Evader EV100GT amarela

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

espero bem que sim!

a gt já está pronta o novo dono vai gostar de certeza, já estava em pulgas para rolar


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por RuFuS »

barrocas Escreveu:espero bem que sim!

a gt já está pronta o novo dono vai gostar de certeza, já estava em pulgas para rolar

então afina essa metro, que dia 9 de novembro vou-te chatear...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

hoje voltei a andar na gt, continuo a gostar da forma compacta, muito minimalista deste modelo.

por curiosodade, andei a ver uma paginas na net à procura de modelos similares, e encontrei a página da do fundador da pege , o sr. roland mösl, um utilizador que tem uma e-max sport de 2006 (modelo semelhante à gt) que já passou dos 11.600km

ele usa a scooter para as suas deslocações diárias, e vai para todo lado, até leva as crianças a passear de reboque nos trenós nas estradas geladas...

Imagem

http://car.pege.org/2009-e-max-s/3.htm

ele consegue levar o conteúdo deste carrinho de compras na scooter!

Imagem

http://car.pege.org/2007-e-max-s/shopping-trolley.htm

vídeo a colocar as compras na scooter

haaa valente! como se não bastasse, ainda vi o vídeo do percurso de regresso, e pensei "safa, e as vezes ainda me queixo do vento aqui!..."

este hómi é um exemplo a seguir!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

exemplo de como os ve mudam as relações entre pessoas:

vou eu descontraído a casa buscar um cd que precisava naquele dia, a conduzir a evader gt amarela, e paro num semáforo perto das amoreiras. entretanto, um carro que estava parado ao lado apita, e qual é o meu espanto ao ver que era o pulka que tinha ido à compras bolas, não sei como me reconheceu...

claro que ouviu logo "ha, seu enlatado e tal, mas o que é isso? não andas de mota porque chove?" hehehe....

assim se cruzam os utilizadores do fórum, que antes de estarem envolvidos no pequeno universo dos veículos eléctricos, não se conheciam de lado nenhum, mas afinal até têm amigos em comum vivemos num mundo mesmo pequeno...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por serges »



já alguns amigos meus já viram o capacete branco na 2º circular e perceberam que eram electrico e disseram vi um amigo teu de eléctrica...

como está a dita amarela?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

se andava na 2ª circular com capacete branco numa eléctrica a 45km/h, provavelmente era eu mesmo

a amarelinha vai bem, fiquei com ela nesta semana para poder substituir uma ficha de contacto que queimou (invenções de remedeio mal calculadas...), e testar para ver se ficou bem. depois relato com mais pormenores e fotos que entretanto a maquina digital pifou

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por serges »

pois essas engenhocas eléctricas... as motas duram mais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por pulka »

eu confesso!

infelizmente não posso andar nas compras com a menina eléctrica em dias de chuva. quando vi o barrocas fiquei cheio de inveja (ainda por cima estava sol nessa altura).
foi um longo e penoso dia de filas, esperas por causa de descargas, e muito tempo perdido a estacionar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

claro que podes! olha só para esta foto!

Imagem

pagina de origem da foto

depois de ver isto, acho que nunca mais me queixo que a scooter é pequena e que não dá para levar nada...

e se não chegasse, ainda há este vídeo de uma loja de comida chinesa que usa uma scooter com atrelado para as entregas


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por pulka »

o problema é mesmo a chuva molhar as compras

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

boas!

desta vez venho relatar o que pode acontecer quando se fazem algumas "invenções" mal calculadas

o episódio começou com uma mudança de pneu devido a um furo na gt.

as evader trazem os fios do motor soldados directamente nos do controlador (para minimizar perdas), mas como era necessário retirar a roda/motor para a levar para outro local, tive de separar as ligações, e quando chegou a altura de recolocar, para facilitar a tarefa em futuras operações semelhantes, foram aplicadas 2 fichas de contacto macho/femea.

