Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Achei que era altura de criar um DB da minha quase scooter, uma Vortex RS.
Vai fazer em Julho dois anos desde que a comprei. Durante este tempo tenho com ela para quase todo o lado dentro de Lisboa, faça chuva ou sol, frio ou calor. Não vem equipada com conta-quilómetros, logo apenas posso estimar ter feito +3000km durante este período.

Algumas das características básicas:
Motor: 250W
Baterias de origem: Chumbo-gel 60V, 12Ah
Velocidade máxima em plano: 40 km/h
Autonomia máxima (sem demasiadas elevações): 25km
Vortex RS
Vortex RS
vortex.jpg (125.05 KiB) Visto 12314 vezes
Desde Dezembro para cá que notei que as baterias já não estavam com grande capacidade, pelo que em finais de Março ela foi visitar o Dr. das Caldas para levar umas baterias de LiFePO4.
Inicialmente foi pensado 18 células de 8 Ah, mas para poder igualar a velocidade anterior tiveram mesmo de ser 20 células.
O processo de mudança tem sido trabalhoso, já que tinha um par de células manhosas no meio do pack que o faziam perder autonomia a cada ciclo e ainda demorou algum tempo a perceber-se o que se estava a passar.
De momento a situação está estabilizada em termos da autonomia, embora ainda haja umas arestas a limar, com uma célula desbalanceada que está a limitar a capacidade total da bateria.

Recentemente montei-lhe um conta-quilómetros com fios da Decathlon, inspirado pelo DB do labutess. Embora já leve mês e meio com lítio, a ideia é manter uma contagem desta nova fase da vida dela.
Última edição por rnlcarlov em quarta mai 14, 2014 3:49 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS com LiFePO4

Mensagem por Mumia »

ora uma boa decisão a criação do DB ;) e começa logo em grande com uma foto nesse ponto de carga!! :)

imagino agora a litio vais notar uma diferença bem boa e mais e mais Km's vao vir e agora a serem contados eheheh

vai dando noticias e claro... fotinhas ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS com LiFePO4

Mensagem por serges »

Muito bem esse.ponto de carga convem arranjar um cadeado para nenhum espertalhão desligar...
Ah e a Polícia Municipal esta disponível para reboque ou multar algum esperto...

Participa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS com LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

rnlcarlov Escreveu:Achei que era altura de criar um DB da minha quase scooter, uma Vortex RS.
Vai fazer em Julho dois anos desde que a comprei. Durante este tempo tenho com ela para quase todo o lado dentro de Lisboa, faça chuva ou sol, frio ou calor. Não vem equipada com conta-quilómetros, logo apenas posso estimar ter feito +3000km durante este período.

Algumas das características básicas:
Motor: 250W
Baterias de origem: Chumbo-gel 60V, 12Ah
Velocidade máxima em plano: 40 km/h
Autonomia máxima (sem demasiadas elevações): 25km
vortex.jpg
Desde Dezembro para cá que notei que as baterias já não estavam com grande capacidade, pelo que em finais de Março ela foi visitar o Dr. das Caldas para levar umas baterias de LiFePO4.
Inicialmente foi pensado 18 células de 8 Ah, mas para poder igualar a velocidade anterior tiveram mesmo de ser 20 células.
O processo de mudança tem sido trabalhoso, já que tinha um par de células manhosas no meio do pack que o faziam perder autonomia a cada ciclo e ainda demorou algum tempo a perceber-se o que se estava a passar.
De momento a situação está estabilizada em termos da autonomia, embora ainda haja umas arestas a limar, com uma célula desbalanceada que está a limitar a capacidade total da bateria.

