Civic White Acenta 40kWh

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Acho também muito estranho que está atualmente com uma degradação a chegar aos 90% sem que isso se note nada na autonomia, ou seja faço uma ou 2 vezes por semana uma viagem de mais de 200 kms sem carregar e não vejo diferenças de quando era novo, acho que uma perda de 10% seria bem notorio, em 250kms seriam 25. :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Aí nesses teus dados penso que pode existir 1 (ou os 2) de 2 fatores (do pouco que tenho aprendido):

1) Carro está a calcular um SOH por baixo por não esticares muito as baterias (tentar fazer dois ciclos profundos com rápida carga e descarga - acelerações rápidas e carregamento rápido tipo de 10 a 60% quando velocidade mais rápida);
2) Com tempo passamos a ter uma condução mais eficiente mesmo sem nos apercebermos muito disso...

Na altura de férias (com viagens maiores) é uma boa altura para testar ponto 1)

Eu não tenho leafspy por isso nem sei que % ainda tenho...melhor assim :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Como disse faço ciclos de mais de 200 kms seguidos, isto é dos 100% aos 20% +\-, se isto não é profundo… Tenho mais de 50 carregamentos rapidos.
Mas acho estranho uma marca ser tão pessimista nos dados que fornece, eu sei que a info do LeafSpy não se devia ter em conta pela marca, mas na revisão se eu pedir um diagnostico à bateria será esse SOH que me vão dar, como pode uma marca ser tão "burra" ao ponto de mostrar o filme ao cliente tão mau? Aliás, vejo por exemplo, no caso dos Ioniq que é muito complicado tirar essa info do carro, ou seja, com a app "torque" aquilo dá sempre 100%, o que temos são testes de tomada, que nos LEAF dá sempre melhor panorama do que o SW informa.
Isto faz com que seja assumido que os LEAF degradam muito mais do que é real, não entendo esta politica.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Mesmo fazendo os tais ciclos de 200kms (sim, bem boa a descarga), tens feito carregamentos rápidos profundos tb (tipo 20-80%)... isso vai aquecer muitíssimo bateria... tentar fazer isso em 2 dias seguidos a ver se coisa melhora...

No nissanleafpt aparecem soh de 30KKms com 94%... o teu parece-me um pouco abaixo mas cada carro um carro...

Ainda bem que meu OBD não funcionou...sinto que ando um pouco mais descansado.

Mas para tirar duvidas, nada como o que mencionas... tentar fazer um teste de tomada e ver quanta energia lá entra...:) Havia um teste de tomada do MJR no nissanleafpt no carro novo...vai dar-te uma perspectiva de quanta energia entrava lá em novo.... isto só para tirar dúvidas..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

50 carregamentos rápidos em 30.000kms não é nada de especial.. (falo eu que sem leafspy nem sei quantos fiz :P)... os gajos dos TVDE fazem aos 1-2 carregamentos/dia...todos os dias..isso é que é tostar baterias
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Ainda ontem fiz 232kms com uma carga, diria que com esta degradação teria ficado na Estrada, e ainda tinha 13% não me lembro bem da autonomia, mas penso que andava pelos 30 e tal kms.
O que vejo é que o SOC é em função da tensão das celulas e daí vem a autonomia, o SOH tem um algoritmo qualquer dificil de explicar, o meu fez pelo menos 2 vezes um salto de cerca de 2% no SOH isso é impossivel de acontecer, a degradação é constante, não tem saltos.
E como já te tinha dito antes, por norma os carregamentos rapidos nunca são de grandes cargas, tento sempre fazer o mais perto possivel dos 60%, penso que só uma vez fiz com menos de 20%. ;)

De qualquer das formas não me aflige muito este tema, pois vejo que na realidade a degradação não tem nada a ver com o que diz o LS, mas gostava de perceber a lógica utilizada pela Nissan.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Um ano acabadinho de fazer e nada a apontar.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso é a média que tens +/- total?

Minha está em 13,6 com alguma tendência de baixa - tenho feito nos últimos 2000kms gastando 11,5-12,5 kwh/100kms (devido ao verão e cuidados na condução :) )

Mas meu tem as rodinhas 17" que infelizmente fazem carro gastar mais 0,5/1kwh/100kms do que vejo...

Abraço
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

A media geral deverá andar pelos 13,5kWh, não dá para ver porque na revisão fizeram um reset geral e a media voltou ao inicio. Agora está mais baixa porque agora tenho andado menos em AE. ;) Quando for de férias mais deve baixar.
De qualquer das formas apenas tenho tido cuidado com os limites legais, não tenho ligado muito à media. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

O meu fez o suposto update de software (por causa #rapidgate) mas não foi necessário fazer reset disso...sabes se fizeram por algum motivo?!?

