SAUDE

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Hospitais vão passar todos a empresas até 2014
22 de Novembro de 2011

O grupo que estudou a reforma hospitalar sugere acabar com hospitais sob tutela directa do Estado. Todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem passar para o sector empresarial do Estado até 2014. Esta é a recomendação do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar, que entregou na segunda-feira ao ministro da Saúde um diagnóstico dos hospitais públicos e respectivas terapêuticas para aumentar a eficiência e alcançar a sustentabilidade a curto prazo.

A sugestão de transformar os nove hospitais que ainda funcionam sob a tutela directa do Ministério da Saúde (Sector Público Administrativo) em hospitais-empresa (EPE), chega numa altura em que os olhos estão postos na situação deficitárias das empresas públicas, levando mesmo o Executivo a incluir algumas no perímetro do Estado.

Os hospitais não são excepção. O buraco chega aos 4,8 mil milhões de euros - mais do que duplicou nos últimos três anos - as dívidas aos fornecedores ultrapassam os mil milhões E quase metade dos 41 EPE estão em falência técnica.

De acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde, os nove hospitais SPA registaram prejuízos de 9,4 milhões de euros em 2010.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=543526
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Estatinas reduzem risco de doenças cardiovasculares
23 de Novembro de 2011

As estatinas reduzem com segurança o risco de doenças cardiovasculares mesmo anos após o fim do tratamento, de acordo com uma pesquisa sobre um popular redutor de colesterol, publicada na quarta-feira.


As estatinas trabalham no bloqueio de uma enzima do fígado que transforma células gordas que «entopem» as paredes arteriais e aumentam o perigo de doenças do coração e enfartes.

Com as vendas anuais em todo o mundo de mais de 20 mil milhões de dólares, esses medicamentos têm sido chamados de «a aspirina do século XXI» por causa do seu benefício e do amplo uso. Mas questões sobre a segurança a longo prazo para o coração, o fígado e o risco de cancro persistiam.

Investigadores do Grupo de Estudos sobre a Protecção do Coração em Oxford observaram 20.536 pacientes com risco de doenças cardiovasculares que receberam, ao acaso, 40mg diários de simvastatinas ou um similar falso por mais de cinco anos.

Durante este período, aqueles que tomaram as estatinas registaram uma redução no colesterol mau LDL e uma queda de 23% em casos de doença cardiovascular comparados com o grupo do placebo.

A monitorização dos voluntários continuou por mais um período de seis anos depois de a experiência acabar.

Os benefícios continuaram durante o período de monitorização entre os voluntários que pararam de tomar as estatinas, descobriram os cientistas.

Além disso, não houve dano algum para a saúde entre aqueles que tomaram ou que continuaram a tomar os medicamentos.

Um grande número de cancros (cerca de 3500) desenvolveu-se neste período de acompanhamento, mas não houve diferença na incidência entre os grupos da estatina e do placebo.

«A persistência dos benefícios que observamos entre os participantes que originalmente receberam simvastatina, durante os seis anos seguintes ao período da experiência, é notável», disse um dos pesquisadores, Ricahrd Bulbulia.

«Além disso, a prova confiável de segurança, sem risco excessivo de cancro ou de outras grandes doenças, durante os 11 anos seguintes é muito tranquilizadora para os médicos que prescrevem estatinas e para um número cada vez maior de pacientes que as tomam por um longo período para reduzir o risco de doenças vasculares».

Uma pesquisa anterior, de Novembro de 2010, descobriu que o uso prolongado de estatinas era menos arriscado do que se pensava para as pessoas com doenças hepáticas gordurosas não-alcoólicas (DHGNA), uma doença de fígado comum.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=543825
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Ingestão excessiva de paracetamol pode levar à morte
Pesquisa analisa riscos de tomar seguidamente dose acima do recomendado
23 de novembro de 2011

Tomar paracetamol seguidamente em excesso pode causar uma perigosa overdose difícil de diagnosticar, mas capaz de colocar a vida da pessoa em risco.

Imagem
Abuso de medicamento é difícil de diagnosticar

Muitas vezes o paciente procura o hospital por não se sentir bem, sem saber que está sofrendo de uma intoxicação pelo remédio.

A situação clínica precisa ser reconhecida e tratada rapidamente porque esses pacientes correm mais risco do que as pessoas que tomam overdoses únicas, mostra um novo estudo.

