Batlix Thunderix

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmal »

2wheelfun Escreveu:
jmal Escreveu: Carregada ou descarregada são valores normais, alias, em ambas as situações podem ser consideradas normais até valores superiores a esse, por exemplo após carregada a mais baixa ter 3.60 e a mais alta ter 3.8, e descarregada a mais baixa com 2.7 e a mais alta com 3.0 volts, isto não é grave, agora a meia carga se existir essa diferença (0.05 v), isso sim é grave.
Compreendo-te. A partir de que voltagem medida em repouso consideras que uma TS está descarregada, dentro dos parâmetros de segurança. 3v?
Descarregada e após repouso de 1 hora, talvez uns 3.0 - 3.10 v, mesmo com 3.10 v qualquer toque no acelerador com ela no descanso, faz-a descer a 2.75 rapidamente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

Edu_Rod Escreveu:boas

estás com cerca de 12000 km, o 2Wheel também anda perto desta marca, grande parte dos meus problemas começaram a surgir mais ou menos por aqui, parece-me que começa a surgir uma padrão....

cumpr.
Comigo a coisa fez "cabummm" aos 11250km mas há muito que venho sentido que o problema estava instalado. Para teres uma ideia, no mail de Boas Festas que respondi no Natal passado já me queixava... mas claro, nem resposta obtive. Nem na revisão dos 10000km (feita aos 11200km) se detectou o que quer que fosse. Estranho é que 50km's depois uma bateria estoira e desconfia-se de outras 2!
Cumps.

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por zepequeno »

já ando a ficar preocupado... qual será o problema? o bms? será que terei problemas quando fizer a conversão?

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Barrocas »

zepequeno, a tua não tem nada a ver com estes modelos, apenas esteticamente é parecida.

Atenção que fazer medições com multimetros do chines normalmente nao permite grandes conclusoes :P tem de usar um aparelho decente.

E se quiserem fazer testes com a mota no descanço central e punho enrolado, convem que a moto esteja segura para que a roda traseira nao toque no chão, senão ainda a vão ter de ir buscar la ao fundo da garagem/rua... :roll:

Os valores de 64~62v são niveis muito baixos do pack, se todos os elementos estiverem equilibrados, 62v sao +-2.8v por cada elemento, e aí a coisa ja vai na fase de "mergulho" acentuado, suponho que te pisque o LED vermelho no painel, como luz de reserva/aviso.

Para acontecer o que descreves no DB (e sabendo como conduzes), se nao passas dos 60 km/h e apenas consegues percorrer cerca de 55 km, algo de errado se passa com esse pack, a esse ritmo deverias ter bastante mais autonomia :?

Se não tens conhecimentos basicos sobre o que podes fazer, o melhor sera nem mexer, pois se algo corre mal, ficas com a culpa e sem a garantia... :|

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por zepequeno »

Barrocas Escreveu:
E se quiserem fazer testes com a mota no descanço central e punho enrolado, convem que a moto esteja segura para que a roda traseira nao toque no chão, senão ainda a vão ter de ir buscar la ao fundo da garagem/rua... :roll:
:lol:

sim a minha preocupação é mesmo esta, existe algum tipo de montagem lítio que seja confiável? para compensar ele deverá fazer no mínimo uns 30000km.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por zointz »

2wheelfun Escreveu:
zointz Escreveu:Boas,
Não sei se sabes,mas debaixo da tampa onde indica a volt/Amp durante a carga tens o BMS onde podes medir celula a celula com um multimetro, mas pode ser um pouco arriscado.
Não tem risco nenhum.

Boas, só salientar esta parte para quem se quiser aventurar....

O maior risco é a falta de espaço, pois ao medir 2 células adjacentes com o multímetro com pontas de prova desnudadas podes fazer um curto-circuito, e estamos a falar de terminais que vão directamente á bateria com um fio finíssimo... um curto poderia derreter o isolamento e provocar mais curtos e até um incêndio....muito cuidado.

Eu sei que as baterias em principio não ardem, mas os isolamentos ardem, os plásticos e consequentemente as baterias também arderiam.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

Barrocas Escreveu:Os valores de 64~62v são niveis muito baixos do pack, se todos os elementos estiverem equilibrados, 62v sao +-2.8v por cada elemento, e aí a coisa ja vai na fase de "mergulho" acentuado, suponho que te pisque o LED vermelho no painel, como luz de reserva/aviso.

