contas correctas excepto que a travagem regenerativa mete mais uns electrões e nesse teu total não os estás a contabilizar...
esse era um teste interessante, saber quanto realmente se ganha com esse sistema, eu não sou muito optimista nesse sistema de travagem regenerativa, isto porque os habituais sistemas de travagem regenerativas são mais que travões electricos do que propriamente regenerativos no sentido figurativo, ou seja, regenerativos são sempre, mesmo que não carreguem a bateria, isto porque é interpretado que se aproveita a energia cinética para travar, o que é verdade, mas dai até carregar a bateria ainda vai um longo passo.
talvez um dia com paciência (e algum método mais cientifico) te ajude nessa duvida. eu até tenho um "terreno" em que isso pode realmente ajudar porque tenho muita descida, algumas fortes. eu vivo em sintra e faço muito caminho de serra com algumas "rampas" bem inclinadas.
mas por agora não dá porque sempre que me sento nela quero é andar!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
ricardo_santos Escreveu:eu diria que deve dar para 80/90 km.
mas ainda não arranjei coragem para testar! eheheh
talvez quando carregar a próxima vez a leve até ao fim!
aconselho-te a fazeres os ultimos km perto de casa para o caso de ficares apeado. vai levar algum tempo até ganhares a sensibilidade necessária para ficares descansado.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
o carregador deve ser interno ou pequeno qb para o termos sempre connosco...
na minha ex bereco, era o meu melhor amigo pois levava o para todo o lado nunca se sabe o que pode acontecer e ser necessário!
mas a bereco era pequeno algo pouco maior que um disco externo...
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
e na predator cabe perfeitamente debaixo do banco...
mas também preferia te-lo interno... é talvez um "mod" a pensar num futuro próximo...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
hmgp Escreveu:e na predator cabe perfeitamente debaixo do banco...
mas também preferia te-lo interno... é talvez um "mod" a pensar num futuro próximo...
para mim nem diria talvez...
diria que é mesmo uma obrigação! nunca vais carregar num shopping ou na rua com o carregador externo! pelo menos eu não o farei! infelizmente no país em que vivemos não confio...
hmgp Escreveu:e na predator cabe perfeitamente debaixo do banco...
mas também preferia te-lo interno... é talvez um "mod" a pensar num futuro próximo...
para mim nem diria talvez...
diria que é mesmo uma obrigação! nunca vais carregar num shopping ou na rua com o carregador externo! pelo menos eu não o farei! infelizmente no país em que vivemos não confio...
basta pegarem na ficha e desligarem (quando o sistema não está preparado para bloquear a ficha), para te estragarem o esquema...
danificarem o carregador tb é possível mas vão pensar 2x "que raio de mota que está ligada à electricidade...deve ser perigoso..."
de qualquer das formas já exprimi anteriormente, a opinião de que o carregador deve estar dentro da moto, porque ao q parece até existe espaço para ele, embora haja outras condicionantes como a temperatura que atinge etc.
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
bem pessoal desta vez andei até ao 1º corte do bms!
sorte a minha estava exactamente a 200 metros de casa!
assim sendo fez 65 km e segundo sei daria para mais 10km +/-. ao carregar gastou 2.65 kwh.
a velocidade foi sempre cerca de 60 km/h com cerca de 5 km a full speed, punho enrolado! e nunca sem luzes desligadas.
isto com a utilização normal da travagem regenerativa a 20%. mesmo assim tenho que ir bastantes vezes ao travão! penso que quando activarem a travagem a 50% vou usar menos os travões e ser mais eficiente energéticamente. a ver vamos...
ricardo_santos Escreveu:bem pessoal desta vez andei até ao 1º corte do bms!
sorte a minha estava exactamente a 200 metros de casa!
assim sendo fez 65 km e segundo sei daria para mais 10km +/-. ao carregar gastou 2.65 kwh.
