Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

electric black Escreveu:
marcoluz Escreveu:
electric black Escreveu:pessoal!

já não vou trocar as lampadas para led's, mas sim troca de scooter! lol...

se fizer um teste drive!!
não sei não.
tens mota para muito mas muito mais! e de tecnologia alemã!
o material está lá, apenas basta uns ajustes...

marcoluz.
obrigado pelo apoio.
o ser humano nunca está bem com o pouco que tem!
so quero um pouco + de

traz a cá e fazemos o mesmo que fizemos à do nunio.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

jmal,

sem querer ofender ninguém,

sabes que há muitas pessoas que passam a vida a queixar-se de tudo, e quando lhes são apresentadas soluções para os problemas, têm sempre uma desculpa na ponta da lingua...

estou a pensar particularmente no meu colega do jipe que gasta mais de 15 euros para fazer 100 kms (só em gasóleo, fora manutenções)
ele queixa-se: o meu jipe gasta tanto.
eu digo: compra uma scooter igual à minha.
ele: mas anda pouco.
eu: já há uma que anda o dobro.
ele: ah, mas é muito cara.
eu: anda de biciclete.
ele: mas cansa muito.
eu: mas eu tenho quem te ponha um motor electrico na bicicleta que nem precisas pedalar.
ele: ah, mas e tal...

só se queixam porque querem. as soluções estão mesmo à frente do nariz...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

meldias,

bem vindo ao forum e ao meu diário de bordo.

num ponto concordo plenamente contigo. é que queremos sempre mais velocidade, mas quando se apanha uns sustos, os animos acalmam um pouco.
já admiti antes e não tenho nenhum problema em dizer que não tenho juizo para andar muito mais depressa de mota.
é que de carro o para choques está mais distante e depois há o cinto de segurança e os airbags, mas de mota o que pode separar o nariz do chão são apenas 5 cm até à ponta do capacete.
e depois já ouvi tantas estórias tristes de grandes motards a quem a vida correu mal, e não me considero mais que eles, antes pelo contrário.
mas numa coisa penso que concordas comigo. andar numa estrada nacional a menos que 45km/h, onde os carros passam a mais de 60 km/h (e estou a ser bonzinho) é tanto ou mais perigoso que andar a 80 km/h.
as minhas queixas de falta de velocidade (que agora estão bem mais disfarçadas) têm apenas como objectivo aproximar a minha velocidade aos demais utilizadores da estrada.

bons comentários e bons kms
nunio


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por easy »

nunio Escreveu:olá pessoal.

ontem finalmente tive o prazer de conhecer e experimentar a nova bereco evo.
obrigado eduardo.

bem é realmente expectacular. em relação à minha bereco 2.5 kw, é o dobro em tudo.
tem o dobro da segurança e estabilidade, trava o dobro melhor, tanto a trás que agora vem com disco de travão, como à frente também trava melhor.
tem o doboro da força. fiquei com a sensação que tinha mais força que o meu carro (que tem 68 cavalos), pelo menos tem mais arranque até aos 60/65 km/h. não sei a velocidade de ponta porque no meio de tantas curvas, sem conhecer a estrada e com a estrada molhada... enfim, segurança acima de tudo...
apenas esclarecer que atingi os 65 kms/h numa subida.
quando ao ruido, se acham a bereco 2.5 kw silenciosa (praticamente não se ouve), a evo não se ouve mesmo, e não estou a exagerar. não faz absolutamente barulho nenhum.
notei também que o banco fica mais alto que na 2.5 kw porque as rodas são maiores.
o arranque é também muito mais energico. requer alguma habituação. enquanto na minha bereco se pode rodar o punho totalmente no arranque, na evo não o aconselho. (a não ser que queiram cheirar o alcatrão)
enfim, é realmente um verdadeiro motociclo.
eu que já me queixei da velocidade da minha bereco 2.5 kw em estradas nacionais fiquei completamente convencido.
é outro mundo...

bons kms e bons comentários
nunio
a nível de qualidade de construção, ruídos, plásticos, são de notar as diferenças?


meldias
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 19, 2007 9:19 am
Localização: Maia

