Batlix Thunderix

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

batlix, de volta á estrada...
lá fui ter á batlight, sem piscas.
fui prontamente recebido pelo sr hugo barrocas que imediatamente arregaçou as mangas e rapidamente resolveu o problema dos piscas.
parece que um fio, com a vibração, fez contacto onde não devia e eis que surgiu um curto cicuito. por consequencia um relé deu o "berro".
depois de resolvido o problemo o sr barrocas, pelo sim pelo não, acabou por se certificar que nos outros possiveis contactos (piscas) tudo estáva bem. aliás tomou previdencias para que tal não voltasse a acontecer.
quanto ao barulho na roda traseira, é intermitente e imprevisivel. mais o uma vez o sr barrocas fez "um teste drive" e o dito barulho não se manifestou. e assim sendo, o homem não pode actuar.
resta-me aguardar, e ir fazendo kilometros.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por hugopinto »

boas, verifica se esse barulho não se torna mais audível quando curvas para um dos lados, ou quando o pneu traseiro está mais vazio.
é que esse é um dos problemas que tenho tido na minha desde praticamente o início. sempre que inclino a mota para a esquerda numa curva mais apertada ouço um roçar metálico e cíclico.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

hugo pinto,
esta tua descrição/sugestão do barulho parece-me a mais proxima da realidade pelo menos eu recordo-me que da ultima vez, assim foi. estava eu a contornar uma rotunda ligeiramente inclinado para a esquerda e eis que surge o barulho. depois da mota direita deixou de fazer. no entanto nestes ultimos km, cerca de 150, o barulho não se tem manifestado.
resta-me aguardar e esperar que esteja tuda bem.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por hugopinto »

boas,

foi precisamente nessas condições que eu percebi que tinha um problema. fica atento principalmente nas rotundas.
no caso da minha tem um problema no motor... vai na volta esse também o terá (o que não é de admirar já que problemas é o que mais têm...).

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

ora bem, cá vai mais umas peripécias.

o barulho que eu descrevi da “roda” traseira para já não se tem manifestado.

entretanto foi “substituído” por um outro claramente audível, e tipo pancada de metal.
este começou a surgir, aparentemente, de forma súbita e sempre que accionava o travão traseiro. eu accionava o travão e logo ouvia uma pancada, apenas uma por cada travagem. lá verifiquei se tudo estava apertado, e estava, mas reparei que o conjunto de travão não estava completamente fixo. isto é, tinha uma ligeira folga.
provavelmente só com esta pequena descrição já se consegue identificar a avaria. como eu não sou expere lá passei pela batlight.
o sr barrocas pregou-me uma partida. não estava presente (na verdade não tinha que estar pois não combinei nada). mas tinha lá substitutos á altura. assim que cheguei e depois de ter perguntado pelo barrocas e exposto a situação, eis que dois colaboradores largaram ambos o que estavam a fazer e vieram tentar solucionar o problema. acabaram por perder um pouco de tempo de volta das pastilhas e do conjunto de travão a verificar se tudo estava em ordem (a folga que eu descrevi parece que é normal). como o barulho persistia passaram a outra peça, o disco. e de facto que foi este que ganhou folga e que acabava por fazer o dito barulho.
graças á disponibilidade destes dois senhores, lá continuo a por km na batlix. por falar em km, neste momento são 3580 e como amanhã não chove muito provavelmente passará a barreira dos 3600 km.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Volt »

muito bom. a nível de assistência fico satisfeito por saber que há mais "barrocas" por aí... .



ps: em termos de disponibilidade, claro.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

mais um detalhe da batlix.

ontem, depois dos "meus habituais 65 km", coloquei, como sempre, a batlix na chucha. por norma bastam 4 horas para ficar com plena carga, mas ontem só a pude desligar após 4:45h.
acontece, aconteceu, que depois de a desligar reparei que o 2º led estava iluminado, não tinha a intensidade máxima mas estava iluminado. liguei a ignição e acelerei a moto cerca de 1 minuto e o led manteve-se aceso, mesmo sem a chave na ignição e sem estar ligado á corrente. acrescento que o voltimetro do painel de instrumentos marcava 84 vol, e normalmente marca, após a carga total, 75 ou 74 vol.
fiquei preocupado e lá tive que chatear o sr barrocas que me explicou que é normal.
segundo percebi, por vezes fica com um pouco de carga "extra" e depois fica a uniformizar a carga nas baterias.
sei que passado 1:30h o led continuava aceso. não sei quando apagou, mas ao fim de 7 horas estava apagado. e na verdade o comportamento da batlix foi igual ao seu normal.
como ainda não li nada semelhante, resolvi partilhar.

