e-max Black CBR

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

pcruz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça nov 04, 2008 4:34 pm

Re: e-max Black CBR

Mensagem por pcruz »

boas
desloquei-me a leiria (volta ldª) e onde vi e dei uma pequenina volta numa e-max, gostei da aparência e aspecto da mesma(tamanho e aparente robustes). a informação sobre a mesma na altura foi escassa, mas após contacto telefónico com o representante foi-me tirado algumas dúvidas,tendo me informado de estar previsto daqui a 3 semanas receberem 1 razoável stock de e-max.
sabendo que esta custa cerca de 3.700 euros-não necessita de carta de moto estando assim limitada à velocidade máxima de 45km, e sendo 1 motor de 4000 w, não compreendo como se anuncia no site na bereco a bereco voltio, veloc. máxima 85 km, logo necessita de carta de condução de mota, sendo o seu motor também de 4000 w e custando cerca de 3275 + iva.
ou seja, como leigo que sou nestas coisas, nãom compreendo existirem no mercado 2 motos, com motores equivalentes, mas com prestações diferentes, logo, para circularem na via pública necessitarem de docs. diferentes.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: e-max Black CBR

Mensagem por serges »

não é bem assim!

as motas de 50cc a combustão andam até aos 45km/h velocidade máxima permitida... mas a verdade é que dão mais que isso, uns positos aqui e ali e voilá já chegam aos 80km/h, no caso da bereco voltio é vem limitada aos 45km/h como deve de ser legal e depois tu podes fazer o que entenderes... no caso dos veículos todos dão mais de 120km/h o que é o máximo permitido por lei mas no entanto não vejo nenhum limitado pois não???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por mix »

os veículos são definidos como motociclos ou ciclomotores de fabrica ou melhor aquele "produto" está homologado para motociclo ou ciclomotor.
a vantagem de ter um motor mais potente num ciclomotor é que não perde tanto nas subidas, tem uma aceleração maior e pode transportar mais peso.
é o mesmo que, por exemplo, um civic type r de 200cv tem uma velo max de 250km/h e um bmw m5 com o dobro dos cv tem a mesma velo. max. de origem claro!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: e-max Black CBR

Mensagem por serges »

mix Escreveu:os veículos são definidos como motociclos ou ciclomotores de fabrica ou melhor aquele "produto" está homologado para motociclo ou ciclomotor.
a vantagem de ter um motor mais potente num ciclomotor é que não perde tanto nas subidas, tem uma aceleração maior e pode transportar mais peso.
é o mesmo que, por exemplo, um civic type r de 200cv tem uma velo max de 250km/h e um bmw m5 com o dobro dos cv tem a mesma velo. max. de origem claro!

[[]]
boa explicação, pelo menos melhor que a minha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: e-max Black CBR

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:
mix Escreveu:os veículos são definidos como motociclos ou ciclomotores de fabrica ou melhor aquele "produto" está homologado para motociclo ou ciclomotor.
a vantagem de ter um motor mais potente num ciclomotor é que não perde tanto nas subidas, tem uma aceleração maior e pode transportar mais peso.
é o mesmo que, por exemplo, um civic type r de 200cv tem uma velo max de 250km/h e um bmw m5 com o dobro dos cv tem a mesma velo. max. de origem claro!

[[]]
boa explicação, pelo menos melhor que a minha!
a explicação pode ser boa, mas neste caso não se aplica, nem que tivesses um motor de 10 kw, essa diferença não pode ser vista dessa maneira, passo a explicar, os motores 1.9 diesel utilizados em alguns modelos de varias marcas têm várias potências, como tal consumos diferentes, força diferentes, eficiências diferentes, e aplicado até em veículos diferentes, com peso diferentes. contudo o que determina a potência do motor são os componentes agarrados ao motor, como bomba e centralina e até a caixa de velocidades. aqui a situação é a mesma, o que determina a potência e força do motor é o controlador, como já disse noutro tópico já tive oportunidade de ver o controlador de uma bereco 2.5, na placa do controlador tem uma indicação bem visível de 1500 watts, portanto o motor é de 2.5 mas o controlador só dá 1500 watts. no caso da emax, a situação é a mesma e segundo relatos não creio que a potência dela não esteja muito acima, tem mais potência devido ao seu peso mais elevado que a bereco mas nada de muito mais, talvez perto dos 2000 watts.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


pcruz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça nov 04, 2008 4:34 pm

