DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: quinta out 17, 2019 9:55 am Já andas a ver pneus?! Chiça...

Para o teu com 16" mais baratuxos...acho que vou levar uma cacetada valente em 17"...
Ando a ver mas não será para já, durante o proximo ano a coisa terá de acontecer, lá para o final do verão. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Estimas que durem quantos kms?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Entre 60 000 a 70 000 kms, mas com chuva é preciso algum cuidado com eles, não gosto da Michelin nestes tipos de pneus ECO, podem durar muito mas não me transmitem muita confiança em molhado, têm cerca de um ano e já se nota que a borracha não está igual, embora tenham muito piso. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Epa opinião de pneus não sou grande expert mas aposto nos BFGoodrich e depois os meus favoritos, Goodyear na chuva não me deixaram nada mal...

Mas são veículos muito diferentes vs o Ampera...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Hoje foi dia de levar uns familiares ao Hospital Beatriz Ângelo.
Cheguei já sem bateria e como ia demorar mais ou menos uma hora, aproveitei para procurar um PCN nas redondezas... Nem o Hospital nem o shopping têm PCN.
Encontrei um que tinha uma tomada livre a cerca de 2 kms. Através da app Miio.
lá fui:
Imagem

Como se pode ver estava lá em frente um carro que não era eletrico, mas a verdade é que não estava mal estacionado, pois os locais reservados são os dois da direita. Mas o Leaf deve ter se deparado com outros que entretanto sairam... teve que deixar em cima do passeio e com o carro esticado ao máximo.
Eu tive mais sorte (o que é raro), e carreguei alguns eletrões.
Imagem

Para os mais distraídos ando normalmente com estes folhetos:
Imagem

Entretanto não cheguei a esperar uma hora (haja algum Hospital que cumpra os horários), e só carreguei 8 kms.
Se tivesse que pagar, não compensava, pois tive que subir bastante (2 kms) para chegar ao Hospital e gastei 5 kms na subida... pois. Restou 3 para as voltinhas do entra e sai. :(

Uma curiosidade: próximo deste posto, está um dos poucos postos de Gás Natural, tanto para camiões (estava a abastecer um do município) como para automóveis....


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Ontem aconteceram duas coisas extraordinárias:

Imagem

A primeira foi encontrar um PCN livre no Ikea Loures. ;)
Não... não era o do meio. Esse está livre porque o posto da esquerda tem uma tomada avariada.

A outra foi o Samurai (à direita) ter encontrado um irmão gémeo (a esquerda) com uma diferença de 4 números na sequência de matricula.
Mas fiquei a saber que normalmente circulam a uma distancia de 250 kms um do outro. :)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

4 numeros de distância de matricula... e a rolarem tão longe...isso é que é sorte...

Pois ao que vejo muitos PCN vão ficar às moscas...alguns têm preços por minuto que para quem carrega apenas em monofásico podem tornar-se mais caros que um PCR... melhor fazer continhas antes de ligar quando tudo for privatizado.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

(Y) Agora disseste uma grande verdade.

Segundo o Tarifários OPC dos Postos de Carregamento “Normal” situados em Espaço Privado -novembro de 2019, A taxa mais elevada por minuto é de 0,05 €/min + IVA
Ou seja, 0,0615 €/min.

Como o meu carro carrega em monofásico a 16A num PCN, e precisa 3:30 para uma carga total, para fazer 40 kms. Ou seja, se pretender fazer 100 kms com eletricidade tenho que fazer mais de 2 carregamentos num total de 8:45, que me daria um custo de 32,29 euros por cada 100 kms :twisted: Fantástico, não?!

Para quem já acha caro, chamo a atenção que isto é o custo da parcela OPC. Falta as outras parcelas que é a do CEME e a taxa IEC.

Dará mais ou menos o valor da gasolina para 500 kms.

Agora já se percebe porque os PCN existentes vão chegar para todos. :twisted:

Naturalmente que em casa, mesmo considerando um misto (diurno e noturno) faço o mesmo com menos de 4 euros.

Naturalmente que se tivessemos a falar de um ZOE a carregar a 22kW o cenário seria completamente diferente.
Daí que a contagem por tempo não é nada justa, mas compreende-se que os carregamentos lentos implicam uma ocupação muito longa dos postos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Infelizmente é só inteligentes a fazerem estes "temperos" na mobilidade eléctrica...

