Energia: UE quer melhorar segurança após apagão de sábado

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energia: UE quer melhorar segurança após apagão de sábado

Mensagem por luimio »

[img]a%20comissão%20europeia%20reagiu%20esta%20segunda-feira%20ao%20apagão%20que%20afectou%20pelo%20menos%20dez%20milhões%20de%20pessoas%20no%20continente%20europeu%20sábado%20à%20noite%20salientando%20a%20necessidade%20de%20aumentar%20os%20níveis%20de%20segurança%20do%20sistema%20de%20fornecimento%20de%20energia.[/img]

o comissário para a energia, andris piebalgs, adiantou em comunicado qu e «a união europeia precisa de um mercado interno que tenha nos mais altos níveis no que respeita ao sistema de segurança».

o incidente teve origem numa avaria na zona da renânia do norte e vestefália, na rede eléctrica alemã, tendo provocado cortes de energia em frança, itá lia, bélgica, luxemburgo, holanda, espanha, portugal e mesmo marrocos.

o corte de fornecimento de electricidade prolongou-se, nalguns casos, d urante duas horas e chegou a afectar a circulação ferroviária, incluindo os comb oios de alta velocidade.

«estes incidentes mostram, mais uma vez, que os acontecimento numa parte da europa afectam outras partes, o que pede uma política europeia para a energ ia», referiu pielbags.

ferran tarradellas, porta-voz do comissário, confirmou, por seu lado, que as causas do apagão estão a ser estudadas pela união para a coordenação da transmissão de electricidade (ucte) e poderão ser conhecidas ainda hoje.

o comissário escreveu às entidades competentes solicitando que indiquem quais as medidas necessárias para evitar um novo apagão.

para já, piebalgs pretende propor à comissão a criação de um grupo europeu de operadores de sistemas de transmissão com a missão de apresentar posições comuns, particularmente sobre questões de segurança.

o apagão de sábado teve lugar às 21:30 de lisboa no noroeste da alemanha, na sequência do desligamento de uma linha de alta potência sobre um rio para permitir a passagem em segurança de uma embarcação.

este acto provocou um «desequilíbrio brutal» nos geradores, tendo sido desencadeado um mecanismo europeu de compensação por solidariedade, que incluiu portugal.

este mecanismo, que originou cortes de electricidade em vários países, permitiu evitar um apagão total na europa.

diário digital / lusa

fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=73586


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

criaram o monstro e agora não sabem como alimenta-lo... isto está bonito
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”