Página 1 de 19

Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 7:43 pm
por marcoluz
hoje por volta das 12.30h fui levantar a minha liberty, estou tão contente.

ainda só fiz uns quilometrozinhos, pois tive de ir a correr para cascais a tarde para ir trabalhar,
mas posso dizer que a voltinha do stand até casa dos meus pais foi bem fixe!

a menina têm uma óptima acelaração, estável e uma buzina bem audivel, penso que foi o botão que mais usei durante o trajecto.

em termos de velocidades, rapidamente chega aos 45 km/h. em recta 55 km/h e a descer 60 km/h na boinha!

ao fim de 12 km pu-la a carregar, o próximo grande teste será leva-la de lisboa até minha casa que fica em almoçageme/colares, são +-49 km.

quando tiver oportunidade colocarei fotos!

uma pequena duvida que tenho depois de identificar uma possivel anomalia mas que nada prejudica o seu bom andamento, porém não deixa de ser preocupante.

coloco a mota no descanso central, a roda traseira fica a pairar e acelero para ver a babe a rolar. quando coloco em vel. máx. nota-se uma pequena trepidação provocada pelo circular da roda. será defeito ou descalibrada?

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 7:45 pm
por pulka
eu fiquei muito desiludido com o barulho de aviso que os piscas fazem. sinto-me a andar num veículo "especial"

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 8:29 pm
por marcopns
pulka Escreveu:eu fiquei muito desiludido com o barulho de aviso que os piscas fazem. sinto-me a andar num veículo "especial"
isso nao da para desligar??
eu andei numa spider que nao fazia qualquer barulho

haa.. tambem me decidi por uma liberty 2.0...

eiii... foi a minha mensagem 100, ja passei a silver

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 8:45 pm
por visitante
vivam ...

yáááááá´.....

agora continuemos a festa com este diario de bordo no "diario de bordo"...ok ?..(quem trata disto ? )

parabens pela adesão a uma mobilidade (quase) isenta de emissões..

abraços
[***************]

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 8:58 pm
por pulka
marcopns Escreveu:
isso nao da para desligar??
eu andei numa spider que nao fazia qualquer barulho
espero bem que dê para desligar, mas ainda não descobri como.

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 9:24 pm
por jmal
pulka Escreveu:
marcopns Escreveu:
isso nao da para desligar??
eu andei numa spider que nao fazia qualquer barulho
espero bem que dê para desligar, mas ainda não descobri como.
dá pois, uma martelada no besouro, esqueçam.....

então parabéns pela aquisição, vai reportando as tuas aventuras.

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sexta nov 14, 2008 9:38 pm
por Barrocas
agora chegam em bandos

felicidades com a nova liberdade

a evader também faz um aviso sonoro quando se ligam os piscas, ao inicio estranhei, mas depois habituei-me, e agora percebo que são convenientes para que os peões percebam que vamos a passar, e não se atirem para a estrada sem olhar... por vezes até servem para os automobilistas menos atentos (não costumo usar a buzina)

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sábado nov 15, 2008 9:30 am
por marcoluz
por acaso o barulho dos piscas não me incomodam nada. para além de os achar úteis, lembrar-me que os tenho ligados, sempre é mais uma artemanha para chamar à atenção dos peões e automobilistas. já que esta babe, é das silenciosas.

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sábado nov 15, 2008 11:20 am
por serges
parabéns...

movido!

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sábado nov 15, 2008 8:00 pm
por marcoluz
boa noite,

hoje fiz pelo menos 90 km com a mota!

de manhã fui dar uma volta com um amigo meu, os dois na mesma mota, posso dizer que não se portou nada mal com o pendura, eu peso 63 e ele alguns 85. sempre se comportou bem, travou bem e acelarou mto bem. a subir arrastava-se um pouco mas nunca baixou dos 35 km/h com os dois.
depois fui eu para o pendura, ehehehe fixe, achei a parte de trás do banco bastante confortável, as babes vão gostar! nota menos positiva para os pisa-pés que teimavam em fechar-se quando eu tirava de la os pes.

