Renault zoe 22kw

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por zeuz »

Essa limitação de carga a X% não é no EVSE que defines!

Se o carro permitir limitar a quantidade de carga total, fazes isso no carro.

Caso contrário tens que fazer contas com a potência que estás a usar para carregar e a percentagem total de carga desejava para saberes o tempo que deve ficar a carregar. Depois podes usar um temporizador de tomada.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

zeus, obrigado pelo comentario.
Grande ideia... Nem me tinha lembrado. No carro posso definir tempo de carga e utilizar essa opção em vez de tomada com temporizador.
Vou fazer umas contas, uns testes e depois ponho resultados.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

luisdacosta Escreveu: sábado jan 11, 2020 12:11 am zeus, obrigado pelo comentario.
Grande ideia... Nem me tinha lembrado. No carro posso definir tempo de carga e utilizar essa opção em vez de tomada com temporizador.
Vou fazer umas contas, uns testes e depois ponho resultados.
Já viste o que diz o manual do carro sobre o carregamento da bateria?
É uma pergunta... eu não vi ainda o manual do Zoe.

É que a questão de não carregar a 100% já deverá estar limitada pelo sistema do carro.
Ou seja, quando carregas a 100%, pode não significar que realmente estás a carregar a 100% da bateria.
O meu como é um plug-in, todos os dias descarrega a bateria toda e todos os dias faz a carga total durante a noite e por vezes cargas parciais ou totais durante o dia. E em viagens longas de AE uso a função de carga da bateria, por vezes.
Não há indicação nenhuma no manual para não o fazer. Pelo contrário. O manual tem centenas de chamadas de atenção. Tipicamente japonês. Mas a única que refere possível desgaste para a bateria são as cargas rápidas consecutivas.
Diz mesmo que se forem feitas por norma cargas rápidas, deverá ser feita pelo menos uma carga total com o carregador doméstico a cada duas semanas.

O que provoca a degradação das baterias é o aquecimento e a quantidade de ciclos.
Obviamente se fizeres ciclos em que carregas apenas 20% de energia... implicará que fazes muito mais ciclos... mas também significa muito menos kms feitos na vida útil da bateria.

Eu pergunto:
faz-se mais kms com 8000 ciclos de cargas de 10% (de 65% a 75%) ou faz-se mais kms com 4500 ciclos de carga a 75% (de 25% a 100%) :?:

Salvo alguma indicação em contrario escrita no manual do carro, as cargas domésticas (ou qualquer lenta de 16A) deverá ser sempre total.
O que não deves fazer é carregar 10% ou 20% de energia desde que tenhas a certeza que não precisas disso para o dia seguintes... pois estas a gastar ciclos (mesmo sendo pequeno) inutilmente.

Mas segue as recomendações do manual do carro. Isso é que é importante. Eu dúvida que tenha qualquer indicação para carregar apenas até 80%...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

luisdacosta Escreveu: sexta jan 10, 2020 10:28 pm Vou ter que comprar um carregador doméstico... caso contrário não consigo definir a percentagem de carga. E queria limitar o carregamento do dia-a-dia aí a 75%. Alguma recomendação, sem ter que declarar falencia logo de seguida ?
Acho que há umas apps, que pondo modelo do carro, percentagem atual e velocidade de carregamento do evse (wallbox ou normal sabonete) te dizem quantas horas carregamento precisas... depois só configurar temporizador do carro para carregar essas horas não é preciso wallbox ( e poucas também terão essa função, acho) para isso... poupa lá uns trocos...
Eu faço as contas (+/-) até de cabeça.... no leaf 40kw 2018 e evse de origem (10amp), carrego +/- 5,5-6%/hora... a 16 amp ca. de 8-8,5%/hora...

Freddy, as tuas lâmpadas são H11 ? E o farol, tem projector ?
Sou um noob nisso.. mas pelo que googlei é isso (projetor)...
Imagem
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: domingo jan 12, 2020 5:30 pm
Eu pergunto:
faz-se mais kms com 8000 ciclos de cargas de 10% (de 65% a 75%) ou faz-se mais kms com 4500 ciclos de carga a 75% (de 25% a 100%) :?:
Que grande confusão que para aqui vai :p

Segundo estudos já aqui colocados pelo Pemifer, o ideal é carregar baterias litio o mínimo possível (obviamente dando para kms diários), e mantendo bateria a entre 1/3 - 2/3 de soc...

