Thunder 4000W 40Ah

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Zacarix
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Zacarix »

bem vindo ao clube...
boa sorte e muitos km nessas rodas.
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paulogil
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por paulogil »

boas
parabéns pela montada e muitos km's juntos pelo asfalto...

mete aí umas fotos da menina....

um abraço e força nas faíscas......
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zointz
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por zointz »

boas,

obrigado a todos, sinto-me orgulhoso de finalmente fazer parte desta pequena grande família de "queima electrões", foi um namoro dificil, demorado, mas o casamento aconteceu e lá estamos em lua de mel ....

tudo o que se relaciona com a chica tem sido uma grande aventura, o meu pequeno projecto acabou por não resultar (o amperímetro ainda não lê nada de jeito, mas estou a trabalhar nisso) a mudança de visual do mostrador da moto acaba por falhar tb , pois ficou muito mal, mas tudo terá remédio assim eu vá tendo tempo .

acabei por receber na quinta feira à porta do meu trabalho entregue em mãos pelo magnifico barrocas, está muito bonita e começa então o nervosismo de quem nunca fez 1 km seguido de moto.... pareço um miúdo que está a ter a 1º aula de condução tudo é stress, durante os poucos kms que fiz é tudo muito tenso , ainda nem sequer reparo no mostrador para ver a que velocidade vou, faz me lembrar a primeira vez que conduzi um carro sozinho ao fim de uma centena de metros tive de desligar o rádio porque me estava a deixar nervoso .

logo após a entrega fui coloca-la na garagem do trabalho que é uma rampa em l que normalmente está molhada e é muito escorregadia, para entrar tudo bem, para sair, bom imaginem, pois não consigo por por palavras.

as aventuras continuam quando chego a casa e tento coloca-la à carga e reparo que o disjuntor da minha garagem que é de apenas 5amp começa a vibrar que nem um louco quando a ligo, depois passado algum tempo e com as luzes da garagem acesas o disjuntor dispara , o portão como é eléctrico só funciona com o quadro ligado e eu tenho receio que se a deixar a carregar com o portão fechado o tenha de arrombar para entrar.. bonito ! claro que quem quer consegue e já estou a tratar de arranjar um método de segurança para abrir o portão , para já só carrega com o portão destrancado (ai a segurança !)


para já é tudo e as fotos deve demorar pois esta e a próxima semanas vão ser de loucos no trabalho, se conseguir arranjar tempo...logo se vê


fiquem bem !
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serges
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por serges »

olá parabéns pela escolha e já sabes temos um workshop para estares presente!

aprendes tudo o que precisas!
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Zacarix
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Zacarix »

zointz,

vai com calma e descontracção. muita atenção e descontração.

essa tua descrição de nervosismo faz-me lembrar a minha primeira vez.... como eu te compreendo...
continuo com pouca experiencia mas já passei a barreira dos 4000 km em meia duzia de meses e tu brevemente tambem lá chegarás. esse nervosismo e essa tensão são inevitáveis mas não dão conforto nem segurança. tenta descontrair-te.
lembra-te: tal como tu, tambem outros tiveram as suas primeiras vezes, e não é nenhum bicho de sete cabeças.

alegra-me saber que há mais um entusiata e "aventureiro".
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Volt
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Volt »

vai com calma. sem dúvida que isso é que é preciso. procura evitar fazer movimentos bruscos quando estás em cima dela, especialmente nestes pisos molhados... a confiança para andar mais "à vontade" há-de chegar com o tempo. deixa-a vir naturalmente.

boa sorte.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


queroserelectrico
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por queroserelectrico »

não há nada como a primeira vez !!!!
espero estar a descrever algo semelhante dsqui a pouco tempo ....

abraço

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monicasalgado
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por monicasalgado »

pois é, zointz... também te compreendo bem.

o que sofri para chegar a casa no dia em que fui buscar a minha - mais de 20km de lisboa a paço de arcos com os nervos à flor da pele.

mas isso vai acalmando com a prática e em breve vais retirar um imenso prazer de conduzir a tua menina

boa sorte.

Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!


