a Flaviense.

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: a Flaviense.

Mensagem por jmal »

Emanuel Couto Escreveu:
affalves5 Escreveu:Foi curioso que com bateria muito fraca, bastou apenas desligar voltar a ligar e se a levasse a meu lado a andar a luz da bateria não acendia. É possível ou normal??
A explicação é simples!

Tens uma bateria que tem uma diferença de potencial (energia) que é medida em volts (pressão).
E temos uma carga (motor/chassi/condutor/etc...) que faz "pressão" no sentido oposto da bateria, logo esta vai baixando a sua voltagem até acender a luz, e por fim o controlador vai cortar para não danificar a mesma.

Quando desligaste a moto e voltaste a ligar a carga não estava a fazer "pressão" logo deu uma voltagem superior à de antes.

Quando levaste a moto pela mão e não acendeu a luz!
Porque sem o teu peso, a carga ficou menor, menos "pressão" contrária, e mantendo a voltagem em níveis superiores, não acendendo a luz.
Perfeito.... Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: a Flaviense.

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado ...Jmal... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


affalves5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta dez 03, 2014 7:51 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por affalves5 »

Emanuel Couto Escreveu:
affalves5 Escreveu:Foi curioso que com bateria muito fraca, bastou apenas desligar voltar a ligar e se a levasse a meu lado a andar a luz da bateria não acendia. É possível ou normal??
A explicação é simples!

Tens uma bateria que tem uma diferença de potencial (energia) que é medida em volts (pressão).
E temos uma carga (motor/chassi/condutor/etc...) que faz "pressão" no sentido oposto da bateria, logo esta vai baixando a sua voltagem até acender a luz, e por fim o controlador vai cortar para não danificar a mesma.

Quando desligaste a moto e voltaste a ligar a carga não estava a fazer "pressão" logo deu uma voltagem superior à de antes.

Quando levaste a moto pela mão e não acendeu a luz!
Porque sem o teu peso, a carga ficou menor, menos "pressão" contrária, e mantendo a voltagem em níveis superiores, não acendendo a luz.
Obrigado pela explicação :)

Apesar de não perceber muito do assunto, estava a pensar que a explicação para isso teria de passar um bocado por ai :)

isso quer dizer que a minha descarga foi mesmo, mas mesmo profunda :roll: ...


affalves5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta dez 03, 2014 7:51 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por affalves5 »

Ora vamos lá a uma actualização.

Já estou quase no 13000km, sinceramente não sei com quanto km exactos comecei. Apenas sei que tinha 12 mil e picos :).

Depois de quase mil km nas minhas mãos só tenho a dizer coisas boas sobre a mota. Devido ao percurso regular (mais ou menos) e com uma velocidade média de 65km/h noto que a autonomia da mota está a melhorar.

Queria pedir uma opinião e agradeço desde já se me puderem esclarecer :).

- Carrego a bateria sempre até 90% da capacidade. (semanalmente deixo fazer uma carga completa)
- Faço 40km diariamente e nos dias mais frios que estiveram, a mota fazia os 40 km, mas já fazia o ultimo km com o sinal da bateria ligado.
- Nestes últimos dias fez os 40km sem ligar a luz de bateria (Devido a temperatura que aumentou ou a autonomia melhorou devido as viagens longas que faz, não sei :) )
- Tenho a possibilidade de carregar em casa e no trabalho, ambos os sítios dentro de garagem.

Acham que devo dar uma carregadela de 30 minutos ou mais para não andar com a bateria sempre no limite?? Apesar de não acender luz de bateria, foi apenas nos dias mais frios.

Acham que devo continuar assim, carregar até 90% e fazer os 40km sem carregar??

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: a Flaviense.

Mensagem por Mumia »

Bom certamente tens aqui pessoal mais capaz de te dizer a melhor coisa :)

Na minha humilde opinião se tens a oportunidade de carregar quer no trabalho quer em casa, deves fazê-lo, quanto mais profundas forem as descargas menos tempo de vida terá o pack. E ainda mais com este fio que anda por aqui agora.... leva-as a ter "menos autonomia" e a terem mais esforço, mais esforço e descargas profundas............

Fazes 20km + 20km certo? carrega sempre a mota e siga vais ver que ela vai gostar muito mais ;) alem que vai ajudar a andar mais quentinho o pack e a teres outra "genica" na menina, e claro o pack sofre menos porque não está sempre a levar descargas profundas e terás baterias para muitos mais tempo.

Se estiver errado os Dr's que me corrijam ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: a Flaviense.

Mensagem por jasmim »

Para aquilo que fui aprendendo por aqui, deves seguir o que o Múmia diz. Apenas acrescento que se deve fazer descargas profundas quando se nota uma perda substancial da autonomia. Poderá ser de 1000 em 1000km.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


affalves5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta dez 03, 2014 7:51 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por affalves5 »

Obrigado pelas dicas . :) jasmin e Mumia

vou fazer então 20km carrego até aos 90% e depois mais 20km. Parece-me bem
Não tinha a certeza do que seria mais "saudável" pras baterias.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: a Flaviense.

Mensagem por Mumia »

Não sou nenhum expert e para isso tens por cá grandes Dr's e pessoalmuitooooooo mais batido na Vectrix, mas eu carregava totalmente a cada 20km (cada viagem), quanto à descarga profunda, não a vejo tão necessária entre tao poucos Km's ainda mais aos Km que fazes por dia... quando notares que há aí alguma "perda" de autonomia ou que te parece que a voltagem "desce" mais, então uma descarga profunda (até acender a luz vermelha) e siga....

Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade :) vá vá ao pessoal mais batido nestas meninas dêem a vossa opinião (para ver se ainda percebo algo disto ihihih) ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por ogadiv »

Amanhã vou estar por Vidago, não queres aparecer por lá?
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: a Flaviense.

Mensagem por pafi »

Aproveitem e combinem as viagens até SJPesqueira.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: a Flaviense.

Mensagem por zeuz »

sugarstorm Escreveu: Tem atenção para não deixares subir muito a temperatura do pack. Tudo o que for acima de 35º é mau para as baterias.
A tensão não deverá baixar dos 120v.
Faz sempre um pré arrefecimento do pack antes de o carregares. Carregas no travão e desligas a moto ainda a carregar. Assim ela começa o arrefecimento antes de carregar.
Evita andar a puxar demasiado pela scooter pois as baterias Nimh não gostam de esforços elevados durante muito tempo seguido. Se for momentâneo, ok.
E agora dou-te o conselho que dou o todos que têm Vectrix Nimh com SW original. Se tens o software original, pensa seriamente em instalar o do jmal. Mais tarde ou mais cedo esse software vai destruir as baterias. :|
Mensagem #15
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: a Flaviense.

Mensagem por zeuz »

sugarstorm Escreveu: Agora. No verão, depende da temperatura. É normal em Julho/Agosto os packs irem bem para cima dos 30º. Muito mesmo. Aí, 3 ou 4 horas de arrefecimento antes de carregar não é descabido.
A vantagem do SW do jmal ou do The Laird é que carrega mais devagar e, naturalmente, não aquece tanto o pack. Mas o mais importante é que não faz aqueles períodos estúpidos de várias horas de equalização a 3 amperes que rebenta com as células Nimh.
Sempre que puderes evitar a equalização, evita. Carrega até 95% e desliga. Para teu próprio bem!
Mensagem #17
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: a Flaviense.

Mensagem por zeuz »

sugarstorm Escreveu: As fases de carregamento da Vectrix são:

CO - Cooling. Arrefecimento; Tempo programável como já sabes.
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Tr - Transition. Fase de transição de 15 minutos. É mais uma fase de arrefecimento do pack;
CC - Completing Charge. Carga final. Cerca de uma hora; Carga a 3 amperes;
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! :o Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.

A evitar a fase de EO, assinalada a bold. E mesmo CC também. Tudo o que gera calor é mau. Quando vires a temperatura do pack a começar a subir 2/3º está na hora de desligar da parede :D
Se não necessitares de fazer percursos regulares de mais de 50 kms, eu sugeria que, enquanto tens esse software, não deixes chegar muitas vezes às fases de CC e EO. Só com a fase de CP ela ficará 90% carregada. Para teres os 10% finais tens de rebentar com o pack. Por isso, se puderes, EVITA!
De vez em quando (tipo uma vez por mês) podes fazer um carregamento completo. De preferência durante a noite para evitar calor.
E mais uma pequena informação. A chave é para estar na posição OFF durante todo o processo de carga.
Mensagem #26
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: a Flaviense.

Mensagem por serges »

Posto isto até ia dizer algo e olha... o Zeus limpou.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: a Flaviense.

Mensagem por zeuz »

Percam um pouco de tempo a ler o DB dos VE's que vos interessam ou do vosso VE, caso já tenha sido propriedade de outra pessoa... muitas vezes encontramos as mesmas questões/dúvidas e respectivas respostas.

Os diários de bordo servem para isso! ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


affalves5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta dez 03, 2014 7:51 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por affalves5 »

Obrigado ao zeus por me recordar dessas informações.

Eu por acaso já tenho alguma dessa informação em papel e bem visíveis no sitio de carregamento da mota.

Tou a ver que carregar apenas a 90% é o melhor a fazer. Se alguém discordar que se pronuncie :)

Mudar o software pro do jmal era coisa que até gostava, mas fica é fora de mão ir tão longe.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: a Flaviense.

Mensagem por zeuz »

Já lhes perguntaste se fariam recolha e entrega em tua casa? ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por sugarstorm »

serges Escreveu:Posto isto até ia dizer algo e olha... o Zeus limpou.
É isso mesmo!
Eu já tinha o dedo no gatilho para responder novamente e o Zeus antecipou-se :lol:
Mas ficam outras dicas:

Carrega sempre o mais próximo possível da sua utilização. Ou seja, não deves carregar a moto hoje para utilizar amanhã, se a puderes carregar amanhã imediatamente antes da utilização.
Quanto menos tempo as baterias tiverem 100% carregadas (ficam em stress e em autodescarga), melhor para o pack.

Se for necessário deixar a moto parada uns tempos (férias, neve nessa zona ;)), então é carregar até o SOC (State Of Charge) estar a 40 a 50%, ou seja cerca dos 130v.

Abraço

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: a Flaviense.

Mensagem por sugarstorm »

affalves5 Escreveu:Obrigado ao zeus por me recordar dessas informações.

Eu por acaso já tenho alguma dessa informação em papel e bem visíveis no sitio de carregamento da mota.

Tou a ver que carregar apenas a 90% é o melhor a fazer. Se alguém discordar que se pronuncie :)

Mudar o software pro do jmal era coisa que até gostava, mas fica é fora de mão ir tão longe.
Se fizeres só os 20kms, então os 90% estão perfeitos.
Se for para fazer 40kms, é melhor carregar a 100%. Deves evitar ao máximo o acender da luz vermelha da bateria.

Quanto ao SW, fica ao teu critério.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: a Flaviense.

Mensagem por Mumia »

eu até posso concordar com os "90%" ou antes da equalização.... mas no verão com CALOR, no inverno até lhes faz bem o quentinho.... digo eu...

Quanto ao SW... bom eu sou suspeito :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”