mas no caso de as baterias estarem já perto da carga delas acontece que não há resistência de carga e dai não dar o valor real dos painéis, para veres o rendimento total dos mesmos, chanta os dois fios e ai sim podes medir o potencial deles, isto no caso de teres uma pinça amperimétrica DC, se não com um vulgar multímetro também dá, uma ponta em cada fio e faz carga no amperímetro.





PS:
g_card Escreveu:há que actualizar o tópico também Sr Esteves!
Sim mais lá para a frente quando já estiver de volta da nova estrutura.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por visitante1 »

Esteves Escreveu:Ok sendo assim as baterias adaptam-se ao sistema, quanto a potencia dos painéis também pode ser a velhice, mas no caso de as baterias estarem já perto da carga delas acontece que não há resistência de carga e dai não dar o valor real dos painéis, para veres o rendimento total dos mesmos, chanta os dois fios e ai sim podes medir o potencial deles, isto no caso de teres uma pinça amperimétrica DC, se não com um vulgar multímetro também dá, uma ponta em cada fio e faz carga no amperímetro.





PS:
g_card Escreveu:há que actualizar o tópico também Sr Esteves!
Sim mais lá para a frente quando já estiver de volta da nova estrutura.
Vê lá se partes o outro pé, tens a mania das acrobacias!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Bom dia

Uma vez que este tópico se refere a um projecto para auto-consumo, pedia a um Sr. Moderador se for possível, o mover para a respectiva secção.

Obrigado
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Obrigado ao Sr. Moderador pela rápida intervenção.
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

Parabéns pelo projeto!
A respeito dos painéis, é um bom começo, apesar de apresentarem algum desgaste.
Para saberes a potência dos painéis em watts!
É muito fácil, e só multiplicar a voltagem pela amperagem. (diferença de potencial x fluxo de eletroes = a potência resultante destes dois factores)
Para saberes a amperagem correta, não podes simplesmente ligar a uma bateria, pois a bateria é considerada como uma carga, que varia muito, conforme a sua resistência.
E como se um painel fotovoltaico fosse uma fonte linear sem estabilização.
A voltagem e amperagem, vai sempre depender da carga (bateria), portanto a melhor maneira é medir com um multimetro, a voltagem, e amperagem, sem baterias pelo meio.

Já vi que tb tens um bom banco de baterias.....

Queria só expressar uma opinião a respeito da comutação que tens no teu quadro, que passa de alternativas para a rede, e vice-versa .
Pelo que vejo a maior parte dos produtores de energias alternativas optaram por este sistema.

Apesar no princípio ter ponderado por este sistema!
Resolvi ter tudo ligado ao mesmo tempo, eda, inversor, baixa tensão 12v.

Confesso que dá mais trabalho, e sai mais caro, passar pela casa toda muitos cabos.....

Mas as vantagens são muitas, ainda para mais que tenho a oficina, quando passasse tudo para as alternativas, qual seria a energia exigida! Muita.... levaria os equipamentos envolvidos na produção e acumulação a muito stress....

Assim como tenho! é muito mais fácil gerir a energia, tenho várias faces.... por exemplo num dia com potencial pv mais fraco, vou diminuindo a carga pv, e aumentando a carga da eda.
Dias maior potencial pv, aumento a carga neste sector e diminui a da eda, dependendo do potencial, referente aos consumos, pode ficar 100% nas alternativas.

Por exemplo a noite, já com a carga toda suportada pelas baterias, sem a ajuda dos painéis, diminuo os gastos neste sector.

Sem falar que tenho na casa toda a fase de 12v, onde ligo, luzes casa toda, rádio, router, fitas leds móveis sala, base carregador telefone, computador portátil, robô cozinha, câmeras de segurança, tudo a 12v. Sem a necessidade do inversor.

Continua........gostei do teu quadro, vai postando mais fotos.
Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Boa tarde

Emanuel Couto Obrigado pelo comentario, mas não se pode comparar a tua instalação a minha. Essa sim de grande nível e com um investimento muito grande. Continua com a tua força de fazeres mais e melhor e com os teus ensinamentos.
Como disse mais acima só tenho a iluminação na alternativa e a tomada da TV e esta comutação permite-me não ficar as escuras quando o banco de baterias vai a vida quando durante uns dias não há sol.
Também tenho um outro problema, neste momento o meu inversor é uma UPS adaptada e como sabes o rendimento deste equipamento é diminuto.
Alem disse o meu investimento neste projecto tem sido mão de obra.
Só o controlador de carga é que foi comprado o resto é aproveitado de sucata que vou encontrando ou de trocas que vou fazendo.