Seal
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Seal »

só uma pequena nota que na minha opinião ajuda muito e pode evitar o excesso de confiança:

segunda as estatísticas a maioria dos acidentes de moto dá-se a seguir ao 1º ano de condução, isto porque pensamos que já dominamos a máquina e o excesso de confiança trai-nos.

isto não acontece só nas motos...

tenham isto em mente, que evita-se muito acidente.

muitos e bons km´s sem nenhum acidente.
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scooteko
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por scooteko »

zointz, esse consumo não te parece demasiado?
ou andas sempre a abrir!
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zointz
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por zointz »

scooteko Escreveu:zointz, esse consumo não te parece demasiado?
ou andas sempre a abrir!

boas,

poucos kms, poucas recargas e alguma incongruência nos dados do 1º carregamento há-de ir ao lugar.

fica bem
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scooteko
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por scooteko »

o que aconteceu ao amperímetro?
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por zointz »

scooteko Escreveu:o que aconteceu ao amperímetro?

com tempo coloco aqui a história, mas está montado !
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por zointz »

boas,
vou tentar a partir de agora ir actualizando este dbcom mais frequência, estava a tentar que fosse perfeito, mas o resultado foi "zero post"

assim vou contando aos poucos o que vai acontecendo e vou começar pelos extras, mas concretamente o amperímetro.

primeiro o aspecto
antes (não é o display da minha,mas é como ficaria se não tivesse sido alterado)
antes.jpg
antes.jpg (51.88 KiB) Visto 3650 vezes
depois (ainda desligado pois não tenho foto com ele a trabalhar)
depois.jpg
depois.jpg (77.43 KiB) Visto 3650 vezes
as alterações foram :

alteração da localização dos leds (antes mostrador da esquerda)
substituição do mostrador da esquerda pelo amperímetro vindo directamente do oriente.... muita pesquisa no ebay.... muita indecisão do local para o colocar.
colocação de de mostradores novos em branco fosco.
aqui começou a aventura, eu queria que ambos os mostradores fossem iguais, após muita deliberação cheguei à conclusão que branco fosco éra o melhor, mas onde arranjar ?
solução:
canibalizei um dummy de uma nova torradeira tefal que tem uns leds no interior, e tinha uma placa fosca que era exactamente o que pretendia

por baixo do mostrador fosco estão dois discos vermelhos para filtrar toda a luz excepto a vermelha, mais uma vez problema... com não conseguia arranjar a cor correcta, lembrei-me de ir ao office center, comprei uma daquelas prateleiras empilháveis vermelha, e mais uma vez foi canibalizada.

todos os discos foram cortados com um ferro de soldar e aparados com uma rebarbadora.


resultado:

o amperímetro não funciona bem ligado ao conversor dc-dc porque a alimentação do amperímetro tem de estar isolada da fonte a medir (sinceramente não percebo porquê, mas é verdade, neste momento funciona bem com uma pilha de 9v)

os displays (voltímetro na direita e amperímetro na esquerda) estão muito afastados relativamente ao mostrador fosco e os numero estão muito distorcidos e com pouca visibilidade, será algo a melhorar.

alguns dados para quem gosta:

a minha é uma 4000w mas:

a fundo consome 82 amp a 69v o que dá 5727w

na thunder com a 1º velocidade e com o punho enrolado (+/- 45km/h) consome +/-18a a 71v dá 1278w (uma nespresso consome isso)


para já é tudo....

fiquem bem !
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jmal
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu: o amperímetro não funciona bem ligado ao conversor dc-dc porque a alimentação do amperímetro tem de estar isolada da fonte a medir (sinceramente não percebo porquê, mas é verdade, neste momento funciona bem com uma pilha de 9v)
sim, não é de estranhar, porque o conversor dc-dc neste momento está ligado depois do sensor de corrente, e como tal ele não está a medir o sensor. uma alteração simples e que podes fazer para o meter a funcionar, é dar-lhe (ao amperímetro) a massa (gnd) de alimentação antes do sensor de corrente, assim resolves o problema, mas atenção, só no caso
desse sensor estar ligado no negativo da bateria.
zointz Escreveu:
alguns dados para quem gosta:

a minha é uma 4000w mas:

