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Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta out 29, 2008 9:08 pm
por serges
nunio Escreveu:serges,

não me podes dizer onde comprar um contador por esses 10 euros?
eu sei onde comprar um, mas mais caro e menos transportavel...
no lidl foi onde comprei o meu, custou 9.9€ não sei se ainda existe a venda mas creio que tens esses supermercados por aí!

eu pelo menos dava um jeito danado até acabar as pilhas depois disso acabou se!

mas posso ver aqui na zona se há!

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta out 29, 2008 9:50 pm
por paf
nunio Escreveu:
quando vi que o micro-portátil acer aspire one gastava apenas 30w/h, achei que era o ideal pois eu uso-o apenas para navegar na net, e pouco mais.
como este novo computador gastava muito menos que o anterior não liguei ao excesso de horas ligado, pois pensava que a diferença de consumo o justificava.
o antigo tinha uma fonte de 350w (ou seja 11 vezes mais que este)

o que eu não me apercebi foi de uma letras pequeninas que estão por baixo do transformador que utlizo sempre, pois utilizo o micro-portátil como se fosse um computador fixo.

diz assim:
input: 100-240v~1.2a(1.2a) 50-60hz lps
output: 19v---1.58a(1.58a)

do pouco que percebo de electricidade parece-me que o transformador do portátil gasta 276w para fornecer 30w ao bicho.
que ineficiencia...
.......
nunio.
isto é um pouco mas aqui vai.

se a fonte gastasse isso para fornecer apenas 30 w ao portátil estaria a dissipar 246 w de calor o que seria
uma barbaridade. a prova que não está é que lhe podes pegar nas calmas.

além disso o consumo energético dos aparelhos não depende apenas da sua potência mas do tempo que estão ligados:
energia ( em kwh ) = potência ( em kw ou watts/1000 ) * tempo ( em horas )

ok?
mas que os "novos" computadores "desktop" sem interruptor na fonte de alimentação, estão sempre a gastar mesmo
desligados, estão.

cumprimentos
paf

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 30, 2008 9:19 am
por MacSousa
vi hoje uma notícia que diz que o hospital da covilhã vai incentivar (€€€) o uso de motos pelos seus funcionários, imaginem, por razões de estacionamento.
será que eles não sabem da existência das motos electricas. contribuem logo para a resolução de 3 problemas:
o de estacionamento
o da poluição (sonora a atmosférica)
o da falta de €€€€
já lhes manbdei um mail, façam-no também.
cumprimentos

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 30, 2008 11:53 am
por jmal
macsousa Escreveu:vi hoje uma notícia que diz que o hospital da covilhã vai incentivar (€€€) o uso de motos pelos seus funcionários, imaginem, por razões de estacionamento.
será que eles não sabem da existência das motos electricas. contribuem logo para a resolução de 3 problemas:
o de estacionamento
o da poluição (sonora a atmosférica)
o da falta de €€€€
já lhes manbdei um mail, façam-no também.
cumprimentos
trabalhas lá ? hehehehe, tava a brincar, vou mandar também.

por falar nisso, não consegui com o email deles, se tiveres manda por pm, depois mando a quem quiser.

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 30, 2008 12:08 pm
por MacSousa
esqueci-me de colocar o link
http://diario.iol.pt/ambiente/covilha-m ... -4070.html

Re: Bereco das Serras

Enviado: sexta out 31, 2008 12:27 am
por Barrocas
boas, os contadores de consumo continuam a ser vendidos ocasionalmente no lidl. o defeito são mesmo as pilhas, que são tipo botão, podiam ter optado por aaa, que era mais practico...

Re: Bereco das Serras

Enviado: segunda nov 03, 2008 8:31 pm
por Nunio
olá.

o que eu venho dizer hoje já foi falado várias vezes, mas venho só confirmar o facto:

as baterias, (pelo menos as de chumbo) fazem menos kms quando o frio aperta.
o voltimetro (indicador de carga da bateria) desce mais cedo que nos dias menos frios ou até mais quentes, mas isso não quer dizer que a bereco consuma mais energia pelo facto de estar frio.
tal pode verificar-se quando o voltimetro já mexe bastante e ponho a bereco à carga, o carregador não inicia com todas as luzes apagadas, mas sim com 2 ou 3 luzes verdes acesas.
o que quer dizer que apesar da voltagem já não ser a mesma de quando completamente carregada, (o ponteiro já mexe) a bateria ainda tem bastante carga.

conclusão:
faço menos kms por carga, carrego mais vezes mas menos carga de cada vez.
o consumo por km mantem-se.
ainda assim, não é o suficiente para ficar a pé. os 30 kms continuam garantidos. (e mais que fossem)


bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça nov 04, 2008 12:37 pm
por Barrocas
boas, confirmo o mesmo, ontem na verde fiz 48km (sem nunca usar "boost"), dos quais 17km foram com pendura, e o circuito começou a cortar 1 km antes de chegar ao destino.

por isso com este frio deve dar para uns 40~50km, em vez dos 50~60km.

