Evader EV100Metro cinza chumbo

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por RuFuS »

nunio Escreveu:rufus,

não te zanges comigo, mas vou-te dar 3 motivos para não te dizer quanto tempo demoro dos 0 aos 50 km/h, na minha bereco:

1. não é uma scooter de corridas, é para o meu dia a dia.
(ok, este não conta porque tu so querias ter uma ideia...)

2. a velocidade máx. da bereco em plano é inferior aos 50km/h (a não ser que esteja vento a favor)

3. a minha bereco está a desenvolver de tal maneira, que quando noto que começa a deixar de acelerar (deverá ir entre os 40 e os 45km/h), posso largar o acelerador que o velocimetro continua a subir.
isto deve-se à mola que o velocimetro tem para que este não ande aos solavancos, e que o torna bastante estavel.
se eu for por ex. a 35 km/h e travar bruscamente até parar, posso por o descanso no chão e o velocimetro ainda vem a desacelerar. (15...10...5...0)
quero com isto dizer que com um cronometro na mão, e acelerando a fundo com as vitaminas, nunca sei com exactidão quantos segundos demora até atingir os 40 ou 45km/h.
a bereco chega lá primeiro que o velocimetro.

agora, quanto a uma eléctrica bater a tua ci, em dois aspectos bate com certeza.
na economia e na ausência de poluição.


bons comentários e bons kms
nunio

sim...mas tens que compreender que com 1800€ do preço de uma mota destas faço muitos km's na minha ci...basta fazeres as contas a 5€/100km...mesmo com manutenção como é a 2t nunca é nada de extraordinário e quem lhe muda o óleo até sou eu...

e o arranque pelo menos para mim é bastante importante, pq no trânsito dá mesmo muito jeito ter algum poder de arranque...

ps - se não dizes qts segundos demora é pq demora mais que a minha...em 6 segundos tou a 35km/h...é o poder...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por serges »

quanto é que gastas aos 100km???

ahe já agora cheiras bem quando sais depois de dares uma volta com ela!

saõ só alguns aspectos relativos a ti, agora o meio ambiente agradece muito mais além da poluição sonora!

comigo 1 café por dia faz toda a diferença, 0.50€ dá me para a semana toda!

e a ti?

tens de ter outra ideia, pois se a velocidade é importante para ti então a scooter eléctrica não é interessante para ti pois é económica, não é poluente, e claro não é veloz como a tua por enquanto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por marcopns »

rufus Escreveu: ps - se não dizes qts segundos demora é pq demora mais que a minha...em 6 segundos tou a 35km/h...é o poder...
esse é o arranque da bicicleta electrica da minha mae....

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por Nunio »

rufus.

ou eu não me expliquei bem, ou tu não percebeste o meu ponto 3.
eu não te consigo dizer quantos segundos faço dos 0 aos 35 ou 40, porque a bereco atinge essa velocidade antes do ponteiro do velocimetro. se quiseres posso dizer-te quanto tempo o ponteiro demora a chegar aos 40, mas quando ele lá chegar, já a bereco circula a 40 km/h à alguns segundos.

posso-te dizer que já me senti "a mais" em alguma situações, mas desde a alteração que foi feita à bereco, isso não voltou a acontecer. (expecialmente nos arranques)

mas este tópico é da evader metro, e vamos deixá-lo para o barrocas nos contar as suas novidades...

p.s:
eu não vendo motas electricas, nem ci, nem tenho comissão em nada disso. se quiseres comprar uma mota electrica compra, se não quiseres gasta o dinheiro noutra coisa qualquer. para mim é igual...

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por Barrocas »

obviamente o rufus é um dos que vê interesse nisto dos eléctricos, e compreende as vantagens, caso contrário não andava por aqui

mas custa-lhe a largar o que já tem como adquirido, entendo isso perfeitamente, porque a minha moto anterior era uma ci de 100cv, e passei de um "maquinão" para um aspirador, mas quase incompreensivelmente, foi algo que mudou tão radicalmente a minha forma de viver e apreciar o mundo que me rodeia, que só peguei na moto ci mais 2 vezes, uma por necessidade, a outra para a arrumar na garagem...

passei de um motão com imenso "power", pesada que se fartava, aquecia brutalmente, não tinha maneabilidade para contornar obstáculos quando estava em marcha lenta ... e agora na scooter ando mais calminho, manobro como quero, por onde me apetece, não tenho um forno a queimar €€ quando estou parado num semáforo, e não fico com a roupa empestada a fumo depois de uma volta de 10minutos.

a partir daí, tem sido scooter eléctrica para todo lado, e muito raramente a fiat dobló para quando preciso de carregar algo mais volumoso/pesado, ou quando a distância/percurso não permite ir na moto.

a eléctrica não tem um mega-arranque, não anda nada de especial, não faz um grande ronco... mas adoro a sensação de binário imediato, a ausência de barulhos irritantes como nas aceleras ci (wheeeeeeeeeeeeeeeee......), e principalmente a facilidade de condução e utilidade nas pequenas deslocações.