Recentemente montei-lhe um conta-quilómetros com fios da Decathlon, inspirado pelo DB do labutess. Embora já leve mês e meio com lítio, a ideia é manter uma contagem desta nova fase da vida dela.
Parabéns pelo uso que dá à VORTEX RS.
Esta é uma das mais de 7000 quase scooters que temos a circular. A solução de baterias de lítio é excelente.
Pergunto: Foi instalado BMS?.
O Guarda-lamas da frente?
afreitas

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS com LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito boa! Deve ser a RS mais leve de toda a europa, com essas baterias!?
Esse controlador é fantástico, com velocidade cruzeiro, travagem regenerativa, aceleração progressiva, é mesmo muito bom e potente (33A 60V).
Deixa de ser necessário usar os travões (para a maior parte dos casos) com tal regeneração.
O meu pai faz aproximadamente 60Km/dia na dele, já há 3 anos continuadamente.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS com LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Afreitas Escreveu: Parabéns pelo uso que dá à VORTEX RS.
Esta é uma das mais de 7000 quase scooters que temos a circular. A solução de baterias de lítio é excelente.
Pergunto: Foi instalado BMS?.
O Guarda-lamas da frente?
Sim, claro que tem BMS. Aliás, coitadinha da bateriase não tivesse, dado que nesta fase inicial mais atribulada fiquei apeado umas quantas vezes, devido à autonomia muito reduzida por causa das tais 2 células.

Quanto ao guarda-lamas, agora já tem um novo. Infelizmente os guarda-lamas têm sido o meu exaspero. Dois partidos em menos de dois anos, sem nenhum nenhum choque que o justificasse. Acrescido do facto que ter ficado 1 e 2 meses à espera de cada vez que o 1º e o 2º foram à vida, respectivamente. E não há nada como estar sem guarda-lamas no Inverno :roll:. Não percebo porque é tão complicado mandar vir uma simples peça de plástico. Vou ver se digo a este guarda-lamas algumas palavras bonitas para ver se ele não se zanga comigo. :)
Jorge Rocha Escreveu:Muito boa! Deve ser a RS mais leve de toda a europa, com essas baterias!?
Esse controlador é fantástico, com velocidade cruzeiro, travagem regenerativa, aceleração progressiva, é mesmo muito bom e potente (33A 60V).
Deixa de ser necessário usar os travões (para a maior parte dos casos) com tal regeneração.
O meu pai faz aproximadamente 60Km/dia na dele, já há 3 anos continuadamente.
Sim, também gosto dele. Embora discordo um pouco na questão da travagem. Há apenas uma gama de velocidades onde sinto (e oiço) a travagem regenerativa a entrar em força e aí trava realmente bem. Mas se vou à velocidade máxima ou se já vou mais devagar, tenho de apertar bem os travões.
serges Escreveu:Muito bem esse.ponto de carga convem arranjar um cadeado para nenhum espertalhão desligar...
Ah e a Polícia Municipal esta disponível para reboque ou multar algum esperto...

Participa...
Por acaso tirei esta foto para o electromaps, que o posto em questão só tinha uma foto mais de longe.

Só estive a carregar lá 1 hora. Foi num dia em que fiquei apeado no Rossio, depois de ir até à Caparica e voltar (de ferry-boat, claro), e precisava de um pouco mais de carga para chegar ao Saldanha. No entanto subestimei seriamente o tempo de carga necessário e fiquei outra vez parado no Marquês. E aí não houve safa: foi subir o resto da Avenida da Liberdade e a Fontes Pereira de Melo a pé com a scooter pela mão.... Pelo menos estava com 15kg a menos do que dantes.

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS com LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

rnlcarlov Escreveu:
Afreitas Escreveu: Parabéns pelo uso que dá à VORTEX RS.
Esta é uma das mais de 7000 quase scooters que temos a circular. A solução de baterias de lítio é excelente.
Pergunto: Foi instalado BMS?.
O Guarda-lamas da frente?
Quanto ao guarda-lamas, agora já tem um novo. Infelizmente os guarda-lamas têm sido o meu exaspero. Dois partidos em menos de dois anos, sem nenhum nenhum choque que o justificasse. Acrescido do facto que ter ficado 1 e 2 meses à espera de cada vez que o 1º e o 2º foram à vida, respectivamente. E não há nada como estar sem guarda-lamas no Inverno :roll:. Não percebo porque é tão complicado mandar vir uma simples peça de plástico. Vou ver se digo a este guarda-lamas algumas palavras bonitas para ver se ele não se zanga comigo. :)
- - - -

rnlcarlov.
Porque é que tem que esperar dois meses por um guarda-lamas. A Gingabike normalmente tem dezenas de todas as cores.
Será que o AGA-Agente Gingabike Autorizado com o qual trabalha se desleixa nas encomendas?.
Diga-me quem é que puxo-lhe as orelhas.
afreitas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

