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Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta set 25, 2014 5:21 pm
por ricardocruzs2
Tens a noção que deve ser a Vortex mais conhecida de Portugal neste momento?!?! :D

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: sexta set 26, 2014 10:25 am
por serges
Vamos voltar ao tópico pois o Rnlcarlov
Merece esse respeito.

Obrigado

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda set 29, 2014 1:41 pm
por Volt
Vivas a todos.

A moderação decidiu fazer uma pequena limpeza no tópico, de forma a que o rnlcarlov possa continuar o seu DB com gosto e, esperamos, com tudo no seu agrado.

A publicidade aqui feita por qualquer dos vendedores intervenientes apenas seria útil se partisse do autor do DB. O lavar de roupa suja posterior, esse, não cabe em lado nenhum deste fórum. Aqui é o local ideal para os utilizadores darem a opinião sincera e verdadeira do que se passa consigo e com o seu veículo. Toda a palavra que vem movida por interesses empresários, não cabe aqui e tenderá a ser moderada.

Aos leitores, todos os que vêm por bem e alimentam esta partilha de experiências no intuito de se ajudarem a si e a outros a ultrapassar todas as dificuldades e benefícios desta comunidade, as nossas desculpas.

Findo isto, tem a palavra o rnlcarlov.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda set 29, 2014 10:48 pm
por Afreitas

Código: Selecionar todos

Moderado 1º palmada

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda set 29, 2014 11:03 pm
por serges
Caro Afreitas já que gosta imenso de criticar a moderação aconselho o a ler com atenção as regras pois as desculpas dos ataques ao nosso trabalho não remunerado, sem interesses comerciais e feito com todo o gosto em prol desta comunidade, será alvo de expulsão directa!

Não é uma ameaça mas sim um facto agradeço que tenha atenção as suas palavras pois criticar é fácil mas fazer é difícil!

Pode por favor fazer um favor a comunidade e leitores do forum que o Rnlcarlov possa escrever sobre o seu veiculo e suas experiências?

Obrigado

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda set 29, 2014 11:06 pm
por Mumia
pois.. eu diria que lamento é que tenha de haver acção da Moderação! isso sim...

Pena é que apenas venha lutar pela Mobilidade Eléctrica e sustentável como diz, fazendo publicidade à SUA empresa, a Mobilidade Eléctrica não se resume a si e à SUA empresa. Quando perceber isso vai perceber o que é lutar pela Mobilidade Eléctrica.

Fico contente que exista a sua empresa e MUITAS outras, dando a conhecer a Mobilidade Eléctrica, porem não precisa nem pode usar este Fórum como meio de publicidade à descarada ou mais "escondida".

E digo-lhe tudo isto, como U T I L I Z A D O R deste forum!! Sim isso mesmo é necessário dizer-lhe assim para que não critique como texto de um "moderador" como é seu apanágio, que vejo que tem dificuldades em distinguir essa situação.

P.s. - Rnlcarlov peço desculpa peço offtópic...

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quarta out 08, 2014 10:00 pm
por rnlcarlov
Raios e coriscos! Mas que raio de dia!
Hoje ia para regressar a casa e deparo-me com o pneu trasiero furado.

Fiquei sei saber o que fazer. Lembrei-me então de ligar para a Biclas, e eles aconselharam-se a ir a uma bomba de gasolina ou loja de motos comprar um spray para os furos de pneus.
Lá levei eu a mota pela mão até à bomba mais próxima que encontrei, só que não tinha nada, nem sequer ar para os pneus. Felizmente não muito longe havia uma loja de motas, onde lá tinha o dito spray.
Agora quem diz que se conseguia meter aquilo na roda?
A roda traseira, devido ao motor, tem muito pouco espaço para ligar qualquer coisa à válvula. Tenho conseguido meter ar nos pneus na bomba mais próxima de minha casa pois a cabeça é suficientemente pequena, mas para ligar o spray simplesmente não tem espaço. O senhor da loja foi muito simpático e teve ali até bem depois da loja fechar para ver se conseguia arranjar uma solução, mas foi em vão. A única coisa que se conseguiu foi encher o passeio de espuma...
Resignei-me ao meu destino e comecei o caminho para casa com a mota pela mão, provavelmente quase uma hora de caminho a suar em bica. Ainda tentei parar numa garagem a ver se me conseguiam encher apenas o pneu, mas o problema de chegar à válvula impediu que se conseguisse alguma coisa.
Pelo caminho lembrei-me de perguntar a um transeunte se havia alguma outra bomba ali perto, e lá fiz um desvio até à estação de Roma-Areeiro até uma bomba da Galp. Felizmente tinha ar e a cabeça era semelhante à que eu costumo usar para encher os pneus, logo consegui encher. Vi para casa com muito cuidado, pois sentia a mota muito instável, apesar de o pneu não ter voltado ao estado em que estava quando dei pelo furo.
Amanhã presumo que terei nova viagem a pé até uma bomba perto de minha casa, para depois seguir para a Baixa, para a oficina....

