Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por edupatorod »

rjsc,

o sr da cable do porto eu não me "pisguei" com a garantia...
não sabes a história, portanto... as pessoas gostam mutio de falar... sem saber.
eu não a vou contar aqui porque não me apetece (unicamente isso).

mas até ficou acordado o sr. da cable experimentar uma cable de lithium, só que nunca mais disse nada...
depois se o cliente diz que as bats que vinham na cable eram fracas podia sempre por-lhe outras (ele tem uma loja de baterias, por isso podia testar a vontade bats novas) como fez com a cable.

há problemas que são tornados grandes simplesmente porque naõ querem olhar pra eles de frente...
se nós olhassemos para os problemas com medo, nem motas conseguiamos trazer para portugal.

eduardo
team bereco pt

Avatar do Utilizador

KimeMilem
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta fev 20, 2009 11:09 am
Localização: Entroncamento

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por KimeMilem »

boas...

jmal, essas luzinhas ficam extraordinariamente bem!! também quero!!
percebo pouco do assunto! por mais que leia aqui no fórum, tenho receio de trocar lâmpadas!

mas gostava imenso de ter a iluminação como a tua, especialmente o painél!

cumprimentos ecológicos.

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por mix »

muito bacanas essas luzes jmal!!!
kimemilem Escreveu:
mas gostava imenso de ter a iluminação como a tua, especialmente o painél!

cumprimentos ecológicos.
é simples teres uma iluminação, não tão boa, mas semelhante à do jmal, basta trocares as duas lâmpadas que iluminam o painel por 2leds que se compram a um preço bastante acessível no ebay.
basta procurares por leds w5w.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

estou a ver que tenho de construir para vender, .
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:ok, então basicamente vais apanhar as 3 saídas do motor que o controlador deixa a flutuar, rectifica-las e depois elevar a tensão com um conversor dc step-up que espeta a corrente no bus da bateria.

boa ideia!

(p.s.: eu não sirvo só pra dizer mal... )
é mais ou menos isso, neste caso são 6 saídas.
6...
suponho então que o motor seja trifásico na mesma e que os 3 a mais sejam para fazer o shunt no controlador, podendo depois o motor ser usado em delta ou estrela, conforme a vontade do fabricante.

ou alguém se lembrou de enrolar 6 fases distintas? (o que é completamente inútil... qualquer múltiplo de 3 fases resulta no mesmo que apenas as 3)

Avatar do Utilizador

KimeMilem
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta fev 20, 2009 11:09 am
Localização: Entroncamento

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por KimeMilem »

boa mix... tks!

não há como experimentar, mas jmal, se quizeres construir para vender, concerteza terás compradores... pelo menos um, lol... claro, a preço de amigos, óbvio!

pelo menos o conjunto para o stop, pois os restantes parece que é apenas substituir.

cumprimentos ecológicos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:ok, então basicamente vais apanhar as 3 saídas do motor que o controlador deixa a flutuar, rectifica-las e depois elevar a tensão com um conversor dc step-up que espeta a corrente no bus da bateria.

boa ideia!

(p.s.: eu não sirvo só pra dizer mal... )
é mais ou menos isso, neste caso são 6 saídas.
6...
suponho então que o motor seja trifásico na mesma e que os 3 a mais sejam para fazer o shunt no controlador, podendo depois o motor ser usado em delta ou estrela, conforme a vontade do fabricante.