Chamadas de overdoses escalonadas, esse abuso acontece quando a pessoa tem dores e repetidamente usa uma dose um pouco maior de remédio do que deveria. "Não se trata da overdose massiva usada por pessoas que querem cometer suicídio, mas de um abuso ao longo do tempo. O dano cresce e o efeito pode ser fatal", diz Kenneth Simpson que publicou um artigo no British Journal of Clinical Pharmacology.

O problema é que, para avaliar os riscos que uma pessoa corre, os médicos normalmente coletam uma amostra de sangue e medem a quantidade da droga em circulação. No caso de uma única overdose, a amostra fornece uma informação valiosa, mas pessoas com overdoses escalonadas podem ter baixos níveis de paracetamol o sangue, mesmo correndo grande risco de falência do fígado e morte.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram dados de 663 pacientes que haviam sido admitidos na Royal Infirmary of Edinburgh entre 1992 e 2008 com lesões no fígado induzidas pelo uso do paracetamol. Os autores descobriram que 161 tinham tomado overdoses escalonadas, normalmente para aliviar várias dores comuns, como de barriga, de cabeça ou musculares.

"Na admissão no hospital, essas pacientes tinham mais probabilidade de ter problemas no fígado e no cérebro, precisando hemodiálise ou ajuda na respiração, e corriam mais risco de morte que aqueles que haviam tomado overdoses únicas", dizem os autores.

O problema é ainda pior para aqueles que chegam ao hospital mais de um dia após a overdose - eles correm mais risco de morte ou de precisar um transplante de fígado.

"Overdoses escalonadas ou pacientes que chegam tarde ao hospital após uma overdose precisam ser monitorados de perto. Deve-se considerar o uso do antídoto para o paracetamol, N-acetylcysteine, independentemente da concentração do remédio no sangue", continuam.

Para os autores, nesses casos é preciso descobrir novos caminhos de avaliar se um paciente pode receber alta, se precisa tratamento ou considerar transplante de fígado.

http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 1661,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Um terço dos brasileiros sofre de varizes
SP cria 1º laser nacional para tratar varizes

22 de novembro de 2011

São Paulo acaba de criar a primeira tecnologia nacional de tratamento a laser contra as varizes, problema que atinge cerca de um terço dos brasileiros e tem um importante potencial incapacitante, podendo levar à perda de mobilidade nas pernas. Até então, a única alternativa era usar equipamentos importados, que tornam o tratamento quatro vezes mais caro.

A iniciativa paulista, uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), câmpus São Carlos, e Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu, resultou em uma máquina com custo de R$ 25 mil – ante os R$ 100 mil empregados no equipamento importado.

Diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBAVC), o médico Walter Castelli diz que as varizes atingem até 30% dos brasileiros. “Mas se contarmos as microvarizes, chamadas popularmente de ‘vasinhos’, o problema é ainda mais comum, atingindo de 50% a 70% da população”, explica.

A tecnologia nacional desenvolvida pelos paulistas já foi testada em 15 pacientes do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu. De acordo com o cirurgião vascular Winston Bonetti Yoshida, professor da Faculdade de Medicina da Unesp, o HC nunca tinha adquirido uma máquina de laser contra varizes por causa de seu alto custo. “Então pensei que seria possível fabricar um aparelho nacional, para beneficiar não só a nossa instituição, como as outras”, diz.

Yoshida propôs a parceria com o Instituto de Física da USP de São Carlos, que desenvolveu o equipamento em menos de um ano. Agora, a partir desses 15 primeiros pacientes, será feito um estudo para verificar se o resultado da técnica é semelhante àquele obtido com os equipamentos importados. Depois disso, a ideia é produzir e comercializar novas máquinas.

O tratamento a laser contra varizes é feito de modo endovascular. Com o paciente anestesiado, uma fibra ótica é introduzida dentro da veia doente e conduz o laser. Em contato com a hemoglobina, é gerada uma energia térmica localizada na parede interna da veia. Dessa maneira, a veia é cauterizada de dentro para fora, transformando-se em um cordão fibroso.

O laser é uma das opções contra as varizes. “Veio para complementar a cirurgia convencional, com a finalidade de fazer com que o paciente retorne às atividades antes de duas ou três semanas”, diz Castelli. Com o laser, em geral, a recuperação ocorre em até uma semana.

