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Bereco das Serras

Enviado: segunda set 29, 2008 8:38 pm
por Nunio
olá a todos.

resolvi criar este diário de bordo porque desejo contribuir para a divulgação e esclarecimento, através da minha experiencia, da scooter electrica bereco 2.5kw, da qual sou um feliz proprietário.

a chegada:

a bereco chegou cá a casa no dia 15 de agosto.
viajou muito bem acompanhada (pela e-max do electric black) até aqui, e depois a e-max seguiu desacompanhada até ao destino final.

a matrícula é que demorou mais uns dias, mas é normal. a papelada às vezes demora mais do que todos desejariamos...

o local:

ora muito bem. eu resido algures entre a serra de aire, e a serra dos candeeiros.
exatamente no meio das serras. muitas subidas, muitas descidas, bastantes subidas com bastante inclinação.
bom teste para a bereco...

o motivo:

ora com todos sabem o preço da gasolina tem tido uns valores difíceis de sustentar.
na altura em que eu fiz o negócio estava ainda mais difícil.
gasolina 95 a 1,53€ (o valor mais alto de sempre).
além disso tenho um bocadinho de "ecologista" dentro de mim...

o meu percurso típico:

de casa para o trabalho, quase sempre a subir mas pouca inclinação. 7kms
do trabalho para o almoço, sempre a descer, e no final com bastante inclinação. 4kms
do almoço para o trabalho, sempre a subir, e no início com bastante inclinação. 4kms
do trabalho para casa, quase sempre a descer e com pouca inclinação. 7kms
22kms por dia estão garantidos...
as voltinhas pela vila, bastantes subidas e descidas, umas mais inclinadas que outras...

para finalizar:

a bereco já conta com 725 kms, e até agora sem problemas (como era de esperar).


bons kms, e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: segunda set 29, 2008 10:51 pm
por serges
muito bem isso sim é teste daqueles...

pois a minha está habituada a boa vida na cidade, poucas subidas, muito transito e pouco civismo...

de resto muito kms para a tua menina, mas tens de postar umas fotos da irmã gémea!

obrigado!

Re: Bereco das Serras

Enviado: segunda set 29, 2008 11:17 pm
por Nunio
desculpem, esqueci-me de dizer.

a minha bereco é azul.
não foi por nenhuma razão clubistica nem nada que se assemelhe. sou eu que tenho pancada pelo azul. já o carro também é azul.
mas sinceramente foi a combinação de cores que me agradou mais. azul e cinza/prata.

um dia destes ponho aqui uma foto.

já agora posso falar aqui dos pontos que mais gosto na bereco e os que menos aprecio:

pontos positivos:

* é das scooters eléctricas mais bonitas que conheco. (gostos não se discutem, cada maluco com a sua pancada)
* ecológica (sem gases com efeitos de estufa e que ainda por cima cheiram mal)
* silenciosa (ajuda muito a "sentir" o aproximar dos outros veículos por trás. os espelhos também ajudam)
* preço (comparando com a e-max é quase metade, e mesmo sendo a qualidade da bereco inferior, o preço da e-max é bastabte elevado. há scooters mais baratas, mas sinceramente não me cativaram. nem o design, nem as cores.)
* económica (com o valor de 1 litro de gasolina, consegue-se fazem perto de 300kms +-)

pontos menos positivos:

* qualidade (realmente não é das melhores, mas não conheço nenhuma scooter electrica com este perço e com mais qualidade) ??fracos conhecimentos?? se calhar...
* autonomia (se bem que para a utilização que lhe dou, chega e sobra. sobra bastante mesmo)
* velocidade máxima de 45km/h (atenção: não me interpretem mal. eu sei a história do limite legal, mas... se para dentro das localidades, para o pára arranca do transito, dos semáforos, e dos stops, chega perfeitamente. já quando se sai da localidade e entra nas estradas nacionais, os 45km/h da bereco são curtos face à velociade normal dos outros carros/camiões. às vezes sinto-me a atrapalhar o transito.)
* iluminação fraca (os médios são bastante fraquinhos, ??ou estão mal regulados?? os máximos servem na perfeição)

quero com isto dizer que os pontos positivos ultrapassam na minha modesta opinião os negativos, e estou bastante satisfeito com a aquisição.

de salientar ainda que estas são apenas opiniões pessoais, não querendo com isto dizer que não haja quem concorde ou quem discode com elas.


bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça set 30, 2008 12:58 pm
por Barrocas
boas, bem-vindo, e boa escolha

concordo com os aspectos positivos, embora cada um tenha os seus gostos, eu gosto de todas as eléctricas

quanto aos negativos:
- a qualidade é semelhante entre as outras concorrentes de preços similares, não há grandes diferenças.
- se a autonomia te chega e sobra, então não é um ponto negativo
- a velocidade máxima é a permitida, se quisermos mais já não é um ciclomotor...
- se as tuas lampadas forem como as da minha, são 35/35w, ou seja médios e máximos tem a mesma potencia, apenas muda a orientação. não são reguláveis, e os médios apontam muito perto, enquanto os máximos são quase o que devia ser os médios... por isso é que achas que os "máximos" iluminam melhor.

