Nissan Leaf do Wisconsin

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

E lá foi...
PHOTO_20190302_194259.jpg


Números finais:
Km feitos: 27641
Eletricidade gasta em casa: 3553kWh
Eletricidade paga em casa: 461,89€
Reparação do AC e substituição da bateria de 12v: 345,50€
PHOTO_20190302_193936.jpg


jmlflorencio
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por jmlflorencio »

Pemifer, em 27.000 km foi só essa a despesa?
Isso dá um valor de que ordem, para custo total de utilização?

Eu tenho um carro a GPL (já é o meu segundo). O primeiro ficou abaixo dos 15 cent por km (já com custo de compra, impostos, tudo e mais alguma coisa, só não entraram as portagens). O que tenho agora creio que poderá ficar abaixo disso, graças a um valor de retoma superior quando o vender.

Como foi o caso no teu leaf? Tenho muita curiosidade acerca disso...

Força nisso!

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Eu não percebo muito dessas contas.
Posso dizer que vendi por menos 4000 do que comprei.
Se puder por aqui como as contas são feitas...
Será assim ?
( 4000 + 461,89 + 345,50 ) / 27641 = 0,17€


Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, deve ser algo do género..

E o novo bicho como se portou? Já fez alguma viagem grande?

Compraste no Orlando ou no Jasmim?

Abraço!
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jmlflorencio
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por jmlflorencio »

pemifer Escreveu:Eu não percebo muito dessas contas.
Posso dizer que vendi por menos 4000 do que comprei.
Se puder por aqui como as contas são feitas...
Será assim ?
( 4000 + 461,89 + 345,50 ) / 27641 = 0,17€
Eram exactamente essas as contas a que me referia.

No caso do Leaf o valor acabou por ficar algo alto (para um VE) mas terá sido devido ao reduzido número de quilómetros realizado. Se olhássemos apenas para o valor da electricidade a coisa seria bem diferente ;-)

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Só um ultimo post relativamente às contas...
Leaf 27641km -> 461,89€
Diesel que gaste 5l/100km 27641km -> 1991,53€
O meu ultimo fumarento gastava 9l/100km 27641km -> 3584,76€
https://www.calculat.org/pt/energia/con ... tivel.html
Imagem
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Em relação ao preço do gasóleo que utilizei...
Foi este:
Untitled.jpg
Untitled.jpg (103.8 KiB) Visto 2534 vezes

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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Lá vou eu... na minha vidinha... em passeio até ao ENVE... e qual foi o primeiro elétrico que encontrei?
O meu querido TATA!!!
Estive um bocadinho à conversa com o novo dono, que está satisfeitíssimo com o carro, tão satisfeito que não pegou no diesel que tem desde que comprou o TATA.
E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga :o (eu não sei se conseguiria :shock: , pé pesado)
PHOTO_20190511_122831.jpg
PHOTO_20190511_122831.jpg (1.19 MiB) Visto 2438 vezes


Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

É assim mesmo...que é curto para uns é ideal para outros... :)
"Freddy Krueger"
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serges
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por serges »

Freddy_krueger Escreveu: quinta mai 23, 2019 9:04 am É assim mesmo...que é curto para uns é ideal para outros... :)
Nem mais... realmente há malta que faz milagres com pouco!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