O especialista explica que a técnica não é indicada para tratar veias com mais de 1,2 cm de diâmetro e que uma desvantagem é o risco de queimaduras superficiais. A escolha do melhor tratamento depende do perfil clínico do paciente.
Para o cirurgião vascular Nelson Wolosker, professor da Faculdade de Medicina da USP, o uso de laser ainda é restrito e indicado aos que não podem se submeter à cirurgia convencional. “Essa cirurgia vem sendo praticada há 80 anos e traz ótimo resultado estético”, diz.

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/ ... r-varizes/
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Consumo demasiado baixo de sal aumenta riscos para o coração
23 de Novembro de 2011

Pessoas que consomem sal com moderação têm menor risco de problemas cardíacos, em relação a quem consome muito sal ou muito pouco, revela uma investigação realizada na Universidade McMaster, no Canadá.

A equipa de médicos analisou os níveis de sódio e potássio na urina de 30 mil pessoas, 16% das quais tiveram problemas cardíacos quatro anos depois.

Os que consumiam mais de 7 ou 8 gramas de sódio por dia tiveram mais risco cardíaco, um fato que é bem conhecido.

A novidade é que aqueles que consumiam menos de 3 gramas de sódio por dia também tiveram maior risco de morte ou hospitalização por problemas cardíacos.

Os investigadores dizem que essa descoberta vai contra a recomendação atual vigente nos Estados Unidos, onde o governo orienta um consumo de menos de 2,3 gramas de sódio por dia (uma colher de chá de sal), ou 1,5 gramas para quem tem problemas cardíacos.

Num comentário publicado juntamente com o estudo, no Journal of the American Medical Association , o médico Paul Whelton, da Universidade Tulane, nos EUA, afirma que a pesquisa precisa de ser lida com cuidado.

Acrescenta que a estimativa de consumo de sal baseada em amostras de urina pode levar a um problema na interpretação dos dados.

Whelton também destaca que, entre quem comia pouco sal, os acidentes cardiovasculares foram muito menos frequentes do que entre quem o ingeria em maiores quantidades.

Para o médico, as evidências científicas até agora não demonstram a necessidade de mudar as recomendações de ingestão de sal.

A hipertensão é uma das principais causas de derrames, enfartes e outros problemas cardiovasculares, que matam 17 milhões de pessoas por ano.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=543928
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Entre 8 e 25% dos adultos na UE são obesos
24 de Novembro de 2011

Entre 8 e 25 por cento dos adultos na União Europeia são obesos e não existem diferenças sistemáticas entre os homens e as mulheres neste indicador, revelam dados do Eurostat hoje divulgados.

De acordo com dados do gabinete de estatística da União Europeia (UE), que avaliou os números de 19 países, a proporção de obesidade foi maior nas mulheres em oito Estados-membros, maior para homens em dez e igual num país.

O Eurostat, que não avaliou dados de Portugal, destaca a Roménia, a Itália, a Bulgária e a França como os países com menor número de obesos adultos, entre os 8 e os 12,7 por cento, ao passo que Reino Unido, Malta, Letónia e Estónia são os Estados-membros que mais se destacam pela negativa, com números entre 18,4 e 23,9 por cento.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=544137
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

A Fé também cura, mas quem garante a cura?

Reino Unido: 6 pessoas morrem de HIV após «cura» evangélica
25 de Novembro de 2011

Pelo menos seis pessoas morreram no Reino Unido depois de lhes terem dito que tinham sido curadas de SIDA, podendo por isso deixar de tomar a medicação, segundo a Sky News.

Segundo a Sky, há provas de que igrejas evangélicas em Londres, Manchester, Birmingham e Glasgow garantem estar a curar o HIV através de Deus.

Inflitrando-se na Synagogue Church of All Nations (SCOAN), em Southwark, sul de Londres, repórteres disseram aos pastores evangélicos que eram HIV positivos, e a todos foi dito que podiam ser curados.

Uma vez por mês, a igreja forma uma linha de cura, onde vão pessoas de toda a Europa para serem curados de toda a espécie de doenças. Na altura do registo, têm que entregar uma carta do médico com descrevendo o seu estado de saúde.

As pessoas são filmadas antes e depois dos «tratamentos», iamgens que depois são postas no website SCOAN.

O processo de cura inclui o pastor a gritar para a pessoa ser curada, para o diabo lhe sair do corpo, enquanto o asperge com água na face.

Um dos pastores, Rachel Holmes, disse a um jornalista da Sky, Shatila, que é um genuíno portador de HIV, que tem tido um sucesso de 100%.

