O meu VE - ebike FLY-600

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bom trabalho e excelente partilha para poder regular a tensão de saída desses carregadores (muito bons na minha opinião).
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Obrigado Jorge, não o conseguia alterar se não mo tivesses recomendado antes ;)

Sabes se é possivel baixar o ruido da ventoínha ou mesmo anulá-la do carregador sem o condenar a uma morte prematura?


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Pintura feita, a bike parece nova. Estou com vontade de a alterar novamente, desta vez para a tornar o mais minimalista possivel, no entanto o tempo falta e contra vontade acabei por ter que a montar tal como estava:

Imagem

Imagem


Para manter a rack atrás como se vê na imagem decidi desfazer o pack de 13Ah que era um pouco pesado e agora tem apenas 1 paralelo de 18 células, com 4Ah. Acho que chega para 1 viagem.Se não chegar uso a outra parte que é um 18S 2P de 9Ah O saco tem agora tudo lá dentro, a bateria e o carregador. E o BMS que há uns tempos avariou na secção de bleeding individual está agora arrumado na gaveta à espera que um dia consiga fazer dele um interruptor geral da bateria.

Para os próximos tempos, gostava de fazer as seguintes alterações:
- aumentar a tensão do pack para 72V.
- Meter controlador, bateria, BMS na mesma caixa amovivel, que seja fácil de transportar e que seja leve.
- ter um guiador minimalista, só com o acelerador e um botão boost e tentar eliminar/esconder o cycle analyst.

A bike está afinadinha, muito estável e sem folgas de maior, pronta para mais uma temporada e para levar uns Km valentes em cima.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Parabéns pela dedicação :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Obrigado Mrider. pôr a bike asseada dá imenso trabalho, é mais um exemplo do principio dos 80/20. arranjar 80% da bike demora 20% do tempo, os restantes 80% do tempo são para dar o acabamento final.


MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MPires »

Ficou impecavel.
Uma pergunta: usas a bicicleta como dobravel?


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

A andar nao! :-D

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Espetáculo quando for grande também vou ter uma bike assim :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Ainda sou um bocado borrego na edição de vídeo, mas olhado para os que fui colocando neste tópico que estão terriveis, este até nem saiu muito mal:

Saiam da frente!

Link


Se meterem uns auscultadores e acompanharem a musica com o pé é mais divertido :D

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Tá porreiro :-P
Live long and prosper!


Jaam78
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado jun 14, 2014 1:46 pm
Localização: Ourem

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Jaam78 »

:lol: sabe sempre bem quando eles ficam para trás.


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Raios partam:

Imagem


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por jordison »

isso é sinal de muito uso :)


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Problema resolvido! Foi a cabeça que partiu. Fui a uma loja de bikes e arranjaram-me isso na hora. 5€.

A roda foi desempenada, acho que nunca a tinha visto tão direita a rolar.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Jorge Rocha »

A andares assim como nesse video, deves fazer muita dor de cotovelo por esses enlatados fora. Está de mais!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

:-) sem dúvida, quando ando a assapar muitas cabeças ficam a olhar, especialmente se for a subir ou se for a arrancar. Mesmo assim a fly não consegue competir com as scooters que dão aos adolescentes. Não era muito melhor os miudos andarem de bike eletrica em vez de scooter?


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Registo de mais um semestre de pedaladas "mágicas". Já lá vão 3 anos e meio.


Imagem


Imagem

Código: Selecionar todos

Data 	 ODO 	 KM/Semestre
2012/06 	0 	   
2013/01 	1100 	1100
2013/06 	2300 	1200
2014/01 	4002 	1702
2014/06 	5291 	1289
2015/01 	6137 	846
2015/06 	6760 	623
2016/01 	7920 	1160

Contrariei a tendência de menos Km voltei a entrar nos eixos. E sem grande esforço, há muta margem para melhorar!

Não fiz nenhum melhoramento nem nenhuma correção, vou novamente ao torneiro mecanico para engendrar uma forma de reforçar a zona de dobragem para ficar com vontade de meter mais umas células.