No ano passado não cheguei a postar isto aqui.
O Facebook lembrou-me que fez ontem 1 ano.
Entretanto acrescento que, após este acontecimento, por coincidência ou não, a degradação ocorreu a um ritmo mais lento do que antes.
pemifer Escreveu: quarta set 26, 2018 12:19 pm Para este fim de semana estava combinada uma ida ao Porto em "Caravana" com o filipeoliv.
Infelizmente tive de desmarcar a ida ao Porto mas como tinha também o desafio de visitar Oliveira de Azeméis e até havia lá um encontro de veículos elétricos converti o meu fim de semana no Porto numa ida ao ERVE.
Apesar da descombinação seguiam à mesma 2 Leafs na A1 em direção ao Norte.
Um deles levava cerca de 45 minutos de avanço.
Arrogante, pensei: apanho-o num instante.
E assim tentei. Muitos quilómetros a velocidades superiores a 119km/h e lá apanhei o filipeoliv no PCR de Pombal.
Foi nessa altura que pensei que lá faríamos a "Caravana" mas o PCR de Pombal não quis ajudar.
Pus o carro a carregar e ao fim de poucos minutos o posto desligou-se.
Ao fim de poucos minutos volta à vida... foi só uma questão de poucos minutos até o posto estar novamente operacional...
Poucos minutos + pouco minutos + pouco minutos = muitos minutos.
Quando estava a preparar-me para parar a carga o posto fez-me esse favor... desligou-se novamente.
Desta vez já não consigo apanhar novamente o filipeoliv.
Chego ao PCR da Mealhada, começo a carregar, chega um Tesla S, eu aviso que faltam 15 minutos.
Passados os tais 15 minutos a carga estava muito longe do que eu estava à espera... :o
Ligo o Leaf Spy (desligo-o para poder atualizar o Electromaps, Plugshare e Nextcharge) e vejo que ele está a carregar a 11kW por causa da temperatura... :o

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Afinal o "rapidgate" existe até nos Leafs antigos.
Cheguei ao PCR da Mealhada assim:

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A temperatura estava nos 54.4º à chegada.
É assim que sei se chego ou não ao destino. O consumo no Leaf Spy é o mesmo que no tablier.
O carro indica que faltam 14km até 0% de bateria, o Leaf Spy indica a autonomia que interessa, indica que faltam 8,6km até 5% de bateria, ou seja, até ao aparecimento da tartaruga. Por falar em tartaruga...

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Imagem

A temperatura estava assim à saída, aparentemente a temperatura máxima que o Leaf "deixa" a bateria atingir é 56,6º.

Imagem

Por falar em tartaruga... cá está ela a limitar-me a potência para evitar que a temperatura suba acima dos 56,6º.

Imagem

O Leaf Spy às vezes tem destas coisas. Na imagem pode ver-se o carregamento da Mealhada e o de Estarreja juntos.
Reparem que a potencia de carga varia muito com base em muito pequenas variações de temperatura.
O mesmo se passa com a limitação de potência...

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Aqui, já de regresso, o gráfico da velocidade entre Antuã S/N e Pombal N/S.
Sim, S/N, N/S... é que quando ía para norte, Antuã S/N estava ocupada, carreguei N/S, quando vinha para sul, N/S estava ocupada, carreguei S/N. :doh:
Reparem... encontrei um camião e fui a velocidade mais ou menos estabilizada nos 87,5km/h, entretanto o camião saiu da AE mas ía a passar um autocarro daí o salto de velocidade estabilizada nos 87,5 para os 100.

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Mas afinal o esticão que a bateria levou fez bem ou fez mal?
Sinceramente não sei dizer...
AHr: 47,716 SOH: 72,96% Hx: 64,95% dados de sexta-feira, antes da viagem
AHr: 48,017 SOH: 73,42% Hx: 65,49% dados de hoje

Este é o gráfico de degradação global.

Imagem

Este é o gráfico especifico da viagem, as bolinhas assinalam o principio e o fim da viagem.

Imagem

Uma conclusão posso tirar:
Para uma viagem Lx-Porto não adianta andar a velocidades superiores a 110km/h (apesar de ter apanhado o filipeoliv).
A bateria aquece devido aos carregamentos e não arrefece devido à velocidade.
Os carregamentos ficam mais lentos e, obviamente, demoram mais.
A partir da Mealhada a velocidade tem de ser mesmo mais baixa, o carro a isso obriga.

Podem ver que o máximo de temperatura do filipeoliv foi 8 barras com 5 carregamentos rápidos.
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... 90#p111368
O meu máximo foi o máximo! Ao fim de 4 carregamentos rápidos (ao fim de 3 já estava com 9 barras).

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Apesar de já ter vendido o carro à alguns meses ocorreu-me comparar a degradação da bateria enquanto o carro foi meu com a extrapolação dos valores desde novo.
Gráfico final com extrapolação.jpg
É caso para dizer que o calorzinho português alterou o ritmo de degradação.

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