Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

sim também reparei nisso, o problema deve estar no led do meio!
outro sintoma é quando tenho as luzes desligadas ao travar para alem de acender a luz d stop normal acendem tb os mínimos e as luzes do mostrador mas isso não tem qualquer problema porque temos que andar sempre com os médios ligados....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

mix.

essa lampada de led é perfeita e não tem qualquer tipo de anomalia.
ela apenas acende porque tem corrente. é essa corrente que está a mais. o "problema" do led é que consome tão pouco que ainda sobra corrente para ir ao corte de motor. ao contrário da lâmpada original que é gulosa ecome toda a corrente. já não chega nada ao corte do motor.
para perceberes o que te estou a dizer, eu ontem tirei a lâmpada traseira, que até era a original, encostei o multimetro, e apanhei de uma vez 6v e doutra 10v. claro que a mota não andava sem lampada (tinha lá 10v). puz o led e ficou aceso. (só o led do meio)

algures (não sei onde) está um fio (ou ficha) com corrente muito próximo dos fios que vão ao stop, e quando apanham água, passa corrente de um para o outro.
o led não se aguenta à bronca, acende e ainda sobra para o corte do motor.
a lâmpada original, mama tudo e mais que fosse. nem chega a acender...

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

bem, quanto aos problemas dos leds, na minha qualidade de gráfico e apenas curioso de electronica, chego à seguinte conclusão:

o problema parece estgar na manete de travão da frente. quando é activada, fecha o circuito e desencadeia o acender do stop e corte do motor.
penso que quando o circuito está aberto (não se está a travar) a distância entre os contactos seja muito pequena (porque tem mesmo que ser) e qualquer gota de água que se infiltre por ali, faça fechar o circuito (ainda que com menos força que quando se trava) e acenda apenas o led do meio e corte o motor.
isto explica o facto de a mota não andar quando chove e não tem qualquer lâmpada ou tem led.
mas às vezes basta acender as luzes para acontecer. e com as luzes apagadas já não acontece.
mas como o mix disse, e também me acontece. quando travo com as luzes apagadas acende os mínimos e as luzes do painel de instrumentos.

mas isto é um mero curioso de electronica a falar.
que se chegem os técnicos e os entendidos...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nuno, eu vou falar melhor com o meu irmão sobre isso, eu tenho leds e nunca tive problemas, mas tem um pequeno truque para não haver passagens parasitas, como os leds são um díodo, eles passam corrente no sentido contrário ao da alimentação para acenderem, penso ser isto, no meu caso meti mais 2 díodos no sentido inverso para bloquear a corrente, no meu caso levou isso porque os leds que fazem a presença são os mesmo do stop, simplesmente quando se carrega no travão eles acendem mais, logo teve de levar um pequeno circuito electrónico com 2 díodos e 2 resistências para variar a intensidade, de facto nunca tive problemas, e já andei com ela em entradas com muita água.

mas eu vou falar com o meu irmão sobre isso, tens razão no facto dos leds consumirem menos, logo existe mais tensão remanescente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

só relembrar duas coisas que me parecem importantes.

1) o problema só aparece quando chove a sério, e eu só comecei a andar de mota com chuva a sério agora. e a mota durante o dia fica à chuva.
2) se retirar a lâmpada traseira (led ou original) a mota também não anda. nem com as luzes apagadas. (ao mix também já aconteceu)

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:só relembrar duas coisas que me parecem importantes.

1) o problema só aparece quando chove a sério, e eu só comecei a andar de mota com chuva a sério agora. e a mota durante o dia fica à chuva.
2) se retirar a lâmpada traseira (led ou original) a mota também não anda. nem com as luzes apagadas. (ao mix também já aconteceu)

bons kms e bons comentários
nunio

certo, então parece que o problema não é só, alias não é dali. não estou a ver o que seja, mas desconfio que pode ser por baixo do painel de instrumentos, entra água lá facilmente e é nessa zona que o corte de travão é feito, tem 12v, quando travas activa o stop e no mesmo local sai um fio para o controlador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