a velocidade foi sempre cerca de 60 km/h com cerca de 5 km a full speed, punho enrolado! e nunca sem luzes desligadas.
isto com a utilização normal da travagem regenerativa a 20%. mesmo assim tenho que ir bastantes vezes ao travão! penso que quando activarem a travagem a 50% vou usar menos os travões e ser mais eficiente energéticamente. a ver vamos...
entretanto já lá vão 264 km.
abraços
quando o bms começa a cortar, estimas que ainda tens 10km de autonomia? isso é muito bom pk começas a pensar que tens de arranjar rapidamente uma ficha
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
ricardo_santos Escreveu:(...)
isto com a utilização normal da travagem regenerativa a 20%. mesmo assim tenho que ir bastantes vezes ao travão! penso que quando activarem a travagem a 50% vou usar menos os travões e ser mais eficiente energéticamente. a ver vamos...
entretanto já lá vão 264 km.
abraços
não consideres isso como garantido... o que me parece que num sistema destes faria sentido é que o sistema de travagem regenerativa apenas fosse accionado quando o travão da esquerda era premido. isto porque a travagem com motor é muito segura e a de disco atrás nem por isso. poderias assim utilizar o travão da frente para travagens seguras não assistidas e o de trás ficaria com um sistema de travagem mais seguro. parece-me a melhor opção para essas características, só não sei se dá para separar os travões.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
ricardo_santos Escreveu:pois, pelo menos foi o que me venderam! eheh
isso não testei
mas posso dizer que quando cortou ainda dava 90 km/h
se bem percebo a tecnologia o bms entra em acção para proteger células que estão com carga inferior ao recomendado. portanto a autonomia que resta depende do equilibrio entre as células. se estiver perfeito só aparece no fim, se estiver muito desiquilibrado pode se manifestar e andar ainda uns 20 a 30km. portanto 10km é uma média que convém não fiar.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
ricardo_santos Escreveu:pois, pelo menos foi o que me venderam! eheh
isso não testei
mas posso dizer que quando cortou ainda dava 90 km/h
se bem percebo a tecnologia o bms entra em acção para proteger células que estão com carga inferior ao recomendado. portanto a autonomia que resta depende do equilibrio entre as células. se estiver perfeito só aparece no fim, se estiver muito desiquilibrado pode se manifestar e andar ainda uns 20 a 30km. portanto 10km é uma média que convém não fiar.
certo, mas a acção deles é cortar por tensão, existem patamares mínimos e máximos a respeitar, quando alguma célula atinge esses patamares o bms informa o controlador para cortar a potência, nessa altura a tensão volta a subir e o corte é finalizado e o controlador dá carga ao motor novamente, isto pode acontecer centenas e até milhares de vezes por segundo, dai quando se diz que corta, a velocidade diminui. portanto os 10kms são tipo uma reserva, mas que não se pode fazer muito conta com ela, isto porque se for a subir, provavelmente nem 5 km serão.
como essa mota tem balanceamento de carga há uma tendência para as células se esgotarem todas mais ou menos ao mesmo tempo. este "mais ou menos" depende da "velocidade" com que o balanceamento é feito, mas se houverem umas paragens ela pode ter tempo para equilibrar melhor, por exemplo enquanto estás no emprego ou a almoçar ela muito provavelmente equaliza as células todas.
njay Escreveu:como essa mota tem balanceamento de carga há uma tendência para as células se esgotarem todas mais ou menos ao mesmo tempo. este "mais ou menos" depende da "velocidade" com que o balanceamento é feito, mas se houverem umas paragens ela pode ter tempo para equilibrar melhor, por exemplo enquanto estás no emprego ou a almoçar ela muito provavelmente equaliza as células todas.
exactamente é o exemplo que eu dei a "alguem" que entretranto desapareceu do fórum, que era o de passar a água de um balde cheio para um vazio mas com uma colher de chá, leva tempo mas muda-se. só não percebi é se com a chave de ignição desligada o bms continua activo.