Erider Thunder @Madeira

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Erider Thunder @Madeira

Mensagem por MRider »

Boas

E com alegria que dou inicio ao meu novo diário de bordo da minha nova eléctrica. :mrgreen:

Já dei umas voltinhas com ela para matar saudades e já deu para ver que tem umas arestas a limar 8-)

De seguida uma foto junto da irmã mais pequena que em breve regressara a base para outro dono. (espero que a trate tão bem quanto eu)

Imagem

Primeiro dia :mrgreen:

Imagem
Última edição por MRider em domingo out 06, 2013 9:48 am, editado 3 vezes no total.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Vou começar a falar nas arestas que tem de ser limadas :

Preciso de mais força a subir o controlador deve de estar a limitar muito, pois fiz umas subidas para o trabalho com o percurso igual que fazia com a 3000w e sobe ligeiramente mais rápido uns 10km/h a mais algo nos 35 km/h na parte mais inclinada.
Chegado ao trabalho o motor esta morno mais para o frio :lol:

Notei que o disjuntor aquece um bocadinho, vou alterar para o corta corrente pois o disjuntor limita um bocadinho na passagem de corrente. ( quando fiz essa alteração na 3000W notei diferenças ) .

Notei um barulho quando passo em lombas
Tirei uma tampa e vejo que as baterias estão soltas, e aqui começa uma coisa que não gosto ....
Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.
Eu não gosto disso e vai ser alterado ( ainda tenho de telefonar para lá) .
Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma).
E alem do mais as baterias estão soltas :shock:
Imagem

Mas de uma maneira geral estou a gostar é muito mais estável e robusta do que a outra :lol:

Opiniões, criticas, conselhos...
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por Mumia »

visitante2 Escreveu: Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.

Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma).
E alem do mais as baterias estão soltas :shock:
:shock: :shock: :shock:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por pafi »

Parabéns pelo upgrade! Esse modelo sporty é dos melhor conseguidos, e tem uma estética muito boa.
Mal pousou e já a vais kitar. Nem lhe dás hipótese :lol: .

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Eu aprendi muito com a outra de 3000 w

E aprendi também muito com o forum e o pessoal que me ajuda.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por zointz »

Boas,
Algumas das coisas que acabo de ver/ler deixaram-me um pouco nervoso. Eu quero dár-te os parabens e desejar-te muitas felicidades mas estou a notar algumas falhas que eu considero essenciais.
visitante2 Escreveu:vou alterar para o corta corrente pois o disjuntor limita um bocadinho na passagem de corrente
Uma protecção é essencial em caso de curto circuito ou sobrecarga, se tiras isso, tiras uma proteção fundamental da tua moto, isto na minha opinião. Talvez substituir por um disjuntor melhor ou um fusível, mas para um simples corta-corrente, não me parece boa ideia. E atenção que é para DC e não AC como quase todos os que são vendidos.
visitante2 Escreveu:Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.
E o BMS ? Não achas-te importante ? Nessas subidas ingremes irá ser facil quando as baterias estão no final da carga baixar para valores abaixo dos recomendáveis e sem BMS, não tens nem o balanceamento nem a protecção celula a celula o controlo para tensão total não chega. Aproveito para te adiantar que equilibrar um pack e isso vai ser essencial demora bastante até ter pratica pois só sabes quais têm mais carga no final do carregamento e tens de estár lá á espera pelo final para depois em 5 minutos tudo ter acabado :( entretanto ficas... O quê :o , qual éra a que tinha mais :? Havias de ver as caras que eu fazia.

Já agora 5Kw serão por volta de 70Amp a 76v que poderá chegar aos 120Amp/130Amp em pico, e estou a achar os fios muito finos principalmente esse terminal negativo que tem vários fios agarrados.
visitante2 Escreveu:Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma)..
Se já tens lithium não vai ser muito mais leve, no entanto seria o desejavel para poderes colocar um BMS.

OK, já te bati muito, peço desculpa por este comentário, mas talvez te ajude a fazer escolhas importantes logo de inicio.