nunio, a tua explicação parece ter bastante lógica, embora eu não perceba muito de electrónica!
jmal Escreveu: certo, então parece que o problema não é só, alias não é dali. não estou a ver o que seja, mas desconfio que pode ser por baixo do painel de instrumentos, entra água lá facilmente e é nessa zona que o corte de travão é feito, tem 12v, quando travas activa o stop e no mesmo local sai um fio para o controlador.
jmal não posso afirmar com toda a certeza, mas tudo aponta para que o problema esteja nas ligações na traseira, pois por muito que chova, se tiver a lâmpada de origem ela funciona normalmente, apenas quando não tem lâmpada nenhuma ou quando tem o led é que ela corta.(já experimentei sem lâmpada em tempo seco e não há problema nenhum) se o problema estivesse por baixo do painel de instrumentos com a lâmpada de origem também deveria cortar não?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:nunio, a tua explicação parece ter bastante lógica, embora eu não perceba muito de electrónica!
jmal Escreveu: certo, então parece que o problema não é só, alias não é dali. não estou a ver o que seja, mas desconfio que pode ser por baixo do painel de instrumentos, entra água lá facilmente e é nessa zona que o corte de travão é feito, tem 12v, quando travas activa o stop e no mesmo local sai um fio para o controlador.
jmal não posso afirmar com toda a certeza, mas tudo aponta para que o problema esteja nas ligações na traseira, pois por muito que chova, se tiver a lâmpada de origem ela funciona normalmente, apenas quando não tem lâmpada nenhuma ou quando tem o led é que ela corta.(já experimentei sem lâmpada em tempo seco e não há problema nenhum) se o problema estivesse por baixo do painel de instrumentos com a lâmpada de origem também deveria cortar não?

[[]]

sim, tens razão, realmente é um pouco esquisito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

mix,

eu também não percebo muito de elelctrónica. só o que oiço por aqui e as cabeçadas que vou dando. claro que a curiosidade ajuda nalgumas coisas e estraga noutras...

mas voltando aos leds.
em todas as ocasiões em que a mota não anda, há tensão lá atrás. (pouca)
se tens a lâmpada original, ela come a tensão toda e não deixa nada para o controlador. como a lâmpada é tão gulosa, consegue comer a pouca tensão sem acender a luz.
como o led é tão poupado, fica satisfeito com uma mínima parte da pouca tensão e ainda sobra para o controlador. (pára a mota)
penso que seja entre 6v e 10v, e pouquissimos amperes. (daí so acender um led e não acender com a luz original)

de onde vem essa energia?
penso que seja da manete do travão da frente. deve entrar água no sensor que activa o stop e como a água é bom condutor... passa um pouquinho de energia....

será?????

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:mix,

eu também não percebo muito de elelctrónica. só o que oiço por aqui e as cabeçadas que vou dando. claro que a curiosidade ajuda nalgumas coisas e estraga noutras...

mas voltando aos leds.
em todas as ocasiões em que a mota não anda, há tensão lá atrás. (pouca)
se tens a lâmpada original, ela come a tensão toda e não deixa nada para o controlador. como a lâmpada é tão gulosa, consegue comer a pouca tensão sem acender a luz.
como o led é tão poupado, fica satisfeito com uma mínima parte da pouca tensão e ainda sobra para o controlador. (pára a mota)
penso que seja entre 6v e 10v, e pouquissimos amperes. (daí so acender um led e não acender com a luz original)

de onde vem essa energia?
penso que seja da manete do travão da frente. deve entrar água no sensor que activa o stop e como a água é bom condutor... passa um pouquinho de energia....

será?????

bons kms e bons comentários
nunio
boa nuno, pode ser mesmo isso, sendo assim é facil de resolver, basta meter uma resistência em paralelo com a luz led do stop, o valor é que tem de ser testado, mas aconselho no mínimo de 100 ohm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

jmal Escreveu: boa nuno, pode ser mesmo isso, sendo assim é facil de resolver, basta meter uma resistência em paralelo com a luz led do stop, o valor é que tem de ser testado, mas aconselho no mínimo de 100 ohm.

obrigado, jmal.

mas desculpa, isso para mim é chines...
não me vou por a inventar. preferia resolver o problema na fonte, mas para já, quando chover uso a lâmpada original.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:
jmal Escreveu: boa nuno, pode ser mesmo isso, sendo assim é facil de resolver, basta meter uma resistência em paralelo com a luz led do stop, o valor é que tem de ser testado, mas aconselho no mínimo de 100 ohm.

obrigado, jmal.

mas desculpa, isso para mim é chines...
não me vou por a inventar. preferia resolver o problema na fonte, mas para já, quando chover uso a lâmpada original.