Vamos aguardar que venham novidades pois com estes preços cada vez mais tenho certeza do investimento que fiz no Ampera...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu tb não conto com rede pública excepto em longas viagens (+200kms)...

Ainda agora adquiri um EVSE (obrigado mafgod) para poder carregar em casa de meus pais a 6amp (limitação da corrente na garagem)... é menos uma preocupação com estado do posto e custo do mesmo...

Há coisas que têm de fazer sentido senão são simplesmente estúpidas... lembra-me os cursos financiados dos anos 90 onde pessoal só assinava folha para receber subsidio, ou ETAR's que eram fornecidas mas que depois não eram compatíveis com sistemas instalados e ficavam inoperacionais... todos nos lembramos de casos que foram pura perda de dinheiro para o estado e logo, para nós.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: terça nov 05, 2019 1:00 pm Infelizmente é só inteligentes a fazerem estes "temperos" na mobilidade eléctrica...

Vamos aguardar que venham novidades pois com estes preços cada vez mais tenho certeza do investimento que fiz no Ampera...
Pois... para mim, quando chego a um PCN se estiver operacional, se estiver livre e se tiver um preço justo (já são muitos "ses") então ligo, se se justificar pelo tempo que vou ficar no local.... caso contrário, segue a gasolina.
Não paguei quase 50 mil euros por um carro para agora andar com stresses desses. :twisted:


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Por acaso, reparei agora...
Tenho enviado alguns emails para entidades no sentido de aumentarem a quantidade de PCN... uma dessas entidades é proprietária de vários shoppings. Dois deles já tem PCN, da OPC HorizonDistance, que tem o fantástico preço...
Acho que vou mandar um email a dizer: "Obrigado, mas já não é necessário...."


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Nos últimos dias, quando chego ao carro de manhã, depois da carga noturna, em vez dos habituais 40 ou pouco mais kms de autonomia prevista, tem me aparecido apenas 35 km.

Não sei como o sistema calcula estes kms, mas pode ter alguma relação com os últimos consumos elétricos.

Hoje, depois de ter saído de manha e voltado, coloquei a carga, pois sabia que tinha mais de 100 kms até terminar o dia.
Atestou de eletrões mas ficou apenas nos 35 kms previstos de autonomia.
Como tinha uma ida e volta pelo mesmo percurso e com um desnível de 150 metros, aproveitei para testar...
Saindo com 35 km, cheguei ao destino, a 10 kms e 150 metros mais alto, com apenas 17 kms de autonomia.
Depois fiz o regresso pelo mesmo caminho e cheguei a casa com 22 kms de autonomia. Nos 10 kms de regresso é normal não gastar, mas sim recuperar kms. As patilhas bem usadas permitem gerir muito bem a regeneração.
Ou seja, fiz 20 kms e gastei apenas 13 de autonomia.

O interessante é que já tinha feito este percurso saindo com 42 kms de autonomia prevista e cheguei com os mesmos 22 kms restantes. ;)

Seja como for, uma coisa é certo... com o tempo frio deverá o consumo aumentar devido ao aquecimento interior que mantenho nos 21 graus.

Entretanto apelidei o carro de Samurai. Não é meu costume dar nomes aos carros. Acho que nunca o fiz. Mas as linhas deste faz-me lembrar os famosos guerreiros.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por t3lmo »

Os últimos 25 km são a janela tida em conta para as contas da autonomia (GOM) face aos consumos agregados. Este valor é fortemente influenciado pelo desnível do terreno.
Uma carga completa após esta janela com baixos consumos ou regeneração pode resultar em valores máximos de GOM de 82 km (MY14), 86 km (MY17) ou 89km (MY19).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, com tempo frio (ar mais denso) e chuva (maior atrito) consumos aumentam (mesmo sem contar com aquecimento, que é outro chupador de electrões) ..eu já noto +/- +1kwh que no verão aos 100kms... acho que se nota mais em AE que em cidade/EN, mas nota-se.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: quarta nov 13, 2019 10:54 pm Os últimos 25 km são a janela tida em conta para as contas da autonomia (GOM) face aos consumos agregados. Este valor é fortemente influenciado pelo desnível do terreno.
Uma carga completa após esta janela com baixos consumos ou regeneração pode resultar em valores máximos de GOM de 82 km (MY14), 86 km (MY17) ou 89km (MY19).
Então é isso. (Y)
Esses 25 kms são apenas os feitos exclusivamente em EV?
Ou será os 25 kms feitos em qualquer dos modos?