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça set 30, 2008 2:49 pm
por automov
os testes dessas scooters tanto da bereco como da e-max são muito importantes e devem ser divulgadas ja que muita gente ainda não acredita muito na sua eficiência (não estou a falar da autonomia porque isso ainda deixa muito a desejar).

uma coisa é certa ja andei na vetrix e fiquei a sonhar com uma moto daquelas... a moto é muito boa por aquilo que sei e comparada com uma burgman 400 (equivalente a mesma cilindrada da vetrix) posso-vos dizer se eu tivesse que comprar comprava a vetrix. a fazer 40 km diários pagava a vetrix só com a poupança em combustível (estudo feito por mim com um preço da gasolina a 1.2€ e o preço da electricidade a 0.11€) num ano e meio mais ou menos...

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça set 30, 2008 7:24 pm
por Nunio
barrocas Escreveu:boas, bem-vindo, e boa escolha

concordo com os aspectos positivos, embora cada um tenha os seus gostos, eu gosto de todas as eléctricas

quanto aos negativos:
- a qualidade é semelhante entre as outras concorrentes de preços similares, não há grandes diferenças.
- se a autonomia te chega e sobra, então não é um ponto negativo
- a velocidade máxima é a permitida, se quisermos mais já não é um ciclomotor...
- se as tuas lampadas forem como as da minha, são 35/35w, ou seja médios e máximos tem a mesma potencia, apenas muda a orientação. não são reguláveis, e os médios apontam muito perto, enquanto os máximos são quase o que devia ser os médios... por isso é que achas que os "máximos" iluminam melhor.
barrocas.

quanto ao aspecto negativo autonomia, tens razão.
se me chega acaba por não ser negativo. (no meu dia a dia)
o que eu queria dizer é: se me quiser esticar um pouco ao fim de semana, não posso...
mas para o dia a dia é mais que suficiente.

quanto à velocidade máxima já tenho algumas reticências.
não é por um determinado veículo (seja ele qual for), conseguir ultrapassar a velocidade máxima permitida no país que este veículo se torna ilegal. (ou então todos os veículos ligeiros novos e grande parte dos usados estavam ilegais)
inclusivamente, no site oficial da bereco em porugal, é anunciada como velocidade máxima 55 km/h (limite legal 45 km/h).
o que é ilegal é circular a uma velocidade superior à velocidade permitida no local.
no meu caso específico, preferia exceder a velocidade máxima, um nadinha, a ir nos meus trajectos habituais, a "empatar" o transito.
isto partindo do princípio que não é possivel aumentar a velocidade máxima da bereco e trocar a matrícula por uma branca (motociclo). aí já ficava legal.

quanto à iluminação, acho que os máximos desempenham a sua função. (serão um pouco altos para servir de médios)
os médios, de facto apontam muito perto. (podiam apontar uns 10m mais à frente)


bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça set 30, 2008 8:02 pm
por Nunio
hoje, náo sei por que carga de água, hoje resolvi ver quanto tempo demorava para ir até ao trabalho.

são 7,4 kms, quase sempre a subir, mas com pouca inclinação.
então sai da garagem, puz o telemóvel a contar no modo cornometro, telemovel para "dentro" do banco, fechar o banco, calçar a luval que faltava, e lá vou eu.
ainda fiz um pit-stop no pilhão para largar uma pilha, (não houve desvios, fica em caminho).
quando cheguei ao trabalho: por a bereco no descanso para poder abrir o banco e lá estava:
12 minutos e meio. não é muito rigoroso, mas serve para ter uma ideia.

no regresso a casa, resolvi repetir a graça.
os mesmos 7,4 kms, mas agora sem pit-stop, sem luvas, e quase sempre a descer, mas com pouca inclinação.
o resultado: 11 minutos e meio.

não me parece mal.
de carro não fazia significativamente melhor, até porque normalmente não ultrapasso os 60 km/h neste tipo de percursos. (a gasolina está demasiado cara para andar depressa)
para terem uma ideia o percurso tem zonas em que se consegue alcançar os 110 km/h. (já é a abusar)

bons kms e bons comentários
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: terça set 30, 2008 10:26 pm
por Barrocas
recomendo a leitura para esclarecer sobre os ciclomotores:
http://moto-lex.blogs.motociclismo.pt/2751313/

os 45km/h fazem parte da própria definição de ciclomotor, ao contrario dos limites locais impostos a todos os veículos. por isso se andar mais que isso... não é ciclomotor.