bons kms e bons comentários
nunio
certo, eu vou testar e depois até faço um esquema disso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

jmal Escreveu: boa nuno, pode ser mesmo isso, sendo assim é facil de resolver, basta meter uma resistência em paralelo com a luz led do stop, o valor é que tem de ser testado, mas aconselho no mínimo de 100 ohm.
uhm é bem pensado! mas onde é que se colocava a resistencia? eu nem sei qual dos contactos é o stop lol
por acaso acho que tenho por ai resistências de 100ohm ou perto disso!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:
jmal Escreveu: boa nuno, pode ser mesmo isso, sendo assim é facil de resolver, basta meter uma resistência em paralelo com a luz led do stop, o valor é que tem de ser testado, mas aconselho no mínimo de 100 ohm.
uhm é bem pensado! mas onde é que se colocava a resistencia? eu nem sei qual dos contactos é o stop lol
por acaso acho que tenho por ai resistências de 100ohm ou perto disso!

[[]]
eu faço um esquema simples, deixa-me ver os fios que aquilo lá tem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

boas nunio,
nunca mais disseste nada... como anda a tua bereco kitada? já levou baterias novas ou ainda não?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

mix Escreveu:boas nunio,
nunca mais disseste nada... como anda a tua bereco kitada? já levou baterias novas ou ainda não?

[[]]
sim.

rebentei com as outras por volta dos 4000kms. se a mota vem de origem com 2.5kw com baterias de chumbo, por algum motivo é.
e eu já percebi porquê...
puz umas novas e mandei deskitar a mota. (4000 kms não está com nada)
é o que dá a xicoespertice


de resto tudo igual... excepto o conta kms que cada vez tem mais... 5250kms

bons kms e bons comentários
nunio


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por marcopns »

mesmo assim o saldo financeiro é positivo certo? quanto consumia o teu ci nessa montanha russa?

e que tal as novas baterias? de regresso aos 60km?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:
mix Escreveu:boas nunio,
nunca mais disseste nada... como anda a tua bereco kitada? já levou baterias novas ou ainda não?

[[]]
sim.

rebentei com as outras por volta dos 4000kms. se a mota vem de origem com 2.5kw com baterias de chumbo, por algum motivo é.
e eu já percebi porquê...
puz umas novas e mandei deskitar a mota. (4000 kms não está com nada)
é o que dá a xicoespertice


de resto tudo igual... excepto o conta kms que cada vez tem mais... 5250kms

bons kms e bons comentários
nunio
, agora fiz o mesmo na evo, mas claro que estou a controlar a descarga em condições dentro do normal para elas, o bms protege de correntes dentro das condições ideais delas e até agora nunca se queixou. a diferença é que agora prefiro ultrapassar nas subidas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

marcopns Escreveu:mesmo assim o saldo financeiro é positivo certo? quanto consumia o teu ci nessa montanha russa?

e que tal as novas baterias? de regresso aos 60km?
as contas não são muito lineares, mas vejamos:

em relação à gasolina que deixei de comprar, fica ela por ela. mas o ci não consome só gasolina... e por fim, eu também só tinha um capacete velho, que precisou de ser pintado para ficar minimamente apresentavel (2 latas de tinta/2 cores), comprei um oleado, e gostava de comprar outro, comprei dois pares de luvas, umas de chuva e outras de verão...
em termos financeiros deve estar ela por ela. claro que a maior parte do material não se compra todos os anos, logo a partir de agora deve começar a compensar muito mais.

em termos ecológicos... o saldo é muitissimo positivo. (foi um dos aspectos que me levou a comprar uma electirca, apesar de não ser o único)

o ci já só sai da garagem para fazer mais de 50kms de seguida, faça chuva ou faça sol.

quanto aos 60 kms de autonomia... não sei nem quero saber.
o máximo que já fiz foi 45kms com uma carga, e ainda sobrava bastante carga, mas nunca precisei de mais... não tenho necessidade (nem acho boa ideia) andar a espremer as baterias.

bons kms e bons comentários
nunio


HUMBERTO1
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 08, 2009 3:29 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por HUMBERTO1 »

boa noite, nunio

desculpa a pergunta mas as novas baterias são baterias 16 x 3.2v40ah lfp thundersky (16 células) ou são iguais as que vem de origem?

humberto1

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”