Mini Projeto Max.300w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Njay »

Esse do hobbyking t dá para a saída dos paineis, mas se calhar tu querias era mesmo na bateria, que aí ele contabiliza o que entra e o que sai. Há um outro dispositivo muito conhecido mas é um pouco mais carote, usado em bicicletas e motas, o Cycle Analyst.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Preciso de algo que monitorize as produções, já devem ter sido algumas pois todos os dias a bateria fica full pela manha e todo o dia a ver tv e umas ventoinhas de ventilação ate as 24h , já chegou as 03h da manha mas só quando agito a bateria e carrega de outra forma.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Já que na saída de 230v ac não consigo visto ja ter comprado 2 equipamentos, contador digital e um do lidl medidor de consumos e ambos aquecem em segundos....

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por MRider »

Eu tenho um medidor de consumos na saida do meu inversor de onda pura e funciona perfeito 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Esteves »

ProjectSolar Escreveu:Já que na saída de 230v ac não consigo visto ja ter comprado 2 equipamentos, contador digital e um do lidl medidor de consumos e ambos aquecem em segundos....


Boas!

Estou em vias de comprar um regulador de carga como ligação ao PC e vou ter disponível o medidor que tenho actualmente, o corrent cost, com leitura de custos no aparelho e via net num site disponibilizado por eles, se quiser podemos chegar a um acordo, este pelo menus trabalha sem ligar ao inversor e não tem o problema de aquecimento.

Fica as imagem dele e o modo de apresentação online.


Imagem

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, deixo aqui outra questão é possível juntar baterias de "automovel" com baterias de Gel / AGM ?

Ex. 6 (2v 220ah) + 12v 44ah (auto) = 264ah (12v)

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Esteves »

Não!
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Eu também tinha a ideia de não, mas claro nunca o fiz nem vou fazer.


anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por anjomag »

visitante2 Escreveu:Boas

Se arranjares um de 1000w nominal tens de fazer um bom banco de baterias, sendo baterias de carro ( não são as proprias ) tens de meter umas 4 baterias de uns 70Ah ligadas em paralelo(12v) com fios grossos para poderes usar o inversor em coisas com alguma potencia .
Ou então aproveitas e compras ja um inversor em 24v que é melhor mas ai ja tens de ligar as baterias de modo a obter 24v .
---se ele ligar em serie de forma a obter 24v o vai demorar mais tempo para conseguir carregar as baterias nao é ? e tera menos amperes se mantiver o mesmo numero de baterias ou estou errado??


anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por anjomag »

ProjectSolar Escreveu:Preciso de algo que monitorize as produções, já devem ter sido algumas pois todos os dias a bateria fica full pela manha e todo o dia a ver tv e umas ventoinhas de ventilação ate as 24h , já chegou as 03h da manha mas só quando agito a bateria e carrega de outra forma.
tens de agitar essas baterias porque sao auto nao é?? se fossem de gel ou de empilhador tipo as chamadas estacionarias ja nao havia essa necessidade de agitar ou sera que devem tambem ser agitadas ???? alguem sabe?
....é que nao estou a ver o excelente projecto do Esteves a ter de agitar todas as baterias qeu tem nas fotos ....

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por MRider »

Boas
E assim existe quem diga que as baterias de automovel não presizam de ser "abanadas" periodicamente.

Eu no meu caso faço , porque para mim fica melhor e não ficam viciadas. Eu até ja inventei um mecanismo para as abanar remotamente :mrgreen:
E uma questão de testares.

Quanto as outras baterias de gel ou estacionarias não é presizo, e até pode ser prejudicial fazer isso .


PS: as baterias de automovel não são indicadas para esse fim ( mas desenrasca :mrgreen: ) para potencias pequenas 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Já mudei de banco de baterias, agora são AGM 220Ah, falta testar agora já chegou mais material hoje, como amperímetros, voltímetros e cabos 25mm

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por ProjectSolar »

Já agora como se faz a ligação dos amperímetros na saída dos painéis, eu comprei e ele trouxe o amperímetro, cabos e uma barra com bornes , são 4 mas não estou a ver para que serve a barra... Sei que se deve ligar em serie nos circuitos ...
Já agora 3mm ou 4mm de secção para 15mt a passar no Maximo 20A perde se muito rendimento?

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Esteves »

Boas!

O que chama barra são os Shunt faz parte desse amperímetro, os Shunt são entre-calados nos cabos dos painéis ou baterias etc...
O Shunt é ligado entre-calado no cabo e o amperímetro é ligado ao Shunt, deve ser ligado na posição correcta para ter uma amostragem positiva e não negativa, no voltímetro não precisa de Shunt.

Mas fica uma imagem que vale mais que 1000 palavras, e assim não há engano.