Re: e-max Black CBR

Mensagem por pcruz »

pois a minha questão, posta anteriormente, é que 2 motores com a mesma potência -4000 watts -, numa a velocidade máxima pode ir até 60 km/h e outra até 85km/h, isto informação nos sites oficiais das marcas.
será que podem as 2 atingir a mesma velocidade?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: e-max Black CBR

Mensagem por jmal »

pcruz Escreveu:pois a minha questão, posta anteriormente, é que 2 motores com a mesma potência -4000 watts -, numa a velocidade máxima pode ir até 60 km/h e outra até 85km/h, isto informação nos sites oficiais das marcas.
será que podem as 2 atingir a mesma velocidade?
podem, na boa, penso que com 4000 watts bem controladinhos podemos passar bem dos 100 kmh é tudo uma questão de tensão (volts) e não de potência, depois explico porquê. se me disseres qual o perímetro da roda ou a altura dela posso confirmar isso, as mediadas são do pneu mesmo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


pcruz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça nov 04, 2008 4:34 pm

Re: e-max Black CBR

Mensagem por pcruz »

boas
as especificações da e-max são as seguintes:
tipo de bateria
silicone
velocidade máxima
25 / 45 km/h
(due to eu regulations),
up to 60 km/h technically possible
capacidade das baterias
4 x 12v/60ah
autonomia c/ critério
velocidade: 45 km/h
condutor: 75 kg
estrada: lisa rural 70-90 km
motor
(força nominal) motor de alta potência, 4000w 13'', sem manutenção
voltagem
(máx) 48v (53v)
output
(com booster) 45a (80a)
tempo de carga 4-8 hours
potência max. em kw / com booster (em hp)
2.15 / 3.85 (2.86 / 5.13)
peso
(peso das baterias) 191 kg (91 kg)
travões hydraulic floating disc brake
pneus 130/60 - 13

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: e-max Black CBR

Mensagem por jmal »

pcruz Escreveu:boas
as especificações da e-max são as seguintes:
tipo de bateria
silicone
velocidade máxima
25 / 45 km/h
(due to eu regulations),
up to 60 km/h technically possible
capacidade das baterias
4 x 12v/60ah
autonomia c/ critério
velocidade: 45 km/h
condutor: 75 kg
estrada: lisa rural 70-90 km
motor
(força nominal) motor de alta potência, 4000w 13'', sem manutenção
voltagem
(máx) 48v (53v)
output
(com booster) 45a (80a)
tempo de carga 4-8 hours
potência max. em kw / com booster (em hp)
2.15 / 3.85 (2.86 / 5.13)
peso
(peso das baterias) 191 kg (91 kg)
travões hydraulic floating disc brake
pneus 130/60 - 13
ok, mas penso que por ai é complicado, não sei como calcular o perímetro do pneu através dessas medidas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: e-max Black CBR

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
rufus Escreveu:
electric black Escreveu:o programador, vai ser cedido pelo fabricante, para alterar a velocidade!
e 60km/h é o máximo que o fabricante permite?

uns 80km/h era de valor...
é bem possivel, mas é preciso quitar com mais cenas, com mais 1 ou 2 baterias, ou com um pack de lítio de 72 volts, mas nesse caso o controlador tem de ser alterado ou trocado por um que suporte essa tensão, no forum "v is for voltagem", a velocidade máxima dizem ser de 75-80 km.
nice! isto faz dela o melhor ciclomotor eléctrico vendido cá?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado


pcruz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça nov 04, 2008 4:34 pm

Re: e-max Black CBR

Mensagem por pcruz »

como vão as coisas com a e-max do electric black ?
durante a semana vou a feira da golegã fazer 1 test-drive. vão lá estar 2 para o efeito.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
electric black
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por electric black »

mix Escreveu:boas

finalmente hoje foi o dia do exame de condução (de ciclomotor), visto já ter a carta tipo b foram 18eur e 2 meses de espera com a bereco verdinha encostada... demorou 10min, fiz menos de 10km e um "8" a despachar.
os 200km que ela já tem foram as voltitas perto de casa!
será que fui o primeiro portuga a fazer o exame de condução num ev?
electric black como ambos somos de coimbra podíamos encontrar-nos um dia para fazer uma comparação emax vs bereco. obviamente que a emax é melhor em todos os aspectos, mas veríamos o quanto lado a lado!