Um ciclo é 0-100% - carregar só 10% (50-60% ou 40-50%) é apenas 10% de um ciclo - carregar 75% é 75% de um ciclo...etc....

O que ficou descrito no estudo é que quando carregado uma % reduzida de SOC e evitando altos e baixos níveis de SOC, há um aumento grande do nível total de ciclos que bateria faz/redução degradação, logo muito mais kms com mesma bateria...

Se isto se aplica a todos os tipos de bateria de lítio... não sei, não li exaustivamente estudo e cada tipo de bateria é uma bateria diferente... mas eu cá tenho me regido por isso... raramente desço abaixo dos 20% bateria e só em viagens maiores carrego a 100% acabando carga normalmente pouco antes de sair...dá trabalho... mas espero que compense...
Normalmente no dia-a-dia carrego apenas 20/25% bateria (+/- 3 a 4h a 10amp) e tento andar pelos 40-70% SOC.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 13, 2020 9:24 am
APHenriques Escreveu: domingo jan 12, 2020 5:30 pm
Eu pergunto:
faz-se mais kms com 8000 ciclos de cargas de 10% (de 65% a 75%) ou faz-se mais kms com 4500 ciclos de carga a 75% (de 25% a 100%) :?:
Que grande confusão que para aqui vai :p
A questão é:
Gastas 25% da bateria por dia, deves carregar todos os dias 25%, ou deves carregar de 3 em 3 dias 75% ?
É melhor para a bateria 3 ciclos de 25% ou 1 ciclo de 75% ?

Eu não sei...

O que é conhecido é que a degradação da bateria deve-se a ciclos, temperatura e idade da mesma...
Também se sabe que na fase final da carga há mais resistência o que provoca calor, assim como as cargas em potências elevadas provocam calor... e calor é mau.
Mas as cargas domésticas são de muito baixa potência... não há calor significativo.

Eu não sou de alimentar mitos, e muito menos de generalizar conclusões quando existe uma grande variadade de aplicações com baterias e tipos de carregadores.
O que diz o manual do teu carro sobre as cargas?

E quando carregas o teu carro a 100% sabes se estás realmente a carregar a bateria a 100% ou estarás a carregar a 90% ou mesmo a 80% ?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda jan 13, 2020 9:55 am A questão é:
Gastas 25% da bateria por dia, deves carregar todos os dias 25%, ou deves carregar de 3 em 3 dias 75% ?
É melhor para a bateria 3 ciclos de 25% ou 1 ciclo de 75% ?

Eu não sei...
Vou fazer um repost do Pemifer que acho que esclarece ainda melhor que meu anterior post:
Aqui está a "literatura" correspondente ao gráfico acima:
https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
Outra "literatura" relacionada com o tema. Atenção que este link descarrega um pdf.
https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf

O que é conhecido é que a degradação da bateria deve-se a ciclos, temperatura e idade da mesma...
Também se sabe que na fase final da carga há mais resistência o que provoca calor, assim como as cargas em potências elevadas provocam calor... e calor é mau.
Mas as cargas domésticas são de muito baixa potência... não há calor significativo.
CORRETO!
Eu não sou de alimentar mitos, e muito menos de generalizar conclusões quando existe uma grande variadade de aplicações com baterias e tipos de carregadores.
O que diz o manual do teu carro sobre as cargas?
Não me lembro muito bem mas acho que manual não menciona nada...vendedor também não me falou de nada aquando da entrega de veiculo...mas normalmente compradores informados destes carros sabem mais que vendedores..
E quando carregas o teu carro a 100% sabes se estás realmente a carregar a bateria a 100% ou estarás a carregar a 90% ou mesmo a 80% ?
Não estás a carregar a 100%, como a 0% não estás a 0%... fabricantes já têm alguma contenção no uso da bateria... daí que bateria do leaf 40kwh só seja "usável" 34 ou 36kwh se não estou enganado... mas baseado no estudo acima, quanto menos aos extremos (mínimos e máximos) da bateria usarmos, mais prolongaremos vida desta.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 13, 2020 10:13 am
Eu não sou de alimentar mitos, e muito menos de generalizar conclusões quando existe uma grande variadade de aplicações com baterias e tipos de carregadores.
O que diz o manual do teu carro sobre as cargas?
Não me lembro muito bem mas acho que manual não menciona nada...vendedor também não me falou de nada aquando da entrega de veiculo...mas normalmente compradores informados destes carros sabem mais que vendedores..
E quando carregas o teu carro a 100% sabes se estás realmente a carregar a bateria a 100% ou estarás a carregar a 90% ou mesmo a 80% ?
Não estás a carregar a 100%, como a 0% não estás a 0%... fabricantes já têm alguma contenção no uso da bateria... daí que bateria do leaf 40kwh só seja "usável" 34 ou 36kwh se não estou enganado... mas baseado no estudo acima, quanto menos aos extremos (mínimos e máximos) da bateria usarmos, mais prolongaremos vida desta.
Sim, sem duvida que o que os vendedores sabem é muitas vezes menos do que os condutores...
Mas o que conta é o manual do carro.
Tanto o teu carro como o meu, como possivelmente todos, a margem de segurança já está definida. O meu com uma bateria de 13kW, só carrega 10,5 kWh...
O meu diz mesmo, que se usar cargas rápidas é importante fazer cargas totais com o carregador doméstico.
Também diz que se num carregador rápido este parar aos 80%, é porque está programado para isso... para completar a carga, se pretendido, deve-se reiniciar o processo.
Não diz nada sobre carregar só 80%.

Já pensaste que se carregas apenas 80% e se a bateria já tem 20% de margem, na verdade estás a usar apenas 64% da bateria. E a fazer muito mais ciclos. Mesmo pequenos são mais.
Faz sentido?

Faz-me lembrar aqueles condutores que nunca passam das 3500rpm num MCI ... depois o motor fica atrofiado de tal forma que nunca passa disso.

A recomendação fica aqui: sigam as instruções do carro e deixem-se de alimentar mitos urbanos.


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Ola malta,

Acho que no fundo, é um bocadinho de tudo. Pelo que li, a bateria de 22kw do zoe, só 19kw são utilizados.
O meu metodo actual, é carregar dia sim, dia não, dos 20% até aos 100%...carga lentaaaaaaaa...

Luís .

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

Mais nada, eu creio que o Zoe além da refrigeração eficiente tem um Buffer que permite não descarregar completo nem carregar completo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda jan 13, 2020 12:44 pm Já pensaste que se carregas apenas 80% e se a bateria já tem 20% de margem, na verdade estás a usar apenas 64% da bateria. E a fazer muito mais ciclos. Mesmo pequenos são mais.
Faz sentido?
Nop...Um ciclo de uma bateria é de 0-100%.... quando carregas 10%, não estás a fazer um ciclo, mas 10% de um ciclo.

Mais info sobre ciclos de baterias aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Charge_cycle

O estudo que enviei acima mostra claramente que é melhor (fazes mais ciclos completos i.e. 0-100%) fazer mais carregamentos e curtos que menos carregamentos e mais longos... basta ler e ver gráfico.

Por não mencionar no manual não quer dizer que seja melhor ou pior... o manual apesar de ter recomendações do fabricante não quer necessariamente dizer que seja o melhor para o veículo durar mais tempo...

Mas é o que depreendo do estudo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: segunda jan 13, 2020 2:08 pm Mais nada, eu creio que o Zoe além da refrigeração eficiente tem um Buffer que permite não descarregar completo nem carregar completo...
Pois, nenhum VE carrega e descarrega totalidade... mas uns têm buffer maior e outros menor...

O carro com buffer maior era o Ampera phev, usava uma pequena parte da bateria exatamente para que esta durasse mais ciclos.... claro que isso tinha um custo.... teres um carro em que apenas usavas uma parte da beteria total.

O buffer superior, normalmente permite também aos fabricantes "esconder" degradação inicial dos veiculos...com o tempo e natural degradação da bateria, este buffer superior desaparece .. pelo menos é o que tenho visto/ouvido...