«Temos muitas pessoas que contraíram HIV. Todas estão curadas», disse Holmes, acrescentando que se sintomas como diarreia ou vómitos persistirem significa que o vírus está a sair do corpo.

O Ministério da Saúde disse estar muito preocupado com a situação: «O nosso conselho é claro, que a fé e as orações não substituem qualquer forma de tratamento, sobertudo para o HIV».

Em resposta à investigação da Sky, a SCOAN afirmou em comunicado: «Não somos nós quem cura, é Deus. Não há uma doença que Deus não possa curar, não há um peso que Deus não possa aliviar, não há um problema que Deus não possa resolver».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=544412
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Jovens querem deixar de fumar
Seis mil portugueses ‘pedem’ ajuda via internet
2011-11-25

Seis mil jovens portugueses procuraram ajuda para deixar de fumar através da Internet, avança a LUSA. Estes fumadores recorreram a espécie de médico virtual que avalia o grau de dependência e faz o acompanhamento do fumador.

Imagem
A campanha continuará até 2013

A plataforma resulta de uma campanha da Comissão Europeia, «Os Ex-fumadores são Imparáveis», lançada em Junho e que continuará até 2013.
A ajuda é gratuita e “tem vindo a registar um forte impacto na população europeia, nomeadamente nos mais jovens”, afirmam os promotores da iniciativa.

Os dados do balanço dos primeiros cinco meses de campanha, apresentados hoje por estes responsáveis, revelam que mais de um milhão de europeus dos 27 estados membros acederam às páginas da campanha no Facebook e mais de 151 mil registaram-se na plataforma iCoach.

Em Portugal, as redes sociais foram um veículo privilegiado e a campanha chegou a milhares de fumadores, especialmente aos mais jovens, 70 por cento dos fumadores que procuraram ajuda têm entre os 18 e os 35 anos.

Em apenas cinco meses registaram-se um total de 5.882 portugueses na plataforma, o que equivale a quatro por cento do total dos europeus que aderiram a este novo método de ajuda para deixar de fumar.

O estudo dos primeiros meses da campanha «Os Ex-fumadores são Imparáveis» avaliou também as diferenças entre os aderentes ao programa, em Portugal, por género, formação escolar e ocupação: 59 por cento dos portugueses é do sexo masculino, 67 por cento tem emprego, 14 por cento está desempregada e 11 por cento são estudantes.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51963&op=all
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

133 mil comprimidos perigosos apreendidos
26/11/2011

Medicamentos para a disfunção eréctil e emagrecimento. São estes os remédios contrafeitos que mais são apanhados nas alfândegas portuguesas, mas a lista inclui hormonas de crescimento e até medicamentos para o coração.

Imagem

No total, nos primeiros nove meses deste ano foram apreendidos mais de 133 mil comprimidos perigosos. Além dos falsificados, as autoridades reenviaram ainda para os países de origem 120 mil unidades por não cumprirem as regras de introdução no País.

Segundo os dados da Direcção Geral das Alfândegas, as 936 apreensões foram avaliadas em mais de 619 mil euros. Ao DN, fonte do Ministério das Finanças adiantou que os principais países de origem destes produtos são Índia, China , Brasil e Suíça. A mesma fonte esclareceu que a maioria dos medicamentos ilegais "destina-se à disfunção eréctil e emagrecimento".

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=2150100
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Com 162 casos suspeitos, cidade do CE tem surto de gripe suína
27 de novembro de 2011

Moradores do município de Pedra Branca, na região do sertão central do Ceará, estão assustados com o surto de gripe suína (H1N1) que atinge a cidade. Só no sábado foram notificados 63 casos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mas até agora apenas 11 foram confirmados. Ao todo, já foram 162 casos suspeitos submetidos a investigação na cidade.

Pedra Branca fica a 261 km de Fortaleza e os médicos trabalham com a hipótese de que o surto começou na Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Rodrigues de Oliveira. A unidade foi inaugurada este ano e ofereceu cursos para estudantes do primeiro ano do ensino médio com aulas de várias especialidades.

De acordo com funcionários do hospital local, dezenas de alunos da escola apresentaram os mesmos sintomas, tosse seca, dores musculares e dor de cabeça, clássicos da gripe suína, causada pelo vírus Influenza A (H1N1) e famoso pela pandemia em 2009. A suspeita é de que trabalhadores nascidos em Pedra Branca e que migram para o corte de cana no sudeste tenham voltado para o Ceará e tido contato com pelo menos um estudante do colégio.