ou alguém se lembrou de enrolar 6 fases distintas? (o que é completamente inútil... qualquer múltiplo de 3 fases resulta no mesmo que apenas as 3)
este motor é de 6 fases ou um duplo trifásico, dai ser mais silencioso porque não existe intervalo de comutação entre bobines, e além disso o torque dele é muito maior. estas 6 fases trabalham com um desfasamento de 50 % entre cada 3 fases. não é inútil, mas sim muito útil, é mais eficiente e tem mais torque, qualquer scooter que não a evo, ao fim de andar 20-25 kms tem um aquecimento de cerca de 30 a 40 ºc no motor, esta mal se nota o aquecimento.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por serges »




finalmente, muito bonita parabéns jmal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Nunio »

voces andam todos a arranjar maneira de eu trocar a minha 2.5kw+ por uma evo.
eu vos digo...
(só é pena eu continuar a achar que não tenho juizo para andar numa coisa dessas)

bons kms e bons comentários
nunio


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu: este motor é de 6 fases ou um duplo trifásico, dai ser mais silencioso porque não existe intervalo de comutação entre bobines, e além disso o torque dele é muito maior. estas 6 fases trabalham com um desfasamento de 50 % entre cada 3 fases. não é inútil, mas sim muito útil, é mais eficiente e tem mais torque, qualquer scooter que não a evo, ao fim de andar 20-25 kms tem um aquecimento de cerca de 30 a 40 ºc no motor, esta mal se nota o aquecimento.
então tem 2 anéis de imans desfasados à semelhança dos motores passo-a-passo...
é o equivalente a 2 motores de 3-fases "empilhados" com um ligeiro desfasamento, assim entendo.
disse que era inútil era ter 6 fases com um único anel de imans.

esta evo tem tecnologia muito à frente, não estava à espera.

só lhe falta mesmo um tamanho maior.
deve assustar um bocado andar a 90 km/h numa coisa tão pequena (pelo que me parece tem o tamanho da 2.5 kw)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
jmal Escreveu: este motor é de 6 fases ou um duplo trifásico, dai ser mais silencioso porque não existe intervalo de comutação entre bobines, e além disso o torque dele é muito maior. estas 6 fases trabalham com um desfasamento de 50 % entre cada 3 fases. não é inútil, mas sim muito útil, é mais eficiente e tem mais torque, qualquer scooter que não a evo, ao fim de andar 20-25 kms tem um aquecimento de cerca de 30 a 40 ºc no motor, esta mal se nota o aquecimento.
então tem 2 anéis de imans desfasados à semelhança dos motores passo-a-passo...
é o equivalente a 2 motores de 3-fases "empilhados" com um ligeiro desfasamento, assim entendo.
disse que era inútil era ter 6 fases com um único anel de imans.

esta evo tem tecnologia muito à frente, não estava à espera.

só lhe falta mesmo um tamanho maior.
deve assustar um bocado andar a 90 km/h numa coisa tão pequena (pelo que me parece tem o tamanho da 2.5 kw)
não é bem assim, tem apenas um anel de imans, mas como deves perceber não devo divulgar muito estas coisas.

ela é um pouco mais comprida que a 2.5 kw e tambem um pouco mais alto, mas muito mais leve, mas tem boa segurança, já me deitei o possivel com ela e portasse bem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RJSC »

embora não deva ser tecnologia exclusiva da bereco mas ok, percebo que haja algum acordo de não divulgação...
os negócios são "quilhados"...


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por edupatorod »

rjsc,

sim, o motor da mota é mesmo "start of the art" em motores brushless para scooters.
por isso decidimos, dedicarmo-nos exclusivamente a ela e a toda esta gama.
não acho que seja pequena, acho que tem o tamanho ideal para ser uma mota leve, manobravel, e rapida.
se repararem bem, se for maior (tipo a voltio ou a cantabrico), é menos manobravel e mais pesada.

sobre a informação, sim... não vale a pena divulgarmos muito, temos o que temos e o nosso objectivo sempre foi ter o melhor, e um bom suporte por parte do fabricante.

eduardo
team bereco pt


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RJSC »

mas olha que esta "fuga de informação" sobre a tecnologia do motor pode muito bem ter ajudado a vender mais alguma.
é uma publicidade muito boa!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:mas olha que esta "fuga de informação" sobre a tecnologia do motor pode muito bem ter ajudado a vender mais alguma.
é uma publicidade muito boa!
não interessa alongar mais, já tinha dito em outros posts essa vantagem, hoje fiz 16 kms seguido e sempre com o punho enrolado e o motor não aquece, ao contrário das outras scooters, dai ser mais eficiente também.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Bluesky »

sim, o motor da mota é mesmo "start of the art" em motores brushless para scooters
state of the art, caro eduardo.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por edupatorod »

eheh pois,

"state of the...." isso.