Just my 2 cents
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

Exactamente o ampera tem mais de 15kwh e usa o máximo 10.5kwh dependendo da geração, testes feitos vai fazer 8 anos, mais de 90% poucos kms lá está mas a bateria degrada se não só com o uso mas com o tempo!!

Portanto mantem sempre os 10.5kwh disponíveis eu acho justo, o caso dos teslas tanto que aconteceu a tal tempestade e a Tesla abriu as goelas aos ditos...

São politicas das empresas justas ou não tudo fazem para se proteger, o caso da Nissan com o estrangulamento vs carregamento vs temperatura!

Acho justas as primeiras e claro temos de estudar um pouco para as perceber...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por pemifer »

Faz-me um bocado de confusão eu apresentar resultados de estudos científicos e haver pessoas que dizem que os comportamentos baseados nesses estudos são mitos urbanos.
É uma coisa muito moderna, e muito Facebookeana, negar a ciência, e chamar à ciência "mito urbano"!
Passa-se isto todos os dias com as alterações climáticas, com a vacina do sarampo e com o formato da terra!
Portanto, para os negacionistas da ciência deve-se carregar a bateria todos os dias até 100%, não existem alterações climáticas, a vacina do sarampo não serve para nada e a terra é plana!


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por CoolZeroFCP »

pemifer Escreveu:Faz-me um bocado de confusão eu apresentar resultados de estudos científicos e haver pessoas que dizem que os comportamentos baseados nesses estudos são mitos urbanos.
É uma coisa muito moderna, e muito Facebookeana, negar a ciência, e chamar à ciência "mito urbano"!
Passa-se isto todos os dias com as alterações climáticas, com a vacina do sarampo e com o formato da terra!
Portanto, para os negacionistas da ciência deve-se carregar a bateria todos os dias até 100%, não existem alterações climáticas, a vacina do sarampo não serve para nada e a terra é plana!
Pois esse é um grande problema actualmente da sociedade. Alguém iluminado escreve alguma treta muito bem escrita e vai tudo a trás... O nível de contra informação é enorme.

No caso da Tesla (está disponível no site), recomenda carregamentos até 80% (mais que isso só para viagens longas) e nunca deixar descarregar toda a bateria, carregando sempre que possível.
Nas outras marcas também terão informações semelhantes, consultem a marca/manual.
Isto pode não se aplicar a híbridos devido à muita limitada capacidade da bateria...
Também tenho de colocar um post no BD para saber quais as percentagens que o pessoal expert me recomenda a fazer Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta,

Freddy, eu ia para estas.
https://www.amazon.com/KATANA-Headlight ... 882&sr=8-1

Luis.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

luisdacosta Escreveu: segunda jan 13, 2020 11:27 pm Freddy, eu ia para estas.
https://www.amazon.com/KATANA-Headlight ... 882&sr=8-1
Boas,
Não há nada bom que dispense cooling da lâmpada ativo? tipo um sistema arrefecimento passivo... Já estou a ver a ventoinha a avariar e alguma coisa a derreter na óptica... :o No teu carro puseste com arrefecimento ativo?

Sempre pensei que lâmpadas LED não atingissem grandes temperaturas (até por serem mais eficientes)... em casa raio das lâmpadas não aquecem nada... podemos trocá-las sem nos preocuparmos em nos queimar.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por zeuz »

Nas lâmpadas de LED há dois tipos de refrigeração: passiva e activa

Nas lâmpadas com refrigeração passiva usam bases com dissipadores de alumínio ou umas fitas de cobre.

Nas lâmpadas com refrigeração activa é sempre por ventoinha.

Dado que os fabricantes puxam ao máximo pelo LED, não te safas de comprar uma lâmpada LED que não tenha um destes tipos de refrigeração.

Aliás, pelo que vi quando comprei para o meu Ampera, são cada vez mais as que usam refrigeração por ventoinha.



Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por zeuz »

Este tópico é muito bom em relação a lâmpadas LED:
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_ ... ic%3D18818


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

zeuz Escreveu: terça jan 14, 2020 10:36 am Este tópico é muito bom em relação a lâmpadas LED:
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_ ... ic%3D18818


Sent from my iPhone using Tapatalk
Pois realmente já no nosso ampera é uma vergonha a iluminação já para não falar da original da vectrix...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”