Os casos no município têm sido tratados como "surto" e nenhum dos registros é considerado grave. O Tamiflu, remédio utilizado no tratamento da doença, só chegou ao município às 17h de sábado e, segundo funcionários do hospital da cidade, até a manhã deste domingo ninguém estava sendo tratado com o medicamento. O Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, afirmou que iria ainda este domingo até a cidade para acompanhar o caso de perto e também prestar mais esclarecimentos à população.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... suina.html
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Dor: 1/4 dos portugueses não segue tratamento por falta de dinheiro
27 de Novembro de 2011

Um em cada quatro portugueses com dor crónica não segue o tratamento prescrito pelos médicos por falta de dinheiro, indica um estudo da revista Deco Proteste a publicar na próxima semana.

Segundo o estudo, a que a Lusa teve acesso, os doentes queixam-se da rápida perda de eficácia dos fármacos prescritos, sublinhando o custo elevado do tratamento, que ronda os 77 euros/mês, a que se junta muitas vezes a despesa com o transporte até à unidade de saúde ou hospital e o preço das consultas privadas.

Ainda assim, mais de metade (seis em cada 10) dos inquiridos disseram ter seguido o tratamento para a dor no último ano.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=544630
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

HIV: 15% de novas infecções são de menores de 15 anos
30 de Novembro de 2011

Em 2010, cerca de 15% das novas infeções pelo vírus de imunodeficiência humana (VIH) em todo o mundo foram em crianças com menos de 15 anos, refere um relatório internacional divulgado hoje.

Apesar dos novos casos, perto de 390 mil, o valor é bastante inferior face ao pico registado entre 2002/2003, altura em que foram verificadas 560 mil novas infeções em crianças, segundo o relatório «2011-Global HIV/AIDS Response», da responsabilidade da ONUsida, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O documento, divulgado em Genebra, na véspera do Dia Mundial da Sida, que se assinala em 01 de dezembro, constata que também houve uma diminuição significativa nos números totais.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=545219
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Avanços científicos em destaque no congresso de oftalmologia
54º encontro promovido pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia realiza-se entre amanhã e domingo em Vilamoura

2011-11-30

Mais de 800 especialistas em oftalmologia são esperados na edição deste ano do Congresso Português de Oftalmologia, que decorre entre amanhã e sábado em Vilamoura, Algarve. Serão destacados no encontro os novos avanços científicos ao nível do tratamento e diagnóstico.

Imagem
Os problemas de retina estarão em destaque

No Congresso, o 54º organizado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), fundada em 1939, estarão em em debate temas como as novidades no tratamento e diagnóstico das doenças da retina, a neuroftalmologia e a cooperação com os países africanos lusófonos. O programa completo pode ser encontrado aqui.

“É o evento mais importante para a SPO e os oftalmologistas portugueses e uma oportunidade única de actualização para manter os oftalmologistas portugueses ao nível do que de melhor se faz no mundo”, disse à Lusa a presidente do congresso, Manuela Carmona, também presidente da SPO.

Sublinhou que grande parte dos clínicos daquela especialidade trabalha fora dos grandes centros hospitalares, pelo que a reunião magna da SPO constitui para eles “uma oportunidade única de actualização”, sobretudo para o enquadramento de “casos clínicos mais complicados”.

Segundo Manuela Carmona, a ciência oftalmológica em Portugal tem acompanhado “o que de melhor se faz no mundo e nos melhores centros”, nomeadamente ao nível da cirurgia refractiva, que tem estado a par “dos últimos desenvolvimentos clínicos a nível mundial”.

Sobre a eventual necessidade de formação de mais especialistas, garantiu que os 1000 oftalmologistas portugueses são suficientes para as necessidades da população, constituindo “um bom rácio a nível mundial”.

De acordo com a organização do congresso o tema dominante será a retina, com um debate sobre o tratamento do edema macular, do descolamento da retina e o OCT (tomografia coerência óptica) no estudo da coróideia e da retina. Serão explorados temas como a contactologia, a neuroimagem, a inflamação ocular e o glaucoma, a catarata, as cirurgias refrativas, a oncologia ocular e a oftalmologia pediátrica.

Sexta-feira será dedicada à correcção de erros refractivos, com as novas perspectivas clínicas e cirúrgicas em oftalmologia e com a ergoftalmologia, num curso sobre o comportamento da visão no ar, na terra e no mar.

