O meu VE - ebike FLY-600

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Boa tarde,

Mais um convertido ao conceito de VE, sob a forma de uma bicicleta elétrica.

Queria uma scooter mas assim que experimentei um ebike potente acabaram-se as dúvidas todas. E felizmente (ou infelizmente) não houve mesmo mais dúvidas... só queria aquela ebike especifica. Mais nenhuma me satisfazia. As funcionalidades dela passaram a ser obrigatórias e fundamentais na escolha e comparação com outros modelos. Enumero algumas:

- Dobrável - Vou à creche de manha e deixo lá a minha filha e o meu carro
- muito mais do que 250W- Não há milagres: nas subidas é preciso potência
- Bateria amovivel - Preserva-se melhor dentro de casa e dá para carregar no trabalho
- Regeneração ao travar - Preserva muito travões
- Mudanças - evita ter que levar a bicicleta às costas em algum episodio menos feliz

Com estas caracteristicas só há uma... foi a que experimentei... Nem e-bikes de categoria superior que custam uma fortuna conjugavam todas estas caracteristicas.

E eis que chegou: FLY-600 com motor Magic Pie II + Bateria 36V LiFePo4 10 Ah + cabo USB para programar as funcionalidades do motor.

Alguns dados:
Programação do motor: Tudo no máximo
Autonomia: já fiz 32 Km sem a luz verde desligar ( não testo mais porque aconselham a não deixar descarregar a bateria)
Independentemente do motor, esta bicicleta dá no máximo 35Km/h (roda 20 pol.)
Velocidade máxima: aos 30Km/h o motor desliga e passa a regenerar
Velocidade máxima em reta: 25Km/h
Sobe a Ladeira do Seminário sem pedalar (Subida de referência em Coimbra)

E agora alguma fotos:


Quando vi isto julguei que tinha sido enganado:
Imagem

Mas na verdade estava tudo lá dentro:
Imagem


E eis que o veiculo começa a tomar forma:
Imagem


Tudo montado:
Imagem



Painel de instrumentos: Esquerdo acelerador e botão das luzes; Direito: botões de cruise control e buzina. O ciclómetro foi colocado depois.
Imagem



Detalhe da bateria: Pesa cerca de 5Kg, fácil de transportar.
Imagem


Detalhe do motor e dos travões
Imagem

Imagem


E agora do outro lado:
Imagem

De frente:
Imagem

Imagem final com o carregador da bateria na caixa:
Imagem


Uma boa surpresa, cabe na mala do meu carro. Graças a isto minimizo as minhas deslocações de carro.

Imagem



Por fim deixo aqui algumas contas interessantes:

Carro = 1,4 EUR / L, 6,5 L/100Km (gasta mais porque são viagens curtas com motor frio)
Carro = 9,1 EUR / 100 Km

FLY-600 = 0,03 EUR (hor. de vazio) / Carga, autonomia = 30Km
FLY-600 = 0,1 EUR / 100Km ( quase 100 vezes menos!!!)


Já fiz 173 Km com a FLY-600, todos a substituir trajetos anteriormente feitos de automóvel, aliás esta bicicleta não é destinada para utilização lúdica, é mesmo para ser usada para substituir o carro nos trajetos urbanos.

Resultado:
15,57 EUR que estavam destinados para gasóleo estão agora no meu bolso
173 km de trajetos curtos com muito pára-aranca que poupei ao meu carro

Vamos ver se não é só uma paixão de verão...


Cmps
APR

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por klinzter »

Parabéns pela compra :)
e que faças mts km's :)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por lopes »

Parabéns pela aquisição!
Tem muito bom aspeto - robusta e material de boa aparência.
Já agora para minha curiosidade e dos restantes users, em quanto ficou a bicicleta?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por visitante1 »

Também estou curioso, parece uma boa aquisição, parabéns.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por ICEM4N »

Muito bom.
Vai contando as aventuras!

Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por pafi »

Olá APR,
Parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo dos VE's. Parece que Coimbra está a despertar para a mobilidade elétrica e ainda bem. Em uma semana é a segunda notícia de mais um utilizador elétrico :).
Posso confirmar que a ladeira que indicaste é, de facto, muito íngrime! Como ainda não te pus a vista em cima terei que ligar o radar dos VE's e quando te vir fazer uma perseguição amigável para trocarmos ideias ;)
Essa roda traseira é muito fixe! E o motor parece enorme no interior da jante. Qual é a potência?
E pelos vistos está muito bem equipada em termos de travões. Com essa autonomia podes ir para onde quiseres dentro da cidade. Fico à espera que a gente se cruze ou encontre num qualquer semáforo.
Boa reportagem fotográfica. Assim é que é, e continua a somar km!!!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Mumia »

epa... mt mt mt bom... grande aspecto.. :)

bons detalhes...