[[]]
olá mix.
claro que podemos e devemos nos encontrar para uma "corrida". e claro trocar impressões.
mas lembra-te que até me podes ganhar, porque embora a minha emax tenha + potencia. a tua bereco verdinha é muito mais leve. e o meu peso é de 82 kg isto é se não engordei + um pouco nas férias. só testando. até breve.
nota: moro na freguesia de s. martinho, próximo do hospital.

Última edição por electric black em sábado nov 15, 2008 1:55 am, editado 3 vezes no total.
e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
electric black
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por electric black »

pcruz Escreveu:como vão as coisas com a e-max do electric black ?
durante a semana vou a feira da golegã fazer 1 test-drive. vão lá estar 2 para o efeito.
boas pcruz.
hoje sai de casa direcção ao trabalho distância 10 km temperatura 5 a 6º c
2 subidas ingremes com 2 busters(por vezes não os uso, depende do tráfego não gosto de empatar o trânsito).
a emax responde de igual maneira em temperaturas de 16 a 25ºc.
resumindo: capacidade de resposta igual mesmo em baixas temperaturas. apenas diminui a autonomia. espero testar perto dos 0º c.
venha frio!

atenção à pressão dos pneus, sempre com a pressão recomendada pela marca.


abraço
e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
electric black
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por electric black »

jmal Escreveu:
pcruz Escreveu:boas
as especificações da e-max são as seguintes:
tipo de bateria
silicone
velocidade máxima
25 / 45 km/h
(due to eu regulations),
up to 60 km/h technically possible
capacidade das baterias
4 x 12v/60ah
autonomia c/ critério
velocidade: 45 km/h
condutor: 75 kg
estrada: lisa rural 70-90 km
motor
(força nominal) motor de alta potência, 4000w 13'', sem manutenção
voltagem
(máx) 48v (53v)
output
(com booster) 45a (80a)
tempo de carga 4-8 hours
potência max. em kw / com booster (em hp)
2.15 / 3.85 (2.86 / 5.13)
peso
(peso das baterias) 191 kg (91 kg)
travões hydraulic floating disc brake
pneus 130/60 - 13
ok, mas penso que por ai é complicado, não sei como calcular o perímetro do pneu através dessas medidas.
boas jmal
a medida do eixo da roda até ao aro da mesma é de 18 cm. e a medida da espessura do pneu é de 6 cm. totalizando a medida total do eixo da roda até ao rasto do pneu de 24 cm.
espero que ajude nos teus calculos ?
abraço
e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: e-max Black CBR

Mensagem por jmal »

ajuda pois, sendo assim a 45 kmh o motor vai a dar 497 rpms, a 60 kmh dá 663 rpms, portanto tudo isto a 48v, a 60 volts, ou seja com mais uma bateria iria haver um aumento de cerca de 25 % na rotação do motor, sendo que a rotação do motor é proporcional à tensão aplicada nele, portanto, tirando o corte por velocidade , que se dá aos 45 kmh, chegamos na boa aos 60 kmh com 48 volts, entretanto com mais uma bateria ficamos com 60 volts, claro que isto implica grandes alterações electrónicas, mais 25 % no mínimo de rpms, vamos ter cerca de 828 rpms que dava para uma velocidade de 75 kmh, portanto nada mau.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por mix »

electric black Escreveu:
mix Escreveu:boas

finalmente hoje foi o dia do exame de condução (de ciclomotor), visto já ter a carta tipo b foram 18eur e 2 meses de espera com a bereco verdinha encostada... demorou 10min, fiz menos de 10km e um "8" a despachar.
os 200km que ela já tem foram as voltitas perto de casa!
será que fui o primeiro portuga a fazer o exame de condução num ev?
electric black como ambos somos de coimbra podíamos encontrar-nos um dia para fazer uma comparação emax vs bereco. obviamente que a emax é melhor em todos os aspectos, mas veríamos o quanto lado a lado!