P.S. Se te servir de consolo, para mim esse é de todos e de longe o modelo mais giro de motas electricas chinesas.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por lopes »

zointz Escreveu:P.S. Se te servir de consolo, para mim esse é de todos e de longe o modelo mais giro de motas electricas chinesas.
Não posso estar mais de acordo!
Parabéns pela nova montada ;)

E um conselho... desfruta da mota e não queiras fazer já tudo... leva a coisa com calma :)


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por labutess »

Parabens,
é bem bonita a tua nova scooter,
eu já andei a namorar uma igual :lol: ,mas ainda não fiz o casamento :P :P
Aceita o conselho do Lopes, desfruta dela e do que ela consegue fazer, pois não é um avião :roll:
Bons kms 8-)

Avatar do Utilizador

A.Marques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 306
Registado: quinta jul 19, 2012 4:57 am
Localização: Figueira da Foz

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por A.Marques »

Parabéns pela aquisição, agora é só rolar.
e-max 90s a rolar
SW Predator 60Ah - Figueira da Foz

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Antes de mais muito obrigado pelos comentários.
Agora vou tentar responder a tudo :lol:

Em primeiro lugar a mota ta como veio eu não alterei nada ainda :mrgreen:

Os cabos entre as baterias são os originais, e quando começar a mexer nela vão ser alterados .
Quando eu disse que ia meter um corta correntes esqueci mencionar que vou obviamente colocar um fusível adequado.
Vou tirar o disjuntor já porque tive problemas com disjuntor na outra para não falar que restringe a corrente e aquece o contacto dentro.

Eu não optei por BMS para já porque era mais uma despesa.
Eu vou balenciar as células como fazia na de 3000w, e andavam sempre muito estáveis quer na carga quer da descarga e foi assim por mais de 2000 km . E muito fácil fazer o balenciamento com um carregado/balenciador.
De qualquer maneira eu nunca faço uma descarga profunda e tenho um voltímetro no CB de bordo.
Não digo que num futuro não opte por um BMS, mas esta receita que faço tem funcionado muito bem.

Na questão das baterias sim são MUITO mais pesadas.
Ora vejamos 6 baterias com 9kg cada da 54kg :shock:
E 24 células com aprox 1,6 kg cada da no total 38,4 kg aproximadamente, só aqui ja tenho um ganho de 15,6 kg que num veiculo eléctrico faz toda a diferença.

Para não falar que com células de lítio consigo monitorizar cada uma por si, e se precisar posso substituir uma célula só, o que não acontece com as baterias de lítio de 12v, e segundo o que me disseram costumavam dar problemas, não sei se já foram melhoradas.

Eu não vou fazer tudo de uma vez até porque com esta historia de andar a trocar de scooter e devolver a outra fiquei liso :oops:

Há já me esquecia eu não quero velocidade, eu quero é força para poder subir por aqui descansado :lol:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por e_bike »

Parabéns pela nova máquina!

Isso da força nas subidas depende muito do tipo de motor e controlador que tiveres. Na minha mesmo com os parâmetros de corrente no máximo não consigo grandes arranques nas subidas, embora depois de ganhar balanço ela suba quase tudo sem problemas.
Nas Predator acho que é por causa do controlador kelly limitar muito a corrente no arranque. Na tua talvez se consiga melhorar aumentando o débito de corrente a baixa velocidade.
Estes motores hub, sem desmultiplicação têm alguma dificuldade em vencer a inércia inicial. É uma das coisas que não gosto na minha!

Espero que desfrutes dela por muito tempo sem problemas!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Sim tens razão :-) vamos lá ver :-)
Obrigado
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por zointz »

Muito bem, agora compreendo, força nisso, e se precisares de ajuda já sabes.


Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pela aquisição!!!!
Agora há que vai ser!! É sem dúvida uma mota muito bonita, sem falar que é mais potente que a anterior, que te vai dar muito jeito, numa ilha com muitos declives.

Quanto às coisas que pretendes melhorar!
Como adquiriste bastante experiência da anterior, já viste logo os pontos fracos desta.

Só convem teres algum cuidado nas transformações!
Não te esqueças que a Mota encontra-se na garantia, e se alguma avaria resultar destas modificações, vais ter problemas.

Quanto às baterias, não sei como foram as negociações, e porque não tem aí as baterias que querias, pois com o tempo que estiveste à espera, não há desculpa.

