Mini Projeto Max.300w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por solvento »

ProjectSolar Escreveu:
visitante2 Escreveu:Boas
Então o sistema ja esta a funcionar como deve ser?
O multimetro estava bom?
Boas, ainda não.

Deixo a seguinte foto do meu novo contador, alguém me explique como ligo a saída do inversor .

Imagem

Tipo eu liguei a saída de um fio (fase) no L1 e a saída L2 seguiu para as tomadas , resumindo entrada e saída da fase nos terminais, mas não funciona o contador, sera que tenho que ligar do outro lado o outro fio que me sobra do inversor que por sua vez faz de neutro? Porque o inversor tem corrente nos 2 terminais um deve estar a fazer de fase e outro neutro.
Bom dia

Tens também que ligar o Neutro no borne 3 no lado oposto a entrada e saida
Bom projecto
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Já meti a funcionar, tem é um problema aquece muito de lado, deve ser por o inversor ser de onda modificada pois em pura nao faz isso, que sorte a minha já é o 2º watt meter que compro e não dá em onda modificada .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Agora são 3300w de onda moficada . Mesmo assim continua a ser "Mini Projeto" .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por MRider »

boas
Investir em inversores de onda modificada é um erro na minha opinião .....
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

ate pode ser, mas para o meu consumo não vale a pena "pura". no máximo em onda pura tenho necessidade em 300w ou 400w todo o resto pode ser modificada, ventilação, maquinas, bombas, motores....

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por MRider »

Para todo o consumo que possas ter é sempre melhor onda pura 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por visitante1 »

ProjectSolar Escreveu:ate pode ser, mas para o meu consumo não vale a pena "pura". no máximo em onda pura tenho necessidade em 300w ou 400w todo o resto pode ser modificada, ventilação, maquinas, bombas, motores....
está enganado!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Explique lá então..e resumindo onde tem mais rendimento onda modificada?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por visitante1 »

Onda modificada só em cargas resistivas e alguma iluminação, tudo o resto é uma questão de tempo até danificar (pode ver o exemplo do medidor que diz aquecer bastante).
Um motor ligado a onda quadrada há-de ser cada coice que mais parcerá uma betoneira a gasóleo agricola...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por RJSC »

pnunes Escreveu:Onda modificada só em cargas resistivas e alguma iluminação, tudo o resto é uma questão de tempo até danificar (pode ver o exemplo do medidor que diz aquecer bastante).
Um motor ligado a onda quadrada há-de ser cada coice que mais parcerá uma betoneira a gasóleo agricola...
cumprimentos
Motores Universais (os que têm escovas, como nos aspiradores, berbequins, etc) funcionam perfeitamente com Onda Quadrada, Modificada, e mesmo Corrente Contínua.
Assim como qualquer carga que tenha uma fonte de alimentação comutada (Computadores, TV's que não sejam do século passado, Carregadores de telemóveis/etc que tenham 100~240V à entrada, lâmpadas fluorescentes compactas e LED, tanta coisa...

Aparelhos que tenham um transformador de núcleo de ferro (o clássico) funcionam, mas com rendimento mais, pois as frequências altas que compõem a onda quadrada são dissipadas em calor no núcleo do transformador. Podem também começar a fazer barulho (ZZZZZZZZZ).

Lista de coisas que não podem mesmo ser usadas com Onda Quadrada/Modificada (não exaustiva! podem haver outras que não me lembro):

- Motores de Indução (se tiver um condensador ligado é de indução) e todos os aparelhos que contenham um motor de indução, exceto os que têm variador eletrónico de velocidade (Exemplos: motores ligados a Variador (VFD), Ar Condicionado com Inverter, máquinas de lavar roupa direct drive)
- Lâmpadas Incandescentes que usem Balastro eletromecânico (vulgo Bobina e Arrancador)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por MRider »

Eu tenho um carregador de telemovel que funciona em 110v e 220v e com o inversor de onda modificada não carrega bem , ou seja a carga da bateria não dura tanto tempo mesmo que marque carga completa . O mesmo acontece com carregador de pilhas AAA.

Tinha tambem uma lampada flurescente com balastro digital que acendia , mas passado algum tempo começou a ficar preta na ponta da lampada embora ainda acenda.