o problema foi que os contactos eram claramente sub-dimensionados, mas eram as unicas fichas disponiveis na ocasiao/local. apesar de ter avisado sobre esse facto, e como somos um povo que gosta de arriscar sem olhar a consequências, adiante e siga para bingo... vamos ver se resulta...

resultou, mas como fiquei desconfiado que aquilo nao ia durar, pedi para rever a mota passado algum tempo, quando já tinha encontrado uma ficha de ligação um pouco mais adequada, e o que aconteceu foi isto:
Ele bem disse que lhe cheirou a queimado...
Ele bem disse que lhe cheirou a queimado...
2009-04-07_GT_ficha_torrada_03_500.jpg (31.41 KiB) Visto 5152 vezes
Ops, afinal ainda é pior!
Ops, afinal ainda é pior!
2009-04-07_GT_ficha_torrada_04_500.jpg (0 Bytes) Visto 5152 vezes
Depois de removido o excesso...
Depois de removido o excesso...
2009-04-08_GT_ficha_torrada_05_500.jpg (22.96 KiB) Visto 5151 vezes
pormenor interessante, é que mesmo assim, funcionava perfeitamente!

ou seja, cuidado com as "invenções", porque quando alteramos o que está de origem, corremos riscos, que podem ter resultados pouco interessantes.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

após um intervenção cirúrgica bem sucedida, o mal foi reparado, a piquena ficou com as ligações mais compostas, e continua a rolar alegremente!
Recomposta :)
Recomposta :)
2009-04-09_GT_ficha_nova_03_500.jpg (0 Bytes) Visto 5151 vezes
após algumas negociações, com ironias do destino, a gt amarela veio para ficar, e vai passar a ser novamente o meu veículo de escolha para o dia-a-dia

se me virem a passar muito rápido , é porque estão parados no trânsito!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:boas!

desta vez venho relatar o que pode acontecer quando se fazem algumas "invenções" mal calculadas

o episódio começou com uma mudança de pneu devido a um furo na gt.

as evader trazem os fios do motor soldados directamente nos do controlador (para minimizar perdas), mas como era necessário retirar a roda/motor para a levar para outro local, tive de separar as ligações, e quando chegou a altura de recolocar, para facilitar a tarefa em futuras operações semelhantes, foram aplicadas 2 fichas de contacto macho/femea.

o problema foi que os contactos eram claramente sub-dimensionados, mas eram as unicas fichas disponiveis na ocasiao/local. apesar de ter avisado sobre esse facto, e como somos um povo que gosta de arriscar sem olhar a consequências, adiante e siga para bingo... vamos ver se resulta...

resultou, mas como fiquei desconfiado que aquilo nao ia durar, pedi para rever a mota passado algum tempo, quando já tinha encontrado uma ficha de ligação um pouco mais adequada, e o que aconteceu foi isto:
2009-04-07_gt_ficha_torrada_03_500.jpg
2009-04-07_gt_ficha_torrada_04_500.jpg
2009-04-08_gt_ficha_torrada_05_500.jpg
pormenor interessante, é que mesmo assim, funcionava perfeitamente!

ou seja, cuidado com as "invenções", porque quando alteramos o que está de origem, corremos riscos, que podem ter resultados pouco interessantes.
pois, essa fichas são muito fracas para esse efeito, essas fichas são fracas para aplicações a mais de 10 amperes, provavelmente até notas-te falta de potência, porque o que queimou foram amperes que não passaram para o motor, e pelo efeito ficaram ai muitos .
seria melhor utilizares dados de junção tal como vêem nas bereco's, fazem um bom contacto através do aperto dos parafusos e é fácil de remover os fios em caso de necessidade.

procura numa loja de electricidade esses dados de junção, aproveita e compra também camisas para a ponta dos fios, não sei se é este o nome, mas por aqui é o que lhe chamam, são uns tubinhos que se mete na ponta descarnada dos fios para evitar que os parafusos dos dados de junção cortem os fios quando se faz o aperto.

