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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 15, 2015 12:15 am
por Jorge Rocha
Muito bom trabalho e excelente partilha para poder regular a tensão de saída desses carregadores (muito bons na minha opinião).

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 15, 2015 1:31 am
por apr
Obrigado Jorge, não o conseguia alterar se não mo tivesses recomendado antes ;)

Sabes se é possivel baixar o ruido da ventoínha ou mesmo anulá-la do carregador sem o condenar a uma morte prematura?

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda set 07, 2015 12:01 am
por apr
Pintura feita, a bike parece nova. Estou com vontade de a alterar novamente, desta vez para a tornar o mais minimalista possivel, no entanto o tempo falta e contra vontade acabei por ter que a montar tal como estava:

Imagem

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Para manter a rack atrás como se vê na imagem decidi desfazer o pack de 13Ah que era um pouco pesado e agora tem apenas 1 paralelo de 18 células, com 4Ah. Acho que chega para 1 viagem.Se não chegar uso a outra parte que é um 18S 2P de 9Ah O saco tem agora tudo lá dentro, a bateria e o carregador. E o BMS que há uns tempos avariou na secção de bleeding individual está agora arrumado na gaveta à espera que um dia consiga fazer dele um interruptor geral da bateria.

Para os próximos tempos, gostava de fazer as seguintes alterações:
- aumentar a tensão do pack para 72V.
- Meter controlador, bateria, BMS na mesma caixa amovivel, que seja fácil de transportar e que seja leve.
- ter um guiador minimalista, só com o acelerador e um botão boost e tentar eliminar/esconder o cycle analyst.

A bike está afinadinha, muito estável e sem folgas de maior, pronta para mais uma temporada e para levar uns Km valentes em cima.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda set 07, 2015 8:38 am
por MRider
Parabéns pela dedicação :-)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda set 07, 2015 2:41 pm
por apr
Obrigado Mrider. pôr a bike asseada dá imenso trabalho, é mais um exemplo do principio dos 80/20. arranjar 80% da bike demora 20% do tempo, os restantes 80% do tempo são para dar o acabamento final.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sexta set 11, 2015 2:23 pm
por MPires
Ficou impecavel.
Uma pergunta: usas a bicicleta como dobravel?

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sexta set 11, 2015 8:01 pm
por apr
A andar nao! :-D

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sexta set 11, 2015 8:27 pm
por MRider
Espetáculo quando for grande também vou ter uma bike assim :-)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado set 12, 2015 4:10 am
por apr
Ainda sou um bocado borrego na edição de vídeo, mas olhado para os que fui colocando neste tópico que estão terriveis, este até nem saiu muito mal:

Saiam da frente!

Link


Se meterem uns auscultadores e acompanharem a musica com o pé é mais divertido :D

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado set 12, 2015 8:40 am
por MRider
Tá porreiro :-P

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado set 12, 2015 9:43 am
por Jaam78
:lol: sabe sempre bem quando eles ficam para trás.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda nov 09, 2015 6:22 pm
por apr
Raios partam:

Imagem

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda nov 09, 2015 7:47 pm
por jordison
isso é sinal de muito uso :)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda nov 09, 2015 8:11 pm
por apr
Problema resolvido! Foi a cabeça que partiu. Fui a uma loja de bikes e arranjaram-me isso na hora. 5€.

A roda foi desempenada, acho que nunca a tinha visto tão direita a rolar.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado nov 14, 2015 2:23 am
por Jorge Rocha
A andares assim como nesse video, deves fazer muita dor de cotovelo por esses enlatados fora. Está de mais!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado nov 14, 2015 8:48 am
por apr
:-) sem dúvida, quando ando a assapar muitas cabeças ficam a olhar, especialmente se for a subir ou se for a arrancar. Mesmo assim a fly não consegue competir com as scooters que dão aos adolescentes. Não era muito melhor os miudos andarem de bike eletrica em vez de scooter?

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: terça jan 19, 2016 7:35 pm
por apr
Registo de mais um semestre de pedaladas "mágicas". Já lá vão 3 anos e meio.


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Imagem

Código: Selecionar todos

Data 	 ODO 	 KM/Semestre
2012/06 	0 	   
2013/01 	1100 	1100
2013/06 	2300 	1200
2014/01 	4002 	1702
2014/06 	5291 	1289
2015/01 	6137 	846
2015/06 	6760 	623
2016/01 	7920 	1160

Contrariei a tendência de menos Km voltei a entrar nos eixos. E sem grande esforço, há muta margem para melhorar!

Não fiz nenhum melhoramento nem nenhuma correção, vou novamente ao torneiro mecanico para engendrar uma forma de reforçar a zona de dobragem para ficar com vontade de meter mais umas células.

