BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Bloqueado
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

olá.

o dia do pai ficou marcado pela chegada da minha thunder 5000w li, com baterias de 40ah. desde outubro que esperava por este dia. por ser eléctrica os meus amigos chamam-lhe "aspirador" e por ser preta eu a apelidei de blackhoover.

desde a batlight, percorri 45km até casa, utilizando maioritariamente a ic2, 2ª circular e ic19. a velocidade andou sempre acima dos 80km/h, encostando por vezes o ponteiro aos 100km/h. é a minha primeira experiência de mota pelo que não tenho termo comparativo com as ci mas adorei a experiência.

aos 30km olhei para o painel e apercebi-me que tinha o led vermelho acesso. recordei-me daquilo que o sr. luís charneca me disse quando à autonomia e baixei a velocidade pois ao que me explicaram restam cerca de 10km nestas circunstâncias. não muito descansado quanto a este facto lá vim directo a casa. liguei-a à tomada e ao fim de pouco mais de 3h47m e 2.9kw tinha as baterias carregadas.

agora algo estranho que me preocupa. hoje foi dia de meia-maratona de lisboa e pensei ir de mota. quando a vou ligar, a luz vermelha acendeu e o voltímetro acusava 67v. sem sentir confiança, desisti da ideia e fui de ci. regressado a casa liguei a mota à tomada novamente. ao fim 2,3 minutos desligou-se e reparei que o voltímetro terá ído até aos 73v. dada a rapidez, concluí que as baterias estariam carregadas. liguei a mota e o voltímetro acusava 67v. a luz vermelha não voltou a desligar. fui dar uma volta curta perto de casa. a luz permaneceu ligada. fiz uma subida de 15% de inclinação e não consegui ultrapassar os 50km/h (o que se calhar é normal dada a pendente) e o voltímetro foi aos 57v, tendo subido depois para 60 e qualquer coisa, não me recordo já.

amanhã gostava de a levar para o trabalho. faço 35km ida e volta. não estou muito confiante quando ao facto de ter a luz acesa e quando ao facto de 1 dia depois de a ter carregado o voltímetro ter acusado no máximo 67v (estaria à espera de 73v). depois de saber que algumas motas tiveram problemas nas baterias, estou especialmente atento a estes comportamentos. amanhã irei pedir ajuda ao sr. luís charneca da batlight no sentido de me ajudar a diagnosticar o que se está a suceder.

brevemente colocarei aqui umas fotos.

abraços!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por serges »

bem vindo,

e que grande entrada!

quanto aos problemas iniciais é normal não te assustes pois somos todos os ratinhos de olhos vermelhos...

os técnicos que se cheguem a frente pois não é normal, ou não está a receber corrente ou outra coisa se passa com o bms...

quanto ao resto, relata tudo, problemas e fotos...

abraços e os meus parabéns!

participa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Eme-X
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 16, 2009 6:41 pm

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Eme-X »

antes de mais, parabéns pela aquisição. bem-vindo ao clube.
a situação normal é o led vermelho estar sempre aceso, isto porque ele funciona como uma espécie de sinal de "ignição" ligada.
o que terá acontecido é que só reparou nele a meio da viagem, mas certamente que ele estaria aceso desdo o início, desde que ligou a chave.
o que o sr. luís charneca lhe deve ter dito é que quando esse led começasse a "piscar" seria altura de pensar em carregar baterias, dado que, a partir desse momento, restar-lhe-iam cerca de 10 km de autonomia (e eu diria que talvez menos, dependendo da velocidade e orografia do terreno).
não se preocupe, portanto, com o facto desse led estar aceso´, é o normal. o problema é quando começa a piscar...
boas curvas.


Eme-X
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 16, 2009 6:41 pm

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Eme-X »

quanto aos valores lidos, parece haver efectivamente qualquer coisa que não bate certo. mas, primeiro, convirá saber se está certo que o carregador se desligou... é que a circunstância de deixar de ouvir a ventoínha não significa que esteja desligado. por baixo do banco tem um mostrador com duas leituras possíveis: volts e amperes. normalmente, quando carregadas, as baterias apresentam valores acima dos 80 volts, mas para ter a certeza de que o carregador deixou de carregar, a leitura da tensão deverá estar já a zero, e não em torno dos 9/10 amperes...
eu subo a rua d. pedro v, no porto, que é talvez a mais inclinada da cidade, em constante aceleração, bem acima dos 70km/h.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

obrigado pelas v/felicitações!

depois do meu post inicial (antes de ver as v/respostas), telefonei ao sr. luís charneca que teve a paciência de me atender a um domingo e tal como o m-sell disse, o led vermelho está sempre acesso, piscando quando resta pouca energia. eu é que tinha percebido mal o que o sr. luís charneca me tinha explicado. assim já vou muito mais descansado amanhã para o trabalho.