aproveito tambem para informar que estou pertinho dos 4000 km. vou tentar tirar uma foto para publicar.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

zacarix Escreveu:mais um detalhe da batlix.

ontem, depois dos "meus habituais 65 km", coloquei, como sempre, a batlix na chucha. por norma bastam 4 horas para ficar com plena carga, mas ontem só a pude desligar após 4:45h.
acontece, aconteceu, que depois de a desligar reparei que o 2º led estava iluminado, não tinha a intensidade máxima mas estava iluminado. liguei a ignição e acelerei a moto cerca de 1 minuto e o led manteve-se aceso, mesmo sem a chave na ignição e sem estar ligado á corrente. acrescento que o voltimetro do painel de instrumentos marcava 84 vol, e normalmente marca, após a carga total, 75 ou 74 vol.
fiquei preocupado e lá tive que chatear o sr barrocas que me explicou que é normal.
segundo percebi, por vezes fica com um pouco de carga "extra" e depois fica a uniformizar a carga nas baterias.
sei que passado 1:30h o led continuava aceso. não sei quando apagou, mas ao fim de 7 horas estava apagado. e na verdade o comportamento da batlix foi igual ao seu normal.
como ainda não li nada semelhante, resolvi partilhar.

aproveito tambem para informar que estou pertinho dos 4000 km. vou tentar tirar uma foto para publicar.
olá zacarix.

obrigado por partilhares isto connosco, especialmente utilizadores de thunders. nunca me aconteceu tal coisa, pelo menos que eu me tenha apercebido mas agora também a ligo à corrente quando chego a casa e só a desligo no outro dia de manhã pelo que pode ser difícil aperceber-me de situações como a que descreves. o que interessa é que não é nenhuma situação anómala, tem um explicação e a batlix continua a porta-se bem.

curiosamente também estou perto dos 4k km. faltam-me 6km...

abraço!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

mais uma aventura (que grande susto).

hoje depois de estar parado atrás de um carro e a fazer pisca para a esquerda, este arrancou e logo atrás arranquei eu. pretendia virar, fazer um ângulo de 90º. sendo eu muito prudente, até pela minha inexperiência, como é óbvio, arranquei muito devagar. acrescento que o piso, paralelepípedo, tinha uma passadeira também em paralelepípedo.
resultado: grande susto; fiz literalmente um peão e em vez de fazer a curva de 90º, fiz 180º. não caí por sorte, porque foi mesmo muito devagar. tive tempo de por o pé no chão e segurar a mota.
só consigo culpar os pneus. já “tenho” agendado a troca, mas por mim era já amanhã.
o sr. barrocas, e outros conhecedores, já me tinham alertado para o facto destes pneus serem maus daí eu ter-me decidido a trocar ainda que estes tenham um excelente rasto. nunca pensei foi que com o piso molhado fosse como andar em cima de óleo.

fora o susto, a batlix tem-se portado bem.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

zacarix Escreveu:mais uma aventura (que grande susto).

resultado: grande susto; fiz literalmente um peão e em vez de fazer a curva de 90º, fiz 180º. não caí por sorte, porque foi mesmo muito devagar. tive tempo de por o pé no chão e segurar a mota.
só consigo culpar os pneus. já “tenho” agendado a troca, mas por mim era já amanhã.
felizmente tudo não passou de um grande susto. o piso escorregadio para uma mota é muito mais complicado do que para um automóvel, daí também ser preocupação minha aumentar a segurança nas condições que descreves. conheço bem os teus pneus pois tenho uns iguais com quilometragem idêntica e tudo e concordo contigo quanto à sua qualidade. também brevemente vou trocar por uns pneus mais adequados para a circulação em piso molhado mas é bom sabermos e termos consciência que pelo facto de serem de qualidade superior não resolvem todos os nossos problemas. a cautela com que devemos andar e adoptar especialmente em condições de fraca aderência deverá manter-se. a vantagem a meu ver de uns pneus mais adequados é que se cometermos algum erro pode ser que estes estejam lá para nos ajudar a corrigir, ao passo que os actais se calhar estão lá para... dar show, como foi o teu caso. "ganda maluco" a fazer piões com a batlix no meio do trânsito...

