edu_rod Escreveu:boas
também mandei vir esses pirelli para mim mas o índice de carga veio errado, e pelo o que o vendedor me disse tem que se fazer um pedido especial uma vez que aparentemente não é muito normal para estas medidas...
qual é o índice de carga do teu?
o índice que eu pretendia é de 60, mas na pneus online são quase 60€
também andei a ver na pneus online mas não me agradaram os preços.
na rodomoto não têm especificação da carga mas tem “ref” na designação.
estive a ver o catálogo da pirelli e os únicos com “ref” de 13 polegadas eram os que tinham índice de carga 60 (l ou p) e arrisquei. na legenda do catálogo, em “ref” tem: “capacidade de carga superior”, não sei bem o que é que isso significa, pensei que a carga era definida só por estes números, no entanto têm alguns noutras medidas com índice de carga 50 e que também são “ref”. seja lá o que for, agora já não tenho problemas se engordar porque os pneus aguentam.
ah, falta dizer que, agora que já chegaram posso-te confirmar que são mesmo 60.
quanto à dificuldade de arranjar essas medidas que referes, não dei por nada. poucas horas depois de fazer a encomenda recebi um mail de uma “marta fernández” a dizer que não tinham de momento e que ia pedir à pirelli e que “…te enviaré un mail de confirmación en cuanto salga tu pedido”.
pensei que ia demorar, mas, no dia seguinte recebi outro mail a dizer que já lá estavam e que ia enviá-los imediatamente. dois dias depois estavam cá. conclusão: foram três dias no total.
jmal, no mesmo "site" encontras o mesmo pneu para jante 12 a 33 ou 34 euros, conforme o índice de velocidade e de carga. e por acaso os perfis que há são de 70 ou 80, enquanto na jante de 13 são de 60.
quanto às medições, como sabes, tenho um pneu montado e outro por montar. optei por medir o que está na mota para ser mais real mas mesmo assim cheguei a dois valores.
marcando um ponto no chão e no pneu e deslocando a mota até a roda dar a volta completa (quando a marca no pneu volta a chegar ao chão), medindo o chão dá 153cm. se puser a mota na vertical e medir o raio (desde o chão até ao centro do eixo da roda) e fazendo 2pi*r dá 152,681cm. agora escolhe…
se a roda maior aumentasse sempre a velocidade era um espectáculo, mas não deve ser sempre assim pois embora uma volta do motor equivalha a mais uns centímetros na estrada, o esforço do motor para dar essa volta também é maior. a não ser que o motor ainda tenha força mas já tenha atingido o limite da rotação… não terá antes a ver com o facto de o pneu provocar menos atrito que o anterior?
hmma Escreveu:na minha bereco também vibra um bocado quando rola no descanço (até se vê o travão de disco a mexer), mas quando vai a rolar na estrada não noto trepidação nenhuma, qualquer que seja a velocidade - 0 a 80 km/h o eduardo da bereco também me confirmou que seria normal e que a roda não teria "alinhamento e calibragem" como nos carros
há uma coisa que eu quero deixar claro para não dar origem a interpretações erradas: os pneus estavam de facto bastante maltratados, mas com as jantes não tenho qualquer problema. pondo a girar qualquer uma das rodas e aproximando um objecto (chave de fendas por exemplo) do limite da jante, pode-se verificar que a distância se mantém constante tanto lateralmente como em altura.