Re: Bereco das Serras

Mensagem por meldias »

nunio Escreveu:meldias,
mas numa coisa penso que concordas comigo. andar numa estrada nacional a menos que 45km/h, onde os carros passam a mais de 60 km/h (e estou a ser bonzinho) é tanto ou mais perigoso que andar a 80 km/h.
as minhas queixas de falta de velocidade (que agora estão bem mais disfarçadas) têm apenas como objectivo aproximar a minha velocidade aos demais utilizadores da estrada.
bons comentários e bons kms
nunio
claro que concordo, a 100% e nem só em nacional, mesmo dentro de cidade onde a circulação deveria de rondar os 50 kms/h e os 45 da bereco deveriam ser suficientes, mas não são. senti-mo-nos em perigo constante com a falta de civismo dos automobilistas. eu tive um 50cc, sem limitadores de velocidade, que dava 80 kms/h e senti-me na necessidade de trocar por uma 125cc porque na avenida fernão magalhães, no porto, levava com cada razia que pensava cá para mim "um dia levas com um" depois com a 125cc, como tinha melhor arranque andava mais depressa para não levar com eles. um dia à noite, apercebo-me das luzes dos carros da frente a baixar e instintivamente reduzo, era 5 cães a atravessar a estrada que se não tivesse reduzido, não teria travado a tempo. isto serve para dizer que em duas rodas, seja eléctrica ou ci, andamos mais expostos e o importante é sabermos como nos defender desses perigos.

para não te estragar o diário de bordo, não me alongo mais e fico contente com estas informações todas. é um autêntico serviço público que estão a prestar. desmistificar o uso das eléctricas é importante pois ainda existe muita falta de informação. não tenho dúvidas que um dia terei uma e espero que muito em breve (haja aérios).

um abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

meldias,

estás à vontade para colocar questões ou até mesmo informações que te pareçam pretinentes. e questões/experiencias relacionadas com segurança são sempre pretinentes.

quanto à questão dos aereos para comprar uma eléctrica, é apenas questão de um investimento com muito rápido retorno.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje resolvi dar um passeio pela manhã, que serviu tambem para eu ter uma noção de quantos kms consigo fazer com a bereco com este tempo e depois de a ter vitaminado já há algum tempo.

o máximo que tinha conseguido fazer no final do verão, temperatura âmbiente de 25º a 30ºc, logo depois de a ter comprado foram 55 kms (alguns kms em terreno plano, talvéz metade), e sem nenhuma preocupação. (sempre a fundo, mas sem usar as vitaminas)
ainda conseguia fazer mais kms mas na altura optei por recarrega-la.

hoje, com uma temperatura entre os 12º e 14ºc, tentei fazer o máximo de kms que conseguisse, com a preocupação de não fazer acelerações bruscas (que de resto é bastante complicado, porque à mínima oscilação do acelerador lá vai ela).
tentei também circular entre os 35km/h e os 40km/h nos primeiros 10 kms percorridos, que depois baixei para os 30/35 km/h por vontade própria e pela natureza da via. (estradas mais estreitas, com pior piso e praticamente sem carros)

o percurso que fiz foi igual na ida e na vinda, (onde para lá era a subir, para cá era a descer) mas foi um percurso diferente do que tinha feito no final do verão.
nas descidas tentei aproveitar o factor gravidade para poupar as baterias uma vez que quando lá passei a subir gastei seguramente mais do triplo da carga que gastaria se a estrada fosse plana.
(é uma situação que se pode confirmar quando a carga da bateria já vai em baixo e o ponteiro já mexe bastante. se fizerem 5 kms sempre em plano o ponteiro quase não mexe, mas se fizerem 500 m com uma subida com inclinação mínima, o ponteiro mexe e bastante)

para terem uma noção das inclinações que fiz, deixando de acelerar a parir dos 30 km/h consegui atingir os 60 kms/h numa descida, e várias vezes os 40 km/h ou 45 km/h noutras situações.

conclusão:
fiz também 55 kms, tal como já tinha feito, mas agora com temperaturas mais baixas, as baterias com quase 2000 kms a mais, a bereco vitaminada, mas também com mais cuidado (mais devagar) que antes.

se fosse sempre em plano garanto que fazia bastantes mais kms, com metade dos cuidados. mas como aqui, para sair de casa só tenho duas opções... ou subo pouco, ou subo muito...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bereco das Serras

Mensagem por rocker_pt »

então eu tiro uma conclusão:
embora alterando o controlador para debitar mais potência, se não for usada essa potencia extra, andando com a velocidade que se andava antes, ela tem a mesma autonomia, o que tem certa lógica, pois a energia gasta é a mesma.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

sim, rocker_pt.