Já agora uma pergunta passaste fiação para a iluminação a 12 volt com que fio?

Cumprimentos
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Já deu para perceber que és autodidata, e dou muito valor a estas pessoas...
Apesar da maior parte das vezes o ser, será por questões financeiras, mas não só! Também é uma maneira de exprimimos a nossa criatividade...
Ao construirmos as coisas com as nossas mãos, damos mais valor, e ficamos com um certo orgulho em as ter construido, e um dia quando houver uma avaria, ou algo se partir, seremos capazes de as reparar.
E se compramos tudo feito, nem sempre é assim.

Na iluminação da casa etc, a 12v, estou a utilizar cabos 3,5 mm multifilar.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Emanuel Couto Escreveu:Boas!
Já deu para perceber que és autodidata, e dou muito valor a estas pessoas...
Apesar da maior parte das vezes o ser, será por questões financeiras, mas não só! Também é uma maneira de exprimimos a nossa criatividade...
Ao construirmos as coisas com as nossas mãos, damos mais valor, e ficamos com um certo orgulho em as ter construido, e um dia quando houver uma avaria, ou algo se partir, seremos capazes de as reparar.
E se compramos tudo feito, nem sempre é assim.

Na iluminação da casa etc, a 12v, estou a utilizar cabos 3,5 mm multifilar.
Boa tarde

Obrigado pela informação.
Quanto a ser autodidacta sempre o foi pois acredito que só se fazendo se pode aprender.
Os conhecimentos teóricos são fundamentais para a concretização de alguns projectos, mas hoje em dia há muita informação na internet e o google é nosso amigo.

Cumprimentos
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311


DomingosX
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 14, 2009 11:27 pm

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por DomingosX »

Imagem

Boa Sorte no projecto e se necessitar de alguma ajuda, estaremos aqui para o ajudar no que necessitar.
Desde preços de equipamentos competitivos até apoio técnico, para qualquer questão contacte [email protected]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por solvento »

Bom dia

Tem me chegado por MP algumas perguntas sobre o meu mini projecto.
Assim sendo e para quem quiser fazer ou ter por base um sistema muito low cost deixo aqui algumas considerações e o esquema do meu sistema.
esquema
esquema
sistema24volt.jpg (137.07 KiB) Visto 4234 vezes
Vou tentar resumir o funcionamento do mesmo.

O elemento principal nesta instalação é o regulador (o único até agora comprado por mim) de carga das baterias que também faz a função de relé de mínima tensão das baterias.
Neste momento o regulador têm as seguintes configurações.
Desligar carga aos 23,6 volt (para não descarregar muito as baterias)
Ligar carga aos 24,6 volt
Carga máxima das baterias 27,6.

Como funciona isto?

Então é assim:
Quando a tensão das baterias chega aos 23,6 volt desliga a carga do regulador, o que faz o contacto do K1 abrir, deixando de haver tensão na saída do inversor. Com a falta de tensão na saída do inversor o contacto do K3 também se abre e por consequência os contactos normalmente abertos do K2 também, passando estes para os contactos normalmente fechados e ficando assim o sistema a funcionar com a tensão do fornecedor externo.
Quando a tensão das baterias chega aos 24,6 volt, liga a saída na carga do regulador, isto vai actuar na bobine do K1 fazendo o fecho do respectivo contacto. Assim o inversor passa a estar alimentado e só quando estiver a tensão dos 230,volt na saída é que vai actuar a bobine do rele K3 fazendo por consequência também a inversão no k2 passando assim o sistema a funcionar com as alternativas.
O K3 era dispensável mas tem duas funções importantes.
1º garantir que a inversão só acontece quando haja tensão a saída do inversor.
2º em caso de avaria do inversor fica garantido a inversão para a rede do fornecedor.

Cumprimentos
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini-mini projecto

Mensagem por MRider »

Boas

Este tipo de regulador que tens podes definir qual a tensão mínima de corte ou ja vem predefinido?
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”