como dizes é uma lição para todos nós, aproveito para dizer que não façam mexidas na electrónica sem saberem no que realmente estão a mexer, deixo um exemplo; já vi um controlador queimado, porque o dono decidiu meter mais uma lâmpada de iluminação, e procurou os fios com corrente mais perto do local, então retirou corrente dos fios dos sensores do motor, é claro que quando ligou a chave o controlador foi-se.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:após um intervenção cirúrgica bem sucedida, o mal foi reparado, a piquena ficou com as ligações mais compostas, e continua a rolar alegremente!
2009-04-09_gt_ficha_nova_03_500.jpg
após algumas negociações, com ironias do destino, a gt amarela veio para ficar, e vai passar a ser novamente o meu veículo de escolha para o dia-a-dia

se me virem a passar muito rápido , é porque estão parados no trânsito!

essa ficha tem outro aspecto, mas de facto não gosto desse tipo de ficha para passar as correntes com que lidam.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

está em fase de teste/avaliação

eu tenho dados de junção para 400v/40a se quiser colocar, mas nao aprecio ligações com parafusos porque podem desapertar. considero a ficha uma solução mais práctica. além disso, também quero ver se a ficha aguenta (ou não).

ei, alguém tem de experimentar estas coisas! se não for eu, quem será?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:está em fase de teste/avaliação

eu tenho dados de junção para 400v/40a se quiser colocar, mas nao aprecio ligações com parafusos porque podem desapertar. considero a ficha uma solução mais práctica. além disso, também quero ver se a ficha aguenta (ou não).

ei, alguém tem de experimentar estas coisas! se não for eu, quem será?
realmente essas fichas têm melhor aspecto, verifica no fim de alguns quilómetros percorridos existem algum aquecimento nela, ficas logo a saber se são boas ou não.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

já andei a fazer subidas com pendura e até agora, sem stress!

hoje lá vim na 2a circular com a gt amarelinha a 40km/h na faixa da esquerda

entretanto, e como diz o serge, só tenho é ideias, já andei a fazer planos para umas pequenas alterações na motinha

a primeira parte já está concluída

a evader ev100gt e a ev100s são muito curtas e estreitas, o que é bom para andar em cidade, mas as baterias têm de ser colocadas de tal forma que uma delas fica a ocupar parte do espaço debaixo do assento.

eu queria retirar a bateria que estava alojada no compartimento por baixo do banco, e reposicioná-la num local que fosse mais baixo e avançado, para centrar o peso e melhorar a dinâmica
O ficheiro 2009-05-09_gt_mover_bateria_001_600px.jpg não está disponível
desmontei toda a traseira da mota, retirei as baterias, medi e calculei, voltei a medir e calcular, estudei a melhor forma de a posicionar, e recoloquei as baterias na nova configuração.
para ir para ali...
para ir para ali...
2009-05-10_GT_mover_bateria_016_600px.JPG (0 Bytes) Visto 5070 vezes
reencaminhei a cablagem, cortei plásticos , e o resultado final foi este
2009-05-11_GT_mover_bateria_026_600px.JPG
2009-05-11_GT_mover_bateria_026_600px.JPG (0 Bytes) Visto 5070 vezes
não incomoda nada na condução, a bateria está fechada numa caixa metálica e protegida.

ficou ligeiramente melhor a curvar, mas o melhor de tudo, é mesmo o espaço que ganhei no compartimento debaixo do banco

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Romi »

esteticamente é discutível, agora em relação a dinâmica e a espaço aproveitável, ficaste a ganhar e bem
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Volt »

romi Escreveu:esteticamente é discutível, agora em relação a dinâmica e a espaço aproveitável, ficaste a ganhar e bem
falta arredondar os cantos aos plasticos, pra ficar mais bonita. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

quero lá saber da estética!

interessa-me bem mais a performance e a utilização práctica.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”