é isso mesmo. mas agora quando é necessária mais força ela está lá.

a autonomia depende muito do estilo de condução e da inclinação do terreno. claro que quanto mais força a scooter tem mais tendência temos para utilizar essa força.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:então eu tiro uma conclusão:
embora alterando o controlador para debitar mais potência, se não for usada essa potencia extra, andando com a velocidade que se andava antes, ela tem a mesma autonomia, o que tem certa lógica, pois a energia gasta é a mesma.

mais um ponto para os ve's, os charutos a gasolina vitaminados, mesmo não usando a potência consomem sempre mais, perguntem ao vosso mecânico porquê, se ele não souber ou afirmar o contrário, arranjem outro mecânico.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje aconteceu-me uma situação engraçada.

quando parei no único semafro do meu percurso matinal (num cruzamento dentro da vila), estava parado no vermelho um senhor dos seus talvez 50 anos, num ciclomotor. (daqueles à antiga portuguesa) uma mota com mudanças, mas de tal maneira mal tratada que me foi impossivel identificar.

quando apareceu o verde arranquei como habitualmente. (punho enrolado, mas sem vitaminas, não é preciso )

o senhor que estava ao meu lado enrolou o punho ao mesmo tempo que eu, mas achei estranho...
é que ele ficou parado a pensar se a mota já tinha ou não rotação suficiente para engrenar a 1ª e poder largar a embraiagem sem se ir a baixo...
enquanto isso já eu ia uns bons metros à frente dele. penso que lhe dei mais de 50 metros até ele se começar a aproximar de mim. (não foi por mal, é apenas o meu ritmo normal. nem sequer usei as vitaminas)

mas pareceu-me que ele não gostou muito da brincadeira, porque não descansou enquanto não me passou. (com um relativo à vontade porque já sabemos da estória dos 45km/h)

já não é a primeira vez que arranco naquele semafro (e único) e que deixo alguém a alguma distância, inclusivamente carros. (até me parece estranho... ) mas que depois acabam por me passar.
não é que eu ande aqui a fazer provas de arranque, a bereco é que arranca muito bem.

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

boas.

hoje fui dar uma volta com a bereco para testar a autonomia, uma vez que a temperatura estava ligeiramente acima dos 20º c, e como já tive dificuldade em fazer 30 kms quando a temperatura está mais baixa, por volta do 6º c de manhã, 15º c ao meio dia e 10º c à noite. (3 viagens)

pois bem, hoje com 20º c consegui fazer 40 kms, 35 dos quais sem poupar nadinha a coitada.
utilizei inclusivamente as vitaminas num arranque. (não era preciso, mas deu-me um certo gozo)
os últimos 5 kms já foram feitos com algum cuidado para não deixar a bereco cortar. e não cortou nunca.

foi assim que usei as vitaminas:
vinha um carro atrás de mim, que me tentou passar por duas vezes sem conseguir (aparecia sempre alguém no sentido contrário para atrapalhar).
quando apanhei um semaforo vermelho, ele aproveitou para se por literalmente ao meu lado, com a primeira engatada, e a fazer pequenos arranques (é ligeiramente a subir) como quem diz: quando aparecer o verde passo "o caracol"

mas não, quando apareceu o verde, o caracol , deu-lhe uns 5 a 10 metros de avanço.
claro que depois o carro passou quando eu já ia a 45km/h.
ele ia com uma cara de maldisposto, que não vos conto nada... e eu ria-me para ele...

enfim, foi um passeio giro, e aproveitei para tirar as teimas se as baterias estavam a perder capacidades, ou se o problema era do frio. é que a bereco cada vez faz menos kms, mas também cada vez está mais frio...

conclusão: o problema é mesmo do frio, porque as baterias ainda estão em perfeito estado, apesar de estarem a ser abusadas...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

incrivel eu nem metade disso consigo as vezes...

muito bom essa ideia do tipo ir a espumar para te ultrapassar aqui por lisboa havia de ser divertido!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

penso que, alem do frio, tambem o vento tem afectado a autonomia da minha ve.
aqui ha dias voltei a conseguir fazer 60 kms com uma carga, mas os ultimos 10 foram na reserva (da reserva), entre os 15 e os 30 kph.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por marcopns »

nunio
quantos quilometros tem a tua bereco?