Safa, nunca pensei que um furo pudesse ser uma dor de cabeça tão grande.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quarta out 08, 2014 10:16 pm
por Emanuel Couto
Pois... Há dias que mais valia nem sair de casa.
Tomara que isto fique resolvido rapidamente ;)

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 12:31 am
por Jorge Rocha
Os pneus querem-se sempre com o ar controlado.
Tenho avisado muitos condutores de todo o tipo de viaturas, para irem acrescentar ar aos pneus por se manifestarem muito vazios.
Alguns condutores agradecem, outros nem por isso...

Durante a condução devemos retirar uns segundinhos para analisar um pouco de tudo o que nos envolve, e ao nosso veiculo:
Capacete ajustado e com viseira limpa.
Fechos de vestuário fechados.
Níveis de óleo dos travões ou suas afinações.
Espessura das pastilhas de travão.
Pressão e estado dos pneumáticos.
Luzes e indicadores de direcção.
Rolamentos e atritos ou ruídos fora do normal.
Folgas na coluna de direcção.
Tensão das baterias
Etc...

Não é necessário fazer tudo de uma só vez. Basta que façamos hoje uma ou duas verificações e amanhã outras tantas, por aí fora até terminar e voltar às mesmas. Nunca há descanso...
E quando achamos que algo não está bem, deveremos redobrar as verificações, estando mais atento e depois de identificado o problema, resolve-lo definitivamente.

rnlcarlov, pondera a substituição do pneu e camara caso os mesmos já tenham muito uso. Normalmente previne azares desse tipo.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 12:33 am
por Mumia
xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pá :shock: :? :? isso é que é pior :|

bom espero que amanha consigas resolver isso rápido e voltar à estrada :)

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 9:48 am
por rnlcarlov
Jorge Rocha Escreveu:Os pneus querem-se sempre com o ar controlado.
rnlcarlov, pondera a substituição do pneu e camara caso os mesmos já tenham muito uso. Normalmente previne azares desse tipo.
Eu costumo ter bastante cuidado com a pressão dos pneus. Nunca os deixo andarem muito vazios. Ontem de manhã parecia estar tudo fino. Qual não foi o meu espanto quando à tarde dei com o pneu vazio.

Quanto a substituir preventivamente o pneu e câmara, como se define o que é "muito uso"? Dois anos e 4000-5000km é muito? Sei que para carros isso é muito pouco, mas para motas/scooters não sei.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 1:00 pm
por labutess
Existe uns acrescentes das valvulas dos pneus que resolve esse problema de falta de espaco .
nas casas de pneus costumam ter

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 1:09 pm
por rnlcarlov
Apesar do banho de espuma, alguma coisa lá deve ter entrado no pneu, pois a verdade é que hoje o pneu não estava esvaziado. Mas não há dúvida que a câmara de ar se deslocou, pois tive problemas em encher ar mesmo na bomba que costumo utilizar. De qualquer forma, hoje não precisei de empurrar e fiz o caminho todo até à Biclas montado. Deixei lá a scooter, e felizmente parece que tinham câmaras de ar para a Vortex em stock, pelo que espero não ficar muito tempo sem ela.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 1:52 pm
por Emanuel Couto
Não dá lá muito jeito andar a carregar com a moto...