óleo, só para os travões e suspenção

qualquer som que numa moto normal passava despercebido, como um rolamento que faça o mínimo dos barulhos, percebo logo.

por estranho que pareça, agora faz-me confusão o cheiro e poluição de todos os outros veículos fumarentos, e admira-me como é que é possível considerarmos um veículo poluente como normal

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por jmal »

bom post barrocas, gostei imenso, continua assim.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por pulka »

a passagem de um meio de transporte para outro é sempre um processo mental complicado. o ser humano é um animal de hábitos, rotinas e convicções. a decisão de passarmos a usar outro meio de transporte é algo que tem de ocorrer em nós e não incutido por outros. acho que não vale a pena os defensores dos ve e os de carros ou de motas de combustão confrontarem argumentos sobre vantagens ou desvantagens.

posso falar do meu caso e creio que aplicá-lo a uma boa parte da população dos centros urbanos.
quando comecei a trabalhar, e porque morava ao pé de uma estação de metro, comecei a usar maioritariamente esse meio de transporte. a alternativa foi sempre o carro e nunca o autocarro.
quando mudei de casa, passei a estar a 15 minutos de uma estação de metro. rapidamente me apercebi que, diariamente, perdia à volta de 1 hora só a caminho das estações. comecei a usar o carro para todas as minhas deslocações. ganhei no tempo e conforto, perdi no stress e nos gastos.
há um ano atrás um amigo meu comprou uma vespa e passou a usá-la para tudo. muitas vezes nem queria boleia no meu carro. a mim sempre me fez confusão a exposição que temos ao estar numa mota e nunca considerei sequer vir a ter uma. sistematicamente, o meu amigo chegava primeiro aos destinos. nas raras vezes em que eu chegava primeiro, a diferença de tempo era muito reduzida. escusado será dizer que ele tinha sempre a mota à porta, e eu tinha de andar um bocado para chegar ao carro e depois de ter gasto uns cêntimos no parquímetro.
sem nunca termos confrontado vantagens e desvantagens, apercebi-me que para o meu estilo de vida, uma scooter é uma escolha inteligente.
como não sou fã de velocidades (na ae ando a 120/130), uma 50 era mais que suficiente para mim. eis que numa brincadeira parva um amigo meu me mostra um site de scooters eléctricas e voilá!!!

as vantagens e desvantagens de um meio de transporte dependem sempre do estilo e das circunstâncias de vida de cada um. nas cidades, a velocidade é um falso problema. mesmo que um carro me ultrapasse, tenho quase a certeza que o vou apanhar mais à frente no semáforo ou no meio do trânsito. mesmo que isso não aconteça, de certeza que com o tempo de estacionar já deu tempo para a motinha lenta lá chegar. a velocidade é o argumento que a nossa cabeça usa para resistir à mudança.
acho que o que cada um tem a fazer é relatar a sua experiência. a partir daí, cada um decide conforme as suas prioridades.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por jmal »

nem mais, depende apenas do ego de cada 1 e que se traduz em euros fora da carteira.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por Barrocas »

boas, também acho que não se consegue forçar todas as pessoas a mudarem, cada um sabe de si, eu apenas posso transmitir a minha experiência e as diferenças que vou encontrando, assim como os que aqui participam.

hoje segui a sugestão de um amigo, que na semana passada sugeriu um passeio com as scooters só para descontrair e para as experimentar no transito normal.

ele já não pegava numa moto à alguns anos, levou a verdinha, e eu fui com a namorada na metro.

passamos pela manifestação dos professores, e fomos dar uma volta até às docas, onde havia alguns olhares curiosos do restante pessoal das motos.

foi engraçado observar a reacção dele, pois a noção que tinha de moto não tinha nada a ver com estas scooters, e fazia-lhe alguma confusão abrir o capacete e só ouvir o vento. mas andava-se a divertir, parecia um puto grande com um brinquedo novo, e essa é a reacção normal de quem as usa.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por RuFuS »

txi...grande massacre aqui pó meu lado...