Eu tenho andado em modo "eficiente"... mas sim, quando se vai para AEstrada, mesmo a velocidades contidas carro acima de 80kmh gasta que estraga qualquer boa média :p
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Não faço ideia porque o fizeram, e acho que nem mexeram no "rapidgate", só sei que quando peguei no carro tinha tudo a zero, até as memorias do radio. ;)
De resto, e como em qualquer carro, mais velocidade = mais consumo, penso que se notará mais acima dos 110 km/h, até aí andará pelos 14 a 15 kWh.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Ainda hoje de manhã fiz +/- 150kms a 110kmh (velocimetro) (c/ 1 paragem para carregar pois saí sem estar bateria cheia), e fez na A1 sul-Norte (Leiria, arredores Porto) média de 16,5/17.... veio praticamente sempre com cruise 110, alguma (pouca chuva), e temperatura 17-19º..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Pois, não gosto de usar o CC, é pior para os consumos. Só uso mesmo para descansar o pé direito.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jul 29, 2019 9:39 pm Pois, não gosto de usar o CC, é pior para os consumos. Só uso mesmo para descansar o pé direito.
Eu faço um semi Propilot :p
Meto à velocidade pretendida (neste caso 110kmh pois tinha schedule apertado) e nas descidas sempre qe vejo regeneração a começar a aparecer, carrego um pouco no acelerador fazendo um "override" do propilot e indo "à belina"...coasting...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

E lá chegaram as férias, altura de fazer o teste há tanto tempo ansiado, fazer a maior viagem do ano com um carro a pilhas. Férias marcadas para Albufeira o que dá quase 600 kms de viagem.
Teste que teve que ser adiado para o regresso a casa, pois na ida ainda há uma passagem por Sintra, dividindo a viagem +\- a meio.
Para fazer os cerca de 300kms entre Viseu e Sintra optei por fazer uma carga na AS de Pombal.
Imagem
E outra em Aveiras.
Imagem
A temperatura nesta viagem não era importante, pois faz-se na boa com dois carregamentos perto dos 60%, chegou a Sintra um pouco acima de meio, não levei o OBD para monitorizar a coisa, não o consegui encontrar. Optei pelos 2 carregamentos para chegar e não ter que colocar logo à carga, um chegava.
Fim de semana por lá, com carregamentos caseiros sem nada a assinalar, apenas o tarifário do meu familiar (0,067€ em bi hórario) numa empresa de fornecimento de eletricidade do norte, nem me lembro do nome.
Segunda-feira rumo ao Algarve, paragem em Alcacer.
Imagem
Seguindo-se Aljustrel, não entendo a engenharia que ronda o posicionamento dos carregadores, engenheiros de domingo?
Imagem
Colocam o carregador virado para um lado sendo impossível carregar alguns carros no segundo lugar de carga, uma treta pegada. A media em Aljustrel.
Imagem
Uma semana sem problemas de carga, carregou junto à praia dos pescadores, e até num carregador Tesla na marina de Albufeira.
Imagem
Aqui ficou carregado para sair no dia seguinte para o norte, o teste iria começar em breve.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Saida a seguir ao almoço, com temperaturas na ordem dos 35ºC e AC nos 24ºC, primeira paragem em Aljustrel, com a carga a iniciar-se nos 47kW, tudo normal em termos de temperatura das baterias, andamentos de nacional entre os 80 e os 90 km/h, na AE nos 100 km/h, a ideia é andar o mínimo em AE, uma pena os PCR só existirem nas AE.
Imagem
Paragem com o carro ligado para o AC se manter a trabalhar, o calor era muito. Carga a iniciar nos 47kW.
Imagem
Seguida para Alcacer, optando sempre pela nacional e A/C a bombar. Nem 100 kms foram. Carga a iniciar nos 38kW.
Imagem
Chegada a Aveiras e pela primeira vez um PCR ocupado, já estava de saída um LEAF 1ª geração, aproveitou-se para lanchar.
Imagem
Aqui comecei a dar conta da forma como o sistema lida com a temperatura das baterias, ou seja, durante a viagem a temperatura das baterias baixa e volta a subir na carga, o que vi em termos de temperatura foi a barra a tocar no vermelho quando carrega e desce um traço em andamento. A media de tempo de paragem anda pela meia hora de cada vez, começou a carregar nos 28kW.
A partir de Aveiras desligou-se o A/C, pois a temperatura baixou.
Chegada a Pombal com a mesma lógica, a temperatura das baterias baixou um traço e lá ficou a tocar no vermelho ao fim da carga.
Imagem
Esta seria a ultima carga, pois já daria à vontadinha para chegar a casa e no final o cenário ficou assim.
Imagem
E a temperatura assim, tal como antes dos restantes carregamentos.
Imagem
Resumindo, com andamentos de nacional pode-se utilizar o LEAF indefinidamente sem entrar no vermelho, a gestão que ele faz da carga/descarga não deixa a temperatura ir muito alem, só vi limitações na carga, nunca em situação alguma limitou o acelerador, nem entrou na “red zone”. Estou curioso em ver o comportamento com a atualização do “rapid gate”, sinceramente acho que não tem muito significado em termos de tempos e terá em termos de stress térmico das baterias.
Em termos de custos fiz uma media de 3€ por carga, pelo que diz a app miio, uns 25€ para percorrer 1420kms, misturando com carregamentos grátis, obviamente.
Já a media de consumo, é muito boa tendo em conta o uso do A/C mesmo parado, as estradas do sul são impecáveis nesse aspecto.
Também nunca vi as tais filas intermináveis que por vezes se ouve falar dos postos de carga, nem deixei ninguem à espera, só tive três situações de encontrar outro EV nos pontos de carga:
- Carreguei ao mesmo tempo que um ZOE em Aljustrel.
- Esperei uns 5 minutos para que um LEAF acabasse de carregar em Aveiras.
- Um i3 esperou uns 2 minutos que eu saísse de Aveiras
Ah! Esquecia-me doutra, na descida para o sul, encontrei um LEAF 24kW que fazia o mesmo trajeto que eu para o sul, a diferença é que eu fazia-o com um factor cagaço bem maior que o dele, encontrei-o em Alcacer e Aljustrel, chegava quando eu estava de saída, disse-me que a seguir seria Loulé.
Serviu para ter muito mais confiança neste carro a pilhas. Sempre impecável.
De salientar que cada vez mais se vêem carros encostados de capot aberto. E vi uma transporter a subir uma vedação, sono do condutor??? Estava tudo ok com ele.
E pronto, já está lavadinho e pronto para outra. Já lá vão os 35 000 kms.
Imagem
Boas viagens
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Sempre a somar kms :)