Imagem



PS: Os fios de ligação ao amperímetro podem ser finos mas convém ser protegidos de ruídos (isolamento adequado)
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Cabul »

Desculpa lá ó amigo Esteves, mas isso assim não funciona correctamente. Os amperímetros teem que estar obrigatoriamente em série com o circuito. Para que os amperímetros que tens na foto funcionem correctamente, os shunts teem que ser desligados. toda a corrente tem que fluir pelos amperímetros. O mais parecido com o que tu mostras, seria com uma pinça amperimétrica que encostada a um condutor, atraves da medicção do fluxo electroestáctico dá a medição da corrente.
Os voltímetros são ligados em paralelo, por isso a cablagem é fina, basta 0,5mm2 de secção. No caso dos amperímetros tem que ser fio/cabo de ligação correspondente e com margem de segurança, basta ver na tabela, ao valor máximo de leitura do amperímetro. O amperímetro É SEMPRE colocado em série, ao meteres o shunt, como a própria palavra diz chuntas o equipamento de medida, é como se fizesses uma ligação em paralelo. Esses shunts estão aí para no caso do amperímetro avariar, ou ser retirado, ligá-los e não interromper o circuito
Cumps

Por exemplo se ligares duas lampadas em série com a mesma potencia, elas acendem claro que com +- metade da potencia. Se a seguires shuntares uma delas, como ao amperímetro, a corrente passa a fluir pelo shunt, a lampada apaga-se e a outra passa a "brilhar" com a potencia nominal dela.


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Cabul »

Os voltímetros são ligados em paralelo, não são entrecalados, liga positivo com positivo e negativo com negativo

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Esteves »

Cabul Escreveu:Desculpa lá ó amigo Esteves, mas isso assim não funciona correctamente. Os amperímetros teem que estar obrigatoriamente em série com o circuito. Para que os amperímetros que tens na foto funcionem correctamente, os shunts teem que ser desligados. toda a corrente tem que fluir pelos amperímetros. O mais parecido com o que tu mostras, seria com uma pinça amperimétrica que encostada a um condutor, atraves da medicção do fluxo electroestáctico dá a medição da corrente.
Os voltímetros são ligados em paralelo, por isso a cablagem é fina, basta 0,5mm2 de secção. No caso dos amperímetros tem que ser fio/cabo de ligação correspondente e com margem de segurança, basta ver na tabela, ao valor máximo de leitura do amperímetro. O amperímetro É SEMPRE colocado em série, ao meteres o shunt, como a própria palavra diz chuntas o equipamento de medida, é como se fizesses uma ligação em paralelo. Esses shunts estão aí para no caso do amperímetro avariar, ou ser retirado, ligá-los e não interromper o circuito
Cumps

Por exemplo se ligares duas lampadas em série com a mesma potencia, elas acendem claro que com +- metade da potencia. Se a seguires shuntares uma delas, como ao amperímetro, a corrente passa a fluir pelo shunt, a lampada apaga-se e a outra passa a "brilhar" com a potencia nominal dela.

@Cabul qual foi a parte que não entendeste no esquema???????

O shunts estão ligados em serie.... ou eu ando a ver mal!!!!

Na questão dos voltímetros até parecia mal fazer um esquema, acho que é mais que lógico serem ligados em paralelo.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por visitante1 »

Esteves Escreveu:Boas!

O que chama barra são os Shunt faz parte desse amperímetro, os Shunt são entre-calados nos cabos dos painéis ou baterias etc...
O Shunt é ligado entre-calado no cabo e o amperímetro é ligado ao Shunt, deve ser ligado na posição correcta para ter uma amostragem positiva e não negativa, no voltímetro não precisa de Shunt.

Mas fica uma imagem que vale mais que 1000 palavras, e assim não há engano.


Imagem



PS: Os fios de ligação ao amperímetro podem ser finos mas convém ser protegidos de ruídos (isolamento adequado)
O esquema está correto!
Um amperimetro está a medir a corrente de entrada o outro está a medir a corrente de saída/cargas.
Aí não está representado o voltimetro, mas se for colocado é entre o positivo e o negativo do ponto que se quer medir.
Neste esquema teremos ter 2 tensões diferentes: uma na entrada do regulador mais alta, outra na saida do regulador/bateria mais baixa.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por Esteves »

Bem para não aja confusão fica um esquema simples, com um amperímetro e um voltímetro.

Em relação ao esquema anterior acho que o @pnunes já disse tudo.



Imagem




PS: Por acaso há um pormenor que está mal no primeiro esquema, são as linhas de alimentação de um amperímetro que está com a cor trocada.
Mas julgo que deu para explicar...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini Projeto Max.300w

Mensagem por visitante1 »

Esteves Escreveu:Bem para não aja confusão fica um esquema simples, com um amperímetro e um voltímetro.

Em relação ao esquema anterior acho que o @pnunes já disse tudo.



Imagem




PS: Por acaso há um pormenor que está mal no primeiro esquema, são as linhas de alimentação de um amperímetro que está com a cor trocada.
Mas julgo que deu para explicar...
Não está não, as cores estão corretas, é mesmo assim.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”