De acordo com um comentários off the record de um dos funcionários, acho que há mesmo algumas sérias falhas da parte da responsável pelas encomendas na biclas. Oficialmente era sempre que havia algum atraso da parte do fornecedor, ou porque estava de férias (1º guarda-lamas partiu-se em finais de agosto), ou por qualquer razão não-identificada (quando o 2º se partiu em Fevereiro).


Ontem o meu recém-instalado conta-quilómetros deixou de responder bem, pois o íman saiu ligeiramente do sítio depois de apanhar um valente buracão que me deu um susto. Mesmo depois de ajeitar o íman, continuava a só responder quando andava perto da velocidade máxima. Tive de desapertar o detector e meter mais algum volume por baixo, para o pôr mais próximo do íman. Infelizmente tive de cortar as abraçadeiras que vinham com o conta-quilómetros e as únicas que tinha em casa para substituir são um bocado curtas, mas com algum esforço lá consegui apertar aquilo. Espero que elas não se soltem.

Entretanto, aqui fica uma foto de um das viagens de ferry. Ela não pode dizer que não a levo a passear :P
Fotografia0178.jpg
Fotografia0178.jpg (62.1 KiB) Visto 12131 vezes


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por pena33 »

Bonita Foto.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

ui ui isso é que é uma sortuda... :lol: até faz viagens de barco :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por ICEM4N »

Não dá para carregar no barco??
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Por acaso andei a "passear" pelo convés a ver se via alguma tomada, mas nicles.

Também com o tempo que demora a travessia não vale muito a pena. O meu carregador é apenas de 1.7A.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Pensei que as abraçadeiras que desenrasquei não se aguentassem bem, mas até agora tenho andado sem problemas sempre com o conta km a funcionar.
Fotografia0187.jpg
Fotografia0187.jpg (96.72 KiB) Visto 12028 vezes
Fotografia0186.jpg
Fotografia0186.jpg (101.71 KiB) Visto 12028 vezes
Esta minha scooter é frequentemente uma mula de carga, levando muitas compras de supermercado nela.
Fotografia0185.jpg
Fotografia0185.jpg (108.79 KiB) Visto 12028 vezes
Gostava mesmo de ter uma topcase como o labutess tem na dele, que permite utilizar também a mala com que ela já vem.
Pena que eu não tenho jeito nenhum para trabalhos manuais, logo montar um suporte como o dele está fora de questão para mim :cry:


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por labutess »

rnlcarlov Escreveu:Pensei que as abraçadeiras que desenrasquei não se aguentassem bem, mas até agora tenho andado sem problemas sempre com o conta km a funcionar.
Fotografia0187.jpg
Fotografia0186.jpg
Esta minha scooter é frequentemente uma mula de carga, levando muitas compras de supermercado nela.
Fotografia0185.jpg
Gostava mesmo de ter uma topcase como o labutess tem na dele, que permite utilizar também a mala com que ela já vem.
Pena que eu não tenho jeito nenhum para trabalhos manuais, logo montar um suporte como o dele está fora de questão para mim :cry:
Só agora vi o teu DB 8-)
Tens uma scooter bem gira e agora com baterias de litio dá para andares por todo o lado :D
Para montares um topcase como o meu não é muito complicado,com um pouco de trabalho consegues mais um espaço para guardares coisas.No meu guardo o capacete,luvas,casaco e dá para trazer algumas coisas do supermercado.
Primeiro tens de ver se tens um bom apoio que aguente o peso da mala com a carga,penso que baixo do banco tenhas uma travessa onde possas apertar um suporte em L .com uma dobradiça desse suporte ao topcase podes depois abrir a outra mala.

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

rnlcarlov.