a tua consegue ir aos 55km/h... mas só quando vai a descer e bem em plano andam todas mais ou menos o mesmo.

no entanto, a velocidade limitada permite-nos apreciar mais o ambiente envolvente, descontrair e apreciar a viagem. quando temos pressa é que é uma seca

a autonomia podia ser melhor, mas para mim também chegou sempre. apenas implica pensar/planear um pouco o percurso antes de arrancar sem destino. em breve a tecnologia das baterias vai melhorar, também teremos mais autonomia entre cargas e mais kilometros para curtir sem fumo

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta out 01, 2008 8:24 pm
por Nunio
barrocas.

obrigado pela definição de ciclomotor/motociclo.

eu estava convencido que só contava a cilindrada (50cc).
mas essa definição é a lei/teoria e todos sabemos que da teoria à prática, ainda há um longo percurso. (ainda não conheci nenhum ciclomotor a gasolina que não ultrapasse os 45km/h em plano)

mas como ninguém está aqui para fazer ilegalidades...
a bereco tem como velocidade máxima 45km/h e é ciclomotor.

resumindo:
eu não considero que a velocidade máxima da bereco seja um aspecto negativo.
apenas considero que a velocidade máxima dos ciclomotores é algo curta para certos trajectos. por exemplo em estradas nacionais que tenham algum trânsito. (sinto-me a empatar o trânsito)

bons kms e bons comentários

nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: quarta out 01, 2008 9:37 pm
por jmal
nunio Escreveu:barrocas.

obrigado pela definição de ciclomotor/motociclo.

eu estava convencido que só contava a cilindrada (50cc).
mas essa definição é a lei/teoria e todos sabemos que da teoria à prática, ainda há um longo percurso. (ainda não conheci nenhum ciclomotor a gasolina que não ultrapasse os 45km/h em plano)

mas como ninguém está aqui para fazer ilegalidades...
a bereco tem como velocidade máxima 45km/h e é ciclomotor.

resumindo:
eu não considero que a velocidade máxima da bereco seja um aspecto negativo.
apenas considero que a velocidade máxima dos ciclomotores é algo curta para certos trajectos. por exemplo em estradas nacionais que tenham algum trânsito. (sinto-me a empatar o trânsito)

bons kms e bons comentários

nunio
pois, mas como já estamos habituados a leis são 100% aplicadas aos veículos alternativos, conheço 2 casos de pessoas que transformaram carros ci, fizeram a homologação sem qualquer problema, a maioria dos testes não foram realizados e gastaram algumas centenas de euros, no caso do nosso amigo tozerrvm e outros que também conheço nem no teste de ruído o deixaram pra trás e o custo da mesma penso que já vai em mais de 1 milhar de euros, depois ele confirma o valor, portanto num pais de gente atrasada não se pode exigir mais.

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 02, 2008 12:30 am
por RuFuS
automov Escreveu:os testes dessas scooters tanto da bereco como da e-max são muito importantes e devem ser divulgadas ja que muita gente ainda não acredita muito na sua eficiência (não estou a falar da autonomia porque isso ainda deixa muito a desejar).

uma coisa é certa ja andei na vetrix e fiquei a sonhar com uma moto daquelas... a moto é muito boa por aquilo que sei e comparada com uma burgman 400 (equivalente a mesma cilindrada da vetrix) posso-vos dizer se eu tivesse que comprar comprava a vetrix. a fazer 40 km diários pagava a vetrix só com a poupança em combustível (estudo feito por mim com um preço da gasolina a 1.2€ e o preço da electricidade a 0.11€) num ano e meio mais ou menos...
ano e meio???
faz-me lá aí um "desenho" com essas contas, sff...

cumps

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 02, 2008 5:16 pm
por jmap
rufus Escreveu:
automov Escreveu:os testes dessas scooters tanto da bereco como da e-max são muito importantes e devem ser divulgadas ja que muita gente ainda não acredita muito na sua eficiência (não estou a falar da autonomia porque isso ainda deixa muito a desejar).

uma coisa é certa ja andei na vetrix e fiquei a sonhar com uma moto daquelas... a moto é muito boa por aquilo que sei e comparada com uma burgman 400 (equivalente a mesma cilindrada da vetrix) posso-vos dizer se eu tivesse que comprar comprava a vetrix. a fazer 40 km diários pagava a vetrix só com a poupança em combustível (estudo feito por mim com um preço da gasolina a 1.2€ e o preço da electricidade a 0.11€) num ano e meio mais ou menos...
ano e meio???
faz-me lá aí um "desenho" com essas contas, sff...