eduardo
team bereco pt


marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por marcoluz »

jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:
jmal Escreveu: este motor é de 6 fases ou um duplo trifásico, dai ser mais silencioso porque não existe intervalo de comutação entre bobines, e além disso o torque dele é muito maior. estas 6 fases trabalham com um desfasamento de 50 % entre cada 3 fases. não é inútil, mas sim muito útil, é mais eficiente e tem mais torque, qualquer scooter que não a evo, ao fim de andar 20-25 kms tem um aquecimento de cerca de 30 a 40 ºc no motor, esta mal se nota o aquecimento.
então tem 2 anéis de imans desfasados à semelhança dos motores passo-a-passo...
é o equivalente a 2 motores de 3-fases "empilhados" com um ligeiro desfasamento, assim entendo.
disse que era inútil era ter 6 fases com um único anel de imans.

esta evo tem tecnologia muito à frente, não estava à espera.

só lhe falta mesmo um tamanho maior.
deve assustar um bocado andar a 90 km/h numa coisa tão pequena (pelo que me parece tem o tamanho da 2.5 kw)
não é bem assim, tem apenas um anel de imans, mas como deves perceber não devo divulgar muito estas coisas.

ela é um pouco mais comprida que a 2.5 kw e tambem um pouco mais alto, mas muito mais leve, mas tem boa segurança, já me deitei o possivel com ela e portasse bem.

a 90 km/h terá a seguranca e estabilidade equivalente de uma mota maior, como a vetrix por ex.?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:olá pessoal, penso ser já do conhecimento de muitos, mas começo aqui o meu diario de bordo da minha scooter, já vai com 220 kms com apenas 3 cargas. trata-se de uma bereco evo fornecida pela ecomotores.

até ao momento está tudo ok, com a carga que trazia fiz 17 kms, entretanto fiz a primeira carga e foram 60 kms com ela sempre em altas, na segunda também cerca de 60 kms, neste ultima carga fiz 83 kms, com alguns test drivers, nunca passei dos 70 kms, e andei sempre entre os 55 - 65 kmh, a minha zona não é muito acentuada, tem subidas de pouca inclinação. portanto penso que neste tipo de condição consigo sempre 60-70 kms de autonomia andando sempre em altas. a velocidade máxima marcada por ela foi 95 kmh, mas tem um erro de cerca de 10%, medido no meu gps deu 87 kmh em recta.

entretanto meto fotos para apreciarem a sua beleza.
muitos parabéns! que tenhas sorte com ela!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:
rjsc Escreveu: então tem 2 anéis de imans desfasados à semelhança dos motores passo-a-passo...
é o equivalente a 2 motores de 3-fases "empilhados" com um ligeiro desfasamento, assim entendo.
disse que era inútil era ter 6 fases com um único anel de imans.

esta evo tem tecnologia muito à frente, não estava à espera.

só lhe falta mesmo um tamanho maior.
deve assustar um bocado andar a 90 km/h numa coisa tão pequena (pelo que me parece tem o tamanho da 2.5 kw)
não é bem assim, tem apenas um anel de imans, mas como deves perceber não devo divulgar muito estas coisas.

ela é um pouco mais comprida que a 2.5 kw e tambem um pouco mais alto, mas muito mais leve, mas tem boa segurança, já me deitei o possivel com ela e portasse bem.

a 90 km/h terá a seguranca e estabilidade equivalente de uma mota maior, como a vetrix por ex.?

claro que não, é mais leve e pequena, a velocidade ideal para andar nela em segurança será 65-75 kmh, acima disso em estradas mais livres de transito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”