A novidade do último dia de congresso, sábado, é um curso dedicado à retinopatia diabética, mas o dia de encerramento ficará também marcado por um simpósio luso-africano, em que serão apresentados projectos de cooperação desenvolvidos na Guiné e em S. Tomé e Príncipe.
Segundo a presidente da SPO, o ano de 2011 fica assinalado pelas iniciativas de cooperação em países africanos como Angola e Cabo-Verde. “Dando continuidade às nossas actividades de desenvolvimento da especialidade nos países lusófonos, um dos nossos dos principais objectivos é criar uma sociedade de oftalmologia de língua portuguesa incluindo não apenas os países africanos mas também o Brasil”

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=52024&op=all
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Doentes vão assinar receitas e impedir troca de remédios
04/12/2011

Farmacêuticos não poderão trocar remédios de marca por genéricos. Proposta da Ordem dos Médicos foi aceite pelo Governo.

Imagem

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=2165662
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Mulheres que comem mais peixe sofrem menos do coração
6 de Dezembro de 2011

Os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos são mais raros entre as mulheres em idade fértil que consomem regularmente peixes ricos em ómega 3, revela um estudo dinamarquês.

Trata-se da primeira investigação que se debruça sobre mulheres entre os 15 e os 49 anos e os benefícios do consumo de peixe na sua saúde cardíaca.

Segundo o estudo, publicado na segunda-feira na revista da Associação Norte-Americana do Coração, as mulheres que consomem pouco ou raramente peixe têm mais de 50 por cento de problemas cardiovasculares face às que consomem peixe regularmente.

De uma maneira geral, as mulheres que consomem pouco ou nada de peixe têm um risco de problemas cardíacos superior a 90 por cento comparativamente com as que comem peixe semanalmente.

O estudo, citado pela agência AFP, abrangeu, durante oito anos, perto de 49 mil mulheres com uma idade média de 30 anos.

A maior parte das inquiridas que consumiam peixe regularmente disse que comia salmão, bacalhau fresco, arenque e cavala, ricos em ómega 3, um ácido gordo polinsaturado ao qual são atribuídas propriedades benéficas para o coração.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=546205
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Japão: Produtora de leite retira do mercado 400.000 latas
7 de Dezembro de 201

A Meiji Co., a maior companhia japonesa produtora de alimentos e doces, revelou estar a retirar do mercado 400.000 latas de leite em pó para crianças depois de terem sido detetados níveis de radioatividade oriunda de Fukushima no produto.

A companhia salientou não ter um número preciso de latas que chegaram aos consumidores, mas reconheceu estar a ser contactada por consumidores preocupados.

O leite em pó foi produzido entre março e abril e começou a chegar ao mercado em julho com data de validade até outubro de 2012.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=546422
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Hospitais impedidos de cobrar mais de 50 euros por doente
7 de Dezembro de 2011

O preço a pagar pelos cuidados de saúde vai duplicar em 2012. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, tinha avisado que os aumentos das taxas moderadores seriam «substanciais» e, na anunciou que uma ida ao centro de saúde ou a uma urgência hospitalar vai passar a custar mais do dobro.

O preço de uma consulta no centro de saúde passará a custar cinco euros, quando hoje custa 2,25 euros, e uma urgência polivalente (com um médico da especialidade, como ortopedia, por exemplo) vê o preço aumentar para os 20 euros - agora custa 9,60 euros -, avançou o ministro da Saúde.

O preço de uma urgência básica sobe de 8,60 euros para 15 euros, apurou o Diário Económico, admitindo que os valores ainda podem sofrer ligeiras alterações.

As alterações não ficam por aqui, acrescenta o Diário Económico. Vão existir novas taxas para actos prestados por pessoal não médico, como enfermeiros, psicólogos ou nutricionistas. Por exemplo, fazer um penso num centro de saúde - um cuidado prestado por enfermeiros - vai passar a ser alvo de uma taxa moderadora de cinco euros, quando até aqui era um serviço gratuito.

Por outro lado, o Governo prepara-se para deixar cair a cumulatividade das taxas moderadoras. Ou seja, por cada visita ao hospital o doente não pagará mais que 50 euros, independentemente dos cuidados que receba e meios de diagnóstico que necessite realizar. Hoje, além da taxa moderadora paga só pela entrada no hospital, a factura final não tinha limite, acumulando o valor das taxas respectivas a cada acto médico ou meio de diagnóstico.