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça nov 04, 2008 3:55 pm
por pulka
mas teoricamente, os 50 - 60 km são estimados para um peso médio de 80kg (se não estou enganado). com pendura, mesmo que sejam só 17 km, era de esperar que durasse menos.

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça nov 04, 2008 5:41 pm
por Volt
pulka Escreveu:mas teoricamente, os 50 - 60 km são estimados para um peso médio de 80kg (se não estou enganado). com pendura, mesmo que sejam só 17 km, era de esperar que durasse menos.
a nao ser que seja a namorada e ele se veja obrigado a mostrar que ateh anda devagarinho , compensando assim o peso (que ateh nao deve ser muito) extra.

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 7:52 pm
por Nunio
hoje tenho novidades.

na tentativa de tornar menos penosas as minhas viagens por estradas nacionais, levei a bereco à umas semanas atrás (por minha conta e risco) a quem percebe mais de eletronica que eu.

então, ficou com mais força.
a velocidade máxima ficou igual. (teoria)
mas nas pequenas subidas, (e também nas grandes) a bereco passa a uma velocidade maior. (prática)
ou seja, anda mais...

para terem uma base de comparação:
na minha subida "especial de corrida" que faço após o almoço, e que antes chegava ao topo a 15 km/h com "as vitaminas", agora chego ao topo a 12km/h sem vitaminas e 22 km/h com vitaminas.

no meu percurso normal (de manhã e à noite) onde antes passava a 35 km/h (sem vitaminas), agora passo a 42 km/h (sem vitaminas).

consigo agora acompanhar um arranque "normal" de um carro até aos 40 km/h, sem stress e sem vitaminas.
até tenho que desacelerar quando o carro passa de 1ª para 2ª.

quanto à autonomia, é normal que tenha um pouco menos, mas nada de dramático. nem sei quantificar.
mesmo nestes dias mais frios cumpre na perfeição os 30 kms diários, e ainda sobra autonomia.

resumindo:
estou bastante satisfeito.
e até ao momento, ainda não saltou nenhuma peça...

bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 8:43 pm
por serges
nunio Escreveu:hoje tenho novidades.

na tentativa de tornar menos penosas as minhas viagens por estradas nacionais, levei a bereco à umas semanas atrás (por minha conta e risco) a quem percebe mais de eletronica que eu.

então, ficou com mais força.
a velocidade máxima ficou igual. (teoria)
mas nas pequenas subidas, (e também nas grandes) a bereco passa a uma velocidade maior. (prática)
ou seja, anda mais...

para terem uma base de comparação:
na minha subida "especial de corrida" que faço após o almoço, e que antes chegava ao topo a 15 km/h com "as vitaminas", agora chego ao topo a 12km/h sem vitaminas e 22 km/h com vitaminas.

no meu percurso normal (de manhã e à noite) onde antes passava a 35 km/h (sem vitaminas), agora passo a 42 km/h (sem vitaminas).

consigo agora acompanhar um arranque "normal" de um carro até aos 40 km/h, sem stress e sem vitaminas.
até tenho que desacelerar quando o carro passa de 1ª para 2ª.

quanto à autonomia, é normal que tenha um pouco menos, mas nada de dramático. nem sei quantificar.
mesmo nestes dias mais frios cumpre na perfeição os 30 kms diários, e ainda sobra autonomia.

resumindo:
estou bastante satisfeito.
e até ao momento, ainda não saltou nenhuma peça...

bons kms e bons comentários
nunio

muito boas novidades contas!

então velocidade de ponta não notas te mas a velocidade no geral que antes tinha aumentou!

talvez agora tenha a potencia de que as vitaminas davam e agora com vitaminas deve levantar voo!!!

parabéns! vai contando novidades!

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 8:45 pm
por Barrocas
pulka Escreveu:mas teoricamente, os 50 - 60 km são estimados para um peso médio de 80kg (se não estou enganado). com pendura, mesmo que sejam só 17 km, era de esperar que durasse menos.
a autonomia é calculada com um peso de condutor de 75kg. com a namorada normalmente da para fazer 40km sem problema.

belo artilhanço, nunio agora é que te andas a divertir! depois tenta perceber efectivamente qual a diferença em autonomia

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 9:50 pm
por Nunio
barrocas,

a diferença de autonomia é neste momento muito dificil de quantificar por dois motivos:

1. o aumento de potência (cerca de 25%) coincidiu com o decrescimo da temperatura, portanto não consigo verificar qual a percentagem de diminuição de autonomia é que se deve a cada situação (menor temperatura e maior potência).