quanto aos valores lidos, tenho a certeza que o carregador se desligou. quando cheguei à mota, esta já não estava a fazer a leitura que faz quando está a carregar. o mostrador da leitura por debaixo do banco estava apagado. se voltar a ligar a tomada, o voltímetro por debaixo do banco "sobe" rapidamente até atingir o máximo de 75v (acabei de confirmar este valor). quando rodo a chave, vejo no voltímetro do painel 72v e no minuto seguinte 71v. de um dia para o outro li no mesmo painel 68v. existe alguma forma de ler o mostrador por debaixo do banco sem ligar à corrente? poderá acontecer uma leitura errada do voltímetro do painel, não?

relativamente ao que o m-sell diz:
"normalmente, quando carregadas, as baterias apresentam valores acima dos 80 volts, mas para ter a certeza de que o carregador deixou de carregar, a leitura da tensão deverá estar já a zero, e não em torno dos 9/10 amperes..."
pergunto se quando diz que a leitura da tensão deverá estar a zero, pergunto se quer dizer que o display deverá estar desligado. como disse, este apaga-se ao fim de estar carregado.

obrigado pela ajuda. estou na fase das dúvidas e há que ganhar confiança...


Eme-X
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 16, 2009 6:41 pm

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Eme-X »

"...quando diz que a leitura da tensão deverá estar a zero, pergunto se quer dizer que o display deverá estar desligado. como disse, este apaga-se ao fim de estar carregado."
sim, ele desliga, depois do carregamento estar concluído. (se se der a circunstância/coincidência de estar a olhar para ele no final do carregamento, constatará que a tensão vai baixar dos 9/10 para 0, antes de desligar).
os valores indicados no voltímetro do painel de instrumentos são, necessariamente, os mesmos que pode ler no voltímetro por baixo do banco. como a moto deve estar desligada quando está a carregar (inclusive o disjuntor), só pode ler o voltímetro do banco.
quando refiro o valor em torno dos 80 volts, é no momento exacto em que o carregador desliga. momentos depois, mesmo sem ligar a moto, a leitura já está nos 76/77. por isso, nunca irá ler valores superiores a estes no voltímetro do painel de instrumentos. além disso, basta dar uma volta ao quarteirão para eles baixarem para os 73/74.
será provavelmente com leituras entre os 73 e os 70 que vai fazer a quase totalidade dos quilómetros; quando em carga, isto é, em aceleração, estes valores passam a 63-67.


J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por J.G. »

parabéns!!! no clube das thunder!

infelizmente, a minha não foi a única. também tinha leitura de volts parecidos com os teus até levar um pack de baterias novas. convém fazeres uma revisão a isso, assim que poderes. provavelmente vão ter de te trocar as baterias também. se passares pelo meu db, verás do que falo.

o valores normais são os que o m-sell falou.

tem cuidado porque o bms pode-te cortar na potência quando menos esperas. quando o problema ficar resolvido diz qualquer coisa.

boa sorte!

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Edu_Rod »

boas

parabéns pela aquisição,
e como o serges referiu, somos todos ratinhos vermelhos, mas tudo se resolverá...

cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por eucurto »

parabéns pela compra!

pensa assim, no dia d milhares perderam a vida para hoje não sermos arianos. nós não temos de perder a vida mas sim algum tempo e paciência para também darmos um mundo melhor aos vindouros.

vai tudo correr bem. abraço e mts kms nisso!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

olá.

deixo-vos aqui a minha estatística de utilização diária com base no percurso de 30km que faço para o trabalho. os valores de consumo e tempo de carga são valores registados num medidor que adquiri para o efeito.

dia: 22/03/2010
distância: 30km
consumo: 1.8kw
tempo carga: 2:24
custo kw (tarifa simples): 0.23€ (0.1285 €/kw)

continuo extremamente satisfeito com a minha batlight mas também continuo receoso quanto à possibilidade da existência de um qualquer problema nas baterias (hoje vou telefonar para a batlight, agora que tenho valores concretos. como já disse num post anterior, a carga das baterias desliga-se aos 75v. quando ligo o motor, nunca leio mais do que 67 ou 68v.a mota acelera bem na minha opinião mas quando levada ao limite em recta o voltímetro acusa 57v, isto 4 ou 5 km após sair de casa ou seja, após as baterias totalmente carregadas. após 15 km percorridos, quando vou regressar a casa, o voltímetro acusa 64v. tenho a sensação que após totalmente carregadas as baterias deveriam apresentar valores mais altos.


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por eucurto »

olá,

vou-te dar os meus valores q são duma igual à tua, 40ah.
também acaba a carga a 75v +-.
logo no arranque desce e fica, quando parada, nos 72v +-.
nos primeiros kms, sem espremer a fundo (70km/h) anda na casa dos 69. nas subidas pode ir a 65v, não menos.
ainda não testei sair de casa e colar punho. mas qd o fizer digo-te qqr coisa.