vá, espero que não tenhas perdido a confiança. mantém-te atento e cauteloso que tudo correrá bem. em breve terás outro comportamento na tua eléctrica... é natural que sintas algum receio agora a sair com piso molhado mas com calma tudo se faz. força!

abraço!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por hmgp »

olha, vê as coisas pelo lado positivo. já tens mais experiência!

o resto é passado!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Volt »

pois... ainda bem que não foi pior. tens sorte haver quem te previna... eu aprendi a andar à chuva sozinho e da pior maneira... hoje, se há coisa que não dispenso em nenhuma das minhas motas, é o melhor par de pneus possível.

água em tintas (passadeiras e outras), óleos (e gasóleos; e gasolinas...) carris de eléctricos e outros ferros (juntas de dilatação, etc.), estradas em calçada (especialmente se molhada), é tudo perigoso para quem se desloca (até a pé...).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Volt »

acho que as comparações mota/carro não são muito correctas de se fazer, devido a grande subjectividade de outros factores. condutores que têm experiência em duas rodas, estão muito melhor em duas rodas do que em quatro. posso dar já um exemplo que aconteceu comigo:
numa das últimas viagens a sério (com muitos kms) que fiz de lata (já lá vão alguns anos), mesmo andando com cuidado (e bem devagar), ao apanhar um bocado de piso escorregadio, a lata começou a deslizar a caminho de uma outra que estava estacionada e eu senti-me completamente impotente para parar... àquela velocidade, bastava meter o pé de fora para parar e equilibrar-me. só que o raio do bicho estava trancado. tive sorte que o deslizamento parou no milímetro exacto... enfim, o que vale é que já obrigaram os construtores das latas a incluir abs de série... ainda estou à espera que façam o mesmo aos construtores das motas. mas olhem que duvido que isto vá ao sítio com chinesice...

é verdade, mais uma nota em defesa das duas rodas: por vezes, ouço muita gente (obviamente que não é gente que frequente este fórum) comparar a sua lata com a mota do vizinho, esquecendo-se que a sua lata custou 20 ou 30 mil euros e traz abs, pneus decentes, airbag, etc. etc. etc., enquanto que o vizinho tem uma "lambreta" que custou 2 ou 3 mil euros e a única coisa que traz de série (a nível de segurança) é um sistema de travões "rasco" que nem disco tem. é impossível haver coerência quando só se usa o tico ou o teco.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

sim, dei show. mas foi á custa de muita sorte.
a estrada onde tinha acabado de entrar (mudei de direcção) era de sentido único embora tivesse carros estacionados em ambos os lados. na passadeira não estava nenhum peão por perto, como seria de esperar uma vez que a ía cruzar. a acrescentar a isto há o facto de eu ser maçarico, e nem se quer ter percebido o que me estava a acontecer. eu estava quase parado. penso que o problema foi ter acelerado um pouco. confesso que não sei se tive "sangue frio" ou se pura e simplesmente me atrapalhei e tive única e exclusivamente sorte. prefiro pensar que tenha tido sorte. muita sorte.
tenho tido uma condução defensiva, prudente. sinceramente, com piso molhado, fico mais tenso, e anseio pela troca dos pneus.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por marcopns »

que grande malabarismo...
paralelos, agua e pneus de baixa qualidade não combinam muito bem. para agravar mais a situação as eléctricas têm uma resposta imediata e vigorosa a qualquer solicitação do acelerador. é muito fácil fazeres a roda de trás derrapar num arranque nessas condições. enquanto não conseguires dominar absolutamente o acelerador e a sua dosagem, nao lhe deves tocar enquanto vais a curvar... ja te deve ter acontecido enrolares o acelerador, e teres uma resposta mais abrupta que esperavas... imagina em piso molhado, em paralelos e em curva...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