2. o motor corta a potência com o aumento das rotações (velocidade), o que quer dizer que a potência a baixas velocidades é diferente da potência perto da velocidade máxima. (tal como o consumo)
já deves ter reparado que quando o ponteiro da bateria já vai a meio (num arranque), volta para perto do máximo quando a scooter atinge velocidades acima de 40 km/h.
como eu faço alguns percursos em velocidades constantes e acima dos 40 km/h, aí não se nota muito nem o aumento de potência, nem o decréscimo de autonomia.
se andar no pára arranca, aí já noto mais diferenças.


bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 10:08 pm
por serges
que inveja...

no para arranca a minha azul não conhece outra maneira de se mover por estes lados!

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 11:02 pm
por jmal
serges Escreveu:que inveja...

no para arranca a minha azul não conhece outra maneira de se mover por estes lados!
é porque queres, traz-a cá se queres ver...

quanto à velocidade máxima é normal que não tenha aumentado porque a tensão das baterias continua igual, ou seja a velocidade máxima depende da tensão que é dada ao motor, a 48v o motor não dá mais rotação e dai notar-se o ponteiro do nível de bateria a aumentar, porque o motor começa a consumir menos quando atinge a rotação máxima. a única hipótese de aumentar a velocidade é aumentar a tensão da bateria, claro que implica a adição de mais uma neste caso.

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta nov 05, 2008 11:18 pm
por easy
consegues descrever melhor a o tuning que foi feito à bereco das serras?
pode tornar a bereco um pouco mais atractiva a quem, como eu, ainda anda a ponderar comprar uma scooter eléctrica.

por falar em tornar mais atractiva, só agora reparei que a bereco tem novo preço: 1541€ + iva, com legalização incluída. fica a um preço final de 1850 €. já é mais barata que a ecoracer.

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta nov 06, 2008 8:13 pm
por Nunio
ainda a respeito de autonomias:

se por acaso eu quiser ter a mesma autonomia que tinha antes, apenas tenho que arrancar/acelerar da mesma maneira que a bereco fazia antes. (ou seja, acelerar com jeitinho)
agora, na prática, tenho paciência para isso?
talvez. em casos extremos...

o facto de a bereco ter mais força, não me obriga a andar sempre a utilizar esse excesso de força.
mas quando é preciso, está lá.

easy,

não fiz tuning nenhum. a bereco está rigorosamente igual. (por fora, claro)
apenas veio com mais força, mais limpa, uns parafusos mais apertados aqui, umas soldaduras mais perfeitas ali, (os chinocas perdem um pouco nos acabamentos) e uns ajustes no controlador. mas quanto ao que foi feito em concreto no controlador não sei, mas também não valia a pena tentarem-me explicar, que eu não ia entender...


bons comentários e bons kms
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta nov 06, 2008 11:12 pm
por Nunio
há uns dias atrás tive um diálogo deste genero com um colega de trabalho:

dizia ele: até gostava de ter uma mota igual à tua, o meu jipe gasta tanto (13l/100 +-15euros por cada 100 kms).
eu: mas que me vendeu a minha também te vende uma igual a ti...
ele: ah! mas tu dizes que ela só da 45km/h, não é?
eu: sim, pouco mais... mas que velocidade é que tu querias que ela desse?
ele: bem, eu tive uma scooter há uns anos que dava 70km/h...
eu: então e para que é que tu querias uma scooter que desse 70km/h?
ele: então... para vir para o trabalho, e para as minhas voltinhas...
eu: então tu moras a 4 kms do trabalho, e tinhas que vir a 70km/h?
ele: siiim...
eu: ok, então continua a vir no teu jipe a gastar 15 euros aos 100, que eu acordo cerca de 1 minuto mais cedo que tu e gasto 50 centimos para fazer os mesmos kms...
ele: ya...


cada cabeça sua sentença...


bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: sexta nov 07, 2008 12:05 am
por jmal
nunio Escreveu:há uns dias atrás tive um diálogo deste genero com um colega de trabalho:

dizia ele: até gostava de ter uma mota igual à tua, o meu jipe gasta tanto (13l/100 +-15euros por cada 100 kms).
eu: mas que me vendeu a minha também te vende uma igual a ti...
ele: ah! mas tu dizes que ela só da 45km/h, não é?
eu: sim, pouco mais... mas que velocidade é que tu querias que ela desse?
ele: bem, eu tive uma scooter há uns anos que dava 70km/h...
eu: então e para que é que tu querias uma scooter que desse 70km/h?
ele: então... para vir para o trabalho, e para as minhas voltinhas...
eu: então tu moras a 4 kms do trabalho, e tinhas que vir a 70km/h?
ele: siiim...
eu: ok, então continua a vir no teu jipe a gastar 15 euros aos 100, que eu acordo cerca de 1 minuto mais cedo que tu e gasto 50 centimos para fazer os mesmos kms...
ele: ya...


cada cabeça sua sentença...


bons kms e bons comentários
nunio
deixa-os pousar. entretanto ele pensa melhor e muda, e depois voltas á carga a dizer "já viste quanto dinheiro perdes-te desde que falamos nisso".