Já agora... onde compras-te e qt custou??? th um colega meu interessado em algo assim... (se não for ideal ser dito aqui.. manda-me mensagem privada) :)

Bons e mt Km's.. :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Boa noite,

Antes de mais obrigado pelos comentários, conheci este forum quando andava em período de reflexão sobre VEs e achei que há por aqui muita qualidade na informação e bastante experiência dos utilizadores que por aqui andam.

Em relação à bicicleta mandei vir online da Holanda por cerca de 1200€ preço final. O motor é um MPII que debita 1kw @48v. Com a minha bateria de 36v fica com 750w (1 cv). Mais info podem ver o site do fabricante - http://www.goldenmotor.com/. Há a possibilidade de configurar o motor ligando um cabo usb ao PC. Pode-se alterar a potencia, a regeneraçao, marcha atras, marcha assistida ao pedal, etc. Julgava que tinha potencia suficiente para poder cortar um pouco e ganhar autonomia mas enganei-me. Tem que ser tudo no maximo para poder vencer as algumas subidas com comforto e sem pedalar.

Para já estou convencido que foi uma boa escolha, não se resume apenas ao lado financeiro, julgo ser também uma mudança positiva de mentalidade, tenho andado fazer os regressos a casa a pedalar o mais que posso para corrigir o meu estilo de vida sedentário e vejo já muitas coisas de forma diferente... a 25 Km/h... : )

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por pafi »

apr Escreveu:(...)Para já estou convencido que foi uma boa escolha, não se resume apenas ao lado financeiro, julgo ser também uma mudança positiva de mentalidade, tenho andado fazer os regressos a casa a pedalar o mais que posso para corrigir o meu estilo de vida sedentário e vejo já muitas coisas de forma diferente... a 25 Km/h... : )
"Like". Bela frase :).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns por todo o bom gosto e pela boa atitude!!!

É de pessoas com esse tipo de adaptação/pensamento que este mundo necessita!

Muitos bons kms e uma boa forma fisica e mente sã!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Bela bike 8-) um pouco cara mas fixe :mrgreen:
Live long and prosper!


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por urraisse »

Espectáculo!
É muito inteligente da tua parte, em pouco tempo amortizas o investimento.
Com um orçamento mais limitado "kitei" a minha bicicleta montanha convencional para as deslocação ao trabalho (cerca de 2x4km's = 8 km's) em que a ida é a descer e claro a vinda é sempre a subir :shock:
Estou satisfeito, embora devido à minha inexperiência inicial no manuseamento das baterias (de gel, 8Ah), de 14kms de autonomia iniciais após 1 ano apenas posso contar com cerca de 6km ou 7km :roll:
O que interessa é que o investimento (365 Euros no total) já foi totalmente amortizado e brevemente invisto em novas baterias (provavelmente irei para o lítio).
Saliento o facto de que a minha e-bike tem um motor de apenas 250w, nada que se compare com o maquinão que apresentas nas excelentes fotos. Parabéns e vai dando noticias!


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Boa noite,

É tempo de atualizar o diário de bordo, a bicicleta está a chegar aos 600Km e já teve alguns episódios menos felizes. Vão-se resolvendo os problemas e vai-se acumulando experiência.


Primeiro problema:
Bicicleta desligou-se numa subida muito acentuada, mesmo a chegar a casa. Foi apenas o fusivel da bateria que queimou. Deve ter sido uma conjugação de fatores como o facto de estar muito calor naquele dia. Independentemente disso, já ando com fusiveis na bike para qualquer eventualidade.

Segundo problema:
- Por volta dos 200Km apareceu um "bater" a cada volta completa da roda traseira. Um toque de travão para ativar a regeneração e o barulho desparecia, acelerava, voltava de novo a aparecer. Após uma inspeçao cuidada, detetei que a roda estava a ganhar folga nos apoios.
Bastou acelerar mantendo a bicicleta parada para a roda sair por completo!

A solução para este probema é instalar dois "torque arms" de forma a agarrar a roda como deve de ser.
As soluções comerciais que existem são dificeis de encontrar, e são feitas para motores que se instalam à frente na forqueta.
Sendo assim, e depois de alguma pesquisa decidi fazer eu mesmo.