Para acontecer o que descreves no DB (e sabendo como conduzes), se nao passas dos 60 km/h e apenas consegues percorrer cerca de 55 km, algo de errado se passa com esse pack, a esse ritmo deverias ter bastante mais autonomia
O LED Vermelho pisca de facto aos 62 V e acaba por ser a minha salvação. Já me aconteceu diversas vezes chegaram aos 35 / 40 kms percorridos e numa subida como a que existe no sentido norte/sul junto aos Ralis a uma velocidade de 50 km/h levo mais tempo a olhar para o voltimetro e para o LED do que propriamente para a estrada. Não posso deixar os 62 V varios segundos consecutivos porque o BMS corta por isso assim que chega lá vou aliviando ligeiramente o punho e perdendo mais velocidade. Acabo por chegar ao destino mas sempre com a sensação que não vou lá chegar. Por este andar láchegará o dia em que vou mesmo ficar apeado.
Estamos a programar uma ida á Batlight. Provavelmente para a semana.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por electrizado »

Zacarix a q velocidade costumas andar na autoestrada?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

Neste momento até tenho vergonha de dizer.
Habitualmente, isto é até ao inicio deste ano, rolava entre os 75 e os 80 km/h.
Nos ultimos meses e dado que tenho vindo a perder autonomia, por norma coloco o ponteiro nos 60, vou rezando para que ninguem me passe por cima, e nas descidas deixo-a ir embalando mas nem assim passo dos 70.
É de facto muito pouco para andar em AE.
Recordo que sou maçarico nisto das "motos" mas penso que em AE entre os 80 e os 90 já não era mau.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por electrizado »

mesmo a 80km/h sentes segurança na mota com o vento?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

zepequeno Escreveu:sim a minha preocupação é mesmo esta, existe algum tipo de montagem lítio que seja confiável? para compensar ele deverá fazer no mínimo uns 30000km.
"Montagem de lítio que seja confiável"... eu diria que se forem bem planeadas/executadas não há que ter stress. Isto se quem as fizer tiver alguns conhecimentos ou for bem acompanhado, no mínimo. Enquanto as tuas baterias vão dando para os gastos, vai pensando no que queres colocar, vendo preços e fazendo perguntas. Assim, quando chegar a altura de trocar já não terás tantas dúvidas.
Na minha opinião, deverias participar ou ser parte activa dessa conversão. Primeiro porque certamente te dará um enorme gozo e segundo porque vais ganhar muita estaleca para as intervenções futuras que possas necessitar fazer, tanto para reparação como para manutenção preventiva.
Eu ainda nada fiz na minha Thunder mas no plano teórico já tenho alguns conhecimentos sobre os seus componentes e as (im)possibilidades de lhe mexer. Neste e noutros foruns encontras informação interessante e que com o tempo vais cimentando conhecimentos.
Cumps.

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

Barrocas Escreveu:zepequeno, a tua não tem nada a ver com estes modelos, apenas esteticamente é parecida.
Zepequeno, isto que o Dr. Barrocas disse, não é necessariamente mau,ok? É até uma oportunidade de ficar melhor que os "outros modelos".
Barrocas Escreveu:Atenção que fazer medições com multimetros do chines normalmente nao permite grandes conclusoes :P tem de usar um aparelho decente.
...e eu a pensar que os multimetros chineses é que eram os compatíveis... :geek:
Barrocas Escreveu:E se quiserem fazer testes com a mota no descanço central e punho enrolado, convem que a moto esteja segura para que a roda traseira nao toque no chão, senão ainda a vão ter de ir buscar la ao fundo da garagem/rua... :roll:
Sim, percebi a mensagem. Convém não fazer como o "outro"... :|
Barrocas Escreveu:Se não tens conhecimentos basicos sobre o que podes fazer, o melhor sera nem mexer, pois se algo corre mal, ficas com a culpa e sem a garantia... :|
Tens toda a razão...

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

Zacarix Escreveu:Neste momento até tenho vergonha de dizer.
Não tenhas companheiro, não tenhas. Isto mal comparado é como as reuniões dos alcoólicos em que cada um relata a sua experiência de VE... :lol:
Zacarix Escreveu:Nos ultimos meses e dado que tenho vindo a perder autonomia, por norma coloco o ponteiro nos 60, vou rezando...
Ultimamente tenho sido também muito religioso. Entre fé e crença... venha o :evil: e escolha...

