Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

em relação às temperaturas baixas eu penso que haja duas situações diferentes:

uma é ter a scooter na garagem a 15ºc ou 20ºc e sair para a rua e fazer 30 kms com temperatuas de 5ºc.
outra é sair de manhã e fazer 15 kms com 5ºc, deixar a scooter o dia todo a apanhar frio abaixo de 10ºc e à noite fazer mais 15km a 5ºc.

não é só a temperatura a que se faz a viagem que conta. a temperatura ambiente a que a scooter está antes de fazer a viagem também conta e muito para a autonomia da mesma.

de qualquer das formas confirmo que o frio só me tem afectado a autonomia, mantendo a velocidade máxima. o vento também influencia o desempenho e consequentemente a autonomia.
já cheguei a apanhar tanto vento de frente que numa descida acentuada, não consegui ultrapassar os 45km/h. sem vento era descida para fazer a 55km/h ou mais...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

pois por aqui vento de frente não passo dos 40km/h mesmo com a carga toda!

aqui só não me leva a voar com sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por marcopns »

a minha sempre deu os 50kmh. a autonomia parece rondar os 30-35 km sempre a fundo..
ontem, tambem fiz um teste com temperaturas a rondar os 5º... com velocidades mais moderadas entre 35-40 kmh fiz 45 km, destes 45km 30km foram com pendura.
ja sei que quando preciso de uns kms extra basta baixar ligeiramente a velocidade.

parece-me estranho que uma carga completa raramente chega as 4 horas... será correcto concluir que ando a fazer descargas inferiores a 50%?

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bereco das Serras

Mensagem por rocker_pt »

marcopns Escreveu: parece-me estranho que uma carga completa raramente chega as 4 horas... será correcto concluir que ando a fazer descargas inferiores a 50%?
a maior parte da carga é feita nas primeiras 4(?) horas. nas ultimas horas do caregamento, quando está próximo do carregamento total, pouco ou nada carrega, a corrente é mais baixa até que desliga. será isso? às tantas o carregamento final, pode ser feito com uma corrente superior e desligar mais cedo.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje de manhã apanhei dois sustos.

pois é, com este frio de rachar, de manhã as estradas tinham aqui e ali algum gelo. e se a pé já é dificil andar em cima de gelo, então em cima de duas rodas é ainda mais complicado.
o primeiro susto foi numa curva apertada de uma estrada com pouco movimento que fiz a menos de metade da velocidade que costumo fazer, mas mesmo assim a bereco fugiu com as duas rodas. felizmente apanhei logo alcatrão sem gelo, pois caso contrário tinha mesmo ido ao chão.
o segundo susto foi já numa estrada nacional a 45km/h, mas ia a direito. sim era mesmo uma recta. apenas me concertei em cima da bereco e foi o suficiente para a menina voltar a fugir com as duas rodas. sorte a de ser pouco gelo e apanhar logo alcatrão bom, senão...
aqui, fiquei realmente alarmado, nunca pensei que a bereco me pudesse fugir quando eu ia a direito...

felizmente não aconteçeu nada de mal.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

também já apanhei alguns sustos mas foi a fazer curvas em cima de folhas molhadas. quando se anda em duas rodas é preciso ter muito cuidado com o piso!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

sobre a lâmpada traseira de presença/stop em leds.

como sou bastante curiosos e casmurro, e como eu (e não só) tive problemas com a lâmpada que tinha comprado e não cheguei a perceber muito bem porquê? se o problema foi mesmo de eu ter danificado a lâmpada, ou se é uma caracteristica desta marca/modelo de lâmpada, resolvi comprar outra igualzinha (inteira) para perceber o que se passou de errado.

relembro que num dia de chuva a bereco deixou de andar quando tinha as luzes acesas. passava corrente do mínimo traseiro para o stop (mesma lâmpada), corrente essa que entrava no corte do motor quando se activam os travões...

então, agora com a lâmpada nova (e sem danificar desta vez) a primeira coisa que fiz foi travar com as luzes apagadas.
acendeu os mínimos.
parece que é uma caracteristica desta marca/modelo de lâmpada ""kr wehl - 2 polos casq. centrado"" que passa corrente do stop para o mínimo.

mas com tempo seco (pelo menos quando não chove) a bereco trabalha bem com as luzes acesas.
apenas quando chove (ou quando a bereco está algum tempo à chuva) passa também corrente do mínimo para o stop e pára a scooter, além de passar corrente do stop para o mínimo.

nestes dias em que não choveu andei com a lâmpada led nova e nunca tive problemas.
entretanto voltei a por a primeira lâmpada led que estava ligeiramente danificada e a bereco também nunca deu problemas.
mas quando começar a apanhar chuva estou sériamente desconfiado que se vai portar mal.