a fundo consome 82 amp a 69v o que dá 5727w
à aqui qualquer coisa mal, as 22 baterias a debitar 82 amperes não mantêm os 69v, devem dar bem menos, algo em torno dos 60-63 volts, assim dará mais de 5000w.
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu: sim, não é de estranhar, porque o conversor dc-dc neste momento está ligado depois do sensor de corrente, e como tal ele não está a medir o sensor. uma alteração simples e que podes fazer para o meter a funcionar, é dar-lhe (ao amperímetro) a massa (gnd) de alimentação antes do sensor de corrente, assim resolves o problema, mas atenção, só no caso
desse sensor estar ligado no negativo da bateria.
boas,
pelo que dizes, devo ligar o negativo do amperímetro directamente à bateria, e o positivo ao conversor dc-dc ? e isso não vai injectar uma tensão maluca no amperimetro ? agradeço a ajuda

zointz Escreveu:
alguns dados para quem gosta:

a minha é uma 4000w mas:

a fundo consome 82 amp a 69v o que dá 5727w
jmal Escreveu: à aqui qualquer coisa mal, as 22 baterias a debitar 82 amperes não mantêm os 69v, devem dar bem menos, algo em torno dos 60-63 volts, assim dará mais de 5000w.
isto já foi um teste que fiz a algum tempo e foi em aceleração, não em velocidade constante, e posso me ter enganado na tensão mas não por muito,não tenho ideia de a tensão baixar para menos de 63v em qualquer circunstancia e quando está bem carregada não desce abaixo dos 67v, testarei de novo e colocarei o resultado aqui.


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scooteko
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por scooteko »

é claro que depende da capacidade da bateria e da resistência que o motor impõe.
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jmal
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:
jmal Escreveu: sim, não é de estranhar, porque o conversor dc-dc neste momento está ligado depois do sensor de corrente, e como tal ele não está a medir o sensor. uma alteração simples e que podes fazer para o meter a funcionar, é dar-lhe (ao amperímetro) a massa (gnd) de alimentação antes do sensor de corrente, assim resolves o problema, mas atenção, só no caso
desse sensor estar ligado no negativo da bateria.
boas,
pelo que dizes, devo ligar o negativo do amperímetro directamente à bateria, e o positivo ao conversor dc-dc ? e isso não vai injectar uma tensão maluca no amperimetro ? agradeço a ajuda

zointz Escreveu:
alguns dados para quem gosta:

a minha é uma 4000w mas:

a fundo consome 82 amp a 69v o que dá 5727w
jmal Escreveu: à aqui qualquer coisa mal, as 22 baterias a debitar 82 amperes não mantêm os 69v, devem dar bem menos, algo em torno dos 60-63 volts, assim dará mais de 5000w.
isto já foi um teste que fiz a algum tempo e foi em aceleração, não em velocidade constante, e posso me ter enganado na tensão mas não por muito,não tenho ideia de a tensão baixar para menos de 63v em qualquer circunstancia e quando está bem carregada não desce abaixo dos 67v, testarei de novo e colocarei o resultado aqui.


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faz um esquema de como está ligado e mete aqui, assim é mais fácil ajudar-te.
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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Barrocas »

o conversor dc-dc está ligado directamente às baterias pela cablagem da moto, o sensor do amperímetro apenas mede a passagem de corrente para o controlador, no cabo de potência do lado negativo.

há ligações independentes das baterias para o carregador, cablagem da moto, e controlador.

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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por zointz »

boas,
muito rápidamente
UP3135A_200A_diagram.jpg
UP3135A_200A_diagram.jpg (93.52 KiB) Visto 3529 vezes
sendo a carga (load) apenas o controlador+motor

o shunt está ligado ao borne negativo da bateria, e como disse o grande barrocas, o conversor está tb directo à bateria, assim como o bms e o carregador.

pelo shunt apenas passa a corrente para o controlador -> motor.

pelo que estive entretanto a consultar é um problema por a massa ser comum à carga e ao amperimetro,a solução é isolar as alimentações.

entretanto com ajuda do oriente comprei a seguinte peça
vb1212s-1w.jpg
vb1212s-1w.jpg (63.8 KiB) Visto 3529 vezes
que me parece que vai resolver na perfeição, infelizmente tb. vem do oriente, nada de made in portugal


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