Se não tiver novidades entretanto, até daqui a 6 meses!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jan 24, 2016 12:10 pm
por pafi
Só hoje vi o teu vídeo de setembro. Ficou giro.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda jul 25, 2016 12:47 am
por apr
Boa noite,

No mês passado a fly fez 4 anos, desta vez o acumulado de Km foi muito baixo:
Imagem

Código: Selecionar todos

Data     ODO     KM/Semestre
2012/06    0       
2013/01    1100    1100
2013/06    2300    1200
2014/01    4002    1702
2014/06    5291    1289
2015/01    6137    846
2015/06    6760    623
2016/01    7920    1160
2016/06    8252    332 
Houve alguns fatores que ajudaram a fazer menos Km, um deles que me incomoda particularmente é o facto de a economia deturpar a realidade, até hoje tem sido mais barato andar no meu carro elétrico, que gasta 10x mais energia do que a bike apenas porque os postos de abastecimento são gratuitos. Juntado a este facto o desaparecimento do periodo de "aprendizagem" de mudança de rotinas, caimos novamente nas opções que são mais "fáceis", mais baratas, mais cómodas... ou seja, leva-se o carro para todo o lado não vá ser preciso fazer o que não é e ter a possibilidade de ir para onde não se vai. E não se pensa mais nisso!

O outro motivo foi uma serie de acontecimentos que mantiveram a bike parada durante alguns meses, tudo começou com um furo no pneu de trás, que foi mal reparado por mim e que levou a que a bike fosse ficando parada. Às tantas, já que a bike estava à espera sempre de qualquer coisa que faltava, acabei por decidir fazer uma revisão mais profunda e trocar alguns componentes que nunca tinham sido trocados.

Fui a uma loja de bicicletas para:
- comprar um travão maior para a frente - Não dá, a forqueta não deixa colocar um disco maior.
- Trocar os travões da frente - Não me deixaram trocar porque estavam ótimos - duram seguramente o dobro dos Km, ou seja 8 anos e 15000Km - umas pastilhas de bike... lol!!!!
- Trocar travões de trás - Após alguma discussão lá se trocaram a meu pedido, mas só porque não estavam a sofrer um desgaste uniforme. Os originais ainda estão bons e vieram para casa para usar em caso de alguma necessidade
- Viva a regeneração!

E já agora trocar os rolamentos do motor hub, eu tinha lido algures que os rolamentos de origem não eram nada de especial e a troca era aconselhada. Abri o motor, estraguei os rolamentos originais, que depois consegui confirmar que estavam impecáveis antes de os estragar. Verifiquei que o interior do motor está impecável, o silicone preto é bom e as temperaturas deste motor a ~2kW não estragaram nada.

Imagem

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Estas alterações obrigaram-me a refazer uma serie de coisas bem feitas,porque houve fios partidos, mas já está quase tudo reparado.


Para além disso voltei a tentar arranjar o mecanismo de dobragem da bicicleta, mas não há nada a fazer, não se pode ter ao mesmo tempo uma bike rápida e portátil. Pelo menos com este quadro não.


Em jeito de conclusão estes 4 anos a conduzir uma ebike surpreenderam-me muito mais do que alguma vez estava à espera. É um meio de transporte REAL que é baratissimo, 1500 ou mesmo 2000€ por uma ebike é o preço de manter/usar um carro a combustão durante pouco mais de 1 ano. Não requer seguro, não paga imposto, as manutenções é do mais basico que se pode imaginar. A componente elétrica que até pode ser a maior incógnita para quem não conhece é o que está à vista, se não se abusar na velocidade (é preciso kitar) pode-se assumir que dura a vida toda da bike. O consumo de eletricidade é desprezável e a autonomia é a que se quiser - no meu caso até retirei células para ficar com o saco mais leve. Quem optar por regeneração pode assumir que um conjunto de pastilhas de travão duram para sempre e ganham muita segurança a conduzir em piso molhado. Perdem no desgaste que o eixo do motor faz no quadro da bike que tem que ser devidamente sanado antes que a roda salte e alguém se magoe.

quanto à minha ebike, simplesmente já faz parte do agregado familiar!

Uma vez que agora, passados 4 anos e após fazer uma revisão completa a todos os componentes da bicicleta, já não há mais nada para fazer, já não vou alimentar mais este DB, toda a info relevante que queria documentar está feita e obviamente estou sempre disponivel para qualquer questão.

Abraços!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda ago 08, 2016 4:10 pm
por serges
Com muita pena vejo terminar este DB...

Mas fica para efeitos futuros para todos podermos tirar as nossas iliações!