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Edu_Rod »

boas

realmente parece que algo não bate certo, os valores normais são os descritos pela m-sell, pelo menos na minha andam por aí...


cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por eucurto »

mas a tua é de 60ah eduardo e acho que isso faz toda a diferença. acho eu e corrijam-me se estou errado. vocês falam que o mostrador debaixo do banco apaga quando termina a carga? o meu fica a 0,00 em amperes mas não apaga o ecrã.. "serei normal?"


J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por J.G. »

alguem da m-sell ou o barrocas podem confirmar.. mas acho "estás normal" eucurto.

sujeito a confirmação: julgo que esse mostrador está "ligado" ao transformador pelo que deve ligar/desligar quando se liga/desliga da corrente.

e é assim que o meu se comporta também. se assim for, podem sempre verificar as ligações do mostrador porque como as ligações dele estão de "cabeça para baixo" podem eventualmente perder contacto com a trepidação da mota.

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por hmgp »

eucurto Escreveu:mas a tua é de 60ah eduardo e acho que isso faz toda a diferença. acho eu e corrijam-me se estou errado. vocês falam que o mostrador debaixo do banco apaga quando termina a carga? o meu fica a 0,00 em amperes mas não apaga o ecrã.. "serei normal?"
do que sei, a voltagem não tem a ver com a amperagem... seja 40ah ou 60ah os volts deviam ser idênticos desde que a quantidade de células seja igual.

mas eu sou tudo menos "expert" nesta matéria por isso é melhor esperarem por melhor opinião.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por eucurto »

j.g. Escreveu:alguem da m-sell ou o barrocas podem confirmar.. mas acho "estás normal" eucurto.

sujeito a confirmação: julgo que esse mostrador está "ligado" ao transformador pelo que deve ligar/desligar quando se liga/desliga da corrente.

e é assim que o meu se comporta também. se assim for, podem sempre verificar as ligações do mostrador porque como as ligações dele estão de "cabeça para baixo" podem eventualmente perder contacto com a trepidação da mota.
sim o mostrador desliga quando desligo da tomada. sou normal!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

olá.

hoje à hora de almoço tive de me deslocar na minha blackhoover. quando páro a mota, reparo que o pneu traseiro perdeu bastante pressão. andei a ver em todo o pneu se encontrava alguma coisa espetada e não encontrei nada. como estava perto de uma casa de pneus passei por lá ao que me disseram logo que não mexiam mas que davam ar. diga-se de passagem que eu também não queria que mexessem... enquanto punha ar preocupado com o sucedido lá tive de gramar as perguntas que vocês já devem estar carecas de ouvir/responder. para mim ainda são novidade mas não estava com muita paciência. depois de pôr ar, rolei 15km e não vi qualquer alteração. quatro horas depois pego na mota para ir para casa e o pneu estava fixe e fixe chegou a casa. conclusão: não faço a mais pequena ideia do motivo pelo qual o pneu perdeu tanto ar. desconfio de um furo lento... mas agora só com o tempo. perguntas:

- qual a pressão do pneu dianteiro / traseiro? foi a olhómetro...
- eu passei a andar com uma lata anti-furo para o caso de ficar apeado mas... o que é melhor? esta espuma ou um taco?
- quem repara ou quem é competente o suficiente para desmontar uma roda traseira de uma eléctrica para reparar um furo?

abraços!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Volt »

2wheelfun Escreveu:- qual a pressão do pneu dianteiro / traseiro? foi a olhómetro...
- eu passei a andar com uma lata anti-furo para o caso de ficar apeado mas... o que é melhor? esta espuma ou um taco?
- quem repara ou quem é competente o suficiente para desmontar uma roda traseira de uma eléctrica para reparar um furo?
a pressão não sei, mas menos de 36 psi para o traseiro e 32 para o dianteiro, não deve ser...
quanto ao furo, eu costumo meter a espuma para me safar no imediato e depois passo por uma oficina e meto um taco.
o melhor, é um taco tipo "cogumelo", mas é mais simples usar a espuma...
qualquer oficina que monte e desmonte pneus tem experiência para ser competente. eu gosto dos tipos que trabalham aqui ao pé do meu trabalho (amoreiras), pois o maior mercado deles está nas maxi-scooters e experiência não lhes falta...



ps: parabéns, bem-vindo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por hugopinto »

boas,

a pressão normal anda à volta dos 2.4-2.5 bar. mas como a parte traseira da mota tem mais peso aconselho-te a pôr um pouco mais atrás e menos à frente.
se puseres menos de 2.3 vais sentir e bem que os pneus estão vazios.
na minha o da frente está com 2.3-2.4 e o detrás à volta dos 2.7-2.8...


absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por absent-minded »

2wheelfun Escreveu:depois de pôr ar, rolei 15km e não vi qualquer alteração. quatro horas depois pego na mota para ir para casa e o pneu estava fixe e fixe chegou a casa. conclusão: não faço a mais pequena ideia do motivo pelo qual o pneu perdeu tanto ar. desconfio de um furo lento... mas agora só com o tempo.
eu desconfiava de um engraçadinho qualquer...

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”