Por isso digo que é melhor os inversores de onda pura para tudo, são mas caros mas vale a pena. 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Mas disso não haja duvida que onda pura são muito melhores.... Posso dar o exemplo do Esteves, no inicio suponho que tinha 3000w em modificada e agora são puros...Usou e abusou ate que decidiu mudar...Esta na altura de eu também abusar um pouco do brinquedo e quem sabe no sigo o trajeto do "Esteves"


rodolfovieira
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta jun 19, 2008 10:31 am

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por rodolfovieira »

olá, gostei da evolução deste projecto,podes me falar em valores?

Quanto é que já gastaste neste projecto?
Paineis, baterias,inversores, etc

Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Valores? Em tudo que esta nas fotos. Inversor 39e na Leroy Merlin, disjuntores e cabos cerca de 20e, bateria ja tinha e as "novas" ( ainda estao em fase de escolha) ainda nao chegaram.
Painéis 200w (2x 100w ) 350e

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, quando poder posto novas fotos, novo controlador "rasca" de 20A e novo inversor de 3000w . No entanto esta tudo parado devido a falta de tempo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

RJSC Escreveu:
pnunes Escreveu:Onda modificada só em cargas resistivas e alguma iluminação, tudo o resto é uma questão de tempo até danificar (pode ver o exemplo do medidor que diz aquecer bastante).
Um motor ligado a onda quadrada há-de ser cada coice que mais parcerá uma betoneira a gasóleo agricola...
cumprimentos
Motores Universais (os que têm escovas, como nos aspiradores, berbequins, etc) funcionam perfeitamente com Onda Quadrada, Modificada, e mesmo Corrente Contínua.
Assim como qualquer carga que tenha uma fonte de alimentação comutada (Computadores, TV's que não sejam do século passado, Carregadores de telemóveis/etc que tenham 100~240V à entrada, lâmpadas fluorescentes compactas e LED, tanta coisa...

Aparelhos que tenham um transformador de núcleo de ferro (o clássico) funcionam, mas com rendimento mais, pois as frequências altas que compõem a onda quadrada são dissipadas em calor no núcleo do transformador. Podem também começar a fazer barulho (ZZZZZZZZZ).

Lista de coisas que não podem mesmo ser usadas com Onda Quadrada/Modificada (não exaustiva! podem haver outras que não me lembro):

- Motores de Indução (se tiver um condensador ligado é de indução) e todos os aparelhos que contenham um motor de indução, exceto os que têm variador eletrónico de velocidade (Exemplos: motores ligados a Variador (VFD), Ar Condicionado com Inverter, máquinas de lavar roupa direct drive)
- Lâmpadas Incandescentes que usem Balastro eletromecânico (vulgo Bobina e Arrancador)
Quanto as lampadas que usem balastro e isso eu só por acaso na noite de s.joao esqueci-me e liguei no meu inversor de 300w ela arrancou e esteve a noite toda ligada sem "stress" já um motor que tem arrancador "compressor" fica a fazer "hummmmmmmm" e não anda.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

A aguardar , baterias e monitorizações tipo amperímetro e voltímetros analógicos.... Já agora deixo uma questão algum usa baterias de carros (acido) misturadas com baterias de Gel?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

E também que tipo de contador "kw/h" devo usar em inversores onda modificada se alguém tem por exemplo já comprei 2 tipos diferentes e nada.....


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Njay »

ProjectSolar Escreveu:E também que tipo de contador "kw/h" devo usar em inversores onda modificada se alguém tem por exemplo já comprei 2 tipos diferentes e nada.....
Provavelmente teria que ser um "True RMS". Agora se existe ou não, ja não sei...
A medição tem que ser feita do lado 230V? Se quiseres medir o que é consumido da bateria (e/ou o que entra lá), o melhor é fazê-lo antes de conversor e não depois (o conversor também desperdiça alguma energia), e para isso há vários aparelhos, por exemplo este acho que serviria, embora não esteja agora em stock:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh ... duct=10080

E há outros no ebay.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Njay Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:E também que tipo de contador "kw/h" devo usar em inversores onda modificada se alguém tem por exemplo já comprei 2 tipos diferentes e nada.....
Provavelmente teria que ser um "True RMS". Agora se existe ou não, ja não sei...
A medição tem que ser feita do lado 230V? Se quiseres medir o que é consumido da bateria (e/ou o que entra lá), o melhor é fazê-lo antes de conversor e não depois (o conversor também desperdiça alguma energia), e para isso há vários aparelhos, por exemplo este acho que serviria, embora não esteja agora em stock:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh ... duct=10080

E há outros no ebay.
Tens mais algumas ideias, já que fala se nisso também pode ser a saída dos painéis, se alguém tiver...

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”