A respeito de não fazeres descargas profundas, nas antigas baterias!

Neste tipo de bateria (ião de lítio), devesse sim fazer descargas mais profundas, claro que não vais fazer isto todos os dias!
Mas estas baterias, neste tipo de exigência, "que é muita", talvez uma vez por mês, necessitam de uma descarga mais profunda, claro com a tensão nos valores mínimos, pois se a tensão cair muito, vamos ter problemas!
Assim as baterias ficam mais eficientes, com maior durabilidade, etc.

Quanto ao peso!
Sim, as baterias formadas com células individuais, ficam bem mais leves, já comprovei isto!

Quanto ao controlo/monitorização das mesmas, sem dúvida que com um BMS ficava melhor, mas temos de trabalhar com o que temos/podemos, e já és perito em balanceamento de baterias :)

Mais uma vez, meus parabéns..
Muita sorte com a montada! Aproveita o verão!

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Markito
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 162
Registado: quarta jun 13, 2012 9:56 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por Markito »

Parabens visitante2 ;)

Demorou mas já chegou :mrgreen:

A mota é mt gira, sim senhor :)

Podes dizer qual a velocidade maxima dela e respectiva autonomia média/máxima ? :twisted:


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por pena33 »

Parabéns pela aquisição.
Espero que não tenhas problemas como a anterior

Quando puderes coloca mais algumas fotos, o pessoal agradece.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por jmal »

Parabéns, bonita Mota.


Quanto às baterias manda sacar isso fora, além de não servirem para veículos eléctricos nem bms têm.

:o
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Boas muito obrigado pelos comentários.

Sim já vou tratar das baterias.

E quanto a ajuda sim claro que vou presizar de ajuda e concelhos.
E se tiver a fazer algo mal digam .

Até porque sou " verde" nestas andanças.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Prabens
Mais um a acrescentar electrões "à bola de neve" ;)

BondadeSua

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Boas

Começo com uma foto de jeito da Scooter :lol:
Imagem


A questão das baterias ainda esta para resolução . Estive meia hora a conversa com o vendedor e ele a me tentar convencer que estas baterias já são mais evoluídas que as mais antigas e que não dão problemas....

Mas eu não fiquei convencido, e em ultimo caso devolvo estas baterias de lítio de 12v e compro eu as células.

Mas adiante 8-)
Ja fiz uma pequena mod que foi colocar mínimos de led SMD e led na lâmpada de matricula. Afinei também o farol de médios que estava muito baixo.
Mas continuo com pouca luz, aceito sugestões para melhora a luminosidade dos médios. A lampada é H1 de 55w, e meter xenon pode trazer problemas.

Entretanto ontem depois do trabalho a noite e pela fresquinha ja fiz um desafio eléctrico :lol:
Sai de casa, fiz cerca de 12km até ao Funchal e parei num local que fica a aproximadamente a 50 m de altitude onde fiquei por uns 20 minutos .

Depois daí foi sempre a subir até aos 550m de altitude, tive de parar a cerca de 1 km do local final para as baterias recuperarem um pouco, porque já vinha a morrer muito. Parei cerca de 5 minutos depois arranquei ja com força até ao local final.
Que fica no Largo do Monte onde parei cerca de 20 minutos para dar descanso a mota, o motor estava quente mas não demasiado pois conseguias-se tocar bem com a mão algo nos 50 ou 55 graus de temperatura.

Depois tentei subir mais uns 100m de altitude no total 600m de altitude aproximadamente, mas como a mota vinha a morrer muito e como na estrada ja não havia luz e era bem de noite, voltei para o Funchal.
Portanto se carregar no monte consigo subir mais :lol:
Imagem

Fiquei contente com o desempenho da mota, sabendo que esta original e que posso melhorar alguns aspectos.
Depois fui ter ao posto de carregamento mobi-e onde carreguei cerca de uma hora de tempo e aproximadamente 0,97 kw.
Carreguei la não por falta de bateria mas porque a energia era de borla :lol: .
Imagem

Depois fui para casa onde ficou a carregar a noite e gastou cerca de 2,30kw .
Ontem fiz um total de 51 km aproximadamente e com isto ja passou os 100km feitos :mrgreen:
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”