VORTEX RS - restauro

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

Autor do tópico
ajpbar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 07, 2015 9:38 am

VORTEX RS - restauro

Mensagem por ajpbar »

Como já referi na minha apresentação, tenho duas VORTEX RS, uma com menos de um ano e outra que comprei (antes da primeira) em estado de verdadeira ruína, que estava a ser vendida para aproveitamento de peças ou restauro e que desmontei totalmente! Tudo ferrugento, plásticos partidos e em falta, farol, piscas e conta-Km amarelados e foscos, pedaleira inoperacional, "centralinas" desmontadas (supostamente a controladora estaria avariada!) etc, etc.
Como gosto de restauros, "meti a mão na massa" e raspei e pintei o quadro, montei, eixo pedaleiro, roda dentada e corrente, novas. Travões à frente novos e pintei todos os plásticos (já sem cor e arranhados e partidos- que colei!) com sprays de outra cor tipo cinza-militar, inclusivamente o guarda-lamas novo que montei e que vinha numa outra cor completamente diferente (da última série diferente da minha, portanto). Uma aventura.
Chegada a hora de a ligar e como nada sabia sobre estas Vortex começaram os problemas. Trabalhava com algumas imperfeições. Ao tentar resolvê-las, devo ter trocado alguma ligação e o motor, a partir daí, ficou a girar em sentido contrário, mesmo com tudo bem ligado!
Conclusão a controladora deve ter dado a alma ao criador e não sei se tem solução! Comprar uma nova está fora de questão, pois que apesar do investimento feito em peças e o trabalho (muito) que já tive julgo que não o justifica. Encontrei no eBay algumas controladoras a bom preço, mas apareceu uma dúvida: umas são para motores de 60V 500W com escovas e outras da mesma tensão e potência mas sem escovas!!! Alguma dica? Para a resolução na controladora que tenho e (ou) na escolha da do eBay se não conseguir resolver a minha? Entretanto "postarei" aqui as fotos das duas Vortex que ainda não tirei!
Ajuda será sempre bem vinda. Obrigado.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: VORTEX RS - restauro

Mensagem por Jorge Rocha »

Bom relato! Faltam as fotos...

Em relação ao controlador, se a roda /motor está a andar em sentido contrário, isso não é defeito.
Experimente trocar duas fases do motor ou dos sensores hall, para que tudo fique a funcionar bem!

Continuação de bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
ajpbar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 07, 2015 9:38 am

Re: VORTEX RS - restauro

Mensagem por ajpbar »

Obrigado Jorge Rocha pelo incentivo,
Em relação ao controlador, se a roda /motor está a andar em sentido contrário, isso não é defeito.
Experimente trocar duas fases do motor ou dos sensores hall, para que tudo fique a funcionar bem!
mas para além dessa dica precisava que alguém mais conhecedor do que eu (não será difícil) da Vortex RS me indicasse quais os fios/ficha da controladora que teria que trocar! Portanto continuo à procura de socorro! :oops:
Entretanto aqui vão algumas fotos das duas de gerações diferente, apesar do upgrade do guarda-lamas frontal da mais antiga!
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: VORTEX RS - restauro

Mensagem por jordison »

Eu não conheço nada desse modelo mas trocar as fazes é facil, é so trocar 2 dos 3 fios mais grossos que vão para o motor, nem interessa quais trocas, os sensores hall tambem penso que seja da mesma forma.

Responder

Voltar para “e-bike”