É que ontem fiz 40 kms de AE mas em modo "Save" para guardar os ultimos 10 kms para a cidade. No regresso já não tinha bateria quando voltei a AE e fiz os 40 kms mais 5 de EN em modo "Normal"
Hoje de manhã, com a mesma energia consumida durante a carga (10,3 kWh), marcava 52 kms de autonomia.

Uma coisa é certo, a autonomia real está dentro das minhas expectativas... mesmo nesta zona com o sobe e desce constante. Especialmente a energia regenerada é mais do que esperava.
Quando tinha o Prius 2G, com muita frequência, carregava completamente a pequena bateria nas descidas, levando o MCI a entrar em funcionamento como travão/motor. Obviamente que este tem sempre capacidade para carregar toda a energia regenerada. O que é mais uma vantagem dos PHEV em relação aos HEV.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quinta nov 14, 2019 9:41 am Especialmente a energia regenerada é mais do que esperava.
Quando tinha o Prius 2G, com muita frequência, carregava completamente a pequena bateria nas descidas, levando o MCI a entrar em funcionamento como travão/motor. Obviamente que este tem sempre capacidade para carregar toda a energia regenerada. O que é mais uma vantagem dos PHEV em relação aos HEV.
Agora imagina descer da Torre até Seia num EV, no meu leaf 40 não usou uma vez travão e recuperou salvoerro uns 15% bateria :) ehehe... pena foi o gastar da Covilhã à torre.... A descida do marão pela velhinha IP4 (sentido Vila Real Porto tb é fixe nisso)...

Completely OFFTOPIC e REALIDADE ALTERNATIVA: Porque não metem carro num elevador a uns 200m e depois fazem estradas sempre a descer até destino..assim tínhamos sempre autonomia :) eheheh
Uma coisa mais exequivel era fazerem todas as rotundas ligeiramente acima das estradas que a "alimentam"... quando era para abrandar à sua entrada era sempre a subir, carro trava com efeito gravitacional, e quando era para sair da rotunda (ganhar velocidade) era a descer... Era a chamada "Energy efficient roundabout! RAIOS, que devia ter sido Eng. da JAE!!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por t3lmo »

APHenriques Escreveu: quinta nov 14, 2019 9:41 am Esses 25 kms são apenas os feitos exclusivamente em EV?
Ou será os 25 kms feitos em qualquer dos modos?
Em qualquer um dos modos.
Nos meus trajetos de 160km Sintra / Costa Vicentina, depois de descer a serra de Grândola já em híbrido e 20km depois colocar à carga total acabo sempre com 70-80km de GOM.
Também já desci da Torre até Gouveia sempre em regeneração máxima que carregou 36km e quando carreguei depois na tomada acabou em 80km GOM.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta nov 14, 2019 2:28 pm Completely OFFTOPIC e REALIDADE ALTERNATIVA: Porque não metem carro num elevador a uns 200m e depois fazem estradas sempre a descer até destino..assim tínhamos sempre autonomia :) eheheh
Uma coisa mais exequivel era fazerem todas as rotundas ligeiramente acima das estradas que a "alimentam"... quando era para abrandar à sua entrada era sempre a subir, carro trava com efeito gravitacional, e quando era para sair da rotunda (ganhar velocidade) era a descer... Era a chamada "Energy efficient roundabout! RAIOS, que devia ter sido Eng. da JAE!!
Grandes ideias :D
Mas olha que isso das rotundas teria o efeito contrário ao pretendido. :roll:


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: quinta nov 14, 2019 9:40 pm
Também já desci da Torre até Gouveia sempre em regeneração máxima que carregou 36km e quando carreguei depois na tomada acabou em 80km GOM.
Ainda não fui a um local assim... mas agora já percebi. As diferenças de autonomia que aparecem. (Y)
Até agora o máximo foi 56 km.

Já agora, qual é a tua opinião sobre a função "Charge" ?
Eu usei em algumas vezes em AE, zonas mais planas para depois selecionar o "Normal" nas subias. Aparentemente leva um menos consumo global.
Que achas?

Responder

Voltar para “Automóveis”