Quase metade dos espanhóis quer união entre Portugal-Espanha

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Quase metade dos espanhóis quer união entre Portugal-Espanha

Mensagem por luimio »

quase metade dos espanhóis, 45,7%, quer a união entre portugal e espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se espanha, ter madrid como capital e manter o regime monárquico, de acordo com uma sondagem.

a sondagem, realizada pela ipsos para a revista tiempo refere que o apoio à união dos dois países é particularmente elevada entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8%) a favorecerem essa opção.

entre os que favorecem a fusão, 43,4% dizem que o novo estado deve chamar-se espanha, contra 39,4% que favorecem a opção de «ibéria», e apenas 3,3% favorece ver lisboa como a capital do novo estado, contra 80% que querem madrid.

cerca de metade dos eleitores defende que o novo estado deve manter-se com o regime monárquico, que vigora em espanha, contra 30,2% que defendem que o «novo país» seja uma república.

a sondagem surge semanas depois de o semanário português sol ter revelado uma sondagem que indicava que 28% dos portugueses favorecem a união com espanha.

para ilustrar o cenário documentado na sondagem, a revista tiempo visita as aldeias vizinhas de rionor de bragança, em portugal, e rihinor de castela, em espanha, localidades onde a única divisão evidente é no rio que as separa.

o sentimento de proximidade com portugal é particularmente forte nas regiões fronteiriças de espanha que, em alguns casos se sentem mais próximas à realidade portuguesa do que ao distante centro do poder espanhol, em madrid.

as duas localidades chegaram mesmo a tentar, em 2005, avançar com um «conselho de rio honor de europa», uma iniciativa que pretendia unir os esforços dos habitantes dos dois lados do rio para conseguir apoio europeu para o desenvolvimento da região.

o projecto, simbolizando as tentativas do passado de unificação dos dois países, acabou por falhar ao fim de três ou quatro reuniões, devido a desconfiança sobre a gestão dos eventuais fundos e à sua distribuição.

no caso os habitantes da rionor espanhola temiam que a maioria dos fundos fossem para a sua «irmã» portuguesa, maior e, por isso, capaz de reivindicar mais ajudas.

enquanto não se revolve o diferendo ficam pendurados projectos de cerca de 600 mil euros que os promotores da iniciativa dizem ser necessários para revitalizar e recuperar os cascos históricos das duas localidades e melhores as suas estruturas públicas.

a tiempo, que dá direito de chamada e cinco páginas ao assunto, acaba por relembrar que o projecto «iberista» tem já mais de cinco séculos, surgindo pontualmente e evidenciando-se, com mais força, no século 19, na altura como um dos ideais da revolução espanhola.

em 1848 chegou mesmo a nascer o club ibérico, formado por 400 portugueses e espanhóis que desafiou paris apresentando mesmo uma bandeira ibérica de quatro quadrados coloridos - branco, vermelho, azul e amarela.

em 1873 nasce, por iniciativa espanhola, a associação hispano-lusa e, já no início do século 20, volta a esmorecer o projecto, ainda que em espanha várias individualidades - o poeta joan maragall ou alfonso castelão (pai do nacionalismo galego) - tenham continua a defender o projecto ibérico.

a proximidade cultural entre os dois países é hoje um dos factores que vários analistas argumentam como justificativo do sonho ibérico, como é o caso de faustino f. alvarez, colunista na imprensa espanhola e que se declara «luso-hispano, ou vice-versa».

alvarez recorda as constantes referências ao «outro» na literatura dos dois países, a entrada conjunta no mercado europeu e até o relacionamento de «primos distantes» entre salazar e franco ou a «inspiração» que o 25 de abril foi para espanha.

diário digital / lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=246864

vamos ser espanhois???
não tenho opinião sobre isto. acho que sou indiferente...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

como é que se pode ser indiferente a isto? ao que chegámos....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

muitas rivalidades para podermos algum dia ser um, falo por mim e o meu pai viveu a 10km da fronteira na altura de franco houve uma certa amizade agora... não me +parece,

se falarem da galiza nem se pergunta 2x...

espanha não se considera um todo quanto mais juntar portugal...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

além desse acto ser completamente impossível face às tão grandes diferenças entre nós, se isso, por absurdo acontecesse, era o fim da espanha....

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

bem cada estudo vale aquilo q vale, por isso….
tive uma conversa em tempos com 1º ministro espanhol e falamos deste assunto o qual respondeu prontamente.
-não aceitamos países em falência técnica.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas essa ideia ainda é um pensamento reprimido de há alguns séculos atrás.. se nos vamos anexar a espanha por sermos muito pequenos, então que dizer do luxemburgo, ou da suiça??

quando é que admitimos que somos um país, e que somos diferentes dos espanhóis? eles têm a identidade deles e nós temos a nossa...
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas
acho que o tempo para isso acontecer já lá vai...
acredito mais na possibilidade de um país europeu com estados, aliás basta começar a ser transferido gradualmente poder para bruxelas para na prática isso se aproximar da definição, se isso vai acontecer no meu tempo de vida ou não, quem sabe., mas como em tudo existirão estados mais ricos e favorecidos do que outros

abraço
Verde por Excelência


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

elios Escreveu:boas
acho que o tempo para isso acontecer já lá vai...
acredito mais na possibilidade de um país europeu com estados, aliás basta começar a ser transferido gradualmente poder para bruxelas para na prática isso se aproximar da definição, se isso vai acontecer no meu tempo de vida ou não, quem sabe., mas como em tudo existirão estados mais ricos e favorecidos do que outros

abraço
concordo plenamente! também penso assim.
mas espero que seja uma europa mais justa.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

os portugueses nunca mais aprendem que têm que limpar a m*rda que fizeram sozinhos. não adianta olhar para os lados.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

era o que faltava, juntarmo-nos e a peninsula chamar-se espanha, capital em madrid e com monarquia. é já a seguir, mas é que é já a seguir. só faltava começar falar espanhol. eu tenho orgulho de ser portugues de portugal, independentemente das dificuldades que atravessamos ou possamos vir a atravessar.

"não aceitamos países em falência técnica."

a alemanha ocidental incorporou a alemanha de leste que é muito maior do que portugal, logo por aí se vê a maneira como espanhois nos "olham".

atençao que nao tenho nada contra os espanhois mas, eles sao eles e nós somos nós, até gosto de ir visitar espanha como país estrangeiro apesar de vizinho.
B100


car
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 13, 2006 3:10 pm

Mensagem por car »

"espanhois sempre,castelhanos nunca" eça de queirós


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

apesar de por vezes, dizer algumas asneiras em relação a portugal, mas é só da boca para fora…pois mão me via a ser espanhol…pois sempre que vou ao estrangeiro sinto sempre grande alegria quando volto ao nosso cantinho.
como diz o povo:
"de espanha nem bom vento nem bom casamento".

viva portugal

Imagem
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”