não aconselho ninguém a comprar esta marca/modelo de lâmpada. não funciona correctamente. dá para desenrascar enquanto não chove, mas não trabalha correctamente...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

boas, a lâmpada de led's que tenho é essa e deu exactamente o mesmo problema, mas no meu caso ela sempre trabalhou bem quando travava dava stop e quando não travava dava mínimos, mas quando choveu ela de vez em quando cortava a corrente, depois de por a de origem tudo voltou ao normal, mas experimentei andar sem lâmpada e ela não anda, o que é muito estranho.
será que se a lâmpada de origem fundir ela vai deixar de andar?? ou melhor ela anda sempre, mas tem que ter as luzes todas desligadas....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

mix,

quanto à tua bereco não andar sem a lâmpada traseira, se fosse eu experimentava de novo a tirar a lâmpada. é demasiado estranho isso acontecer. eu penso que ela não andava por qualquer outro motivo.
lembra-te que a bereco pode não andar em bastantes situações, e estas já me aconteceram.

- o descanso lateral activa o corte do motor. se a ficha que está na caixa do piso da bereco estiver a fazer mau contacto, ela pode não andar mesmo quando o descanso está recolhido.
antes de saber eu mandava umas sapatadas no descanso para voltar a andar.

- os travões acitvam o corte do motor. se houver corrente no stop (no caso da lâmpada) essa corrente vai ao controlador activar o corte.

se os dois pinos que encostam à lampada trasira estiverem encostados poderá passar corrente dos mínimos para os stops e activar o corte. (esta nunca me aconteceu, mas é uma possibilidade)

- já consegui acertar com um parafuso mesmo no meio do fio que sai do acelerador (na zona do painel de instrumentos). se os 3 fios que saem do acelerador (os 3 fios estão dentro de um fio único preto) estiverem em curto circuito a bereco também não anda. o acelerador não funciona.

agora outra coisa.
quando eu digo que esta lâmpada traseira não funciona correctamente...
quando eu estou com a bereco ligada, luzes todas apagadas, e travo, acendem: o stop traseiro, os mínimos à frente e as luzes do painel de instrumentos. ou seja na lâmpada traseira passa corrente do stop para o circuito dos mínimos. não é grave com tempo seco, mas não deveria ser assim...

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

pois a mim aconteceu me o mesmo, ao que o barrocas já me safou com outra marca!

vou experimentar na 4ºf!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

contigo era diferente, o teu led traseiro na bereco funcionava em mínimos, mas desligava a mota quando ligavas médios

no entanto, esse mesmo led funciona na evader sem qualquer problema... coisas do demónio...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

boas.

fazendo um ponto da situação... a bereco está neste momento com 2850 kms, continua louca e sem problemas, apenas noto que a autonomia já não é o que era (e estou a falar do após "kit"). é mais que normal que as baterias sendo mais abusadas tenham um desgaste mais rápido. mas se me perguntam se estou disposto a "passar de cavalo para burro"? nem pensar...
posso afirmar agora que não faço mais de 30kms com uma carga (com uma condução despreocupada). continua a chegar para mim.

em relação às luzes, o problema também já foi resolvido com o kit de relés que a ecomotores me arranjou. agora já se parecem luzes decentes...

de resto, tudo sobre rodas. começo a ter pena de ter um carro parado a olhar para mim. um dia destes vendo-o. só o uso mesmo quando chove que são uns miseros dias num ano (por comodismo meu, que já andei de bereco à chuva e não me molhei nem tive problemas). apenas a questão do led traseiro mas por culpa minha e de fácil resolução.
a outra situação em que uso o carro é quando a automia da bereco não chega. quando arranjar uma scooter electrica com autonomia entre 100 e 130 kms (já não devo esperar muito) vendo o carro.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

nunio Escreveu:boas.

fazendo um ponto da situação... a bereco está neste momento com 2850 kms, continua louca e sem problemas, apenas noto que a autonomia já não é o que era (e estou a falar do após "kit"). é mais que normal que as baterias sendo mais abusadas tenham um desgaste mais rápido. mas se me perguntam se estou disposto a "passar de cavalo para burro"? nem pensar...
posso afirmar agora que não faço mais de 30kms com uma carga (com uma condução despreocupada). continua a chegar para mim.

em relação às luzes, o problema também já foi resolvido com o kit de relés que a ecomotores me arranjou. agora já se parecem luzes decentes...