da parte da manhã fizemos 14 km, depois fui almoçar e deixei-a a carregar. meus amigos é mesmo uma questão de hábito pô-la a carregar enquanto está parada.
da parte da tarde fui curtir, fui dar uma volta até oeiras. fui de alvalade até oeiras sem grandes preocupações de economia, quando lá cheguei contei os kilometros que tinha feito e foram cerca de 35km. pensei, bem espero conseguir voltar para casa sem ter que "abastecer pelo meio", fiz o trajecto da volta com a mesma dinâmica com que fui, médias em recta de cerca de 50/55 km/h e quando cheguei, já de noite, fiquei espantado pelo ponteiro da energia ainda continuar lá em cima! apenas quando acelarava nas subidas dexia um pouco até 3/4 da bateria máx, portanto dexia 1/3.
se ela for daquelas em que o ponteiro desce rapidamente apenas quando chega ao final da carga, penso que faria uns 10-15 km mais.

ou então, talvez se tenham enganado no pack de baterias e com sorte tenha vindo
com um pack de litio, isso é que era!
sendo assim, dos 65 km totais feitos mais a estimativa que teria em energia restante, provavelmente terei uma autonomia de 80 km! uau!

quem sabe o trajecto alvalade - oeiras (parte historica) tem subidas, descidas e muitas rectas.

meus amigos, estou muito satisfeito com a minha menina.

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sábado nov 15, 2008 9:06 pm
por jmal
era bom era que viesse com lítio, podes dar uma espreitadela por baixa do banco, ou pela parte de traz, se as baterias forem amarelas, são de lítio. quanto à autonomia não ligues muito ao ponteiro por agora porque as baterias são novas e a tensão tende a ficar mais alta nos primeiros carregamentos, entretanto vais ver que ele começa a descer mais linearmente apesar de não ser bem um ponteiro de indicação da energia que ainda resta.

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sábado nov 15, 2008 10:13 pm
por marcoluz
jmal Escreveu:era bom era que viesse com lítio, podes dar uma espreitadela por baixa do banco, ou pela parte de traz, se as baterias forem amarelas, são de lítio. quanto à autonomia não ligues muito ao ponteiro por agora porque as baterias são novas e a tensão tende a ficar mais alta nos primeiros carregamentos, entretanto vais ver que ele começa a descer mais linearmente apesar de não ser bem um ponteiro de indicação da energia que ainda resta.
as baterias são branquinhas, já consegui ver.

do ponteiro não percebi muito bem. ele tá sempre lá em cima, raramente desce salvo quando começa a ficar com menos carga. o que não percebi foi, se ele vai começar a descer mais linearmente quer dizer que as baterias vão começar a debitar menos carga mais linearmente?

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: sábado nov 15, 2008 11:53 pm
por jmal
marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:era bom era que viesse com lítio, podes dar uma espreitadela por baixa do banco, ou pela parte de traz, se as baterias forem amarelas, são de lítio. quanto à autonomia não ligues muito ao ponteiro por agora porque as baterias são novas e a tensão tende a ficar mais alta nos primeiros carregamentos, entretanto vais ver que ele começa a descer mais linearmente apesar de não ser bem um ponteiro de indicação da energia que ainda resta.
as baterias são branquinhas, já consegui ver.

do ponteiro não percebi muito bem. ele tá sempre lá em cima, raramente desce salvo quando começa a ficar com menos carga. o que não percebi foi, se ele vai começar a descer mais linearmente quer dizer que as baterias vão começar a debitar menos carga mais linearmente?
brancas, humm, também existem de lítio brancas, consegues tirar uma foto a elas, de qualquer maneira se fossem de lítio, o carregador era um pouco diferente e tinha essa indicação. mesmo assim se poderes tirar umas fotos podemos tirar isso a limpo.

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: segunda nov 17, 2008 1:03 pm
por serges
marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:era bom era que viesse com lítio, podes dar uma espreitadela por baixa do banco, ou pela parte de traz, se as baterias forem amarelas, são de lítio. quanto à autonomia não ligues muito ao ponteiro por agora porque as baterias são novas e a tensão tende a ficar mais alta nos primeiros carregamentos, entretanto vais ver que ele começa a descer mais linearmente apesar de não ser bem um ponteiro de indicação da energia que ainda resta.
as baterias são branquinhas, já consegui ver.

do ponteiro não percebi muito bem. ele tá sempre lá em cima, raramente desce salvo quando começa a ficar com menos carga. o que não percebi foi, se ele vai começar a descer mais linearmente quer dizer que as baterias vão começar a debitar menos carga mais linearmente?

boas em recta, a minha bereco está sempre com o ponteiro em cima, o esforço do motor é pouco já que gasta pouco, nas subidas é que começas a notar quanto mais baixar maior é o esforço e menor é a carga que tens de reserva!

espero que tenhas compreendido, qualquer coisa apita!