Se não tiver novidades entretanto, até daqui a 6 meses!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por pafi »

Só hoje vi o teu vídeo de setembro. Ficou giro.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Boa noite,

No mês passado a fly fez 4 anos, desta vez o acumulado de Km foi muito baixo:
Imagem

Código: Selecionar todos

Data     ODO     KM/Semestre
2012/06    0       
2013/01    1100    1100
2013/06    2300    1200
2014/01    4002    1702
2014/06    5291    1289
2015/01    6137    846
2015/06    6760    623
2016/01    7920    1160
2016/06    8252    332 
Houve alguns fatores que ajudaram a fazer menos Km, um deles que me incomoda particularmente é o facto de a economia deturpar a realidade, até hoje tem sido mais barato andar no meu carro elétrico, que gasta 10x mais energia do que a bike apenas porque os postos de abastecimento são gratuitos. Juntado a este facto o desaparecimento do periodo de "aprendizagem" de mudança de rotinas, caimos novamente nas opções que são mais "fáceis", mais baratas, mais cómodas... ou seja, leva-se o carro para todo o lado não vá ser preciso fazer o que não é e ter a possibilidade de ir para onde não se vai. E não se pensa mais nisso!

O outro motivo foi uma serie de acontecimentos que mantiveram a bike parada durante alguns meses, tudo começou com um furo no pneu de trás, que foi mal reparado por mim e que levou a que a bike fosse ficando parada. Às tantas, já que a bike estava à espera sempre de qualquer coisa que faltava, acabei por decidir fazer uma revisão mais profunda e trocar alguns componentes que nunca tinham sido trocados.

Fui a uma loja de bicicletas para:
- comprar um travão maior para a frente - Não dá, a forqueta não deixa colocar um disco maior.
- Trocar os travões da frente - Não me deixaram trocar porque estavam ótimos - duram seguramente o dobro dos Km, ou seja 8 anos e 15000Km - umas pastilhas de bike... lol!!!!
- Trocar travões de trás - Após alguma discussão lá se trocaram a meu pedido, mas só porque não estavam a sofrer um desgaste uniforme. Os originais ainda estão bons e vieram para casa para usar em caso de alguma necessidade
- Viva a regeneração!

E já agora trocar os rolamentos do motor hub, eu tinha lido algures que os rolamentos de origem não eram nada de especial e a troca era aconselhada. Abri o motor, estraguei os rolamentos originais, que depois consegui confirmar que estavam impecáveis antes de os estragar. Verifiquei que o interior do motor está impecável, o silicone preto é bom e as temperaturas deste motor a ~2kW não estragaram nada.

Imagem

Imagem

Estas alterações obrigaram-me a refazer uma serie de coisas bem feitas,porque houve fios partidos, mas já está quase tudo reparado.


Para além disso voltei a tentar arranjar o mecanismo de dobragem da bicicleta, mas não há nada a fazer, não se pode ter ao mesmo tempo uma bike rápida e portátil. Pelo menos com este quadro não.


Em jeito de conclusão estes 4 anos a conduzir uma ebike surpreenderam-me muito mais do que alguma vez estava à espera. É um meio de transporte REAL que é baratissimo, 1500 ou mesmo 2000€ por uma ebike é o preço de manter/usar um carro a combustão durante pouco mais de 1 ano. Não requer seguro, não paga imposto, as manutenções é do mais basico que se pode imaginar. A componente elétrica que até pode ser a maior incógnita para quem não conhece é o que está à vista, se não se abusar na velocidade (é preciso kitar) pode-se assumir que dura a vida toda da bike. O consumo de eletricidade é desprezável e a autonomia é a que se quiser - no meu caso até retirei células para ficar com o saco mais leve. Quem optar por regeneração pode assumir que um conjunto de pastilhas de travão duram para sempre e ganham muita segurança a conduzir em piso molhado. Perdem no desgaste que o eixo do motor faz no quadro da bike que tem que ser devidamente sanado antes que a roda salte e alguém se magoe.

quanto à minha ebike, simplesmente já faz parte do agregado familiar!

Uma vez que agora, passados 4 anos e após fazer uma revisão completa a todos os componentes da bicicleta, já não há mais nada para fazer, já não vou alimentar mais este DB, toda a info relevante que queria documentar está feita e obviamente estou sempre disponivel para qualquer questão.

Abraços!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por serges »

Com muita pena vejo terminar este DB...

Mas fica para efeitos futuros para todos podermos tirar as nossas iliações!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “e-bike”