de resto, tudo sobre rodas. começo a ter pena de ter um carro parado a olhar para mim. um dia destes vendo-o. só o uso mesmo quando chove que são uns miseros dias num ano (por comodismo meu, que já andei de bereco à chuva e não me molhei nem tive problemas). apenas a questão do led traseiro mas por culpa minha e de fácil resolução.
a outra situação em que uso o carro é quando a automia da bereco não chega. quando arranjar uma scooter electrica com autonomia entre 100 e 130 kms (já não devo esperar muito) vendo o carro.

bons kms e bons comentários
nunio
muito bom, sim senhor, estava a pensar era mais no 4 rodas eléctrico ou então numa mota como tu a descreves pois chega para tudo o que preciso, assim o carro a combustão será só para muito raras ocasiões e assim que houver alternativa penso nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

eu falo em 2 rodas electricas em vez de 4 porque não vejo necessidade absolutamente nenhuma de me fazer transportar num veículo de 600 ou 1000 kgs. e são os mais leves, porque há por aí com 1600 ou mesmo 2000 kgs. para quê???
enquanto que uma scooter dificilmente passrá dos 200. a vectirx que é o peso pesado das scooters pesa 210 kgs e não tem litio.
o único senão serão as compras do mês, mas ter um carro para fazer uma viagem ou duas por mês...

para já ainda é só uma ideia que precisa de ser "amadurecida" na minha cabeça.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

epá mas eu quero ter um puto e não estou a pensar leva lo na mota... eh eh eh

o 4 rodas vai me fazer falta até lá...

vamos todos aguardar pois o ano maravilha está aí e até agora só noticias e esboços!

quanto as motos vejo muita coisa já mas espero mais um pouco pois tenho mota para 2 anos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

2 anos????

sim, quanto ao puto, tens razão...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

nunio Escreveu:a vectirx que é o peso pesado das scooters pesa 210 kgs e não tem litio.
o único senão serão as compras do mês, mas ter um carro para fazer uma viagem ou duas por mês...
quer se dizer... cof cof... eu sei que no site da masac diz 210kg, mas no manual da minha vectrix diz 234kg (a seco) e eh quando eu nao estou em cima... . comigo em cima pesa 334.
quanto ahs compras, acho que jah nao consigo dar essa desculpa para manter o carro. eh que a vectrix leva as compras todas que faço (na bagageira por baixo do banco) e o carro mantem-se na garagem. mesmo quando compro algo que nao cabe na bagageira, meto a aranha (que eh uma cena elastica de 5 euros que se pode por por cima do banco traseiro) e ganho uma segunda bagageira ainda maior que a primeira.
o carro (e a busa tambem) estah parado ha um mes (desde que a vectrix regressou da oficina).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

nunio Escreveu:sim, quanto ao puto, tens razão...
sem duvida!
ou entao, serah que fazem atrelados (ou sidecars) para motas electricas?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

passei à pouco pelo café e como lá vi um colega resolvi parar. estava acompanhado por um profissional das duas rodas. é um vendedeiro e arranjador de ciclomotores ci.

quando parei a bereco o meu colega perguntou-me o que é aquilo? a apontar o controlador.
arranjador - é o controlador... se essa peça avariar, custa mais que a mota toda...
eu - pois é, custa 150 euros. e este nunca avariou.
arranjador - isso avaria muito... conheço umas poucas avariadas aqui na zona... (eu aqui na zona só conheço a minha, mas não ia contradizer aquilo que desconheço. até pode haver um montão delas, eu é que nunca as vi)
eu - então e de que marca são?
arranjador - (ele disse uma marca que eu nunca tinha ouvido falar) (fiquei com a sensação que era uma marca da cabeça dele ou de alguma ci chinesa)
isso não presta. quem compra isso é só para fazer 2 ou 3 kms por dia...
eu - pois é eu faço 22 por dia. é o mesmo que fazia de carro. faço 600 kms por mês... (esqueci-me de dizer que conhecia um bacano que faz 60 kms por dia, o volt)
arranjador - a primeira a aparecer foi a (não sei quê) 180. mas ninguem pega nela porque é preciso carta de mota. 180 centimetros cúbicos.

tive que me vir embora. não vale a pena falar com engenheiros destes...

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

volt Escreveu: (...)o carro (e a busa tambem) estah parado ha um mes (desde que a vectrix regressou da oficina).
e não te dá um aperto no peito quando olhas para aqueles montes de ferro que te custaram os olhos da cara e agora estão ali a ganhar "teias de aranha"?
nunca te passou pela cabeça em vender aquelas "sanguessugas"?

não estou a sugerir que o faças, mas apenas a perguntar se nunca te passou pela cabeça?

bons kms e bons comentários
nunio

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”