Ainda bem que tudo correu bem:

Se bem percebi o teste:

- No carregamento Alcacer a 38Kw acho que ainda não tinhas rapidgate pois aparece 66% - Velocidade carregamento começa a descer por volta dos 59-61% se não estou em erro (dos máximos 45-47kw).
- No carregamento Aveiras a 28kw quando tinha 61% soc já tens rapidgate valente... se tivesse OK carregaria a +40KW nesse SOC... é quase metade...
- Em Pombal carregou a que velocidade e chegaste com que SOC?

A tua teoria de carregar em altos SOCS faz com que carro aqueça menos pois velocidade é sempre menor, logo menor aquecimento... claro que também demora mais tempo a carregar... mas às vezes dá para gerir bem com xixizinho e refeições rápidas

Eu ainda não consegui testar rapidgate após upgrade.. tenho feito viagens mais curtas... normalmente com um máximo de 1PCR...aí não noto qualquer problema pois tb costumo andar a 90-100kmh e portanto carrego sempre potência máxima.

Abraço!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

As fotos não foram tiradas assim que parei, por isso essas percentagens podem enganar. ;)
E em Alcacer não tinha rapidgate, começou nos 47kW.
Em Aljezur começou nos 38kW
Em Aveiras começou nos 28kW
Os restantes foram sempre nos 28kW que começaram, ou seja, podia andar uma semana nestes moldes sem parar que se manteria assim, pelo que verifiquei. ;)
Fico na duvida de que com o novo SW se conseguia manter este ritmo indefinidamente sem limitações de velocidade, também achei que podia andar um pouco mais depressa, mas saindo de Pombal até Viseu não é fácil esticar muito por nacionais ou mesmo na IP3 que anda em obras.
E sim, as paragens de meia hora fazem-se na boa, basta ir à casa de banho e tomar um café, buscar uma água ou coisa assim que está passado. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Ah, OK, pensava que screenshots eram no início de cada carregamento... :p

A velocidade de carregamento varia consoante aquecimento e nível de SOC...

Se não houver indicios de rapidgate CR deverá ser assim:

Imagem
FONTE PUSHEVS.COM

Em relação à temperatura temos este:
Imagem
FONTE CLEANTECHNICA.COM


O novo software (segundo percebi), apenas permite "aquecer" ainda mais a bateria, ou seja não será necessariamente o melhor para a sua "saúde". Apenas optei por o solicitar para o caso de ser mesmo necessário... mas desde que o tenho (final de Maio deste ano), ainda nem tive oportunidade de testar os 2 carregamentos consecutivos PCR... tenho feito passeios mais curtos (a rondar 200kms cada lado) com carregamentos PCN pelo meio.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Pois, eu prefiro nem o solicitar, pois não tenho opção de o desligar ou voltar atrás.
Em algumas destas paragens o tempo nem foi demais, optei por seguir a sinaletica de não usar o posto mais de 30 minutos, que mesmo na pior situação dá para carregar +/-14kWh em 30 minutos (cerca de 100kms de autonomia mantendo a reserva de mais de 100kms), ou seja, 28kW de potência de carga.
Quanto a esse primeiro grafico, não será bem assim, pois no primeiro carregamento reparei que uns segundos após ligar a ficha estava nos 47kWh e estava nos 43% de carga, aqui foi falha minha que não sai com os 100%, mas sim com 92% de carga, estes 8% fazem toda a diferença nos primeiros carregamentos, que ainda por cima foi em temperaturas muito altas, mas servem para o teste. ;)
Para mim o LEAF está de parabéns, pois foi comprado para andar por aqui por Viseu com as viagens a Aveiro e pouco mais, mas tem-se mostrado pau para toda a obra, o facto é que prefiro os constrangimentos dos carregamentos e afins do que andar de CI, dificilmente voltarei a um CI, só se for um desportivo para brincar. :D
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Automóveis”