e… pronto. finalmente estriei-me. e logo duplamente.
com o transito condicionado em lisboa, com tantas estrelas (cimeira, obama…) e com “tanta chuva” acabei por me decidir. lá fui eu á chuva até lisboa.
foi a minha estreia, á chuva. confesso que não ia nada descontraído. é a sensação de insegurança por causa da má aderência dos pneus, é a chuva na viseira, os salpicos dos carros, o embaciamento… mais toda a minha tensão/maçariquice. bem podem imaginar.
a segunda estreia foi, aos 4887km, foi o tapete.
tal como esta quarta-feira, quando fiz o “peão” (que não quero repetir), ia eu super devagar, arrisco mesmo em falar a 10km/h ou menos, no meio dos carris do eléctrico, preciso de virar á direita, a chover, e lá vai a roda da freeeeeeeeente. tapete.
eu estava mais do que avisado por todos vós, também já tinha sentido dificuldades com os carris, mas tão devagar?
nem sei o que diga.
confesso que no meio disto tudo me sinto com sorte, pois fiz dois pequenos arranhões na mota, e eu como ia tão devagar só levei as mãos ao chão. não tenho sequelas da queda.
começo a questionar-me se me darei bem com as motas.
com o tempo bom, fui-me adaptando, mas com o piso molhado, sinto que ou não tenho grande jeito, ou a aderência dos pneus é quase nula.

nesta experiencia á chuva, acabei por confirmar que necessito também de comprar umas luvas quentes, impermeáveis e a bom preço. aceitam-se e agradecem-se sugestões.

já pesquisei no fórum, mas as duvidas persistem
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Volt »

pois... infelizmente, acontece. os pneus não ajudam de maneira nenhuma. tenho pena que a qualidade (ou falta dela) prejudique quem se inicia nas duas rodas. mas que posso eu dizer mais que não tenha já dito antes? sinto-me impotente nesta matéria. eu critiquei negativamente de forma veemente, esses pneus, desde que experimentei-os pela primeira vez. fui, inclusive, muito agressivo nas palavras. na altura, até me chateei no meio da discussão com um utilizador que achava que não era tanto assim.
mas tens de pensar de outra forma. já viste as vantagens que a mota te tem dado desde que a compraste? há, sem dúvida, desvantagens em circular com uma mota. uma delas (provavelmente a principal) é a falta de experiência de quem começa... mas ninguém começa já experiente. e isso ficará para trás, pois daqui a uns tempos verás, que foi só uma passagem para um mundo de experiências. todos passamos por isso e começamos a questionar e a culpar a mota. hás-de perceber que não adianta. na realidade, a culpa é nossa que não tivemos a experiência de saber o resultado da acção que tomámos e que nos fez cair. o que adianta é aprender com isso e andar para a frente.
também eu deixei de andar muitas vezes até (finalmente) conseguir coleccionar várias dezenas de milhares de quilómetros sem cair. a minha última queda foi há praticamente 80 mil kms. mas lembro-me dela como se tivesse sido ontem.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por hmgp »

azar pá! logo na estreia à chuva...

olha, o volt terá imensamente mais experiência do que eu, mas acho que devagar demais também não será o ideal. eu quando tenho que passar uma junta ou coisa parecida, acelero o que penso ser o ideal antes, vou o mais vertical possivel.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por 2wheelfun »

hmgp Escreveu:azar pá! logo na estreia à chuva...

olha, o volt terá imensamente mais experiência do que eu, mas acho que devagar demais também não será o ideal. eu quando tenho que passar uma junta ou coisa parecida, acelero o que penso ser o ideal antes, vou o mais vertical possivel.
eu utilizo a mesma técnica, aliás no btt faço o mesmo. a inércia é uma vantagem na ultrapassagem de certos obstáculos mais técnicos. como diz o hmgp, nem tão depressa nem tão devagar. devemos levar a mota a cruzar o obstáculo o mais prependiculamente possível e sem alterações se possível de acelerador ou de guiador. isto é tudo muito bonito no plano teórico mas se em prática conseguirmos uma boa aproximação a isto já não é mau. reforço a minha pouca experiência nesta matéria por isso, dêm o devido desconto quando lerem isto.

o que o volt disse é importante. ninguém nasce experiente em nada. a experiência é algo que se adquire e principalmente nós, novatos nas duas rodas, temos muito a aprender. é pena que por vezes tenham de ser com os nossos próprios erros. os pneus certamente que também não te ajudaram nessa situação. não quero dizer que não irias ao chão com outro tipo de pneus mas se calhar a probabilidade era menor. principalmente uns pneus de melhor qualidade ajudam-te a ganhar confiança e se continuares a ser cauteloso podem ajudar-nos a corrigir os nossos erros de novatos sem consequências.

cumps.


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Seal »

só te posso dizer uma coisa: tenho pena do que aconteceu, mas levanta-te e segue em frente, tal como fizeste com a mota

azares acontecem, aprende-se e segue-se.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”