barrocas...em que zona trabalhas? será que dava pa tar ctg por lx? ou dá-te mais jeito à noite? depois ou antes da hora de jantar por mim tanto me faz...só consigo fazer o test-drive amanhã...

ps - eu dps respondo às vossas observações que agora ñ tenho tempo...

cumps

edit: eu já tenho o teu contacto por isso se não responderes por aqui não há prob pq vou-te ligar amanhã...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por RuFuS »

eheh...já testei esta máquina...

amanhã faço mini-review que agora tenho aqui umas coisas pa fazer e tou cansado...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por RuFuS »

bom...tão vamos por partes...
serges Escreveu:quanto é que gastas aos 100km???

ahe já agora cheiras bem quando sais depois de dares uma volta com ela!

saõ só alguns aspectos relativos a ti, agora o meio ambiente agradece muito mais além da poluição sonora!

comigo 1 café por dia faz toda a diferença, 0.50€ dá me para a semana toda!

e a ti?

tens de ter outra ideia, pois se a velocidade é importante para ti então a scooter eléctrica não é interessante para ti pois é económica, não é poluente, e claro não é veloz como a tua por enquanto!
gasto cerca de 5€/100km na minha ci...

cheiros nunca reparei nisso qd acabo de andar com ela...já sujar as calças com óleo, isso sim...

é claro que entre gastar 0,50€ e 5€ mas tens k ver que para gastar 0,50€ tenho que investir...

qt a velocidade...a vectrix até é rápida e é eléctrica...
nunio Escreveu:rufus.

ou eu não me expliquei bem, ou tu não percebeste o meu ponto 3.
eu não te consigo dizer quantos segundos faço dos 0 aos 35 ou 40, porque a bereco atinge essa velocidade antes do ponteiro do velocimetro. se quiseres posso dizer-te quanto tempo o ponteiro demora a chegar aos 40, mas quando ele lá chegar, já a bereco circula a 40 km/h à alguns segundos.

posso-te dizer que já me senti "a mais" em alguma situações, mas desde a alteração que foi feita à bereco, isso não voltou a acontecer. (expecialmente nos arranques)

mas este tópico é da evader metro, e vamos deixá-lo para o barrocas nos contar as suas novidades...

p.s:
eu não vendo motas electricas, nem ci, nem tenho comissão em nada disso. se quiseres comprar uma mota electrica compra, se não quiseres gasta o dinheiro noutra coisa qualquer. para mim é igual...

bons comentários e bons kms
nunio
fizeste-te entender sim...

quanto à modificação que te fizeram ao controlador penso que seja responsável pela ligeira perda de autonomia que sentiste recentemente...

a seguir meto a review...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por RuFuS »

tão agora vamos lá à mini-review...

ontem lá combinei com o barrocas para testar a metro à noite...

local e horas combinados lá apareceu ele na mota...mal ele chegou ao pé de mim disse-lhe "epá...isso não se ouve"...já tinha testado a vectrix mas dado que não lido com veículos eléctricos todos os dias estranho sempre a ausência de barulho...

aspecto: bem bonitinha a mota, gostei bastante...simples e com pormenores muito bons...

ligar: basta rodar a chave e...siga...

conforto/espaço: mais que suficiente...há espaço para as pernas e apesar de não ter testado com passageiro dá para perceber que cabem duas pessoas sem irem apertadas. o pormenor do encosto na parte de trás do banco dá bastante jeito, conforto e segurança ao passageiro...

arranque/aceleração: qd começei a andar só pensei "wow...mal oiço isto..." nem pensei na aceleração qd arranquei na 1ªvez...para quem já testou a vetrix sabe que é minimamente audível...mas em termos de aceleração não está má...pensava que era pior, nas primeiras voltas ainda achei pouco, mas depois com a ausência de barulho é espectacular a sensação de arranque e estar sempre a sentir a mesma "força"...

velocidade: com a ausência de barulho acho que nem liguei mt a este aspecto...mas para terem uma ideia, cheguei a ir atrás do barrocas de carro com o gps e em termos de velocidade é o anunciado...+/- 45km/h em plano...mais um pouco aqui ou ali a descer (51-53km/h), e a subir não desceu dos 40-41km/h...talvez pareça pouco mas qd andei com ela, como não se ouve nada fiquei com a sensação que andava mais depressa...referir ainda que a condução é bastante solta pelo que, qd largam o acelerador ela vai por si, como se tivesse em "ponto morto"...ao início talvez possa parecer perigoso, mas dado que as velocidades que atinge não são nada de especial e os travões são bons não há problema neste factor...