Assim sendo, não poderá haver uma taxa moderadora com um valor superior a 50 euros. De acordo com as taxas hoje em vigor, uma liotrícia extracorporal por ondas de choque (para tratar as chamadas pedras nos rins) custa 66,50 euros. Neste caso, o valor futuro terá de descer e não poderá ultrapassar os 50 euros.

Caso o doente chegue à urgência do hospital indicado pelo médico do centro de saúde, então ficará isento do pagamento da taxa inicial, uma ideia que já tinha sido avançada pelo ministro da Saúde.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=546416
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Português descobre proteína com potencial de combate à SIDA
8 de Dezembro de 2011

O desenvolvimento de uma proteína com potencial para combater o vírus da SIDA valeu ao jovem cientista português Bruno Correia e sua equipa a publicação de um artigo científico na conceituada revista Science.

A equipa integrada pelo cientista português de 31 anos desenvolveu em laboratório, a partir de modelos computacionais, uma proteína com potencial para «criar anticorpos para neutralizar o vírus» da vírus da imunodeficiência humana (SIDA), utilizando um novo caminho para uma vacina, e que pode mais tarde ser usado no tratamento a muitas outras doenças.

Em declarações à Agência Lusa, Bruno Correia, à Agência Lusa, que se encontra a trabalhar no Scripps Research Institute, na Califórnia, há três meses, disse que este «É um conceito altamente experimental» e que «ainda [se está] a uns anos [da vacina], se alguma vez funcionar».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=546751
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

Trabalho nocturno aumenta risco de diabetes em mulheres
9 de Dezembro de 2011

Mulheres que trabalham à noite têm maior predisposição para desenvolver diabetes tipo 2, afirmam investigadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.

A partir da revisão de outros estudos realizados em mulheres, em especial as que trabalham nos turnos nocturnos, os cientistas constataram que quanto mais tempo as mulheres se dedicavam ao trabalho, maiores as probabilidades de desenvolverem diabetes.

Segundo os cientistas, mulheres que trabalhavam nos turnos da noite durante três a nove anos tinham um risco 20% maior do que as que trabalhavam durante o dia. Esse número aumentou para 40% entre as que tinham de 10 a 19 anos de cargo e para 58% entre as que exerciam a função a mais de 20 anos.

O estudo foi publicado na revista PLoS Medicine.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=546897
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

12 milhões de europeus consumiram anfetaminas
15 de Dezembro de 2011

A Europa é o maior produtor mundial de anfetaminas, a «cocaína dos pobres» consumida por mais de 12 milhões de pessoas que não pode ser tratada como «secundária», alertam o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência e a Europol.

Um relatório conjunto, citado pela Lusa, indica que as anfetaminas são uma «droga europeia» em termos de fabrico e consumo e terreno fértil em «oportunidades de negócio altamente rentáveis para o crime organizado».

«Cerca de 12,5 milhões de europeus consumiram anfetaminas durante a sua vida e dois milhões fizeram-no no último ano», refere.

Se alguma produção vem de pequenos laboratórios artesanais, a maior parte provém de instalações «industriais de média e grande dimensão geridas por criminosos que actuam na Europa e além das suas fronteiras», referem o OEDT e a Europol.

Na Holanda e Bélgica estão os principais centros de produção, com indícios de utilização de equipamento industrial, tal como, em menor escala mas com tendência para aumentar, na Polónia e na Lituânia, onde se fabrica principalmente metanfetamina para consumo nos mercados da Escandinávia.

As anfetaminas podem ser fabricadas a baixo custo, sem grandes despesas de transporte, com os traficantes a recorrerem cada vez mais a químicos sintetizados para evitar importar os chamados precursores utilizados para fabricar a droga, sujeitos a controlos das autoridades.

Apesar de as apreensões de químicos necessários ao fabrico estarem a aumentar - 42 toneladas de ácido fenilacético em 2009 contra 160 quilos em 2008 - estes continuam a entrar ilegalmente na Europa através de redes de crime organizado russas e chinesas, indicam as autoridades policiais.

O director do OEDT, Wolfgang Gotz, afirmou que as anfetaminas merecem «atenção cuidadosa», porque apesar de a utilização ser relativamente estável, os métodos de fabrico estão a crescer em «escala e sofisticação».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=548307
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”