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Barrocas »

2wheelfun Escreveu: Sim, percebi a mensagem. Convém não fazer como o "outro"... :|
Nem me estava a referir a ti, mas a uma cena que embora nao tenha presenciado, sei que a BlueThunder fez uma "pega de caras", quando um rapaz bem intencionado quis ajudar a puxar a moto (para entrar pela zona da porta de vidro), agarrou no punho do acelerador sem saber que estava ligada, e fez uma performance de "forcado amador" pela entrada da Batlight a dentro até parar no sofá :lol: ...felizmente sem danos de maior. Ficou a marca no pavimento de vinil laranja, se reparares tem la um remendo ;)

e deixa-te la dessa cena do Dr... :P nao sou Doutor, sou Designer, daqueles que tem ideias, tambem conhecidos como idiotas :lol:

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

Barrocas Escreveu:
2wheelfun Escreveu: Sim, percebi a mensagem. Convém não fazer como o "outro"... :|
Nem me estava a referir a ti, mas a uma cena que embora nao tenha presenciado, sei que a BlueThunder fez uma "pega de caras", quando um rapaz bem intencionado quis ajudar a puxar a moto (para entrar pela zona da porta de vidro), agarrou no punho do acelerador sem saber que estava ligada, e fez uma performance de "forcado amador" pela entrada da Batlight a dentro até parar no sofá :lol: ...felizmente sem danos de maior. Ficou a marca no pavimento de vinil laranja, se reparares tem la um remendo ;)

e deixa-te la dessa cena do Dr... :P nao sou Doutor, sou Designer, daqueles que tem ideias, tambem conhecidos como idiotas :lol:
Essa fez-me rir... então o rapaz não ouviu o motor a trabalhar para saber que estava ligada?!? Coitado, faço ideia o susto!
Bem que o "outro" podia ser eu até porque jé entrei para o roll das experiências parvas de VE. Se o Guedes estivesse atrás de mim também teria de ter gritado para ele sair da frente. ;)
E quanto ao Dr.Barrocas, foi uma brincadeira minha. Para mim as pessoas têm sempre um nome e só há uma classe que merece o meu tratamento desse jeito, os verdadeiros doutores, os médicos. Como acho piada à forma como o Zepequeno te trata, decididi brincar um bocadinho contigo, não leves a mal.
Cumps.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Barrocas »

Sem stress ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por serges »

Não serás designer de interiores li isso algures numa revista...

Quanto aos comentários por ser electrica e de morte mas aspirador como alcunha não fica bem como já a chamaram por causa do som dos ventiladores... aspirador lembra me as Yahama Target!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

electrizado Escreveu:mesmo a 80km/h sentes segurança na mota com o vento?
Á velocidade que eu andava, ente os 75 e os 80, sentia-me bem na Batlix. Mesmo com vento ela demonstrava estabilidade. Até por este motivo eu formei a opinião de que me sentiria ainda mais confortável em AE com um pouco mais de velocidade. E digo isto apesar de não ser propriamente um aficcionado das velocidades e em especial com motos.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

A Batlix passou a barreira dos 13 000 km.
Aaproveitou para receber umas pastilhas novas á frente. As traseiras ainda estão muito boas.
Aguarda a sua "convocação" para comparecer junto dos peritos da Batlight para ser investigada a perda de autonomia e simultaneamente a diminuição dos tempos de carga (anormalias já anteriormente descritas neste DB).
Aguardamos...
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

Hoje e estando á beira dos 14000 km, após ter carregado as baterias, arranco para ir trabalhar e ao fim de 300 metros numa subida que tenho perto de casa, o voltimetro vai imediatamente aos 61 Volt, desacelero para que o BMS não corte, ia a 30 km/h, e volto a acelerar muito lentamente e constato de facto que o voltimetro cai imenso. Dou meia volta e: moto para a garagem.
Não pude aventurar-me a meter-me no AE nestas condições. Como a perca de autonomia tem sido uma caracterisitica assentuada nestes ultimos 2/3 meses não posso arriscar a andar assim.
Espero que esta semana haja novidades.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”