Gostava de poder ajudar na solução de instalar uma top case na sua RS.
Não é muito fácil, mas se cortar a tampa da bagageira que trás de origem, aproveitando as dobradiças e o fecho com chave, depois soldar ou colar o fundo da nova top case ao que resta da tampa recortada.

Basicamente o fundo da top case substitui o que foi cortado da tampa de origem.
Imagem abaixo:
Anexos
rs.jpg
rs.jpg (55.18 KiB) Visto 11944 vezes
afreitas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Após um período de estar parada por avaria no pack das baterias, finalmente esta scooter volta a andar.
Mais detalhes estão no DB do fórum da mobilidade eléctrica
http://scooters-eletricas.com/forum/vie ... ?f=14&t=75. Se calhar vou passar a fazer as atualizações lá, já que não faz muito sentido nem andar a fazer copy/paste de um lado para o outro, nem a escrever ora num ora noutro, pois perde-se o fio à meada.

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

rnlcarlov Escreveu:Após um período de estar parada por avaria no pack das baterias, finalmente esta scooter volta a andar.
Mais detalhes estão no DB do fórum da mobilidade eléctrica
http://scooters-eletricas.com/forum/vie ... ?f=14&t=75. Se calhar vou passar a fazer as atualizações lá, já que não faz muito sentido nem andar a fazer copy/paste de um lado para o outro, nem a escrever ora num ora noutro, pois perde-se o fio à meada.

Já disse isto antes parece que se perdeu!!!:
Um fórum é Pouco, Dois é Bom, Três seria Multidão.

Compreendo que postar aqui e ali é difícil porque é duplicar o tempo e a atenção.
Mas tanto o ******* como o nova energia são instituições que gozam de grande credibilidade e dedicação à mobilidade sustentável.
Seria interessante que na medida do possível se escrevesse (sobretudo os conteúdos com conteúdo) nos dois fóruns, pois dois divulgam o dobro de um e 20 cabeças pensam o dobro de dez.
afreitas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Amanhã vou lançar-me à aventura e ver se consigo repetir o percurso que fiz quando ainda tinha baterias de chumbo, desde minha casa até ao Taguspark. A minha principal preocupação é carregar quando lá chegar. Alguém sabe se o Mobie da Católica está operacional?
O ideal seria que ainda me desse para descer até cá abaixo à Marina de Oeiras, onde aí sei que funciona. Mas se calhar isso era abusar da sorte.
percurso.png
percurso.png (175.78 KiB) Visto 11588 vezes
Última edição por rnlcarlov em sábado jul 12, 2014 8:58 pm, editado 1 vez no total.


roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por roms »

Sim, o Mobi-e da Católica do Tagus Park está operacional. Carrego lá quase todos os dias :)
Boa aventura.

Ricardo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Depois do passeio feito, resta saber quem ganhou em termos de autonomia. As antigas baterias de chumbo ou as de lítio?

E a resposta é....

Empataram. Consegui fazer exatamente o mesmo percurso até ao Instituto Superior Técnico no Taguspark, e praticamente mais nada (23km total).
Como o edifício estava fechado, tentei fazer mais 1 km até à Católica, mas nem 100 metros andei sem ter de parar e empurrar a scooter o resto do caminho até ao Mobie.
Imagem

Como aquilo lá em cima é um deserto sem nada para ver, tentei ficar o mínimo de tempo possível (30min) que me permitisse chegar cá abaixo à costa. Com 0.14kWh carregados (pouco mais do que 1/5 da bateria), fiz 10km até à marina de Oeiras, onde a deixei a carregar 2 horas enquanto fui dar uma volta.
Imagem

Pensei que as 2 horas fossem suficientes para voltar a casa, mas por pouco não fiquei apeado novamente. A bateria começou a ir-se abaixo na última subida até minha casa. Foram 22 km nesta etapa.

Posto isto, não tenho bem a certeza se tenho uma boa margem para ir e vir aos cafés semanais. Embora ir até à marina de Oeiras consuma menos que ir ao Taguspark, o tempo necessário para a recarga ainda é considerável.
Dava jeito era poder fazer uma carga semi-rápida (tipo a 0,8C) em situações como estas.

Responder

Voltar para “e-bike”