cumps
rufus, há outros factores para além da comparação directa de preços...

mas o nosso caro "automov" deve-se realmente ter enganado nas contas. sendo optimista com base nos 40km/dia, deveria poupar em combustível cerca de 1400€/ano. ora com o preço da vectrix isso significa cerca de 6 anos para recuperar o investimento. claro que não tem praticamente manutenção, o que permite descer o tempo de recuperação do investimento quando comparada com uma moto de tecnologia obsoleta cheia de óleos e filtros para trocar ...

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 02, 2008 7:09 pm
por Nunio
jmal.

tens muitissima razão.
com desigualdades de critérios como estes torna-se difícil.

um colega meu tem um "ciclomotor", que passo a descrever:
a marca é cagiva, tem 50cc, estilo cross (não sei o modelo, nem ele, comprou em segunda mão e não liga muito a essas coisas) e que consegue atingir os 90km/h. (não está artilhada, eu perguntei).
o velocimetro marca até aos 120km/h.

será que quem homolgou este modelo da cagiva não sabia que ela ultrapassava "ligeiramente" os 45km/h, para ser homolgada como ciclomotor?
mesmo só olhando para o velocimetro com a mota desligada, será que não dava para desconfiar?
estranho, não?

é claro que assim não se pode comparar com a minha bereco.


bons comentários e bons kms.

nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 02, 2008 9:11 pm
por José Luís Cabete
oi pessoal, estou gostando imenso de ver que esta comunidade dos evs está crescendo, é muito positivo ler os testemunhos de cada um, e também ver que há mais futuros interessados.

sorte da boa para a bereco das serras.

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 02, 2008 11:12 pm
por Nunio
o que é que vocês acham desta estrada?

Re: Bereco das Serras

Enviado: quinta out 02, 2008 11:25 pm
por Nunio
posso-vos dizer que o meu carro (68cv a gasolina) sobe a primeira parte da estrada em 3ª sem nunca passar das 4000 rpm (prego a fundo), o red line é às 6500 rpm (+-).
depois da curva a mais de meio percurso (que é bem apertada e faço em 2ª), tenho que esgotar a 2ª se quiser voltar a por a 3ª.
isto tudo partindo cá de baixo com balanço.

há uns anos quando descia a estrada de bicicleta, atingi os 83 km/h. a minha bicicleta tinha conta kilometros.

acham que a bereco se aguenta à bronca?


bons kms e bons comentários.
nunio

Re: Bereco das Serras

Enviado: sexta out 03, 2008 12:12 am
por Barrocas
ena, belas paisagens! experimenta e logo vês, se não der, podes sempre descer

Re: Bereco das Serras

Enviado: sexta out 03, 2008 9:31 am
por rocker_pt
também só precisas de autonomia para subir. e se ficares a meio .... só tens de descer.
a descer podes crer que todos os santos ajudam.
mas qual é a distância total?
para quem tem a possibilidade de carregar as máquinas no trabalho, consegue duplicar praticamente a autonomia.

Re: Bereco das Serras

Enviado: sexta out 03, 2008 1:02 pm
por jmal
nunio Escreveu:jmal.

tens muitissima razão.
com desigualdades de critérios como estes torna-se difícil.

um colega meu tem um "ciclomotor", que passo a descrever:
a marca é cagiva, tem 50cc, estilo cross (não sei o modelo, nem ele, comprou em segunda mão e não liga muito a essas coisas) e que consegue atingir os 90km/h. (não está artilhada, eu perguntei).
o velocimetro marca até aos 120km/h.

será que quem homolgou este modelo da cagiva não sabia que ela ultrapassava "ligeiramente" os 45km/h, para ser homolgada como ciclomotor?
mesmo só olhando para o velocimetro com a mota desligada, será que não dava para desconfiar?
estranho, não?

é claro que assim não se pode comparar com a minha bereco.


bons comentários e bons kms.

nunio
não se pode mesmo, se comparares os consumos deves ter uma diferença de algumas 30 x, é esse trunfo que tens de utilizar quando falares com o teu amigo, "isso anda um bocado mais, mas consome algumas 30 vezes mais, portanto não estás a fazer nada demais" .

Re: Bereco das Serras

Enviado: sábado out 04, 2008 11:01 am
por Nunio
posso-vos dizer que são 2,1 kms sempre a subir.
vou experimentar e depois digo alguma coisa...

bons kms, e bons comentarios.
nunio