Felizmente eles tinham o material, e dentro de pouco tempo vai voltar à estrada :)

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 3:12 pm
por sugarstorm
Temos de ver sempre o lado positivo das coisas. Imagina que eram os 230 kgs de uma Vectrix? :D

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta out 09, 2014 7:44 pm
por Mumia
rnlcarlov Escreveu:Apesar do banho de espuma, alguma coisa lá deve ter entrado no pneu, pois a verdade é que hoje o pneu não estava esvaziado. Mas não há dúvida que a câmara de ar se deslocou, pois tive problemas em encher ar mesmo na bomba que costumo utilizar. ...
Isso é normal acontece por causa da espuma que colocaste, ela faz com que cuuuussssssttteeeeeeeeee a entrar o ar ;) não fosse o trabalho dela de vedar.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: sexta out 10, 2014 11:48 am
por rnlcarlov
Por acaso o problema era mesmo que a válvula estava mais metida para dentro e a curva que ela tem precisamente por causa da estrutura da roda traseira estava "engolida", logo a cabeça da bomba não conseguia encaixar bem na válvula.

Na Biclas identificaram-me o problem (um pequeno furo causado por um estilhaço de vidro) e remendaram-me a câmara de ar, já que não tinham uma em stock com as dimensões adequadas.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: sexta out 10, 2014 11:49 am
por Mumia
resolvido!! :) agora é roooooolllaaaaarrrr :) :) boa boa!! :) hoje? Cafezada em Oeiras? ;)

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: sexta out 10, 2014 4:29 pm
por rnlcarlov
Mumia Escreveu:resolvido!! :) agora é roooooolllaaaaarrrr :) :) boa boa!! :) hoje? Cafezada em Oeiras? ;)
Infelizmente não me parece. A roda pode estar resolvida, mas este tempo mais frio parece ter comido potência da mota. Ainda não testei a autonomia atual, mas está certamente mais limitada, pois o esforço a subir ladeiras após 10-12km de estrada é bem evidente. Mas para além disso, amanhã é um raio de um sábado em que tenho de estar cedo no trabalho por causa de uma fantochada em que tenho de ir para lá para fazer vista.

Re: Vortex RS 66V 20Ah Li-NCA

Enviado: quarta set 20, 2017 4:25 pm
por rnlcarlov
Há vários anos que não punha aqui nada, mas a verdade é que esta scooter tem passado por muito.
Tal como no último post que aqui escrevi, com pack que tinha estava com bastantes problemas de falta de potência. 8Ah de células WiNa (1C nominal de descarga) eram claramente subdimensionadas para a mota em questão, o que explicou porquê o inchamento de algumas células logo no início da conversão.

Graças ao Jorge Rocha em Janeiro de 2015 subsituí este pack (que no seu todo estava inchado e com 6.5Ah) por 15Ah de WiNa. Para além de mais Este novo pack agentou mais uns dois anos, mas comecei a ter novamente problemas de falta de potência por aumento da resistência interna, embora a nível de autonomia conseguisse fazer bastantes kms. Definitivamente as qualidade das células WiNa deixa um bocado a desejar.

Para garantir que não ia ter mais problemas deste tipo olhei para baterias com alta capacidade nominal de descarga, e acabei por comprar células "pouch" A123 20Ah LifePO4 (nanofosfato), que têm 18C nominal. Mas para mal dos meus pecados, elas eram um nadinha mais largas do que o espaço da mota acomodava, pelo que tive de optar por o Jorge me instalar um pack 18S 20Ah feito das Samsung INR18650 (química Li-NCA). Não têm a segurança e longevidade (teórica) de LifePO4, mas têm uma boa capacidade de descarga. Nota-se bem que a voltagem do pack cai muito pouco mesmo quando acelero a fundo. Notei claras melhorias tanto a nível de aceleração como velocidade máxima.

Em termos de autonomia penso que devo conseguir fazer perto de 50km, embora não tenha ainda testado isso. Tenho agora um BMS que comunica o estado da bateria para o smartphone, mas falta-me ainda ter um suporte para colocar na mota para poder ver tudo em tempo real.