[[]]
olá mix.
claro que podemos e devemos nos encontrar para uma "corrida". e claro trocar impressões.
mas lembra-te que até me podes ganhar, porque embora a minha emax tenha + potencia. a tua bereco verdinha é muito mais leve. e o meu peso é de 82 kg isto é se não engordei + um pouco nas férias. só testando. até breve.
nota: moro na freguesia de s. martinho, próximo do hospital.
boas,
s. martinho do bispo?? lol eu moro a menos de 1km do hospital perto da bayer, que agr é blue pharma!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
electric black
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por electric black »

jmal Escreveu:ajuda pois, sendo assim a 45 kmh o motor vai a dar 497 rpms, a 60 kmh dá 663 rpms, portanto tudo isto a 48v, a 60 volts, ou seja com mais uma bateria iria haver um aumento de cerca de 25 % na rotação do motor, sendo que a rotação do motor é proporcional à tensão aplicada nele, portanto, tirando o corte por velocidade , que se dá aos 45 kmh, chegamos na boa aos 60 kmh com 48 volts, entretanto com mais uma bateria ficamos com 60 volts, claro que isto implica grandes alterações electrónicas, mais 25 % no mínimo de rpms, vamos ter cerca de 828 rpms que dava para uma velocidade de 75 kmh, portanto nada mau.


boas jmal
informo que quando testei o prototipo da emax, no princípio de abril 2008, numa manhã debaixo de uma chuva miudinha, temperaturas +/- 10ºc. efectuei uma viagem de oliveira do bairro até coimbra. percorri 46 km sem paragens chegando a casa na reserva. (ainda dava para + 3kms +/- em plano)
a velocidade máxima que dava em plano, (quero dizer em todas a rectas práticamente planas) era de 55 km/h. e sempre com acelarador a fundo menos nas descidas onde a velocidade era mais elevada.
regressei no dia seguinte a oliveira do bairro tb sem paragens. passados 42 kms entrou na reserva onde passou a velocidade máxima em recta 25km/h e em subidas pelos 10/15 km/h. mas lá chegou.
atenção: no regresso a oliveira utilizei um buster a mais e penso que se houve paragens curtas, as baterias poderiam voltar a outros valores, (poderiam dar para mais kms), mas não sou muito entendido nessa matéria. deixo essa parte para os mais entendidos.
portanto volto a referir que só preciso de um programador de fábrica, para aumentar a velocidade e não de + baterias. futuramente vou precisar de baterias de lithium para substitiuir as de gel. (quando estiverem a preços acessiveis).

abraço
Última edição por electric black em domingo nov 16, 2008 7:47 pm, editado 1 vez no total.
e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
electric black
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por electric black »

mix Escreveu:
electric black Escreveu:
mix Escreveu:boas

finalmente hoje foi o dia do exame de condução (de ciclomotor), visto já ter a carta tipo b foram 18eur e 2 meses de espera com a bereco verdinha encostada... demorou 10min, fiz menos de 10km e um "8" a despachar.
os 200km que ela já tem foram as voltitas perto de casa!
será que fui o primeiro portuga a fazer o exame de condução num ev?
electric black como ambos somos de coimbra podíamos encontrar-nos um dia para fazer uma comparação emax vs bereco. obviamente que a emax é melhor em todos os aspectos, mas veríamos o quanto lado a lado!

[[]]
olá mix.
claro que podemos e devemos nos encontrar para uma "corrida". e claro trocar impressões.
mas lembra-te que até me podes ganhar, porque embora a minha emax tenha + potencia. a tua bereco verdinha é muito mais leve. e o meu peso é de 82 kg isto é se não engordei + um pouco nas férias. só testando. até breve.
nota: moro na freguesia de s. martinho, próximo do hospital.
boas,
s. martinho do bispo?? lol eu moro a menos de 1km do hospital perto da bayer, que agr é blue pharma!

[[]]
somos vizinhos lol.
eu moro na rua da republica em frente ao prédio nº 88
passa por lá na terça feira entre as 14h00 e as 16h00 e logo verás a emax, podes entrar com a tua verdinha à vontade e dá umas bunizadelas.
e depois, lá teremos de fazer uma corrida. com o hospital mesmo ao nosso lado, não temos nada a temer. lol

e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por mix »

boas, eu moro na rua da restauração que é quase ao lado da tua! muito provavelmente da minha casa vejo a tua lol na 3a é-me praticamente impossível pois tenho aulas o dia todo e chego a casa já de noite...os melhores dias para mim seriam às 2as e 5as ate as 14h ou aos fim-d-semana!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
electric black
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm
Localização: Coimbra

Re: e-max Black CBR

Mensagem por electric black »

corrida eléctrica do ano !!!!

atenção a todos.
vai-se realizar a maior corrida electrica (de scooters) do ano, na próxima quinta-feira !!

scooters: emax-vs-bereco.
riders: electric black-vs-mix.

1º prémio: 1 litro de gasolina sem chumbo.
2º prémio: 1/2 litro de gásoleo.

resultados, serão postados nesta casa logo que o juri, apresente os resultados da corrida.

e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”