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: segunda nov 17, 2008 2:03 pm
por jmap
então como é que vocês sabem que estão a ficar sem carga? podem ser apanhados desprevenidos?

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: segunda nov 17, 2008 2:57 pm
por marcoluz
afinal são verdes escuras, é que pelo respirador via-se branco, que corresponde à parte de cima da bat.

se repararem bem, falta um parafuso no suporte das baterias. belo trabalho que os chinocas fazem...

aqui estão as fotos

Imagem
Imagem

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: segunda nov 17, 2008 3:05 pm
por marcoluz
serges Escreveu:
marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:era bom era que viesse com lítio, podes dar uma espreitadela por baixa do banco, ou pela parte de traz, se as baterias forem amarelas, são de lítio. quanto à autonomia não ligues muito ao ponteiro por agora porque as baterias são novas e a tensão tende a ficar mais alta nos primeiros carregamentos, entretanto vais ver que ele começa a descer mais linearmente apesar de não ser bem um ponteiro de indicação da energia que ainda resta.
as baterias são branquinhas, já consegui ver.

do ponteiro não percebi muito bem. ele tá sempre lá em cima, raramente desce salvo quando começa a ficar com menos carga. o que não percebi foi, se ele vai começar a descer mais linearmente quer dizer que as baterias vão começar a debitar menos carga mais linearmente?

boas em recta, a minha bereco está sempre com o ponteiro em cima, o esforço do motor é pouco já que gasta pouco, nas subidas é que começas a notar quanto mais baixar maior é o esforço e menor é a carga que tens de reserva!

espero que tenhas compreendido, qualquer coisa apita!
compreendi perfeitamente!

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: segunda nov 17, 2008 3:28 pm
por serges
jmap Escreveu:então como é que vocês sabem que estão a ficar sem carga? podem ser apanhados desprevenidos?

boas,

então é simples quando a mota entra em esforço começa se a notar uma perda de velocidade e claro o ponteiro, voltimetro, baixa a tensão logo por aí já sabes como estão as baterias já que quanto mais descer mais próximo da reserva estará, por vezes tens um "6º sentido" que ajuda a prevenir tal e por outras contas os km's e pimba toca a dar de mama!

quando são trajectos fixos já sabes quando precisas, no meu caso do verão para o inverno é menos uma ida. +/-5km descida de temperatura!

qualquer coisa marco, sabes onde me encontrar!

força nessa odisseia!

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: terça nov 18, 2008 10:16 am
por marcoluz
serges Escreveu:
jmap Escreveu:então como é que vocês sabem que estão a ficar sem carga? podem ser apanhados desprevenidos?

boas,

então é simples quando a mota entra em esforço começa se a notar uma perda de velocidade e claro o ponteiro, voltimetro, baixa a tensão logo por aí já sabes como estão as baterias já que quanto mais descer mais próximo da reserva estará, por vezes tens um "6º sentido" que ajuda a prevenir tal e por outras contas os km's e pimba toca a dar de mama!

quando são trajectos fixos já sabes quando precisas, no meu caso do verão para o inverno é menos uma ida. +/-5km descida de temperatura!

qualquer coisa marco, sabes onde me encontrar!

força nessa odisseia!
obrigado sérgio!

poderiamos combinar um pequeno encontro, quem vive em lisboa, para um café ou uma volta por aí com as nossas babes eléctricas?

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Enviado: terça nov 18, 2008 10:32 am
por marcoluz
em 4 dias já fiz +-240 km, já são uns bons euricos poupados.

hoje vim reportar um pouco sobre a eficiência de travagem da scooter.

um ponto menos positivo, trava razoavelmente bem à frente enquanto o disco está frio. assim que começa a aquecer um pouco o seu poder de trravagem diminui consideravelmente. penso que é uma mal geral em todas as scooters eléctricas, pelo que tenho lido, e esta não é exceção à regra.

ontem vinha a descer na serra de sintra, e ao fim de 10s a travar, uii cuidado com ela, fiquei um pouco preocupado, parecia que tinham barrado o disco com manteiga!
para combater esta pessima performance, passei a travar aos soluços e assim dar oportunidade ao disco para arrefecer, mesmo assim nada de especial.

talvez seja do tipo de pastilhas que vem de origem, provavelmtente muito duras e se assim forem, será necessário colocar pastilhas bem macias à frente.
será o remédio para este mal?

se não for...