Encontrei uma peça de aluminio grossa com alguns angulos de 90º que estava no lixo. Bastou uma serra de metal, uma lima e muita paciência para esculpir as peças para que coubessem com o mínimo de folga.


Algumas imagens do resultado:

Peça original
Imagem

Peças montadas
Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Depois de tudo montado e afinado os barulhos desapareceram e não voltaram mais. Já fiz +200Km e nunca mais foi preciso afinar os travões de trás. Por agora vou andar com estes moldes de alumínio, mas mais cedo ou mais tarde terei que mandar replicar estas peças num metal mais duro, tipo em aço inox.

Nestas bicicletas é um risco muito grande andar sem braços de torque, mesmo em motores aplicados na roda traseira como é o meu caso. Falha muito grave não vir instalado de origem.


Entretanto há uns dias tive o meu primeiro furo... na roda de trás. Não é bem um problema, mas fica a nota que as câmaras de ar originais são fraquinhas e desconfio que o pneu traseiro não está dimensionado para a carga a que é sujeito. Vou esperar para ver se aparecem muitos furos para equacionar comprar um pneu a sério. O da frente é adequado. Aproveitei a necessidade e fiz a minha primeira visita a lojas de bicicletas para comprar acessórios. Verifiquei que há muito pouca coisa para roda de 20', depois de não encontrar praticamente nada em duas lojas, tive que ir mesmo à Decathlon eis o que comprei:

- 2 câmaras de ar com gel lá dentro para evitar ao máximo furos
- um retrovisor
- Guarda-lamas para preparar o mau tempo que há-de vir.
- Bolsa pequena para guardar um kit de emergência... de que ainda só tenho os fusiveis da bateria.

Estou com alguma dificuldade em encontrar toda a iluminária que consta no código da estrada, faltam-me os dois refletores por roda e uma luz vermelha para trás que funcione com os 12Volt do sistema. Tenho esperança nas lojas chinesas.

Quando tiver tudo comprado e montado atualizo com fotos.


Cmps
APR

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Boas já tens algumas aventuras. Mas é assim mesmo não desistas.
Bons km :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por pafi »

Perseverança é o que é preciso. Mas deste a volta por cima e toca a continuar.
Chegaste a ir à Liderbike? Fica na Elísio de Moura (mais ou menos a meio), ao lado do Café com Arte e de uma loja de fotocopiadoras Canon.

Espero que venhas ao encontro de VE's no próximo sábado. A ponte de Santa Clara vai encerrar e está a preparar-se um encontro interessante. Se vieres, adiciona-te no tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 40#p196440

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Mumia »

sem quaquer duvida bonito de ver... :) calma calma... não os probs... mas sim a solução deles ;)

força nisso!!!

Qt ás luzes certeza que encontras na decathlon ou sportzone...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Viva, obrigado pelo convite, se estiver em Coimbra vou tentar juntar-me às festividades.

A liderbike foi onde comprei a minha bike de montanha e gosto de la ir mas para a elétrica não se arranjou nada. Já encontrei os refletores no continente, são feios que até doem... Estou a ponderar umas fitas refletoras já que para a roda traseira vou ter que inventar pois nao tem os raios convencionais.

Já agora se alguém souber o que sao

Cmps
APR


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Boas,

É chegada a hora de fazer uma atualização ao DB, infelizmente (ou felizmente :) ) não tenho muito para contar, já que não tenho tido mais nenhum problema. A Fly conta com 6 meses, 39 cargas e 1100Km. Este valor é bastante modesto, espero conseguir fazer mais nos próximos 6 meses. Mesmo assim cerca de 10% do valor total da bike foi já financiado diretamente pelo combustivel que não usei.

Se tudo correr bem, até daqui a 6 meses!


Cmps
APR

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por ICEM4N »

Sendo bicicleta,
- Exercicio feito gratuitamente!!
- Medicamentos de artroses que podem ser poupados no futuro
- 4 pneus do carro sem 1000km de desgaste, oleo e filtros adiados uns meses

Bem mais que 10% acredita!!!
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

Os VE com pedais têm ainda uma vantagem!

Em caso de um apagão:
- Ligar a travagem regenerativa
- Meter a bicicleta com a roda traseira num suporte
- Pedalar para gerar eletricidade e carregar a bateria
- Ligar um inversor À bateria para carregar o PC, ligar o modem da internet, as lâmpadas de casa à noite, etc.

Responder

Voltar para “e-bike”