condução: confortável, bastante confortável mesmo e acima de tudo...divertida...o prazer de condução é mesmo espectacular...recomendo a todos experimentarem um dia...também de referir que é bastante estável...

manobras: fácil de manobrar, virar, inversão...resumindo...estável e também não se sente o peso porque as baterias estão posicionadas numa zona de baixo centro de gravidade...

suspensão: boa...fiz o teste em pavimento daqueles de parque de estacionamento e foi bastante confortável...

travões: bons e mais que suficientes...

qualidade de construção: muito boa...não estava à espera de ver a mota com acabamentos tão bons...eram mesmo impecáveis!!!

buzina: testei e apita bem...

mala: não é preciso tirar a chave da ignição para abrir a mala e cabe um capacete aberto...híbrido penso que também caiba, fechado é que o barrocas disse que não...para mim chega...

ruído: epá...neste ponto a mota é espectacular, é que simplesmente não se ouve praticamente nada...adorei mesmo a sensação que a mota transmite a andar com a ausência de barulho...

luzes: dado que a testei à noite tive oportunidade de ver que eram muito boas, melhores que muitas motas que aí andam...ilumina mesmo muito bem quer em médios quer em máximos!!!

comparação com outras motas...penso que se equipare a uma scooter 50cm3 a 4t em termos de aceleração e perdendo na velocidade...

preço...se não tivesse uma ci comprava já esta para ir-me desenrascando enquanto não lançam uma vectrix que justifique os 8500€...é que por 1820€ penso que esta seja a melhor das que aí andam nesta gama de preços em termos de conforto e qualidade...

tivemos a fazer contas e mantendo o andamento diário que tenho tido em 2 anos pagava a mota só no que poupava em gasolina na minha...o meu problema é que não sei se vou manter-me a fazer tantos km's em 2 anos...até posso vir a passar a fazer menos, e nesse caso invisto é numa destas e não numa vectrix...

como lhe disse, queria testar o que está no mercado para quando decidir não perder tempo a fazer test-drive e comprá-la logo...

resumindo...2 horas que passaram num instante e em que me diverti pa caraças...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por pulka »

estou a ficar com água na boca em relação a essa metro

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por serges »

como te disse só depois de experimentares é que percebes o ponto de vista!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por Barrocas »

encontro interessante, pareceram 15min de conversa, mas depressa se passaram mais de 2h

e o rufus às voltinhas... ficaste "picado" pelo bichinho dos eléctricos, qualquer dia já não aguentas e compras uma para ti assim podias guardar a tua "old school" na garagem para ficar estimadinha

quando cheguei a casa, marcava 111km


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por RuFuS »

barrocas Escreveu:encontro interessante, pareceram 15min de conversa, mas depressa se passaram mais de 2h

e o rufus às voltinhas... ficaste "picado" pelo bichinho dos eléctricos, qualquer dia já não aguentas e compras uma para ti assim podias guardar a tua "old school" na garagem para ficar estimadinha

quando cheguei a casa, marcava 111km
eheh...pois podia...ainda hj cheguei à reserva e pensei "lá foram mais 10€ de gasolina"...

o bicho eléctrico tá mm a mexer cmg...mas para já tenho que ter paciência...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por Barrocas »

quanto maior a espera, menor a poupança...

amanhã quero ir com a namorada dar um passeio com a metro só para rolar na descontração, apreciar a vida em 2 rodas

e vou voltar a colocar o vidro, pois pelo pouco que testei, já percebi que faz alguma diferença na velocidade e no frio o corpo serve como travão aerodinâmico, e todos os pequenos detalhes contam.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:quanto maior a espera, menor a poupança...

amanhã quero ir com a namorada dar um passeio com a metro só para rolar na descontração, apreciar a vida em 2 rodas

e vou voltar a colocar o vidro, pois pelo pouco que testei, já percebi que faz alguma diferença na velocidade e no frio o corpo serve como travão aerodinâmico, e todos os pequenos detalhes contam.
estás mesmo a massacrar o homem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100Metro cinza chumbo

Mensagem por Barrocas »

eu?? ele é que quis dar uma volta, não tenho culpa!

experimentou a "força da xispa", em que se rola sentindo todo o ambiente à nossa volta, como que empurrado por uma força invisível da natureza!

agora encontra-se com o terrível dilema, a atracção do "lado negro", pois os volts retorcem-se lá dentro e querem sair, mas não podem... só sai fumo! hehehe

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”