eu fiz 600 km em 2 semanas...
toda a gente pergunta: como consegues andar se scooter com este tempo?? facil.. com vestuario adequado, entra pouco ou nenhum frio. alem disso o frio é bom!! começo a trabalhar as 5h da manha completamente acordado!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

boas,

a bereco conta neste momento com 2220 kms.

quanto ao frio também não me mete medo. não é nada que um bom casaco e umas boas luvas não resolva.

para mim o mais chato mesmo é quando chove.
primeiro porque a bereco fica sempre à chuva. não é que se constipe, mas quando pego nela toda molhada (mesmo que não esteja a chover no momento) ou visto o oleado, ou fico com a roupa molhada.
outra coisa que não sendo grave, não me agrada muito é no fim de uma viagem à chuva, quando dispo o oleado todo molhado, não é muirto prático de enxugar.
depois há o cheiro da humidade que se entranha no capacete...

mas como raramente chove por estas bandas, está-se bem. (o inverno também só agora chegou, vamos ver...)

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

viva.

nao sei como eh o teu capacete, mas aparenta nao ser o mais indicado. em 3 anos de uso, o meu actual capacete parece novo e nao deixa entrar qualquer humidade... o mesmo acontecia com o capacete que usava antes deste. usei durante outros 3 anos.
estou, obviamente, a falar de capacetes integrais, um que custou 30 "contos" e o outro 350 euros.

quanto ah chuva, chateiam-me duas coisas:
1 - nao poder acelerar e travar da mesma forma que faço quando o piso estah seco (apesar de tudo, ainda tenho alguma consciencia );
2 - demorar mais 2 minutos a vestir o impermeavel e outros tantos a despi-lo.

mas agradam-me outras coisas, como por exemplo:
- passar por centenas de carros parados que teimam em sair mal aparecem os primeiros pingos;
- aparecer no trabalho completamente seco e ver que quem veio de carro apanhou uma grande "molha" a vir do estacionamento ateh ah entrada da empresa, ou parar num cafeh e ver toda a gente de boca aberta por eu ser o unico que chega de mota e nao traz pinga de agua (assim que largo a vestimenta apropriada) .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:viva.

nao sei como eh o teu capacete, mas aparenta nao ser o mais indicado. em 3 anos de uso, o meu actual capacete parece novo e nao deixa entrar qualquer humidade... o mesmo acontecia com o capacete que usava antes deste. usei durante outros 3 anos.
estou, obviamente, a falar de capacetes integrais, um que custou 30 "contos" e o outro 350 euros.

quanto ah chuva, chateiam-me duas coisas:
1 - nao poder acelerar e travar da mesma forma que faço quando o piso estah seco (apesar de tudo, ainda tenho alguma consciencia );
2 - demorar mais 2 minutos a vestir o impermeavel e outros tantos a despi-lo.

mas agradam-me outras coisas, como por exemplo:
- passar por centenas de carros parados que teimam em sair mal aparecem os primeiros pingos;
- aparecer no trabalho completamente seco e ver que quem veio de carro apanhou uma grande "molha" a vir do estacionamento ateh ah entrada da empresa, ou parar num cafeh e ver toda a gente de boca aberta por eu ser o unico que chega de mota e nao traz pinga de agua (assim que largo a vestimenta apropriada) .

o volt no seu melhor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bereco das Serras

Mensagem por rocker_pt »

nunio,
hoje com este frio de 4 graus, resolvi fazer um teste de resistência à temperatura para ver se a minha é assim tão resistente como a tua às temperaturas das serras.
bem agasalhado com o meu casaco de mota fechado até aos queixos, fiz os tais 15km +15km, e de facto a velocidade máxima não foi afectada. inclusivamente nas descidas dei o máximo de 50km/h. em autonomia no final do trajecto (30km) ainda tinha bastante carga para andar, pois só nas grandes subidas e no arranque é que desapareciam os dois leds verdes. este tipo de scooters resiste muito bem com temperaturas baixas. tenho a certeza que no arranque do meu carro ia custar um pouco a colocar o motor a andar. mas na scooter é ligar e andar.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

com a descida na temperatura apenas noto a descida da autonomia e mesmo a baixo de 10c faz mais de 35km com bastantes subidas, tanto a aceleração como a velocidade máxima manteve-se!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”